Tópico do BTT

Já montei algumas [:blush:] e nunca usei suporte. Com jeito consegues evitar esse "gasto" [;)]

Já foste a várias lojas? O meu irmão em tempos partiu o dropout da BH com que ando agora, e foi a uma loja e tinham um igual (custou 8€)

v7 muito gira a tua spec. apr:) Esses pedais estão é a destoar [:p] É impressão minha (talvez efeito da foto) mas parece que a ponta do selim está um pouco levantada.

O problema maior é o espaço em casa (T1 miniatura) para arrumar tanta tralha. Sendo assim compro só algo para cobrir o chão e não sujar isto tudo.

Outra dúvida. Dropout e rear hanger são a mesma coisa? É que na minha cabeça dropout é aquela parte do quadro onde encaixa o eixo da roda e rear hanger a peça metálica que faz a ponte entre o quadro e o desviador traseiro...

v7 vê com atenção se os cabos que passam por baixo da pedaleira não estão muito soltos. Tenho um colega que também comprou uma máquina dessas recentemente e vinham com folga a mais e andavam a roçar onde não deviam

O problema maior é o espaço em casa (T1 miniatura) para arrumar tanta tralha. Sendo assim compro só algo para cobrir o chão e não sujar isto tudo.

Outra dúvida. Dropout e rear hanger são a mesma coisa? É que na minha cabeça dropout é aquela parte do quadro onde encaixa o eixo da roda e rear hanger a peça metálica que faz a ponte entre o quadro e o desviador traseiro...

v7 vê com atenção se os cabos que passam por baixo da pedaleira não estão muito soltos. Tenho um colega que também comprou uma máquina dessas recentemente e vinham com folga a mais e andavam a roçar onde não deviam

É isso mesmo. Dropout é a parte do quadro onde encaixa o eixo. Rear anger é essa peça que faz a ponte entre o quadro e o desviador, protegendo-o. É uma espécie de fusível mecânico.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dropout_(bicycle_part)

Obrigado pelo esclarecimento edununo

Já comprei um kit de instrumentos. Falta-me o dinamómetro ou chave de torque. Do que vi há para todos os preços, gostos e níveis de torque » Search Chain Reaction Cycles

Quais os níveis de torque mínimos e máximos usados normalmente nos vários componentes? E senão é pedir muito da lista de cima qual compravam?

Porque será que a escolha feita pelo v7 não surpreendeu a maioria? Refiro-me a ser de suspensão total e a geometria. A vontade de explorar uns montes e "sobes e desces" falou mais alto.
Ainda bem.

Reparei agora que a posição do amortecedor mudou de 2009 para 2010 na Stumpjumper FSR.

Será engraçado saber a opinião do v7 e conseguir compará-la com quem tenha o novo modelo. Será que o comportamento ficou algo alterado? Para melhor, pior?

Obrigado pelo esclarecimento edununo

Já comprei um kit de instrumentos. Falta-me o dinamómetro ou chave de torque. Do que vi há para todos os preços, gostos e níveis de torque » Search Chain Reaction Cycles

Quais os níveis de torque mínimos e máximos usados normalmente nos vários componentes? E senão é pedir muito da lista de cima qual compravam?

O torque de cada componente geralmente vem lá indicado [;)] Por exemplo os parafusos de um avanço Ritchey WCS em alumínio tem lá marcado max: 5nm.

Alguns preços é de ficar :eek: Dessas todas não sei qual a m€lhor opção. Eu comprei uma destas Drehmomentschlüssel-Set 3 - 15 Nm
Tem um bom preço, boa qualidade e já vem com uma série de sextavadas/torx que é algo que não vi nas mais baratas da CRC :confused:
Essa chave é importante ter, mas não é essencial. Se tiveres cuidado nos apertos essa chave não é essencial. Também depende dos materiais, se for peças/quadro de carbono a coisa já pia mais fino...

