Tópico do BTT

Nada contra os pedais 'presos' até estou com ideias para comprar uns para andar só na estrada, mas no monte preciso de mexer os pés nos pedais e não dá mesmo.

Companheiro

Não precisas não.

Os prós do DH também andam com pedais de encaixe. Se eles os usam, é porque daí conseguem tirar proveitos.

4OKiHeX.jpg

Este é um deles: Steve Peat

z192x8Z.jpg

Da minha limitada experiência, apenas caí em subidas com muita pendente e sempre com muito cansaço no corpinho.

A descer nunca tive qualquer problema.

Antes dos SPD's usei plataformas de DH. A minha canela direita ainda se lembra disso...

Um abraço

ny12xx

Nada contra os pedais 'presos' até estou com ideias para comprar uns para andar só na estrada, mas no monte preciso de mexer os pés nos pedais e não dá mesmo.

Quando comecei com os pés presos coloquei a mola dos pedais o mais folgada possível, e já tive sustos mas consegui tirar o pé a tempo.

No monte, noto que desço melhor com os pés presos, porque tenho um maior controlo da bike, mas sei que se tiver de tirar os pés, há uma grande probabilidade de conseguir, pelo que já disse atrás.

Não obstante, já caí 2 vezes com os pés presos (no monte).
Na 1ª, caía de qualquer maneira (já dei muitos tombos como aquele durante a vida de ciclista)
Na 2ª, deu-me uma caimbra tão forte que não consegui mexer a perna nem tirar o pé, e caí para o lado (tipo um pinheiro), mas sem problemas (o chão era fofinho).

Ainda não ganhei coragem para ir apertando a mola dos pedais :sh)

E já agora porque é que precisas de mexer os pés? Tu precisas é que eles não se mexam, precisas de não correr o risco de eles saltarem.

Quando usares pedais de encaixe e fores a descer com os pezinhos bem seguros e a maoir velocidade depois vais ver o que estás a perder.

Nem a descer nem a subir os pedais de encaixe são de forma alguma algo que atrapalhe, bem pelo contrário é tudo ajuda.

Quem quiser que os use, já experimentei, teimei e não me dei com eles, ou por soltar os pés sem querer ou por ficar com eles presos e cair.

Nem todos usamos as bicicletas da mesma maneira nem andamos nos mesmos sítios, onde faço as minhas voltas além do terreno ser muito irregular em termos de subidas e descidas é extremamente pedregoso, não posso arriscar em ter os pés presos e dar uma queda, não tanto pela queda, mas mais por onde vou cair.

Quem quiser que os use, já experimentei, teimei e não me dei com eles, ou por soltar os pés sem querer ou por ficar com eles presos e cair.

Nem todos usamos as bicicletas da mesma maneira nem andamos nos mesmos sítios, onde faço as minhas voltas além do terreno ser muito irregular em termos de subidas e descidas é extremamente pedregoso, não posso arriscar em ter os pés presos e dar uma queda, não tanto pela queda, mas mais por onde vou cair.

Aqui é que está o "cherne" da questão [;)]

Cada um sabe de si, como anda e por onde anda, como se sente mais confortável, etc. Não vale a pena entrarmos numa discussão destas, senão vamos tirar a vez à discussão das 26'' Vs 29'' [:D][:D][:D]

PS: As 29'' são melhores em tudo!!!

Não acredito que andes por sitios piores que o exemplo dado acima do DH, nem sequer a velocidades parecidades.

Eu conheço alguns, que mesmo em estrada a 1º coisa que fazem quando se aproxima um cruzamento, uma possível paragem, algo em que pensem que podem necessitar de tirar os pés, é tirar os pés. Nada de mais errado. Primeiro o que podem é treinar o equilibrio e tentar parar sem necessidade de tirar os pés dos pedais. Depois devem ajustar as molas dos pedais de modo a que se sintam confortaveis, nm demasiado presas nem que se soltem ao mais pequeno moviemnto.

Tu não te adaptaste, não foi a necessidade de tirares os pés a razão pela qual não usas os pedais.

Não acredito que andes por sitios piores que o exemplo dado acima do DH, nem sequer a velocidades parecidades.

Eu conheço alguns, que mesmo em estrada a 1º coisa que fazem quando se aproxima um cruzamento, uma possível paragem, algo em que pensem que podem necessitar de tirar os pés, é tirar os pés. Nada de mais errado. Primeiro o que podem é treinar o equilibrio e tentar parar sem necessidade de tirar os pés dos pedais. Depois devem ajustar as molas dos pedais de modo a que se sintam confortaveis, nm demasiado presas nem que se soltem ao mais pequeno moviemnto.

Tu não te adaptaste, não foi a necessidade de tirares os pés a razão pela qual não usas os pedais.

Então olha, tenho de te pedir desculpa por não usar pedais de encaixe, espero que me possas perdoar.
Tenho de assumir que não passo de um amador e que nada partilho em conhecimento 'ciclistico' contigo.

