Tópico do BTT

Acabei por adquirir uma specialized hardrock sport. Tem um rolar mesmo muito suave.

Agora a dúvida é por onde começar os upgrades... A única coisa que já decidi é meter a transmissão 1x11/12 mas estou inclinado para a 1x12.

Sabem de alguma loja onde é possível comprar material usado? Preciso de um shiftes traseiro para desenrascar

Compraste a bicla nova? Em caso afirmativo, gasta primeiro o material que trás de origem e quando precisares de trocar fazes o upgrade...mete aí as specs da bike...

As Merida andavam com descontos de 500 euros. A juntar com o desconto de loja, encontra-se bons negócios.

Não me parece uma opção muito atrativa. A Ninety Six9 7000 tem equipamento inferior e acima dessa a Six9 Team já é demasiado cara. Não tem nada pelo meio destas duas.

Compraste a bicla nova? Em caso afirmativo, gasta primeiro o material que trás de origem e quando precisares de trocar fazes o upgrade...mete aí as specs da bike...

Não, foi usada, para mim não fazia sentido gastar quase 600€ em algo que não vale isso

Suspensão: suntour xct (bosta)
Travões: tektro (precisão de ser sangrado)
Shifters: Shimano altus
Devia dores: Shimano alívio
Pedaleira: suntour xcr (pff?)

Cassete e corrente nem reparei, são só para desenrascar por agora.

A suspensão é o mais caro, não sei se é fox ou RS, nem sei o que é gama baixa média ou alta, mas queria me ficar pelos 400€, transmissão talvez seja o GX Eagles, travões slx e por fim as rodas.
Depois os pintelhos que vão sendo feitos quando me fartar do que lá está, como os pedais, o espigão, o guiador, os punhos e os "embelezadores"

A bicicleta tem um rolar muito suave, surpreendeu me.

Pois, mas essa bicla usada provavelmente não te vai permitir fazer muitos upgrades. Há uns post´s atrás falavas em meter transmissão 1x12. Provavelmente, essa bicla não tem um cepo (onde a k7 acopla) compatível...terias de alterar tudo (shifters, prato dianteiro, k7, corrente, desviador traseiro, cepo etc...) De quantas velocidades é essa bike? Se for de 8, nem consegues aplicar 1x11...se for de 9 o cepo já poderá permitir esse upgrade para 11v.

Agora a pergunta de um milhão de dólares: como é possível estares disposto a gastar uma pequena fortuna em upgrades numa bicla com um quadro limitado e já com uns anos e não decidiste logo comprar uma boa bike???

Por exemplo: essa bike tem quadro com caixa de direção cónica, para permitir a montagem de suspensões mais recentes e desenvolvidas?

Ou eu estou enganado ou estás a fazer as coisas ao contrário: normalmente, investe-se num bom quadro e depois vai-se melhorando os componentes...essa hardrock sport talvez não seja a base ideal para isso...informa-te bem antes de gastares muito $$$ e depois perceberes que afinal, a coisa não era bem assim...

A bicicleta é 3x9, e pelo menos uma k7 de 11 sei que consigo lá meter, 12 não sei mas também acredito que sim.

O meu objectivo é trocar tudo, quadro inclusivé, mas até lá ter um quadro algo decente que me permita fazer estes upgrades. Claro que demorará alguns anos mas aos poucos vai se fazendo.

Não comprei logo uma boa bicicleta simplesmente porque são demasiado caras para um gajo que ainda nem sequer trabalha. Com esta posso ir alterando a gosto.

É capaz de no fim ficar ligeiramente mais caro, mas aos poucos torna se mais fácil, é para estoirar 1500€ numa bicicleta tinha de esperar uns 2 ou 3 anos.

Porque dizes que não é boa base?

3x9 dá para meter até 11 velocidades, penso eu. 12 não dá, são demasiadas coroas para caberem no cepo. Tem de ser um cepo mais largo...

Se é para trocar tudo, quadro inclusive, devias primeiro tentar arranjar um bom quadro, passar o material dessa hardrock para lá, caso seja compativel, e depois ir evoluindo, arranjando material compativel...ao contrario corres o risco de arranjar bons componentes e depois, quando fores a passar tudo para um bom quadro, chegares à conclusão que boa parte do material que foste comprando não é compativel com o teu quadro novo...és tu que vais fazer os upgrades?

Mesmo 1x11 não há problema.

Quando for para mudar peço ajuda a um amigo meu que sabe fazer a maior parte das coisas.

Também não quero o supra sumo das coisas, já me contento com a gama média alta, x9, slx e.t.c (também conheço pouco)

Se dá 9v dá 10v dá 11v e dá 12v.
O cepo é que terá de ser trocado por um XD driver no caso das cassetes Sram 10-42 de 11v e 10-50 de 12v.
O mais certo é não existir cepo para essas rodas que devem ser de gama muito baixa.

