Tópico do BTT

Entretanto acabei por comprar uma RR 520s com 1 ano a excelente preço (menos de metade do preço dela na loja).
Já tenho dado umas valentes voltas e gosto da bicicleta, sinto o "vício" a voltar [:cool:] mas agora fico com o bichinho dos upgrades. Vale a pena investir em upgrades a isto?

Isso vai depender sempre do que quiseres. Se te pões a gastar 100 paus em upgrades, se calhar dava para comprares logo algo superior não?

Digo isto por experiência propria. Quando comprei uma Giant Trance, ficou-me em promoção por cerca de 1500€. Depois foi substituir suspensão, guiador, dropper, rodas etc. Acabei por gastar perto dos 3000€ no final das contas. Não foi tudo de uma assentada e assim doeu menos, mas mesmo assim tenho perfeita noção que se tivesse ido logo para uma de 3000, provavelmente passado 4 anos não a tinha vendido, que foi o que tive de fazer de modo a conseguir evoluir.

Questão para quem me souber esclarecer.
Tenho pedaleira tripla , avozinha: 22 ou 24 , meio 32 e prato grande 44. Cassete 10 v , 11-36. Pretendia tirar a avozinha uma vez que raramente a uso e passar para 2x10. Será que alterando os dente do meio para um 30 e mantendo o grande 44 ou 46 , na cassete posso usar 11-40-ou 11-42?

Se puderes troca isso tudo para 1x12 com prato de 32, é o melhor conselho que te posso dar.
Depois disso só te vais perguntar porque não o fizeste mais cedo.

Isso vai depender sempre do que quiseres. Se te pões a gastar 100 paus em upgrades, se calhar dava para comprares logo algo superior não?

Digo isto por experiência propria. Quando comprei uma Giant Trance, ficou-me em promoção por cerca de 1500€. Depois foi substituir suspensão, guiador, dropper, rodas etc. Acabei por gastar perto dos 3000€ no final das contas. Não foi tudo de uma assentada e assim doeu menos, mas mesmo assim tenho perfeita noção que se tivesse ido logo para uma de 3000, provavelmente passado 4 anos não a tinha vendido, que foi o que tive de fazer de modo a conseguir evoluir.

A questão é precisamente essa, se com o que gasto em upgrades para ela ficar decente, compro outra que já os traz. Obrigado.

Se puderes troca isso tudo para 1x12 com prato de 32, é o melhor conselho que te posso dar.
Depois disso só te vais perguntar porque não o fizeste mais cedo.

Não gosto de mono prato( muito menos andar a pedalar " no ar" e quase que não se sai do sítio. Prefiro ter mais opções, nomeadamente velocidade de ponta acima de 45 km/h( o prato 46 era maravilhoso). Nas subídas faço-as quase todas com o 32-36 e algumas até com o 44 e as 3 ultimas relações da cassete.

Não gosto de mono prato( muito menos andar a pedalar " no ar" e quase que não se sai do sítio. Prefiro ter mais opções, nomeadamente velocidade de ponta acima de 45 km/h( o prato 46 era maravilhoso). Nas subídas faço-as quase todas com o 32-36 e algumas até com o 44 e as 3 ultimas relações da cassete.

45Km/h só mesmo a descer bem e é só por 1% (ou nem isso) do tempo que estás em cima da bicicleta.

As rodas são estas :

https://www.rosebikes.com/rose-mtb-wheelset-rodi-blackrock-disc-shimano-deore-xt-756-disc-2668491.
Além do mais tenho umas mavic de 10 velocidades que quero por pneus de estrada .

Com esse 'cepo' o máximo que podes ter atrás é a cassete que já tens de 10v, por isso o melhor mesmo é avançares com a ideia de tirar a avozinha e tentar o 2x10.

Tinha ideia que havia um site onde dava para simular varias combinações de pratos.

