Tópico do BTT

Eu paguei um bocadito mais pela revisão da minha,em janeiro de 2010!
Mas também foi enviada para o importador!
Tinha cerca de 4000 kms!
No mês passado fui á loja para fazer a revisão,visto que já tem mais 8500 kms e já passou um ano,e ele aconselhou-me a não fazer a revisão(era dinheiro deitado fora),experimentou-a e disse que estava como nova e só para fazer a revisão quando começar a perder muito ar ou deixar de fazer aquele barulho tipo serpente quando carregamos no guiador e o deixamos!!

È uma suspenção do carago,do melhor mesmo[;)]

Eu acho que é melhor fazer a manutenção enquanto ela está boa. A Fox recomenda se não me engano de 100 em 100 horas (ou será 50?!). Para mim acaba por ser perto de 1 ano.

Se começar a ter muita sujidade passa para as bainhas e o desgaste aumenta muito. Numa suspensão que custa 650 euros não me importo de gastar 45 uma vez por ano ou de 2 em 2 anos (depende do que se andar), até porque mantém sempre o funcionamento impecável assim!

Como dizes, suspensão do carago! [:cool:]

Sendo assim, prefiro novas... Já agora, qual é o peso aproximado das RM5?
Quanto ao quadro, é mto leve, no pegar. Mas naquele tamanho não me parece que tenha apenas 1500g. Deve ter mais um bocadinho.
Pesei com caixa de direcção, dropout e espigão e acusou mesmo assim, abaixo dos 2kg. Pelas montagens que vi no FBTT, andam sem mtos malabarismos entre os 11 e os 12 kg.
A Giant ficará na família e passará, cmo já referi, para o meu irmão, o que me deixou tb contente. Mas por enquanto, continua "as minhas ordens" :p
A Fizzbikes diz 1770 gramas (o par). Não deve andar longe disso, mas tenho ideia que as de 2010 indicavam 1800 e pouco.

Quanto ao quadro, se com tudo isso pesa abaixo dos 2 kg não pode andar longe das 1500 g [;)]
Excelente compra.

100do,já estou inscrito na maratona do Cabicanca,portanto devo ter direito a jersey[kiss]

12€ com direito aquilo tudo é muito bom,espero que o percurso e a organização seja do melhor!!

É a primeira vez que vou para os lados do distrito da Guarda[:cool:]
Eu também vou lá estar [kiss]
Sou dos primeiros dorsais, mas os jerseys devem estar quase no fim. É que já na semana passada diziam que havia mais de 100 confirmados.
Aquela zona deve ter trilhos muito bons [;)]

Eu acho que é melhor fazer a manutenção enquanto ela está boa. A Fox recomenda se não me engano de 100 em 100 horas (ou será 50?!). Para mim acaba por ser perto de 1 ano.

Se começar a ter muita sujidade passa para as bainhas e o desgaste aumenta muito. Numa suspensão que custa 650 euros não me importo de gastar 45 uma vez por ano ou de 2 em 2 anos (depende do que se andar), até porque mantém sempre o funcionamento impecável assim!

Eu tenho 2 pernas para a minha suspensão, lol

Quando a comprei usava v-brake e ela só dava para disco. Então trocaram as pernas e fiquei com as duas.

No ano passado quando fiz a revisão mandei trocar outra vez. As de v-brake têm lá os vedantes que pouco serviram. Se um dia fizer a revisão por perto talvez ainda os aproveite.

Também concordo que se deve fazer antes dos problemas. No entanto, para quem como eu anda pouco acho que não há necessidade de a fazer todos os anos. Ainda assim estou a estranhar um pouco a gordura na minha.

Há modelos da Fox conhecidos por babarem óleo com bastante frequência. Penso que a Talas é uma das tais. A terralogic é conhecida por ter umas pernas sequinhas [kiss]

Pq tenho ideia que tubeless e preciso mta (ou mais) manutenção. E eu nem sempre estou por cá.
Além disso, tenho ideia que camaras, nos furos, é mais pratico. É trocar e siga. Por ex, se tivesse tubeless no meu ultimo rasgão, n creio que tivesse mantido o pneu. Provavelmente teria de comprar outro. Assim, troquei a câmara, e dessa mesma câmara rasgada fiz um remendo para o pneu que ainda lá anda há mais de 200km e ainda n m deu chatices.

Mas posso estar a ver mal a coisa. Confesso qeu n estou dentro do assunto

Não podias estar mais errado.

Podes usar tubless que não tem qualquer tipo de manutenção. Não percebi o tipo de manutenção que tem o tubless. Se quiseres usar líquido aí sim terás de ter algum cuidado consoante o tipo de líquido que uses podes ter de acrescentar tipo de 2 e, 2 meses (isto se usares...).