Já que andas numa de ver peças, é uma "pena" quereres montar uma bike com suspensão de 120mm, porque se uma de 80mm fosse suficiente, tinhas aqui uma excelente opção a um preço :eek: Fourche Fox F80 RL Blanche postmount 2009 [Fox F80 RL Blanche09 F13] - 349,00*€ : Kompressor Bike, La boutique

O torque de cada componente geralmente vem lá indicado [;)] Por exemplo os parafusos de um avanço Ritchey WCS em alumínio tem lá marcado max: 5nm.

Alguns preços é de ficar :eek: Dessas todas não sei qual a m€lhor opção. Eu comprei uma destas Drehmomentschlüssel-Set 3 - 15 Nm
Tem um bom preço, boa qualidade e já vem com uma série de sextavadas/torx que é algo que não vi nas mais baratas da CRC :confused:
Essa chave é importante ter, mas não é essencial. Se tiveres cuidado nos apertos essa chave não é essencial. Também depende dos materiais, se for peças/quadro de carbono a coisa já pia mais fino...

Já que andas numa de ver peças, é uma "pena" quereres montar uma bike com suspensão de 120mm, porque se uma de 80mm fosse suficiente, tinhas aqui uma excelente opção a um preço :eek: Fourche Fox F80 RL Blanche postmount 2009 [Fox F80 RL Blanche09 F13] - 349,00*€ : Kompressor Bike, La boutique

Vou ver se consigo comprar essa chave, parece-me bem principalmente pelo preço, obrigado!

Não é por capricho que quero mais de 80mm. É por causa do tipo de trilhos: muitos calhaus e troncos de dimensões consideráveis e de alguns descidas/subidas e mesmo dropouts em que o pessoal se mete e eu me encolho em parte por falta de capacidade técnica e em parte por ter uma hardtail com pouco curso.
Em relação ao quadro/suspensões já decidi, depois de ler reviews e de falar com algumas pessoas do meu clube. Falta-me saber a medida certa para mim (tenho de experimentar uma bicicleta já montada com o quadro para testar) e decidir abrir as hostilidades mecânicas aqui em casa; talvez depois da Páscoa porque vou ter visitas.

Vou ver se consigo comprar essa chave, parece-me bem principalmente pelo preço, obrigado!

Não é por capricho que quero mais de 80mm. É por causa do tipo de trilhos: muitos calhaus e troncos de dimensões consideráveis e de alguns descidas/subidas e mesmo dropouts em que o pessoal se mete e eu me encolho em parte por falta de capacidade técnica e em parte por ter uma hardtail com pouco curso.
Em relação ao quadro/suspensões já decidi, depois de ler reviews e de falar com algumas pessoas do meu clube. Falta-me saber a medida certa para mim (tenho de experimentar uma bicicleta já montada com o quadro para testar) e decidir abrir as hostilidades mecânicas aqui em casa; talvez depois da Páscoa porque vou ter visitas.

E fotos dos locais por onde andas?

Óbvio que sim, nunca eu pensei que era capricho teu teres uma suspensão de 120mm [;)] Temos que tentar adaptar as bicicletas ao uso que lhe vamos dar.

Já agora, quais foram as tuas escolhas (quadro/suspensão)?

PS: Atenção que ao comprares na bike-discount tens que pagar os portes (16€) e penso que na CRC não pagas para entregas dentro do UK [;)]

E fotos dos locais por onde andas?

Acho que já postei algumas mais para trás no tópico, de qualquer das maneiras quando vou andar nunca tenho tempo para tirar...ando mais preocupado em acompanhar o grupo.

Mas os locais variam. Temos os trilhos locais onde costumo andar ou os trilhos fora de Bristol que variam em termos de características (mesmo o mesmo trilho difere muito no Verão/Inverno e no estado de conservação). Vou por exemplo fazer um fds agora em Março a Coed-y-Brenin (http://mbwales.com/Default.aspx). Vamos lá ver se a minha mula e eu nos aguentamos.

