Tópico do BTT

Vou complementar o que já foi dito.
As rodas para cassete, isto é com cepo dão todas para 12v.
As diferenças são:

Cepo HG, também conhecido como cepo Shimano, dão para cassetes de 8, 9, 10, 11 e 12v. Só há uma ressalva: o carreto menor da cassete tem de ter 11 ou mais dentes. Isto é, podes colocar uma cassete de 11 ou 12v mas tem de ser uma 11-42 ou 11-46 ou 11-50.
As cassetes de 12v SRAM NX usam este cepo, assim como muitas da Sunrace e afins.

Cepo XD. Cepo desenvolvido pela SRAM. Dá para cassetes com carreto menor de 9 ou 10 dentes. Apareceu na altura da transmissão SRAM 1x11 para permitir instalar a cassete 10-42. Há marcas com cassetes 9-XX que também dão no cepo XD.

Cepo Microspline, foi desenvolvido pela Shimano para poder utilizar cassetes com carreto menor de 10 dentes, como é o caso das cassetes Shimano 10-45 e 10-51.
Não é compatível com o cassetes para cepo XD e vice versa.

Vou complementar o que já foi dito.
As rodas para cassete, isto é com cepo dão todas para 12v.
As diferenças são:

Cepo HG, também conhecido como cepo Shimano, dão para cassetes de 8, 9, 10, 11 e 12v. Só há uma ressalva: o carreto menor da cassete tem de ter 11 ou mais dentes. Isto é, podes colocar uma cassete de 11 ou 12v mas tem de ser uma 11-42 ou 11-46 ou 11-50.
As cassetes de 12v SRAM NX usam este cepo, assim como muitas da Sunrace e afins.

Cepo XD. Cepo desenvolvido pela SRAM. Dá para cassetes com carreto menor de 9 ou 10 dentes. Apareceu na altura da transmissão SRAM 1x11 para permitir instalar a cassete 10-42. Há marcas com cassetes 9-XX que também dão no cepo XD.

Cepo Microspline, foi desenvolvido pela Shimano para poder utilizar cassetes com carreto menor de 10 dentes, como é o caso das cassetes Shimano 10-45 e 10-51.
Não é compatível com o cassetes para cepo XD e vice versa.

Bom complemento, devo dizer que estes pormenores técnicos já me escapam completamente.

Antigamente perdia-me mais em pormenores, agora é meia bola e força, já passei os meus tempos de weight weenie e de muita pesquisa de material!

Comprei a de BTT com GX de 12v para não me preocupar com upgrades e na de estrada comprei Campagnolo de 11v (em 2015), por achar esteticamente e ergonomicamente muito melhor. Acabei por comprar rodas campagnolo para completar o ramalhete e ficar full Campagnolo.

Malta,

Preciso/quero trocar as rodas da minha BH. Em componentes, é a parte mais fraquinha da bike. São umas BH Lite 32h, que não encontro na net o peso, mas que pela minha experiência são bastante pesadas.

Tenho boost à frente e atrás (15x110 // 12x148) e a roda traseira tem de "aguentar" uma cassete de 12.

Atendendo ao posicionamento da bike (gama média-alta nas de alumínio, gama média-baixa face à generalidade da oferta do mercado), não queria ir muito além dos 300€ no máximo dos máximos.

A ideia é reduzir algum peso, e de preferência ganhar TR.

Sugestões? Ou acham que não vale a pena face aos ganhos que poderei ter?

Os colegas já deram muitas informações úteis.
A tudo o que foi dito, adicionava tentares comprar umas rodas em que o aro tenha uma largura interna razoável. Algo na casa dos 25-30mm. Faz todo o sentido para BTT mais agreste e ajuda muito a optimizar um setup tubeless.

É verdade que o aperto das rodas do tipo "quick release" significa automaticamente que é impossível ter eixo boost?

Um dos gajos do meu grupo, que tem uma loja de bikes, garantiu-me a pés juntos que a minha bike não tem boost à frente.

Atrás tenho a certeza que é 12*148, portanto boost.

À frente, tenho quase a certeza que é igualmente boost, mas ele jura a pés juntos que é impossível devido ao tipo de aperto da roda :confused:

IMG-9378.jpg

Aliás, aqui nas specs dizem expressamente que na frente tem 15*110. Isso, que eu saiba, é a medida Boost... https://www.vitalmtb.com/product/guide/Bikes,3/BH/Expert-4-5,32542

Precisava de uma ajuda.. Em tempos já tinha feito esta questão mas com pandemia coloquei de lado o investimento.
Agora com isto acabar e com mais disponibilidade da minha parte devo mesmo comprar.

