Tópico do BTT

Depende das subidas que andemos (e já agora também das pernas), mas a mim continua a dar-me um certo "conforto" saber que tenho ainda o prato mais pequeno (de 3) para poder vir a usar em caso de necessidade...

Não podes ver isso dessa forma tão redutora.

Nos tempos das pedaleiras triplas o habitual era ter, pratos 44/32/22 em sistemas de 9v e 42/32/24 nos de 10v. As cassetes habituais em 9v era 11-32 e em 10v eram 11-36. Existiam outras opções mas a maioria das bikes vinham com estes setups.
Com a chegada do 1x11 e 1x12, as cassetes ficaram gigantes. Passaste de 11-32 ou 11-36 para 10-42, 11-46 e até 10-50. O último grupo xtr até ja tem uma 10-51.
Por isso, para aquelas subidas íngremes ter um prato 32 como o menor mas ter 50 na cassete não é muito diferente de ter prato 22 e cassete de apenas 32.

Eu tenho 11-46 com prato de 32 e... não tenho necessidade de pedaleira mais pequena!

Simplesmente a cassete é tão grande que compensa perfeitamente não ter pedaleira mais pequena.

Em relação à ideia de que para se andar em estrada é necessário mais de 40 dentes na roda pedaleira, mais uma vez é uma ideia muito redutora.

Em primeiro lugar vamos ver as coisas no contexto actual. A roda 26 morreu. Agora o que manda são as 29ers e as 650b.

Uma bike roda 26 com prato 44 dentes e carreto menor de 11 dentes fazia cerca de 45km/h a 90 de cadencia. Ninguém se queixava e poucos andavam por aí a esgotar.
Numa 29 actual fazes os mesmos 45 km/h com um prato 36 e cassete com carreto de 10. Mesmo com prato de 32 fazes cerca de 40km/h.
Mais do que suficiente para a maioria.

Não podes ver isso dessa forma tão redutora.

Nos tempos das pedaleiras triplas o habitual era ter, pratos 44/32/22 em sistemas de 9v e 42/32/24 nos de 10v. As cassetes habituais em 9v era 11-32 e em 10v eram 11-36. Existiam outras opções mas a maioria das bikes vinham com estes setups.
Com a chegada do 1x11 e 1x12, as cassetes ficaram gigantes. Passaste de 11-32 ou 11-36 para 10-42, 11-46 e até 10-50. O último grupo xtr até ja tem uma 10-51.
Por isso, para aquelas subidas íngremes ter um prato 32 como o menor mas ter 50 na cassete não é muito diferente de ter prato 22 e cassete de apenas 32.
a questao nao é das subidas
alias é leve de mais até isso
é de rectas \ descidas em estrada
esgota facil

Em relação à ideia de que para se andar em estrada é necessário mais de 40 dentes na roda pedaleira, mais uma vez é uma ideia muito redutora.

Em primeiro lugar vamos ver as coisas no contexto actual. A roda 26 morreu. Agora o que manda são as 29ers e as 650b.

Uma bike roda 26 com prato 44 dentes e carreto menor de 11 dentes fazia cerca de 45km/h a 90 de cadencia. Ninguém se queixava e poucos andavam por aí a esgotar.
Numa 29 actual fazes os mesmos 45 km/h com um prato 36 e cassete com carreto de 10. Mesmo com prato de 32 fazes cerca de 40km/h.
Mais do que suficiente para a maioria.
só se for isso
as de estrada tem todas 50 e tal

a questao nao é das subidas
alias é leve de mais até isso
é de rectas \ descidas em estrada
esgota facil

Mas qual esgota fácil se tens que ir acima dos 40kmh.

Tens assim tantos treinos onde fazes bastante tempo acima dos 40? E mais assim tantos onde tens que ir a pedalar acima dos 40kmh em btt?

nao sei se chega assim a tanta velocidade
mas se está bem ok
mas mais um prato qual o mal? o peso?

Com um 34x10 vais a um pouco mais de 37kmh numa 29 a 80rpm, 80rpm não é claramente ainda a esgotar, diria que é a média em estrada.

Peso, complexidade, teres que te andar a preocupar com as mudanças dianteiras e traseiras em vez de só uma, mais possibilidade de dar problemas.

Se fores a ver tens mais mudanças mas muitas são repetidas e com cruzamentos de corrente, num sistema 1x isso não acontece e utilizas todas

nao sei se chega assim a tanta velocidade
mas se está bem ok
mas mais um prato qual o mal? o peso?

Que tu não sabes nada já deu para ver..... mas a matemática não engana. Além disso tenho o setup prato 32 com cassete 10-50 e já comprovei muitas vezes as velocidades que se atinge.

Comprei esta:

https://www.decathlon.pt/bicicleta-dobravel-hoptown-500-id_8328552.html

Estou "farto" de andar com ela e a adorar.
Para quem está parado à muito tempo é porreiro. É só dobrar e meter na mala do carro. Ou sair de casa e dar umas voltas para relaxar.