Óbvio que sim, nunca eu pensei que era capricho teu teres uma suspensão de 120mm Temos que tentar adaptar as bicicletas ao uso que lhe vamos dar.

Já agora, quais foram as tuas escolhas (quadro/suspensão)?

PS: Atenção que ao comprares na bike-discount tens que pagar os portes (16€) e penso que na CRC não pagas para entregas dentro do UK

Vou para uma golden willow sc frame kit (suspensão traseira é uma Fox O2 RL e a suspensão frontal é de fabrico caseiro).

Mesmo com portes o kit chaves mais dinamómetro parece porreiro...o único problem é fazer transferência bancária; só posso das 8 às 15:30 (o belo sistema bancário online inglês[8b])

Vou para uma golden willow sc frame kit (suspensão traseira é uma Fox O2 RL e a suspensão frontal é de fabrico caseiro).

Mesmo com portes o kit chaves mais dinamómetro parece porreiro...o único problem é fazer transferência bancária; só posso das 8 às 15:30 (o belo sistema bancário online inglês[8b])

Admito que desconhecia essa marca, mas uma pequena pesquisa e dei com isto: Bionicon online

Penso ser esta, não? Sim sr. com uma destas já fazes os drops todos [:p] 150mm à frente, ui ui

Em relação à encomenda na Bike-discount, aconselho-te a evitares por transferência. Fiz uma vez assim (para ser mais barato) e demorou quase 1 mês a receber as coisas :eek:

EDIT: Descobri agora este video http://www.youtube.com/watch?v=JBDblNUA7kU Muito interessante o sistema, nunca tinha visto um sistema que muda automaticamente os dois cursos (da frente e traseira) :eek: Espero ter percebido correctamente... Já agora, penso que o amortecedor não é Fox, é um X-Fusion ;) http://www.x-fusion-shox.com/shocks/o2

Última edição:
Admito que desconhecia essa marca, mas uma pequena pesquisa e dei com isto: Bionicon online

Penso ser esta, não? Sim sr. com uma destas já fazes os drops todos [:p] 150mm à frente, ui ui

Em relação à encomenda na Bike-discount, aconselho-te a evitares por transferência. Fiz uma vez assim (para ser mais barato) e demorou quase 1 mês a receber as coisas :eek:

O problema é que só tenho cartão de débito inglês...

A atracção pelo quadro/suspensão é a geometria variável...das pessoas que conheço e têm uma da marca (2) falam maravilhas daquilo. A subir parece mais fácil e a descer dá mais confiança. E como já vi estas características apontadas nas poucas reviews que há desta bicicleta decidi apostar nisto. O representante no RU da marca está localizado aqui em Bristol o que também pode dar jeito, lol

EDIT: Tens razão é um x-fusion;) Os cursos das suspensões mantêm-se, penso que apenas varia a geometria

Última edição:
Boas,

Se fosse comprar uma chave de momento na CRC comprava a 2ª, da Cyclo.
A q o pc colocou tb me parece boa mas, os portes já a atiram p/ um valor algo alto, ainda assim, tem 6 bits q é smp importante p/ quem n tem nenhum.

Edd :)

Se fosse comprar uma chave de momento na CRC comprava a 2ª, da Cyclo.

Se comprar essa chave teria de arranjar as chaves sextavadas...tenho de ver se as vendem à parte.

A bike (ou o quadro neste caso) é o q o pc colocou?
Parece-me mt bom! Gostei dos pormenores no vídeo! apr:)

Existem dois quadros o Golden Willow e o Golden Willow sc. Quero ir para o segundo. Maior rigidez e mais leve.

Se comprar essa chave teria de arranjar as chaves sextavadas...tenho de ver se as vendem à parte.

Existem dois quadros o Golden Willow e o Golden Willow sc. Quero ir para o segundo. Maior rigidez e mais leve.

Daí ter dito q a do pc ser interessante visto ter os bits, eu como tenho alguns n me faria grande problema. Se comprares só a chave n esquecer q os bits devem ser de sextavada interior (aka Allen).