Quem quiser que os use, já experimentei...

Companheiro

Obviamente que deverás utilizar aquilo me melhores sensações te transmita, mas, apenas experimentaste os pedais.

A minha primeira experiência com os pedais de encaixe foi má; uma queda para o lado porque me esqueci de os desencaixar + uma queda para o lado (nem sei bem porquê) + uma queda para o lado numa subida muito íngreme.

Caso comeces a usar este tipo de pedais, vais ver que se torna intuitivo e instintivo. Eu não tenho que pensar se tenho de tirar o pé do pedal ou não, assim como não tenho que pensar em apertar a manete do travão para que efectivamente o faça.

O argumento que usas de "nem andamos nos mesmos sítios", é facilmente ultrapassado com a imagem que coloquei acima. Tens também a vertente de estrada que também usa pedais de encaixe.

Aceito e respeito a tua opinião, mas não conheço ninguém, que após passar para pedais de encaixe, tenha voltado às plataformas.

O que já vi, foi pessoal a passar de Shimano para CB ou vice versa.

Quando te aconselho os pedais de encaixe, não é com o intuito de te prejudicar. É exactamente o oposto!

Não sejas ruim; tenta aceitar todas as experiências como válidas, e não as renegues, apenas porque diferem das tuas.

Um abraço com os pezinhos bem presos.

ny12xx

Companheiro

Obviamente que deverás utilizar aquilo me melhores sensações te transmita, mas, apenas experimentaste os pedais.

A minha primeira experiência com os pedais de encaixe foi má; uma queda para o lado porque me esqueci de os desencaixar + uma queda para o lado (nem sei bem porquê) + uma queda para o lado numa subida muito íngreme.

Caso comeces a usar este tipo de pedais, vais ver que se torna intuitivo e instintivo. Eu não tenho que pensar se tenho de tirar o pé do pedal ou não, assim como não tenho que pensar em apertar a manete do travão para que efectivamente o faça.

O argumento que usas de "nem andamos nos mesmos sítios", é facilmente ultrapassado com a imagem que coloquei acima. Tens também a vertente de estrada que também usa pedais de encaixe.

Aceito e respeito a tua opinião, mas não conheço ninguém, que após passar para pedais de encaixe, tenha voltado às plataformas.

O que já vi, foi pessoal a passar de Shimano para CB ou vice versa.

Quando te aconselho os pedais de encaixe, não é com o intuito de te prejudicar. É exactamente o oposto!

Não sejas ruim; tenta aceitar todas as experiências como válidas, e não as renegues, apenas porque diferem das tuas.

Um abraço com os pezinhos bem presos.

ny12xx

Eu penso que o TommyTosser andou algum tempo com eles, mas nãos e adaptou, acontece, assim como o expemplo do colega que desencaixa ao entrar no monte.

No monte é onde eu sinto a maior necessidade de andar bem "encaixado" seja a subir ou a descer a segurança é bem maior.

Quando por qualquer motivo é necessário desencaixar se for em zonas complicadas é que se nota a diferença entre o ir com ou sem pedais de encaixe.

Desde que deviadamente afinados os pedais soltam-se sem problema algum.

Como dizes e bem, quando vão a conduzir um carro por exemplo, aquilo torna-se intuitivo, fazem as coisas automaticamente, não estão a pensar, agora vou colocar o pé no travão, a sguir carrego na embraiagem, depois meto mudança a seguir acelero, viro o volante, não pensam nesta socoisas todas pois não?

Com os pedais passa-se o mesmo, é necessário dá-se a jeito com o pé e desencaixa-se dos pedais. Nada mais que isto. Enquanto pesarem nisso quer dizer que nãos entem segurança nem fazem as coisas naturalmente.

Novamente, peço desculpa, não fazia ideia de que era obrigatório usar pedais de encaixe. :sh) Ser 'noob' dá nestes desentendimentos.

Companheiro

Ou não me fiz entender, ou hoje estás do contra...

Se eu não tirasse as "rodinhas" às bikes das minhas miúdas, ainda hoje, elas não se equilibravam sozinhas.

Obviamente que deverás utilizar aquilo me melhores sensações te transmita...

...
...

Não sejas ruim; tenta aceitar todas as experiências como válidas, e não as renegues, apenas porque diferem das tuas....

Será que agora me fiz entender?

Um abraço

ny12xx

Tenho muita pena em contradizer-vos, mas novamente, para mim não dão.

Dito isto e repetindo-me, não tenho nada contra quem os usa, simplesmente na minha vivência com eles não lhes vi as qualidades que esperava e por isso voltei aos de plataforma, que até hoje têm sido perfeitos na utilização que lhes dou.

Mais um que não dispensa pedais de encaixe. Seja estrada ou BTT. Para mim as vantagens são mais que muitas.
Nos inícios dá-se umas quedas e tal, o normal. O que interessa é não ganhar medo e colocar logo de lado os pedais de encaixe.

Voltar
Superior