Tópico do BTT

Bom, a queda deixou mazelas, mas nada que me levasse a dizer que não a um passeio na serra da Arrábida [:I]

Ontem, estive com gelo no joelho, a ver se aliviava as dores. Parece que juntamente com o descanso da noite, contribuiu para uma melhoria que me evitava de coxear (algo que acontecia ontem).

Com a chegada a Palmela, a prova de fogo, o montar na bicicleta e dar as primeiras pedaladas. Apesar de algumas dores no inicio, optei por ir dar a voltinha :)

E ainda bem que fui, que passeio espectacular. Ao fim de alguns km's as dores já tinham desaparecido, e foram substituidas por doses maçiças de adrenalina ao percorrer aqueles trilhos.

Para quem não conheçe, o passeio decorreu, por single tracks, caminhos e estradões, mas todos eles numa paisagem que não se consegue descrever em palavras.

Tirei algumas fotos, mas não muitas, porque as paragens também não foram muitas. Foram 35km feitos em 2h30m.

Aqui vão algumas fotos ;)

A bicicleta no inicio do passeio, ainda limpinha ...

26nov200600001yq1.jpg

Depois do passeio, este foi o resultado na bicicleta
26nov200600023ue5.jpg

26nov200600024xp4.jpg

Essa lama toda, foi o resultado da passagem em trilhos nesta paisagem :)

26nov200600013xb7.jpg

26nov200600014ea7.jpg

26nov200600015ef7.jpg

Aqui já na chegada a Palmela
26nov200600021ic3.jpg

No regresso a casa, optámos por apanhar a A2/Ponte 25 Abril ... A pior parte do passeio. Devido a obras, o trânsito esteve cortado durante 60 longos minutos, o que deu tempo para sair do carro e esticar as pernas e tirar fotos

26nov200600031zj7.jpg

26nov200600030hd5.jpg

Ainda tive para tirar a bicicleta do carro, e fazer o resto da viagem de bicicleta, mas tenho a certeza que nas portagens da ponte, me iam cobrar classe 2 ou 3 [:p] [}:)]

...bom passeio esse!!

aqui pelo norte, apesar do mau tempo, o pessoal tb se fez à estrada (ao monte)!!!
[^][^]

Foi um passeio de 20 e poucos Km, com o terreno em muito mau estado..muita lama, mas felizmente não choveu... :)

Realmente os paus e reancas atravessados no caminho são perigosos!! (já agora as melhoras para esse joelho!)

Cpts

Ontem também fui a um passeio aqui perto, e bem... o terreno só visto, mas foi bastante bom.

citação:Originalmente colocada por arct

...bom passeio esse!!

aqui pelo norte, apesar do mau tempo, o pessoal tb se fez à estrada (ao monte)!!!
[^][^]

Foi um passeio de 20 e poucos Km, com o terreno em muito mau estado..muita lama, mas felizmente não choveu... :)

Realmente os paus e reancas atravessados no caminho são perigosos!! (já agora as melhoras para esse joelho!)

Cpts

Obrigado ;)

Entretanto a minha segunda bike (ou será que é mais correcto dizer a primeira :D), vai entrar na fase de manutenção/upgrade, pelo que brevemente vai voltar aos trilhos [:X]

arct esse caminho de pedras que ao mesmo tempo é um curso de água, acho que eu não o fazia montado, depois da queda que dei desconfio um bocado dessas pedras molhadas :D [8)]

Entretanto a minha BH Coronas já fez a manutenção/upgrade e hoje já veio dormir a casa. Só vos digo que está como nunca teve, melhor que nova [8D]

Aqui vai uma foto

imag0002nl9.jpg

Aqui podemos ver em grande destaque, a "nova" suspensão Rock Shox Duke C U-Turn que comprei usada. Só na mudança da suspensão, penso que lhe tirei algumas 500grs ou mais [}:)] Apesar de não ser um maluquinho do peso,
é sempre bom ter uma bike mais leve, desde que isso não torne a carteira muito mais leve também :D

Se espreitarem bem, ainda veêm a nova pedaleira, e desviador dianteiro, ambos Deore LX.
Apesar de não se ver na foto, tambem o desviador traseiro, cassete e manípulos de mudanças passaram a ser Deore LX, dando descanso aos Deore que ela tinha desde nova. A única peça na transmissão que não é LX é a corrente que se ficou pelo Deore, deve de ter perdido o LX no caminho :D

