Tópico do BTT

citação:Originalmente colocada por RTC

[^][}:)]

Excelente reportagem!

Quantos quilómetros fizeste?;)

Obrigado ;)

Foi um pouco menos de 60km, isto da parte da tarde. De manhã já tinha feito à volta de 40km mas em estrada [8D]

citação:Originalmente colocada por edias

Ah pois é... A subida até a Dan Cake custa... foste para lá por onde? Caminho de fátima ou N10?

Foi pela N10. Começei a subir ao pé de uns semáforos em que cortei à esquerda. Quando lá cheguei, bem que comia uma bomboca [B)], mas a fábrica estava fechada :).

Agora já sei o que "sofres" para chegar a casa depois das voltinhas ;)

Ah pois, subiste logo ali junto ao centro nacional 10. Eu evito essa subida. mais à frente tens subidas com menos declive.

Acredita que no final das voltas acabar naquelas subidas não é fácil :D

A fábrica acho que só tá aberta durante a semana e tem um horário estranho. Para a semana estou de férias e quero ver se vou lá comprar coisas. Vale bem a pena.

Quanto ao passeio. Lembrei-me agora que dia 24 é dia da meia-maratona da vasco da Gama, logo não vou poder ir. Mas depois mais perto da data confirmo, se não for à mini-maratona vou ao passeio BTT.

Actualização

II PASSEIO BTT (FÓRUM AHO) dia 24 de Setembro 2006

User (local preferido)
RTC (Jamor)
pc (Jamor)
DêCêIi
edias (a confirmar)
<s>Rasteirinho</s> (de férias)
Nekrofiltik (Sintra) mas não se importa de ir para o Jamor
jose ferreira
Iuri (Jamor)
Traveller (Jamor) e com uma bike nova
fapoc (a confirmar)

Sapina isso é concorrência ao "nosso" passeio [:p]

Já fiz a volta ao concelho de Mafra por duas vezes, a última das quais em 2004.
Apesar de passarmos por sitios espectaculares, para mim esse passeio tem os seguintes "problemas":

- o número de participantes. Em 2004 eram talvez 500 pessoas, e só vos digo que a 1ª etapa (e parte da 2ª) foi para esquecer, tal a confusão gerada nos trilhos.

- os supostos profissionais da coisa, que vão lá em competição pura e dura. Para mim na boa, eu vou a essas maratonas com espirito de passeio, o problema é que esses supostos atletas, não respeitam ninguém na sua fobia de serem os primeiros (muitos deles nem chegam ao fim e os que chegam ficam para trás [:p]). Isso acontece principalmente nas descidas, e eu como faço as descidas devagar e como as descidas com piso mais técnico abundam nesse passeio, para além de ter que me "preocupar" com a descida em si, ainda tenho que ir com um olho no retrovisor por causa desses artistas.

- outra caracteristica, que para alguns pode ser um problema, é a dureza do percurso, não em termos de piso mas por causa da altimetria. No passeio de 2004 a parte final era de doidos, com Mafra à vista, "obrigaram-nos" a andar ás voltas com autênticas paredes para subir

Mas o principal problema, é mesmo o espirito competitivo que tomou conta destes supostos passeios.

Devido ás férias estive 3 semanas sem treinar,tendo recomeçado no domingo e pelo que estou a ver, ainda vou ter que treinar muito para te poder acompanhar PC .É que já não sou nenhum menino,já cá moram 41, mas a ver vamos ,espero é estar melhor das costas de uma queda que dei recentemente.Anseio pelo passeio.

citação:Originalmente colocada por jose ferreira

Devido ás férias estive 3 semanas sem treinar,tendo recomeçado no domingo e pelo que estou a ver, ainda vou ter que treinar muito para te poder acompanhar PC .É que já não sou nenhum menino,já cá moram 41, mas a ver vamos ,espero é estar melhor das costas de uma queda que dei recentemente.Anseio pelo passeio.

Olá, mais do que a idade, o que interessa é o espirito ;)

No meu caso como ando todos os dias de bicicleta (durante a semana é o meu meio de tranporte para o emprego, e ao fim de semana por prazer) treino não me falta :)

Mas também não é preciso muito treino, este vai ser um passeio</u> com talvez 30km. Vai ter alguma exigência fisica devido ás subidas no jamor, mas nada que não se faça. Se for preciso vai à mão que não é vergonha nenhuma ;)

Se for como o passeio anterior, o mais importante vai ser o convivio [8D]

Ontem fui dar uma volta.
Já não pegava na bicla desde o furo, pelo que já estava enferrujado.
Fui para os montes de Massamá e arrependi-me. As encostas são diabólicas...

Reparem na inclinação...

E as descidas...os discos até ficaram em brasa.

Reconheço, no entanto, que os caminhos por aqui são muito bons e divertidos, acima de tudo.

