Tópico do BTT

Optei pela BH [kiss]

Primeira mod (vai ficar muito pouco tempo stock): vem com uns Maxxis Ikon com câmaras de ar.

Supostamente os pneus estão preparados para tubeless. Já alguém fez essa alteração?

Optei pela BH [kiss]

Primeira mod (vai ficar muito pouco tempo stock): vem com uns Maxxis Ikon com câmaras de ar.

Supostamente os pneus estão preparados para tubeless. Já alguém fez essa alteração?

Acho que foi uma boa escolha!
Se os pneus estão preparados para TL e os aros também é pedir na loja para fazer essa alteração antes de a trazeres.

Acho que foi uma boa escolha!
Se os pneus estão preparados para TL e os aros também é pedir na loja para fazer essa alteração antes de a trazeres.

Disseram-me que as novas vêm com câmaras de ar, e sendo que a caixa deve vir fechada, presumo que não queiram mexer.

Mas na prática quando a estiver a montar, o que preciso de fazer para alterar?

Disseram-me que as novas vêm com câmaras de ar, e sendo que a caixa deve vir fechada, presumo que não queiram mexer.

Então mas não compraste numa loja física?

Epa normalmente montas o pneu, antes de o colocar completamente no aro despejas meio frasco de líquido anti furo, acabas de montar, sempre de maneira a não verte o líquido e enches com o compressor até dar uns estalos, que é o sinal que o pneu colou como deve ser à roda.
Mas atenção que os aros tem de ser TL ready e ter fita TL.

Então mas não compraste numa loja física?

Epa normalmente montas o pneu, antes de o colocar completamente no aro despejas meio frasco de líquido anti furo, acabas de montar, sempre de maneira a não verte o líquido e enches com o compressor até dar uns estalos, que é o sinal que o pneu colou como deve ser à roda.
Mas atenção que os aros tem de ser TL ready e ter fita TL.

Comprei na loja física do anúncio que me enviaste no início desta página, mas vem para mim na caixa através de CTT [;)]

Última edição:

Primeiro é preciso ver se as rodas e os pneus são Tubeless ready ou não, e se já trazem a válvula correcta (o que não devem trazer se trás camara de ar mas pode ser que eles enviem)

Se já for tudo TB e tiverem a valvula é só desmontar tudo, tirar a câmara de ar, colocar a válvula TR, colocar um pouco de liquido anti furo e montar o pneu (vê uns videos no youtube

Caso não seja TR tens que comprar um kit que é composto por uma fita e uma valvula, além do liquido anti furo.

Se não tens jeito nenhum, aconselho a ires a uma loja colocar isso e dar uma afinação geral e ver se está tudo bem

Habemus máquina, já montada!

Parece excelente para fazer companhia a outras máquinas 26" que por cá moram. Era mesmo o que eu queria (1x12, Shimano XT, semi-rígida, 29"), só falta agora testar.

Só uns apontamentos:

- A qualidade geral dos componentes e montagem é de muito bom nível;
- Para alumínio até 1000€, é leve. Pesa 12,5kg
- Os pedais são uma anedota, mas foram oferecidos e já estava à espera [8b]
- Os Maxxis Ikon não sei se me vão servir muito bem em areia...
- O selim Prologo Nago RS é bom e leve. Podia ser aberto a meio por causa da próstata. Sou capaz de mudar.

Hoje já lhe vou espetar no mínimo 40km, vai ter um uso exigente q.b. Veremos se está à altura!

Aqui umas fotos da burra:

IMG-7748.jpg

IMG-7746.jpg

É uma boa bike essa BH.
Um quadro moderno. Boost, eixos passantes para maior Rigidez.
A transmissão também é interessante. Desviador XT, Manipulo Deore e, acima de tudo tem cassete com o carreto menor de 10 dentes, o que dá uma maior amplitude.