Logo que possa, faço uma reportagem fotográfica mais detalhada e no seu habitat natural, o mato ;)

boas!

já tenho a nova forqueta, é uma RS Judy J2...claro que é uma entrada de gama, mas acaba por ser o melhor elemento que tenho montado na bike [8)][}:)]...qq dia ponho aqui uma foto da menina...ver se tiro este fim de semana...

iap, as pedras são uma desgraça...e propiciam a encontros imediatos com o chão..mas na caí...lá me fui segurando...aliás...desse dia não cheguei a cair [:p]...mas ao fim do passeio ao montar a bike nas barras em cima do carro ia ficando com ela às costas [8)]..

qto a futuros up-grades na minha, tenho q pensar em trocar os manipulos...tenho Shimano Revoshift e aquilo não é grande coisa...

Cpts!

Olá pessoal do pedal (de encaixe ou de plataforma, depende :D)

hoje já trouxe a Coronas para o trabalho. Primeiras impressões:

- A transmissão está excelente, as mudanças entram como manteiga, ainda bem que troquei os manípulos para Deore LX (apesar dos Deore ainda estarem funcionais)

- A suspensão não se pode comparar à Suntour M9050 que tinha, estamos a falar de uma gama média da Rock Shox (pelo menos em 2003 era) com uma gama baixa da Suntour. Apesar de tudo a Suntour durou 32.000km's ,apesar de ultimamente ter uma folga considerável, principal motivo que levou à sua troca. Hoje ainda pouco deu para ver sobre o funcionamento da Rock Shox, apesar de Lisboa ter umas estradas com um piso longe do aceitável [}:)], nada como a testar no monte, algo que espero fazer amanhã. Mas as primeiras impressões, parece ter um amortecimento muito suave, o facto de ser a oleo deve de contribuir para esse facto. Nota-se alguma diferença para a Suntour Axon (a ar) que tenho na outra bike (mais brusca no amortecimento)

Em conclusão, hoje parecia um puto com um brinquedo novo :D [8D]

Deu para notar alguma folga no cubo da roda dianteira, mas é algo que não é de admirar depois de 32.000km sem manutenção [:p] [8)]

Logo que possa faço uma análise mais detalhada e com fotos ;)

Como prometido, aqui está uma reportagem fotográfica mais detalhada do meu novo "brinquedo" [8D]

Hoje apesar do frio, peguei na bike e fui dar uma volta no mato, para testar os novos componentes.

Chega de palavras e vamos ás fotos ;)

Aqui está ela em todo o seu esplendor, BH Coronas Replica Deore, comprada nova em Jan 2001 por 550€. Conta com 32.450km feitos desde essa data (teve um ano parada quando comprei a outra bicicleta)
10dez2006000015vk1.jpg

Desviador Traseiro e Cassete são ambos Deore LX, a corrente é Deore
10dez2006000006dn0.jpg

Desviador Dianteiro Deore LX
10dez2006000008zs2.jpg

E para finalizar em beleza a transmissão, a pedaleira também é Deore LX [:X] A protecção do quadro, é home made, com o recurso a uma camara de ar usada (fica melhor que algumas proteções que se encontram à venda ;) )
10dez2006000009ri7.jpg

Os pedais são uns Wellgo M18, com uma boa relação preço/qualidade e bons com este tempo de lama, visto terem uma estrutura mais "aberta"

Continuando com o material "novo", aqui está a nova (usada) suspensão. É uma Rock Shox Duke C U-Turn de 2003. Tem 10.000km feitos e 3 revisões, a última das quais foi feita antes de me vir parar às mãos. Pelo que deu para avaliar até agora, tem um amortecimento muito confortável e eficaz. Chega e sobra para mim
10dez2006000012ba4.jpg

Pormenor do U-Turn que permite variar (manualmente) o curso entre 63 e 108 mm
10dez2006000020ce7.jpg

O banco do condutor é regulável em altura e com estofo em pele [}:)] é um Fizik Nisene, excelente em conforto, algo muito importante para mim que passo horas sentado nele ;)
10dez2006000011ge0.jpg