Boas pessoal! Sou novo aqui no forum, no entanto, tenho cá vindo dar uma espreitadela de vez enquando para cuscar as vossas conversas.
Há cerca de 3 meses comprei uma btt no decathlon para brincar um bocadinho, tem quadro de bicicleta de passeio sem suspensão atrás embora o intuito pelo qual a comprei tenha sido o de fazer um pouco de tudo, inclusivé downhill.
Desde a altura que a comprei decidi fazer algumas alteraçõezitas.... coloquei uma suspensão melhorzita, uma rock shox tora e uns travões de disco hidráulicos Hayes nine à frente e depois atrás. Agora já tenho brinquedo à altura para fazer umas coisas giras.

Tenho reparado que costumam organizar passeios, etc.... como tambem gosto e costumo fazer com amigos meus para a zona da Arrabida, Jamor, Monsanto e Mata da Machada no Barreiro, gostaria de me juntar ao clube e participar nos vossos eventos. Seja simples passeio ou lavrar terra, estou sempre disponivel, por isso é so combinarem.... ... a propósito, sou de Lisbo. Abraços... Ricardo Teixera

Entretanto vou almoçar para logo a tarde ir fazer um bocado de btt po monsanto. Descobri la umas descidas rapidas que até metem medo.... dá cá uma cena dentro da cabeça que deve ser comparada a uma viagem num caça à velocidade do som...

citação:Originalmente colocada por natBornKil

Boas pessoal! Sou novo aqui no forum, no entanto, tenho cá vindo dar uma espreitadela de vez enquando para cuscar as vossas conversas.
Há cerca de 3 meses comprei uma btt no decathlon para brincar um bocadinho, tem quadro de bicicleta de passeio sem suspensão atrás embora o intuito pelo qual a comprei tenha sido o de fazer um pouco de tudo, inclusivé downhill.
Desde a altura que a comprei decidi fazer algumas alteraçõezitas.... coloquei uma suspensão melhorzita, uma rock shox tora e uns travões de disco hidráulicos Hayes nine à frente e depois atrás. Agora já tenho brinquedo à altura para fazer umas coisas giras.

Tenho reparado que costumam organizar passeios, etc.... como tambem gosto e costumo fazer com amigos meus para a zona da Arrabida, Jamor, Monsanto e Mata da Machada no Barreiro, gostaria de me juntar ao clube e participar nos vossos eventos. Seja simples passeio ou lavrar terra, estou sempre disponivel, por isso é so combinarem.... ... a propósito, sou de Lisbo. Abraços... Ricardo Teixera

Boas,

parece que és mais um com o "bichinho" do BTT :)

Como já deves de ter lido, estamos a combinar um passeio para o dia 24 Setembro. Este passeio vai ser principalmente nas matas do Jamor (começamos e terminamos na estação fluvial de Belém). Como já conheces o Jamor, sabes bem aquilo que vamos apanhar [B)]

Se quiseres participar, diz qualquer coisa que eu coloco-te na lista dos participantes. Se for como o último que fizemos, não te vais arrepender ;)

Isso pergunta-se? I'm IN pois tá claro!:) Vivo perto da estação de Belem, junto à Universidade Lusiada e vou muitas vezes daqui para o Jamor. Só posso dizer que o terreno é mt bom para a prática do BTT. A minha pequena é de cross country e não é a mais indicada para o tipo de terrenho mas vai lá na mesma como as outras, "é diferente mas é atrevida" [:I], pois tenho feito descidas bastante piores na arrábida!!! Ainda por cima o meu quadro é tamanho XL, demasiado alto para a minha altura que são 180 cm... na altura gostei do quadro mas era o unico que havia, como sou impaciente nao consegui esperar!!!! De qualquer das maneiras ando a pesquisar o mercado para comprar outro quadro mais versatil, um specialized, scott ou moundrake, estes ultimos então são lindos! Li toda a página e achei engraçada a discussão. Como disse no inicio, adiciona-me à lista de participantes!!

Actualização

II PASSEIO BTT (FÓRUM AHO) dia 24 de Setembro 2006

User (local preferido)
RTC (Jamor)
pc (Jamor)
DêCêIi
edias (a confirmar)
<s>Rasteirinho</s> (de férias)
Nekrofiltik (Sintra) mas não se importa de ir para o Jamor
jose ferreira
Iuri (Jamor)
Traveller (Jamor) e com uma bike nova
fapoc (a confirmar)
natBornKil

citação:Originalmente colocada por natBornKil

PC, estive a ver novamente as fotos do teu passeio e reparei que tens um quadro de bike mt bonito!
No domingo devo ir para o guincho andar de bike com dois amigos, se quiseres vir manda mensagem pa rpt.arquitectura@gmail.com.

Abraço man.

Obrigado, tambem acho o meu quadro muito giro. Aqueles tubos em forma de Losango (talvez seja fabricado pela Renault :D), dá-lhe um aspecto interessante. Infelizmente, a BH deixou de fabricar os quadros com os tubos assim, passando a ter um aspecto mais normal.