Mas ambas as máquinas possuem o "pormenor" delicioso de poder variar a geometria?

Daí ter dito q a do pc ser interessante visto ter os bits, eu como tenho alguns n me faria grande problema. Se comprares só a chave n esquecer q os bits devem ser de sextavada interior (aka Allen).

Mas ambas as máquinas possuem o "pormenor" delicioso de poder variar a geometria?

Se as chaves allen não forem caras vou para essa chave.

Sim, penso que todas as bionicon com suspensão total têm variação da geometria.

Boa noite . Vejam este site www.gloriabtt.pt . As inscrições fecham no dia 7 de Março ,e a prova realiza-se no dia 14 . Já estou inscrito, (29) para os 50 km . Participei no ano anterior e adorei . Não vou para competir, mas para o convivio, e pelo desporto . O almoço é espectacular . Sei que é muito em cima da hora, mas pode ser que ainda consigam . Saudações betetistas .

Então ninguem está interessado . PC isto para ti é canja . Cumps

Porque será que a escolha feita pelo v7 não surpreendeu a maioria? Refiro-me a ser de suspensão total e a geometria. A vontade de explorar uns montes e "sobes e desces" falou mais alto.
Ainda bem.

Reparei agora que a posição do amortecedor mudou de 2009 para 2010 na Stumpjumper FSR.

Será engraçado saber a opinião do v7 e conseguir compará-la com quem tenha o novo modelo. Será que o comportamento ficou algo alterado? Para melhor, pior?

Eu como fui resumidamente relatando aqui, comecei por ter dúvidas entre uma semi-rigida e uma suspensão total. A vantagem da primeira é que é mais simples, mais leve e mais barata. Creio que negociando, por cerca de 1.000 euros já se compra uma boa bicicleta.

O que me fez pender para uma suspensão total, foi querer uma coisa o mais versátil possível e que me satisfizesse por longos e bons anos. Ora alguns conhecidos meus, BTTistas bastante experientes e que fazem provas regularmente, acham que as suspensões totais poupam mais o nosso corpo e permitem abordar distâncias mais longas de uma forma muito melhor. Além de que genericamente descem melhor e são mais seguras a descer.

Posto isto pensei que se calhar teria que considerar os 1.500 euros que custa uma já boa FS e comecei a ver o que havia. A canyon foi fortemente considerada e até dava para comprar uma boa FS por cerca de 1.200, mas para mim que estou longe de ser um expert o conforto de comprar numa loja fisica pareceu-me tentador.

Depois de alguma leitura e muitas trocas de impressões, a Specialized FSR XC de 2010 parecia que podia ser a eleita. Acabou por ser a Stumpjumper comp de 2009, porque por pouco mais dinheiro era melhor num conjunto de coisas, nomeadamente quadro, suspensões e amortecedor e peso.

Mesmo agora que já a comprei, não sei se não exagerei, até me sinto na obrigação de andar bastante para amortizar o investimento [:D].

O facto de ser estar entre uma XC e uma all-mountain, ou ser uma XC trail como eles lhe chamam, ou seja com mais amortecimento que uma XC pura FS, terá vantagens em termos de conforto e robustez creio.

POrque tenho ideia que com a preocupação de diminuir pesos, algumas das XC puras não são tão robustas como isso, e descer escadas, um salto ou outro pode não lhes dar muita saúde !? acho e espero que a stumpy é/seja o mais versátil possivel.

No fundo dá para passear e até previligia o conforto, não tem uma geometria tão agressiva como uma epic por ex., mas também dá para fazer umas maratonas ou até uns georaids [:cool:] pois também não é excessivamente pesada.

P.S.: No entanto ainda não estou convencido que uma "simples" rockrider 8.2 por exemplo (ou até a 8.1) não me satisfizessem razoavelmente. O meu receio era ao fim de um ano querer trocar.

Última edição:
Voltar
Superior