A melhorar, os pneus e gostava de colocar uma susp. à frente. Mas os poucos locais que fui, disseram que não dá. Mas ainda não estou convencido...

Há uma Órbita desse género com suspensao. Se tirares o guarda lamas da frente talvez consigas por um pneu com mais amortecimento.

Há uma Órbita desse género com suspensao. Se tirares o guarda lamas da frente talvez consigas por um pneu com mais amortecimento.

Sim, estou indeciso entre estes 2 :

[h=1]Fincci - Par de Neumáticos para Bicicleta, 20 x 1,75 47-406[/h]https://www.amazon.es/dp/B072FHD8KZ/?coliid=I1JF8B9DZ4F9RE&colid=3NLKFRIAUN4T0&psc=0&ref_=lv_ov_lig_dp_it

[h=1]Par de Fincci 20 x 1,95 neumáticos Cubiertas para BMX o niños Childs bicicleta 52-406[/h]https://www.amazon.es/dp/B0716YNS9L/?coliid=IMF7ZZDNIAI36&colid=3NLKFRIAUN4T0&psc=0&ref_=lv_ov_lig_dp_it

Comprei esta:

https://www.decathlon.pt/bicicleta-dobravel-hoptown-500-id_8328552.html

Estou "farto" de andar com ela e a adorar.
Para quem está parado à muito tempo é porreiro. É só dobrar e meter na mala do carro. Ou sair de casa e dar umas voltas para relaxar.

A melhorar, os pneus e gostava de colocar uma susp. à frente. Mas os poucos locais que fui, disseram que não dá. Mas ainda não estou convencido...

Depende, o maior problema que tens ai é o eixo da forqueta, parece ser de uma polegada, mas os topos nunca têm a mesma construção das forquetas normais por causa do mecanismo de dobra.
Existem forquetas de roda 20, mas tinhas quase de certeza de inventar no eixo.

Depois de muito tempo parado e da compra da nova bike decidi ir dar uma voltinha.

Inicialmente eram 25km, ao fim de 5.1km entrei no trilho, nos 400m que se seguiram dei dois trilhos, ao segundo fiquei completamente amassado, perna, braço s peito esfolados. Aos 5.7km a corrente partiu, elo rápido e siga, aos 6.4km partiu novamente e desta vez já não deu para meter elo o rapido.

Fiz um total de 10.1km dos quais 3.5km foram a pé, nesses 3.5km a pé a inclinação chegou as 22%.

Ontem tudo o que poderia correr mal, correu:sh)

Sim, estou indeciso entre estes 2 :

[h=1]Fincci - Par de Neumáticos para Bicicleta, 20 x 1,75 47-406[/h]https://www.amazon.es/dp/B072FHD8KZ/?coliid=I1JF8B9DZ4F9RE&colid=3NLKFRIAUN4T0&psc=0&ref_=lv_ov_lig_dp_it

[h=1]Par de Fincci 20 x 1,95 neumáticos Cubiertas para BMX o niños Childs bicicleta 52-406[/h]https://www.amazon.es/dp/B0716YNS9L/?coliid=IMF7ZZDNIAI36&colid=3NLKFRIAUN4T0&psc=0&ref_=lv_ov_lig_dp_it

Tens de ver se tens espaco no garfo para esses pneus. Os mais largos sao teoricamente mais confortáveis.

Essa bike está bem assim. Não vale a pena inventar na suspensão.
Já agora qual a autonomia da bateria?

Eles falam entre 15 a 25km.
Claro que depende de muita coisa.

Ontem andei 20km e só no final é que começou a perder 1 ponto. Na zona de belém, sempre plano! E também sou levezinho.

Nas subidas perde muita velocidade, temos de dar ao pedal, senão pára mesmo (nas mais inclinadas). Mas consegue-se subir fazendo bem menos esforço do que sem motor.

Não aconselho a quem pese mais de 75kg. Aí talvez as de 250w 36v já aguentem melhor (esta é de 250w 24v). Ou então as de 350w já aguentam tudo...

...

Acho que vou-me mesmo ficar pela mudança dos pneus, talvez para os 20 x 1,95 !?

Eles falam entre 15 a 25km.
Claro que depende de muita coisa.

Ontem andei 20km e só no final é que começou a perder 1 ponto. Na zona de belém, sempre plano! E também sou levezinho.

Nas subidas perde muita velocidade, temos de dar ao pedal, senão pára mesmo (nas mais inclinadas). Mas consegue-se subir fazendo bem menos esforço do que sem motor.

Não aconselho a quem pese mais de 75kg. Aí talvez as de 250w 36v já aguentem melhor (esta é de 250w 24v). Ou então as de 350w já aguentam tudo...

...

Acho que vou-me mesmo ficar pela mudança dos pneus, talvez para os 20 x 1,95 !?

É uma questao de analisar o espaco disponível, as fotos do site nao sao grande coisa. Tem atencao que os pneus sao mais largos e também mais altos.

Voltar
Superior