Isso de ir para o Guincho, vai ter que ficar para outro dia, porque amanhã não sei se vou ter disponibilidade de ir andar de manhã, e também, porque ir até ao Guincho é um pequeno esticão. O problema nem são os km's, mas mais o ser muito tempo de bicicleta na estrada e todos os perigos que isso representa num país como o nosso. E depois do que me aconteçeu hoje de manhã, sempre que puder evitar andar de bike na estrada, evito.

Passo a explicar.

Vinha eu todo contente depois de mais um passeio de BTT no Jamor, quando ao chegar à rotunda em Algés para apanhar a estrada que vai para Belém (um dos poucos bocados de estrada que apanho), me acontece algo que todos os que andam de bicicleta na estrada estão sujeitos. Dou de caras com uma besta a conduzir.Apesar do código dar prioridade às bicicletas nas rotundas, sempre que circulo numa rotunda, só passo quando os veiculos que vão a entrar na mesma param. O problema nesta
rotunda de Algés, é que a CRIL termina na mesma, ou seja, vêm com a velocidade toda e ali não gostam de ser obrigados a parar por causa de uma simples bicicleta. Neste caso, foi um jipe (Galloper 5p Cinza prata) que trazia a reboque um barco pneumático. Depois de ter reduzido a velocidade, meteu-se encostado a mim, mas eu nem liguei, visto essa situação acabar por ser normal.
O problema foi uns metros mais à frente. Como aquilo lhe deve de ter feito muita confusão, ao pequeno cerebro que obviamente o condutor
devia de ter, ao ultrapassar-me, foi de tal maneira perto que me ia atirando ao chão.

Como sempre faço em situações destas (em que o sangue sobe à cabeça), abri as goelas e disse "Era preciso passar tão perto, ò c@brão". O gajo parou o jipe á minha frente, e depois de eu ter parado, ele mete a marcha-atrás. Para evitar que me passasse por cima, subi para o passeio com a bike e parei ao lado do pendura. Aí avaliei melhor a situação, estavam 3 homens (na casa dos 40 anos) dentro do jipe. Perguntei-lhes logo o que raio tinha sido aquilo. O condutor começou logo a disser "os carros que vinham de baixo". Eu como não percebi o que ele estava a dizer, perguntei, "os carros que vêm de onde?" E ele voltou a disser os carros que vinham de baixo e a apontar para a frente. Foi então que percebi que ele se estava a referir aos que vinham em sentido contrário (não vinha ninguém). Eu virei-me para ele e disse, "estou-me a lixar para os que vêm de frente, aqui a estrada tem duas faixas de rodagem para cada lado." Depois começou com coisas que eu devia de ter matricula na bicicleta para andar na estrada. Eu virei-me a rir e disse que isso era novidade para mim. Como vi que o
objectivo deles era arranjar merd., disse qualquer coisa, e eles seguiram viagem e eu também. Da análise que fiz, o que ia sentado atrás, não disse nem ai nem ui. O condutor é o que eu classifico, como de "maria-vai-com-as-outras". O pendura, era o mau do grupo, cabeça rapada, e ar de mau :) esse tirou logo o cinto de segurança como que a ameaçar que ia sair do carro. A esse eu ignorei-o o tempo todo, e quanto mais eu o ignorava pior ele ficava.

É curioso, como o comportamento das pessoas muda quando estão em grupo. Gostava de ter apanhado aquele condutor sozinho ... Como estava acompanhado (e com um que tinha a mania que era mau :D), sentiu-se mais protegido. Mas se estivesse sozinho, nem tinha aberto o bico.

Isto tudo para dizer, que é um risco muito grande andar na estrada de bicicleta, num país como o nosso, onde ainda existem algumas bestas a conduzir automóveis. Tive durante 15 meses a viver na Alemanha. Durante esse período andei bastante de bicicleta aos fins de semana, por vezes na estrada de uma grande cidade. Nunca, mas NUNCA tive o
mais pequeno problema. Lá eles respeitam os outros utilizadores da estrada. Aqui, não há respeito pelos outros utilizadores da via, principalmente se forem bicicletas. Mas eu como ciclista, tenho tanto direito como os carros de circular na estrada. Infelizmente, isso é só no papel, visto que na realidade ...

Desculpem o testamento, mas penso ser importante alertar todos os utilizadores de bicicletas que usam a estrada, para os riscos que existem de apanhar estas bestas ao volante. Eles esqueçem-se que esse pequeno encosto para eles, pode representar uma queda com consequências graves para o ciclista.

Para quem não conheçe o local, aqui deixo uma imagem do mesmo, onde a minha trajectória está marcada a vermelho, e a da besta está a verde.

algesdx9.jpg

Esqueçi-me de referir que quando passei pelas bestas em Belém (estavam à espera para entrar com o carro no porto de recreio) mandei-os para o "orgão reprodutor masculino" e dei-lhes o dedo ..l. [:p]

Gostaria de lembrar e recomendar, a todos os que estão interessados em ir ao segundo passeio que levassem capacete ,e muita água porque a continuar assim o calor vai ser para consumir imensa,e talvez não haja sitios onde se possa reabastecer.[B)]

Voltar
Superior