Fiz recentemente umas compras online, já a pensar na mudança de transmissão que uma das minhas bikes vai precisar a breve trecho.
Em termos de pratos, comprei uns da Stronglight, sendo os de 44 e 32 de aluminio e o de 22 em aço. Parecem ter uma boa relação preço/qualidade.
Em termos de cassete, optei por fugir um pouco ao normal, em que ou se compra SRam ou Shimano. Neste caso optei por uma SR Suntour. Perguntam alguns de vocês "mas isso não é marca de suspensões manhosas?" [

]
Até podem ter suspensões manhosas, mas também têm suspensões boas, bem como outro tipo de material, onde se inclui a cassete que comprei
Aqui está ela, cassete Axon 11-32. Esta cassete tem a particularidade de ter as 3 relações maiores em aluminio, enquanto as restantes são no normal aço
Aspecto de como vai ficar quando montada
As vantagens de ter parte da cassete em aluminio é o peso do conjunto.
Só para terem uma ideia dos valores em jogo, e de como esta cassete se situa perante a concorrência, aqui vão alguns dados tirados do site
http://weightweenies.starbike.com/listings/components.php?type=cassettes
Shimano Deore LX 11-32 9-speed 327 g
Shimano Deore XT CS-M760 11-32 9-speed 263.5 g
SRAM PG-970 11-32 9-speed 321 g
SRAM PG-980 11-32 9-speed 273 g
SRAM PG-990 11-32 9-speed 271 g (a tal da aranha vermelha)
SR Suntour CS-AXON-S9 11-34 9-speed 259 g (este peso é para uma cassete de 11-34, a minha é de 11-32 pelo que ainda é mais leve)
No papel esta cassete tem uma relação preço/peso/qualidade excelente, agora vamos ver como se comporta com a utilização. Mas de referir a excelente qualidade de construção da mesma, de muito bom nível apr
Como alguns de vocês gostam de ver as "traseiras" das cassetes (o motivo pelo qual compram a tal SRAM com a aranha vermelha), aqui vai as traseiras da mesma. Não é tão bonita com uma XT, mas não se pode ter tudo
Também fiz o "upgrade" da pedaleira LX para uma XT (usada) numa das minhas bikes, mas ainda não tenho fotos da mesma. Mas para breve cá volto com elas [

]