Em termos de rodas, está equipada com jantes em liga leve de 26 polegadas [}:)] , sendo a dianteira composta por um aro Mavic em Cerâmica, excelente robustez e boa eficácia de travagem, mesmo em condições onde uns "normais" V-Brake deixam de ser eficazes, chuva e lama, como é óbvio, tem uns calços especiais que foram caros, mas que duram e duram
10dez2006000018pn2.jpg

e um cubo dianteiro SRam 5.0 que é ainda original [:0] devido a esse motivo e a nunca ter tido manutenção, está com uma ligeira folga
10dez2006000019xf8.jpg

A roda traseira, tem um aro Mavic X317, com uma robustez tambem de assinalar. Tanto um como o outro, nunca precisaram de ser desempenados, isto em 15.000km (traseiro) e 28.000km (dianteiro)
10dez2006000022ch7.jpg

O cubo traseiro é um Deore, que nunca viu as mãos do mecânico desde que o comprei, e que ainda não me deu problemas até agora
10dez2006000021em0.jpg

Os travões é que não foram mexidos neste upgrade, mas para breve vou-lhes dedicar alguma atenção com troca de calços traseiros bem como trocar ambos os cabos e toda a cablagem, para ver se a eficácia melhora um pouco
10dez2006000017mb2.jpg

Em termos de posto de condução, este é dominado pelo ciclometro que comprei no Lidl por 5€ com umas incriveis 20 funções [:0] (algumas ainda não as descobri, nem me fazem falta [8)]), com a mais interessante de ser a indicação da temperatura :)
10dez2006000024ge7.jpg

A única coisa que não é original aqui, são os manipulos das mudanças, visto que o resto ainda é de origem. Reparem no detalhe interessante de montagem do ciclometro [^]
10dez2006000025mz3.jpg

Quando vinha a caminho de casa, sou brindado com um pôr do sol espectacular no Cais do Sodré
10dez2006000041to4.jpg

Pelo que aproveitei para mais algumas fotos da máquina
;)

10dez2006000043co4.jpg

10dez2006000044mq4.jpg

10dez2006000045sc7.jpg

Em conclusão, fiquei com uma bicicleta boa. Com o dinheiro que gastei no upgrade/manutenção, não tinha comprado algo com a mesma qualidade de componentes. E para mais não me tinha conseguido desfazer dela, visto que foi a minha primeira bicicleta e companheira de muitas aventuras, algo que vai continuar a ser por ainda alguns (muitos) anos e km's [8D]

Espero que gostem, visto que eu gostei. Agora façam o mesmo às vossas e mostrem em detalhe as vossas bicicletas ;)

Pc, gostei bastante das modificações na tua bike! Deste vida nova a um modelo clássico da BH! Já agora, no teu caso, trocava o espigão... Está a destoar no resto do conjunto!;)

citação:Originalmente colocada por Jota17

Pc, gostei bastante das modificações na tua bike! Deste vida nova a um modelo clássico da BH! Já agora, no teu caso, trocava o espigão... Está a destoar no resto do conjunto!;)

Obrigado ;) Também gostei do resultado final, mas acho estranho ter uma suspensão "descolorida", durante anos foi vermelha, agora é uma cor sem sal :D

O espigão ainda é o original, e não estava a pensar trocá-lo. Geralmente troco as peças quando elas dão o berro.

Já agora, porque o trocavas?

PS: Ao ser um modelo clássico da BH, será que deveria de ter posto as fotos na parte dos Clássicos? [}:)]

Eu também só costumo trocar as peças quando estão nas últimas! Quanto ao espigão, trocava-o porque ia dar outro estilo à bike e não era uma troca muito onerosa! Por exemplo, marcas como a BBB, OnOff, Ritchey, oferecem modelos a preços em conta!
Quanto ao facto de ser clássica, a minha Specialized Rockhopper também é! É o quadro de 2003 e construída com peças em segunda mão!;)

Talvez fique para o próximo upgrade ;)

Mas estou desconfiado que a próxima coisa, vão ser as rodas. Um dos problemas dos V-Brake, é o desgaste que provocam no aro, que mais tarde ou mais cedo, acaba por ceder.

Infelizmente o quadro não dá para travões de disco [8], pelo que vou ter que ficar pelo sistema V-Brake :(

Quanto à tua bike, de 2003 ainda não é clássica, está na fase de se chamar "antiga" :)
Por vezes no mercado de peças usadas, conseguem-se grandes preços o que permite fazer montagens de qualidade (isto dependendo do desgaste das mesmas, como é óbvio) ;)

Muito bom esse upgrade.