Edit: tenta aqui - http://ritzelrechner.de/

Com esse 'cepo' o máximo que podes ter atrás é a cassete que já tens de 10v, por isso o melhor mesmo é avançares com a ideia de tirar a avozinha e tentar o 2x10.

Tinha ideia que havia um site onde dava para simular varias combinações de pratos.

Edit: tenta aqui - Bicycle Gear Calculator

Eu só queria saber se passando 2x10 com 30/32 e 44/46 se teria de mudar o desviador traseiro Sram x9 e se esta combinação rolasse bem , sem problemas de cruxamento da corrente.

Normalmente quando se converte para 2x, retira-se o prato grande, não o pequeno. Se não usas a avozinha, deves fazer praticamente só estrada ou estradão, nada de btt mais agreste.

Normalmente quando se converte para 2x, retira-se o prato grande, não o pequeno. Se não usas a avozinha, deves fazer praticamente só estrada ou estradão, nada de btt mais agreste.

Faço BTT em qualquer local , estrada,estradão , zona da serra de Montachique ( loures) , serra Montejunto, Mafra , Sintra , etc, com acumulados de 1000,2000 e 3000 .
Alguns dos participantes neste tópico sabém o que faço em btt amador, quanto mais subidas ,melhor [:cool:].

Tens aqui um um exemplo de 2016 , o Ultra HD 3000, que só não o acabei , por causa do calor extremo nesse dia, a cabeça queria continuar mas o corpo não deixou. E usava na talega prato 46 .
https://www.strava.com/activities/629056577

Última edição:
a mudança mto leve faz jeito
ja subi com a mais leve de todas avozinha e estava superpesada , era uma subida mesmo ingreme, impossivel com o carreto do meio

As 520 continuam a ser a melhor aposta para quem quer uma bicicleta para dar uns passeios tranquilos em estrada, paralelo, sem grandes TTs?
Queria uma 540 ou 560 mas os preços estão muito altos...
Supostamente há uma 540 da colecção passada em Aveiro por 325€...
Já agora, compensa os 70€ de diferença da ST100 para a ST520?

Última edição:
As 520 continuam a ser a melhor aposta para quem quer uma bicicleta para dar uns passeios tranquilos em estrada, paralelo, sem grandes TTs?
Queria uma 540 ou 560 mas os preços estão muito altos...
Supostamente há uma 540 da colecção passada em Aveiro por 325€...
Já agora, compensa os 70€ de diferença da ST100 para a ST520?

Em estrada? Uma bicicleta de estrada. [:D]

Em estrada? Uma bicicleta de estrada. [:D]

Percebo o que dizes, mas a ideia é ter uma bicicleta mais versátil, que nem seja boa estradista nem boa tt mas sim um compromisso razoável entre ambos.
Até porque não há propriamente ciclovias em todo o lado, aliás, quase não as há [:D]

Percebo o que dizes, mas a ideia é ter uma bicicleta mais versátil, que nem seja boa estradista nem boa tt mas sim um compromisso razoável entre ambos.
Até porque não há propriamente ciclovias em todo o lado, aliás, quase não as há [:D]

A minha 520 é um bom compromisso como dizes, mas tem o inconveniente de ser bem pesada. Por outro lado, fazes dois exercícios em um: ciclismo e pesos, pegar em mais de 15kg ainda é obra.

Para andar em caminhos de terra qualquer coisa serve.

Tens de ver em que terreno andas mais. Nao precisas de ir logo para uma de estrada a sério, uma híbrida como esta já serve: https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-100fb-id_8500949.html

Estou a pensar em ir conhecer o Angliru e os Picos de Europa.
A ideia é ir de carro, levar a bike. E depois ir de carro ate determinado local, pegar na bike e ir pedalar.
Irei acompanhado, e como tal poderei começar o track num local e terminar noutro.

Alguém já se aventurou por estes lados? Ha tracks que possam disponibilizar?

Voltar
Superior