A meu ver não faz sentido andar a pensar em Eagles e afins para essa bike.
É disfrutar e um dia comprar uma nova.

Acho que já cheguei a essa conclusão.

Vou me focar em coisas de gama média(deore/slx) e uma suspensão acessivel e capaz(recon?).

A transmissão é que queria mono, mas acho que 1x11 é curto para mim

Boas.

Hoje de manhã fui deixar a Radon para reparação/manutenção e estive a ver as Olympia F1x.
Gostei muito do quadro. Tem um aspeto muito robusto na zona do eixo principal, protegendo bastange o amortecedor traseiro.

Com travões Shimano Xt, transmissão Eagle Gx 1x12, amortecedor Rockshox Monarch e forqueta Fox Performance fica em 3800 euros.
Com upgrade para amortecedor Fox float DPS kashima, fica nos 4300. E com upgrade também para forqueta Fox 32 factory kashima, fica nos 4500.

O que acham destas configurações e preços? Valem a pena os upgrades para k amortecedor e/ou forqueta?

Obrigado.

Mais alguma opinião?

Mais alguma opinião?

Se não vais dar um uso de competição à bicicleta, acho que não justifica esses upgrades. Já ficas com um maquinão e poucas algum.
O Gx eagle funciona perfeitamente, os travões XT são excelentes, o amortecedor também é bom, e suspensão idem. Acho que já ficas muito bem servido.

Acho que já cheguei a essa conclusão.

Vou me focar em coisas de gama média(deore/slx) e uma suspensão acessivel e capaz(recon?).

A transmissão é que queria mono, mas acho que 1x11 é curto para mim

Tinha ficado com a ideia que ias comprar uma bike nova, uma bike usada não faz muito sentido...

Mas pronto, como dizes, esquece as pedaleiras Eagle e tudo mais, usa uma combinação de SLX com XT, metes uma Reba e essa bike fica boa para umas boas voltas! [;)]

Se não vais dar um uso de competição à bicicleta, acho que não justifica esses upgrades. Já ficas com um maquinão e poucas algum.
O Gx eagle funciona perfeitamente, os travões XT são excelentes, o amortecedor também é bom, e suspensão idem. Acho que já ficas muito bem servido.

Competição, não. Umas provas aqui e ali, mas nada de especial. Sou um utilizador exigente, mas como tinha referido, não muito frequente.
A minha maior preocupação neste momento é o conforto, pois estou com problemas na coluna (hérnia discal). Dai a questão com o amortecedor e suspensão.

O amortecedor Rockshox monarch é competente?

Competição, não. Umas provas aqui e ali, mas nada de especial. Sou um utilizador exigente, mas como tinha referido, não muito frequente.
A minha maior preocupação neste momento é o conforto, pois estou com problemas na coluna (hérnia discal). Dai a questão com o amortecedor e suspensão.

O amortecedor Rockshox monarch é competente?

A minha Scalpel tem um Monarch XX. Nunca experimentei outro, não sou a melhor pessoa para dizer se é mesmo bom, mas que comigo cumpre bem cumpre. Mas eu também prefiro que seja uma bike um pouco mais dura de que confortável.

Tinha ficado com a ideia que ias comprar uma bike nova, uma bike usada não faz muito sentido...

Mas pronto, como dizes, esquece as pedaleiras Eagle e tudo mais, usa uma combinação de SLX com XT, metes uma Reba e essa bike fica boa para umas boas voltas! [;)]

É gostava muito que tivesse sido nova, mas com o orçamento que tinha ou ia para um RR simples da Decathlon ou ia para uma usada.

Até ganhar o gosto mesmo a sério por isto ainda vou estragar muita coisa.

A minha Scalpel tem um Monarch XX. Nunca experimentei outro, não sou a melhor pessoa para dizer se é mesmo bom, mas que comigo cumpre bem cumpre. Mas eu também prefiro que seja uma bike um pouco mais dura de que confortável.

Esse Monarch XX é superior. O que vem na Olympia é o Monarch RL. Não sei em que é que isso se traduz na prática...

NX Eagle brevemente.

https://www.bikeradar.com/mtb/gear/...-mountain/product/sram-nx-eagle-review-52067/

https://bttlobo.com/sram-nx-eagle-o-grupo-de-12v-mais-acessivel-do-mercado/

Uma versão ainda mais barata que o GX Eagle. Como já esperava, a grande diferença é que usa uma cassete 11-50 ao invés da 10-50 dos restantes grupos 1x12 da Sram. Em vez dos 500% de range, baixa para uns +-455%. Tem a vantagem de usar o cepo HG convencional. Isto é o cepo que dá para 8,9,10 e 11v.
Resta saber os preços reais pois os anunciados são normalmente mais elevados.

Back