As biclas que ando a ver são:
- scott scale 930 - pvp 2100 €
-orbea alma m30 - pvp 2300€
- mondraker chrono carbon R- 2100!!
- trek procaliber 9.6 - 2300€
- ktm myroon elite 2021- 2150€

Tenho alguns contactos feitos e preços finais com ofertas.
A scale por 2000 euros. Orbea por 1975 euros e trek por 2100 euros.
Mondraker não tenho preços correctos e ktm também não tenho.

Pelo material que cada uma tem a melhor será a orbea e trek.
Dentro destes valores qual escolheriam e k outro modelo indicariam?

Trek procaliber. O meu primo comprou uma... adoro-a. Tem um quadro brutal.

Agora a serio... tudo depende do equipamento que trazem.

É verdade que o aperto das rodas do tipo "quick release" significa automaticamente que é impossível ter eixo boost?

Um dos gajos do meu grupo, que tem uma loja de bikes, garantiu-me a pés juntos que a minha bike não tem boost à frente.

Atrás tenho a certeza que é 12*148, portanto boost.

À frente, tenho quase a certeza que é igualmente boost, mas ele jura a pés juntos que é impossível devido ao tipo de aperto da roda :confused:

IMG-9378.jpg

Aliás, aqui nas specs dizem expressamente que na frente tem 15*110. Isso, que eu saiba, é a medida Boost... https://www.vitalmtb.com/product/guide/Bikes,3/BH/Expert-4-5,32542

Eu conheço QR boost no eixo traseiro. Normalmente aparece como QR 141mm (são os 135mm tradicionais + 6mm).
No eixo dianteiro, não conheço. Mas atenção, pode existir e ser ignorância da minha parte. Só que a existir será algo raro.

O eixo dianteiro dessa BH que colocaste o link, parece ser TA (eixo passante) e não QR. Pelo menos pela foto parece-me mesmo ser TA.
Já na foto da tua bike, pelo que se pode ver na parte esquerda da fotografia, parece ser QR.

Last edited:
Pois, também me parece.

Mas agora quero comprar umas rodas e não sei bem o que procurar.

Atrás é pacífico que é Boost. À frente, o QR está a deixar-me na dúvida.

Mas nas specs da BH tenho lido referências ao 15*110 na frente.

Last edited:
Precisava de uma ajuda.. Em tempos já tinha feito esta questão mas com pandemia coloquei de lado o investimento.
Agora com isto acabar e com mais disponibilidade da minha parte devo mesmo comprar.

As biclas que ando a ver são:
- scott scale 930 - pvp 2100 €
-orbea alma m30 - pvp 2300€
- mondraker chrono carbon R- 2100!!
- trek procaliber 9.6 - 2300€
- ktm myroon elite 2021- 2150€

Tenho alguns contactos feitos e preços finais com ofertas.
A scale por 2000 euros. Orbea por 1975 euros e trek por 2100 euros.
Mondraker não tenho preços correctos e ktm também não tenho.

Pelo material que cada uma tem a melhor será a orbea e trek.
Dentro destes valores qual escolheriam e k outro modelo indicariam?

Depende do BTT que fazes. Se fazes BTT muito agressivo, e tendo em conta que são HT, tinha em consideração a geometria das bikes. As mais recentes (como por ex a última Procaliber) levaram com algumas mudanças "radicais" de geometria e outros detalhes como specs da suspensão dianteira (por ex o offset) de forma a tentar ter uma bike mais calma em trilhos mais complicados e agrestes.

Pois, também me parece.

Mas agora quero comprar umas rodas e não sei bem o que procurar.

Atrás é pacífico que é Boost. À frente, o QR está a deixar-me na dúvida.

Mas nas specs da BH tenho lido referências ao 15*110 na frente.

Vê se tens dados impressos no cubo ;)
Mas parece mesmo ser QR ... e aí é quase certo que terás 100mm.
Podes comprar as rodas separadamente.

Boa ideia, vou tentar ver se o cubo tem alguma referência.

Mas qual o sentido de ter metade boost e metade não boost? Só se for poupança de custos.

Nao há nada que eu possa medir para confirmar ? Mesmo tirando a roda fora.

Deve ser porque as forquetas QR 100mm devem ser mais baratas. Provavelmente até um acordo com algum fabricante para "limpar" algum stock de forquetas de 100mm a um preço canhão.
Tenta ver se o cubo tem a medida colocada de forma explícita, ou se pelo menos tens a referência do cubo. Normalmente a Shimano não falha nesse tipo de detalhes. Com a referência completa deve dar para tirar as dúvidas.

PS: já vi que já trataste disso :D

Já pensaste em meter umas fitas de qualidade e umas boas válvulas na roda da frente (logo manter essa roda) e apenas comprar a traseira?
25mm já dá para fazer uma boa montagem, mesmo com pneus mais gorditos.

Back