Porque será que a escolha feita pelo v7 não surpreendeu a maioria? Refiro-me a ser de suspensão total e a geometria. A vontade de explorar uns montes e "sobes e desces" falou mais alto.
Ainda bem.
Reparei agora que a posição do amortecedor mudou de 2009 para 2010 na Stumpjumper FSR.
Será engraçado saber a opinião do v7 e conseguir compará-la com quem tenha o novo modelo. Será que o comportamento ficou algo alterado? Para melhor, pior?
Eu como fui resumidamente relatando aqui, comecei por ter dúvidas entre uma semi-rigida e uma suspensão total. A vantagem da primeira é que é mais simples, mais leve e mais barata. Creio que negociando, por cerca de 1.000 euros já se compra uma boa bicicleta.
O que me fez pender para uma suspensão total, foi querer uma coisa o mais versátil possível e que me satisfizesse por longos e bons anos. Ora alguns conhecidos meus, BTTistas bastante experientes e que fazem provas regularmente, acham que as suspensões totais poupam mais o nosso corpo e permitem abordar distâncias mais longas de uma forma muito melhor. Além de que genericamente descem melhor e são mais seguras a descer.
Posto isto pensei que se calhar teria que considerar os 1.500 euros que custa uma já boa FS e comecei a ver o que havia. A canyon foi fortemente considerada e até dava para comprar uma boa FS por cerca de 1.200, mas para mim que estou longe de ser um expert o conforto de comprar numa loja fisica pareceu-me tentador.
Depois de alguma leitura e muitas trocas de impressões, a Specialized FSR XC de 2010 parecia que podia ser a eleita. Acabou por ser a Stumpjumper comp de 2009, porque por pouco mais dinheiro era melhor num conjunto de coisas, nomeadamente quadro, suspensões e amortecedor e peso.
Mesmo agora que já a comprei, não sei se não exagerei, até me sinto na obrigação de andar bastante para amortizar o investimento [

].
O facto de ser estar entre uma XC e uma all-mountain, ou ser uma XC trail como eles lhe chamam, ou seja com mais amortecimento que uma XC pura FS, terá vantagens em termos de conforto e robustez creio.
POrque tenho ideia que com a preocupação de diminuir pesos, algumas das XC puras não são tão robustas como isso, e descer escadas, um salto ou outro pode não lhes dar muita saúde !? acho e espero que a stumpy é/seja o mais versátil possivel.
No fundo dá para passear e até previligia o conforto, não tem uma geometria tão agressiva como uma epic por ex., mas também dá para fazer umas maratonas ou até uns georaids [

] pois também não é excessivamente pesada.
P.S.: No entanto ainda não estou convencido que uma "simples" rockrider 8.2 por exemplo (ou até a 8.1) não me satisfizessem razoavelmente. O meu receio era ao fim de um ano querer trocar.