Bem, depois de uma volta, ficam aqui as primeiras impressões da BH:

- É rápida e não se sente pesada em nenhuma situação. Óptima para rolar em estradões, que era 90% dos meus requisitos;

- O 1x12 requer habituação. Nas minhas 26" com 3x9 e 3x10, para rolar confortavelmente em plano a cerca de 20 km/h, utilizo muito a 6ª/7ª atrás e a 3.ª à frente (a grande, portanto). Chego mesmo a fazer bastantes kms sem alterar esta configuração. Aqui com 1x12 é diferente. O reduzido diâmetro da pedaleira faz com a desmultiplicação seja bem mais próxima de circular na pequena, do que na grande nas minhas outras bikes com 3 carretos à frente. O resultado prático é que as mudanças são sempre bem mais "curtas" nesta BH. Até 8ª/9ª, é mais ideal para subidas e/ou areia. Para rolar em estrada, e como prefiro uma pedalada mais lenta (ainda que mais firme), ando quase sempre em 11.ª ou 12.ª.

Para roda 29", ao fim de 10 minutos, percebi que este sistema faz o seu sentido, inclusive em subidas. Tem de se recorrer muito mais às mudanças com este sistema.

- O guiador é estupidamente largo, se optar por manter o original vou ter de cortar 2 a 3cm de cada lado.

- O quadro M está no limiar do pequeno para mim. Tenho 1,80m e não costumo ser adepto de quadros L, optando sempre pelo M. Neste caso, acho que vou ter de chegar o selim mais para trás, para não ir numa posição tão vertical face ao guiador.

- Os travões têm um bom tato, mas podiam ser mais agressivos na parte final do curso do manípulo. Podem ainda estar a acamar...

- A Rockshox Judy é muito boa. Não é demasiado branda, mas filtra bem a maioria das irregularidades. Curiosamente, o bloqueio remoto no guiador não a torna totalmente rígida. Mesmo quando bloqueada, se fizermos força sobre a suspensão, esta ainda desce cerca de 5mm.

Até agora, super satisfeito! Vai ter de levar com alguns upgrades, como pedais, estreitar o guiador, e ponderar se troco o selim. Não gostei muito do Prologo Nago RS em distâncias maiores.

Etecera.
Não cortes o guiador vê se te habituas a ele vais ver que vais ter maior estabilidade principalmente nas descidas técnicas. O ideal para mim é o de 710 mm.
Vais puxar o selim se eventualmente não ficares confortável, compra um avanço maior, ou então também um espigão com recuo.
Boa sorte com a máquina e boas pedaladas.

Última edição:
Etecera.
Não cortes o guiador vê se te habituas a ele vais ver que vais ter maior estabilidade principalmente nas descidas técnicas. O ideal para mim é o de 710 mm.
Vais puxar o selim se eventualmente não ficares confortável, compra um avanço maior, ou então também um refogado com recuo.
Boa sorte com a máquina e boas pedaladas.

Exatamente... este são 780mm, parece-me demasiado.

Daí que tenha pensado em cortar no total 5 a 6cm, já ficava em torno dos 710/720mm.

Mas ainda vou dar mais uma volta antes de decidir.

Exatamente... este são 780mm, parece-me demasiado.

Daí que tenha pensado em cortar no total 5 a 6cm, já ficava em torno dos 710/720mm.

Mas ainda vou dar mais uma volta antes de decidir.

Realmente é exagerado ter 780mm , acho que esse tamanho é mais para down hill. Corta para os 720 mm anda uns tempos e depois decide se deves cortar mais . Para cortar há sempre "tempo"
no meu post escrevi refogado [8b][8b][8b] queria escrever recuado .(escrita inteligente no tablet sem conferir dá nisto) Corrigido

Em relação à suspensão o ela não bloquear completamente , na minha de specialized 26 com Rock Shox também não bloqueava completamente . Troquei para Fox, e esta sim bloqueia completamente . Na outra Specialized 29 com Fox a mesma coisa . Deve ser opções da marca. dá muito jeito bloquear completamente principalmente em estrada .

Realmente um guiador com quase 80cms é obra [:D]
O meu nem sei quanto tem, talvez 720. Há umas semanas andei na bike de um amigo que tem o guiador para aí a 680 até parecia que ia cair para os lados a curvar [:)]

Voltar
Superior