Tópico do BTT

Malta que quando vai à decathlon dá um olhinho nas bikes, que acham disto?

big_1331425.jpg

Para fazer algumas ciclovias em lisboa, no guincho e zona do cais do sodré. Apenas para lazer ao fim do dia, com o objectivo de ganhar algum calo e recomeçar a actividade fisica.
É melhor flat bar ou drop bars?
Talvez fururamente meter-lhe uns pneus pais mistos e ser capaz de fazer alguns estradões, nada de exigente.

Tive uma specialized hadrock 29", mas nunca gostei da bicicleta, e desde que caí nunca mais pefuei na bicicleta. E preferia algo novo ou muito pouco usado a baixo preço. Estas ainda vão aparecendo nos classificados em bom estado e relativamente baratas

As flatbar sao melhores para zonas urbanas onde tens de andar a travar forte constantemente e precisas de mais precisao na direccao. Os drops sao mais confortáveis para percursos longos (>1h) porque permite mais posicoes das maos e uma posicao mais natural dos bracos (quando as maos estao nos hoods). Com a prática nos drops as vantagens das flatbar deixam de existir.

https://bike.bikegremlin.com/927/road-bar-hand-positions/

Agora a parte "má", a concorrente dessa na Decathlon tem um sistema de mudancas pouco convencional (normalmente a mudanca de velocidades é feita no manípulo dos travoes). Naquele caso tem o manípulo das mudanca perto do avanco, o que para mim é estranho.

Essa mesmo, mas é toda cinzenta. O modelo é precisamente esse.
O vendedor meteu-lhe travões Cannondale e transmissão Shimano Deone. O anúncio: https://www.olx.pt/anuncio/bicicleta-wheeler-4000czx-IDCoW2z.html#8a68439803
Entretanto também vi uma RockRider 9.1. A Wheeler fica-me quase à porta de casa, mas o que achas da RockRider? https://www.olx.pt/anuncio/btt-rockrider-9-1-IDBQuA2.html#a250b41db9

O gajo dessa Wheeler tá maluco, 200€ por esse monte de lixo... [:D]:sh)

A Rockrider não é muito melhor, mas sempre é mais nova.

As flatbar sao melhores para zonas urbanas onde tens de andar a travar forte constantemente e precisas de mais precisao na direccao. Os drops sao mais confortáveis para percursos longos (>1h) porque permite mais posicoes das maos e uma posicao mais natural dos bracos (quando as maos estao nos hoods). Com a prática nos drops as vantagens das flatbar deixam de existir.

https://bike.bikegremlin.com/927/road-bar-hand-positions/

Agora a parte "má", a concorrente dessa na Decathlon tem um sistema de mudancas pouco convencional (normalmente a mudanca de velocidades é feita no manípulo dos travoes). Naquele caso tem o manípulo das mudanca perto do avanco, o que para mim é estranho.

Também vi o manipulo das mudanças, mas achoq eu facilmente se faz um upgrade barato se não agradar.

Quero algo do genero "gravel bike", e não quero gastar por ai além porque já me conheço e só vale a pena investir se começar mesmo a usar muito regularmente.

Já tive uma RR 8.1, uma berg Xpro 9 e a specialized hadrock 29", e esta última foi a que andei menos e que gostei menos de andar. Adorei a Xpro mas agora pretendia algo mais polivalente.

Mas está dificil encontrar algo de jeito nos classificados, é tudo carissimo para a idade

Last edited:
Também vi o manipulo das mudanças, mas achoq eu facilmente se faz um upgrade barato se não agradar.

Quero algo do genero "gravel bike", e não quero gastar por ai além porque já me conheço e só vale a pena investir se começar mesmo a usar muito regularmente.

Já tive uma RR 8.1, uma berg Xpro 9 e a specialized hadrock 29", e esta última foi a que andei menos e que gostei menos de andar. Adorei a Xpro mas agora pretendia algo mais polivalente.

Mas está dificil encontrar algo de jeito nos classificados, é tudo carissimo para a idade

Um upgrade barato passa por comprar um sistema de mudanças diferente, é coisa para custar tanto quanto a bicicleta (já com a montagem e afinação). Eu não me punha com grandes invenções e comprava a flatbar.

Se não estás a pensar em fazer muita estrada (durante muito tempo) a flatbar serve perfeitamente. Tem só atenção à largura do garfo, do quadro e da ferradura dos travões para ver se não há problema em montar uns pneus mais grossos. Esse tipo de bicicleta não costuma ter muito espaço disponível.

Pessoal não consegui ler tudo, mas dei uma vista de olhos e percebi que não aconselham muito as bicicletas da sportZone.

Como alguém colocou aí atrás a Spitz Terrain 50 27'5'' está a [FONT=&quot] [/FONT]270 euros e parece-me interessante.

Quais são as razões que vos levam a não levar em consideração está bike?

Pessoal não consegui ler tudo, mas dei uma vista de olhos e percebi que não aconselham muito as bicicletas da sportZone.

Como alguém colocou aí atrás a Spitz Terrain 50 27'5'' está a 270 euros e parece-me interessante.

Quais são as razões que vos levam a não levar em consideração está bike?