Furo, colocas câmara e siga é igual a câmara....
O pneu rasgou, remendas, existem remendos para tubless, desde que não seja um corte enormíssimo, mas se for muito grande tanto num como no outro não há nada a fazer.

De resto podes usar menos pressão nos pneus e agarra muito melhor, não salta tanto, tens maior controlo, não trilhas câmaras a baixas pressões, as vantagens superam em muito as desvantagens.

Eu sou dos que sempre usou tubless e sempre que não uso arrependo-me, sempre chego à conclusão que estou a errar quando não tiro partido do melhor que o tubless tem. Também uso com líquido sempre, sou dos que tive alguns (imensos) problemas com o líquido e os pneus que ganhavam bolhas, mas cheguei à conclusão que os furos que evitou superou em muito os pneus que perdi e as chatisses de ter de parar e colocar câmaras. Ainda no sábado passei por cima de uns vidros, furou o pneu e o Notubes cumpriu o seu papel e tapou o furo, perdeu algum ar, mas chegou perfeitamente a casa e ainda dá para sair sem colocar mais ar.

Tubless e com líquido... Na traseira por norma uso mesmo pneu tubless na frente é sempre convertido.

Não podias estar mais errado.

Podes usar tubless que não tem qualquer tipo de manutenção. Não percebi o tipo de manutenção que tem o tubless. Se quiseres usar líquido aí sim terás de ter algum cuidado consoante o tipo de líquido que uses podes ter de acrescentar tipo de 2 e, 2 meses (isto se usares...).

Furo, colocas câmara e siga é igual a câmara....
O pneu rasgou, remendas, existem remendos para tubless, desde que não seja um corte enormíssimo, mas se for muito grande tanto num como no outro não há nada a fazer.

De resto podes usar menos pressão nos pneus e agarra muito melhor, não salta tanto, tens maior controlo, não trilhas câmaras a baixas pressões, as vantagens superam em muito as desvantagens.

Eu sou dos que sempre usou tubless e sempre que não uso arrependo-me, sempre chego à conclusão que estou a errar quando não tiro partido do melhor que o tubless tem. Também uso com líquido sempre, sou dos que tive alguns (imensos) problemas com o líquido e os pneus que ganhavam bolhas, mas cheguei à conclusão que os furos que evitou superou em muito os pneus que perdi e as chatisses de ter de parar e colocar câmaras. Ainda no sábado passei por cima de uns vidros, furou o pneu e o Notubes cumpriu o seu papel e tapou o furo, perdeu algum ar, mas chegou perfeitamente a casa e ainda dá para sair sem colocar mais ar.

Tubless e com líquido... Na traseira por norma uso mesmo pneu tubless na frente é sempre convertido.
Mas com rodas tubeless ou convertidas?
Porque é que usas um convertido na frente? Não há maior risco com um convertido do que com um tubeless? Falo em risco do pneu descolar, numa curva, ou numa pedra, por exemplo.

Eu tenho 2 pernas para a minha suspensão, lol

Quando a comprei usava v-brake e ela só dava para disco. Então trocaram as pernas e fiquei com as duas.

No ano passado quando fiz a revisão mandei trocar outra vez. As de v-brake têm lá os vedantes que pouco serviram. Se um dia fizer a revisão por perto talvez ainda os aproveite.

Também concordo que se deve fazer antes dos problemas. No entanto, para quem como eu anda pouco acho que não há necessidade de a fazer todos os anos. Ainda assim estou a estranhar um pouco a gordura na minha.

Há modelos da Fox conhecidos por babarem óleo com bastante frequência. Penso que a Talas é uma das tais. A terralogic é conhecida por ter umas pernas sequinhas [kiss]

A mim já me disseram que não ficar com as bainhas com um pouco de gordura é mau sinal, mas como disse tinha aquelas "esponjas" secas. Agora as novas já ficara embebidas em óleo e espero que deixe um pouco de gordura nas baínhas!

Quanto à frequência da manutenção cada um sabe de si, o tipo de andamento, etc. Eu fiz a pensar que já ia tarde, mas pelos vistos foi inda bastante a tempo, mas melhor assim! [kiss]

Já agora, alguém sabe onde se pode comprar fita PoweTape da Pattex? Será que no BricoMarche?
Indicam que esta fita é a ideal para converter para tubeless. Ando tentado a isso. não sei se o devo fazer enquanto tenho a Trek Fuel, ou se espere até ter um rigido.

A Fizzbikes diz 1770 gramas (o par). Não deve andar longe disso, mas tenho ideia que as de 2010 indicavam 1800 e pouco.

Quanto ao quadro, se com tudo isso pesa abaixo dos 2 kg não pode andar longe das 1500 g [;)]
Excelente compra.

Quanto as rodas, no máximo estava a pensar em 2kg. Não faço ideia de quanto pesam as que tenho na Giant. Nem sequer sei a marca (não tem sequer). Mas devem ser bem mais pesadas que isso. Qlq marca abaixo dos 2kg, para mim serve. Em rodas, prefiro ter mais robustez em detrimento do peso.