Quanto ao disco, podes sempre colocar disco à frente e V-brake atrás.

citação:Originalmente colocada por edias

Muito bom esse upgrade.

Quanto ao disco, podes sempre colocar disco à frente e V-brake atrás.

Obrigado ;)

Já me tinha passado pela cabeça essa ideia, e a trocar o V-Brake da frente, de certeza que vai ser por um travão de Disco Hidráulico.

É uma questão de t€mpo :)

pc, excelente bike...quanto à falta de côr na forqueta é uma questão de hábito...daqui a nada já nem reparas...ta "five stars"...

tal como ja tinha dito fica aqui uma foto da minha "modesta" bike!

já tem a suspensão nova...eh um modelo modesto e barato...como de inicio não tinha a certeza se ia alinhar mto no btt, preferi na investir mto...no entanto tenho feito quase todos os fins de semana..[:X]

agora à semelhança do que fiz com a suspensão, vou fazendo alterações...a próxima sera a roda de trás...está a gripar o carreto...[xx(]

cpts!!! ;)

Download Attachment: Bike.JPG
54.78KB

arct, também começei com uma bicicleta de supermercado, e passado um ano comprei a Coronas ;) Acho que quase todos começam assim :)

PS: Não se consegue ver a foto, tens que colocar um nome diferente no ficheiro, isso com caracteres portugueses o browser passa-se ;)

Entretanto na sexta-feira tive o meu primeiro azar na Coronas. Quando ia para o trabalho a corrente foi-se [8]

imag0002ej6.jpg

Ou melhor, um dos elos abriu e ficou completamente encaixado no desviador traseiro. Para o desencaixar, tive que desmontar a roda traseira e recorrer a um canivete para o libertar. O que vale é que ia devagar (foi na mudança do prato do meio para o grande), porque se fosse um pouco mais depressa, tinha rebentado a corrente (ainda mais) e talvez lixa-se o desviador traseiro :(

Já à uns dias que vinha a sentir algo diferente sempre que dava duas voltas à pedaleira. Sentia algo no pé direito, pensei que fosse o pedal que tivesse algum problema no eixo (parecia a falta de uma esfera). Na quinta-feira quando cheguei a casa à noite, lubrifiquei muito bem os pedais e dei uma limpeza rápida na corrente, mas não detectei nenhum problema na mesma, talvez porque fiz o trabalho à pressa, era noite e estava frio na rua [:p]

Quando na sexta de manhã peguei na bike para ir para o trabalho, começei logo a sentir os mesmos sintomas do dia anterior. Quando ia a fazer contas de cabeça a uns pedais novos, na mudança do prato do meio para o grande, deu um "chupão" e ficou a corrente presa [xx(]

Conclusão, por não andar com um desmonta-correntes, tive que ir a empurrar a bike para casa (talvez 2km) para ir buscar a outra.

É chato isto acontecer em material quase novo (a corrente tem 350km), pelo que não sei se foi azar ou vinha com algum defeito [8)]

Entretanto no sábado ainda tive que utilizar o meu kit de primeiros socorros, para ajudar um senhor de idade (79 anos), que se estava a iniciar no BTT com o sobrinho :). Infelizmente no single track que vai de Algés à Cruz Quebrada, mesmo no fim, ele perdeu o equilibrio, caiu, e bateu com a cabeça no chão, tendo feito um ferimento junto de uma das vistas. Felizmente, ando sempre com algo para desenrascar nestas situações, pelo que fiz a primeira boa acção do dia [8D]

Quando vinha a caminho de casa depois de uma voltinha no Jamor, encontro em Belém um BTTista enrascado com o pneu furado. Paro logo para ajudar a reparar a avaria, quando para espanto vejo que era um colega aqui do fórum [}:)]

Segunda boa acção feita, e ambos seguimos o nosso caminho. Mas ficou apalavrado um passeio em Sintra [8D]

Talvez para o terceiro passeio do fórum ;) [:X]

Pc, quando trocaste de corrente, devias ter montado uma daquelas de engate rápido e que não precisam de qualquer ferramenta! Mesmo com uma shimano, um elo rápido, que se aperta apenas com as mãos, resolvia esse problema rapidamente!

Back