Para preços semelhantes tens a Decathlon que em termos de pós-venda dá 10 a 0 à Sport Zone [;)]

Mas pondo de parte a questão da assistência e comparando apenas estas duas:

https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicleta-performance/terrain-50-27-5-5873727

https://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-st-520-cinza-id_8378535.ht

Com a promoção da Spitz 50, fica sensivelmente ao mesmo preço da 520. Qual delas tem melhores materiais e permite fazer algumas incursões em terrenos mais acidentados?

Em níveis de equipamento estão muito equivalentes. Ambas tem os mesmo componentes de gama baixa com vantagem para a da sport zone, porque os travões são hidráulicos.. Sou fã da Decathlon mas neste caso optava pela da Sportzone só pelo que mencionei.

Chegou a minha altura de voltar ao BTT.

Comecei a olhar para o que existe e percebi que já lá vão uns anos desde que me aventurei nisto.

Procuro uma BTT, hardtail ou mesmo sem suspensão que me permita fazer algumas aventuras de bikepacking. De bicicleta de touring já estou serviço, pelo que quero algo off road.

Preferia com quadro em aço e tem que ter apoios para rack traseiro.

O meu orçamento ronda os 900Eur. Poderá ser menos, ou ligeiramente mais depende do que aparecer.

Actualmente tenho duas opções:

- Marin Pine Mountain - quadro em aço com furações para todo o tipo de bagagens que possa considerar. O meu receio em optar por algo sem suspensão é que se venha a revelar muito limitado. Claro que posso sempre fazer um upgrade para uma fork com suspensão mais tarde.

2048x1200_Main_Gallery__0024_PINE-MOUNTAIN_P_V1_EDIT__92793.1503872491.500.659.jpg

- Cannondalde Cujo 3 - Quadro em aluminio, com suspensão e num amarelo bem bonito. [:D] e parece-me ter apoio para o rack traseiro - amanhã vou confirmar.

- Trek X Caliber 8 - Esta é a opção que menos gosto. Não gosto muito por ser roda 29" e preferia não ter desviador à frente, mas consigo-a por um preço bem interessante e é essa a principal razão que está aqui.

E agora a pergunta aos experts.. outra marca/modelo que deva considerar? Alguma dica?

Uns meses se passaram desde que postei isto e ja ca tenho a nova montada. Foi comprada em segunda mao via Ebay - Kona Unit X.

É usada, mas esta em muito bom estado. Quadro protegido com pelicula e tudo.

Esta tem tudo o que queria, quadro em aco, sem suspensao e com furacoes para tudo e mais alguma coisa.

Ja a tenho ha alguns tempo e tenho rodado com ela. É pesada sem duvida, mas para o tipo de utilizacao que dou acabo por nao sentir assim tanto.

Proximos passos:

- Troca do Selim por um B17 Cambium e continuar a usufruir :)

stw-2018-11-26-STW117_070118-100.jpg

Em níveis de equipamento estão muito equivalentes. Ambas tem os mesmo componentes de gama baixa com vantagem para a da sport zone, porque os travões são hidráulicos.. Sou fã da Decathlon mas neste caso optava pela da Sportzone só pelo que mencionei.

Pois é a minha ideia também. Só queria perceber se a aversão à SportZone era "apenas" pela assistência ou algo mais.

No caso das duas marcas iria ter de me deslocar a uns 30km para fazer a manutenção, pelo que provavelmente optarei por fazer numa casa perto da minha zona de residência.

Achas que é preferível roda 29 ou 27,5?

Pois é a minha ideia também. Só queria perceber se a aversão à SportZone era "apenas" pela assistência ou algo mais.

No caso das duas marcas iria ter de me deslocar a uns 30km para fazer a manutenção, pelo que provavelmente optarei por fazer numa casa perto da minha zona de residência.

Achas que é preferível roda 29 ou 27,5?

Nunca experimentei uma 27.5 , sai da 26 para 29. Aconselho a 29 embora amigos do meu grupo que têm 27,5 transpõem obstáculos agora, quando não o faziam anteriormente.
Se houver uma da Decathlon com travões de disco hidráulicos mais cara tipo 50/70 euros opta antes por esta.
Outra sugestão seria comprar a da Decathlon e trocar numa loja os travões por uns hidráulicos. Tenho dois amigos que o fizeram por 50 euros, não é nada d topo mas notaram uma enorme diferença.

Last edited:
Acho que vou mesmo optar pela da Decathlon. Se depois me der na cabeça (sentir necessidade) meto os travões hidráulicos e siga viagem xD

Ainda por cima tenho dois familiares com este modelo e até agora estão satisfeitos, embora um, em pouco mais de meio ano, já tenha tido um problema qualquer nos travões. Mas pode ter a ver com o uso...

Obrigado pelas respostas [;)]

Entretanto acabei por comprar uma RR 520s com 1 ano a excelente preço (menos de metade do preço dela na loja).
Já tenho dado umas valentes voltas e gosto da bicicleta, sinto o "vício" a voltar [:cool:] mas agora fico com o bichinho dos upgrades. Vale a pena investir em upgrades a isto?

Questão para quem me souber esclarecer.
Tenho pedaleira tripla , avozinha: 22 ou 24 , meio 32 e prato grande 44. Cassete 10 v , 11-36. Pretendia tirar a avozinha uma vez que raramente a uso e passar para 2x10. Será que alterando os dente do meio para um 30 e mantendo o grande 44 ou 46 , na cassete posso usar 11-40-ou 11-42?

Back