Quanto ao quadro, pesa certamente mais um bocadinho que as 1500g. Não chegava aos 2kg, mas andava la perto. 1970/80g... Por ai.
Mas mesmo assim é bonzinho. Um pormenor de que gostei foi que não se notam soldaduras. Aliás, parece que não as tem sequer.

As soldaduras são polidas.
Quanto às rodas as Fulcrum Red Metal 5 são de inteira confiança. Pelo facto de serem de rolamentos são ainda melhores a outras [;)]

Aquelas com suspensão à frente e traseira
O pessoal anda a dar 150€ por rodas MINIMAMENTE em condições para praticar BTT, já podes imaginar para o que serve uma bicicleta de 100€, e o que é necessário para uma de freeride...
Com esse valor não compras nada que vá alem dum passeio, nas calmas, na ciclovia, e se fores "forte" (em termos de peso) nem para isso dá.

Pq tenho ideia que tubeless e preciso mta (ou mais) manutenção. E eu nem sempre estou por cá.
Além disso, tenho ideia que camaras, nos furos, é mais pratico. É trocar e siga. Por ex, se tivesse tubeless no meu ultimo rasgão, n creio que tivesse mantido o pneu. Provavelmente teria de comprar outro. Assim, troquei a câmara, e dessa mesma câmara rasgada fiz um remendo para o pneu que ainda lá anda há mais de 200km e ainda n m deu chatices.

Mas posso estar a ver mal a coisa. Confesso qeu n estou dentro do assunto

a tua ideia é um pouco errada, eu por ex. prefiro câmara por causa dos preços exorbitantes dos pneus tubless.
Eu sei que dá para converter os "normais" kevlar, mas não dá tanta segurança.

Porque é que usas um convertido na frente? Não há maior risco com um convertido do que com um tubeless? Falo em risco do pneu descolar, numa curva, ou numa pedra, por exemplo.

A maior parte delas são convertidas.
O convertido na frente é pela leveza e pelo facto de não sofrer com impactos tão grandes quanto o traseiro, embora de vez em quando também use alguns convertidos na traseira.
Já te expliquei que como é lógico existe um maior risco de saltar um pneu, mas hoje em dia existem muitas marcas que disponibilizam pneus tubless ready, que têm menor diâmetro, logo são quase como que os tubless, só que necessitam do líquido para selar. Neste momento também tenho alguns aros notubes e esses segundo me parece o penu entra mais justo logo dificilmente sai. No site da notubes eles dizem que tipo (marcas) de pneus usar.

Isso agora depende da não só do pneu mas diria que principalmente com a jante. Já vi o mesmo pneu a entrar e sair duma jante facilmente e noutra andavam dois marmelos à volta dele[:D]

O facto de ele ter um convertido à frente e não a trás diria que tem a ver com a distribuição do peso. Mais atrás, logo anda com um pneu mais resistente.

Eu tenho um convertido à frente e atrás um normal com câmara com líquido...só o vou trocar quando me deixar mal (preguiça minha:sh))

Penso que seja de 50 em 50 para as forquetas,mas disseram-me que era de 100 em 100 ou de ano a ano,para mudar oleo e retentores!

O que estraga mais é um gajo esquecer-se de desbloquear a suspensão e como eu muito raramente a bloqueio,só numa sprint em modo de brincadeira com os amigos e em asfalto,penso que o oleo e os retentores ainda estejam como novos apesar de terem mais de 4000kms e seguramente mais de 100 horas!!!

O meu amortecedor funciona como novo,já não leva ar há mais de um ano e nunca foi a uma revisão,é um Manitu e fiabilidade é com ele!!

Eu também vou lá estar [kiss]
Sou dos primeiros dorsais, mas os jerseys devem estar quase no fim. É que já na semana passada diziam que havia mais de 100 confirmados.
Aquela zona deve ter trilhos muito bons [;)]

Na lista que está no site deles eu também lá estou mais uns 10 amigos meus,já todos pagamos e temos dorsais com nºs abaixo do 150[;)]
Mas a lista de inscritos já deve ir longa!!!

Aquela zona é muito bonita,lá nos encontraremos[:cool:]

Comprei uma Berg por pouco mais de 200€, e ando por trilhos quase todos os fds, não sou rico e apesar de gostar bastante de BTT não sei especificações nem fazer arranjos, limito-me apenas a lavar a bicicleta quando chego a casa, colocar óleo na corrente, travões e chega... já a tenho há cerca de ano e meio e sempre a rodar... acho que exageram um pouco quando dizem que só bicicletas "especiais" é que servem para termos um bom tempo de BTT. Se me falarem em competição, ai já acredito nisso, claro! [:cool:]

Voltar
Superior