Tópico do BTT

pequeno problema que a roda traseira da hardrock tem.
quando a roda esta no ar, ao rodar o pedaleiro para tras ligeiramente, a roda também anda, será o cubo que se estragou?
ou será afinação do desviador?
O cubo não, mas parece que tens um problema no cepo.
De que marca é o cubo?
Pode até bastar lubrificar os linguetes. Essa roda já andou muito?

pequeno problema que a roda traseira da hardrock tem.
quando a roda esta no ar, ao rodar o pedaleiro para tras ligeiramente, a roda também anda, será o cubo que se estragou?
ou será afinação do desviador?

Tu também? lol. A minha de trás acho que está a dar de si, vou ver se dá para reparar, vou tentar eu... :sh)

A minha quando está no ar está solta, e abana, apesar dos apertos estarem bem apertados. Quanto a isto penso ser os cones.

Para além disso está a fazer barulho ao andar, um (trek, trek, trek...) isto é que já não sei o que poderá ser, esferas talvez, não?

Troquei agora a pedaleira, queria ver se as rodas aguentavam mais um pouco, mas comecei a pesquisar o mercado.

O cubo não, mas parece que tens um problema no cepo.
De que marca é o cubo?
Pode até bastar lubrificar os linguetes. Essa roda já andou muito?
mas afinal o que é o cepo?
a roda não andou muito mas é daquelas mach1 e se calhar a qualidade não deve ser grande coisa
Tu também? lol. A minha de trás acho que está a dar de si, vou ver se dá para reparar, vou tentar eu... :sh)

A minha quando está no ar está solta, e abana, apesar dos apertos estarem bem apertados. Quanto a isto penso ser os cones.

Para além disso está a fazer barulho ao andar, um (trek, trek, trek...) isto é que já não sei o que poderá ser, esferas talvez, não?

Troquei agora a pedaleira, queria ver se as rodas aguentavam mais um pouco, mas comecei a pesquisar o mercado.

esta não faz barulho nem tem folgas, é só mesmo rodar para tras

Parece-me bem, ~78€(já com portes) [;)]

P.S.- Não te esqueças que tens que comprar os cleats para colocar nos sapatos :)

shimano-spd-cleats.jpg

Last edited:
mas afinal o que é o cepo?
a roda não andou muito mas é daquelas mach1 e se calhar a qualidade não deve ser grande coisa

esta não faz barulho nem tem folgas, é só mesmo rodar para tras
O cepo é isto:

newpicture002.jpg

Attachments

• newpicture002.jpg
    newpicture002.jpg
    10.8 KB · Views: 0
Não...
Foi em Coimbra. Um conhecido de um amigo meu...
Negócio feito em mão tipo "toma lá, dá cá". Diz que deixou o btt e dedica-se a estrada agora e tinha lá aquele material arrumado.

e poderá ser isso que está estragado?
é fácil de desmontar?
se calhar é só lubrificar, não?
Nunca desmontei nenhum, mas depende da marca do cubo.
Dentro do cepo há uns linguetes. Há marcas que têm 2, outras mais. Esses linguetes servem para que a cassete só prenda num sentido. Têm uma mola que os faz prender. Quando parte, a roda fica solta (dás aos pedais e não andas, lol). Quando prendem é normalmente falta de lubrificação.

Por exemplo na Mavic dá para levar só os linguetes, sem ter que se mudar o cepo. Nessas, não faço ideia [s)]

O melhor seria levares a uma loja.

Evita andar assim, porque o mais certo é que te puxe o desviador e pode fazer estragos [;)]

Nunca desmontei nenhum, mas depende da marca do cubo.
Dentro do cepo há uns linguetes. Há marcas que têm 2, outras mais. Esses linguetes servem para que a cassete só prenda num sentido. Têm uma mola que os faz prender. Quando parte, a roda fica solta (dás aos pedais e não andas, lol). Quando prendem é normalmente falta de lubrificação.

Por exemplo na Mavic dá para levar só os linguetes, sem ter que se mudar o cepo. Nessas, não faço ideia [s)]

O melhor seria levares a uma loja.

Evita andar assim, porque o mais certo é que te puxe o desviador e pode fazer estragos [;)]

As minhas prototype têm "apenas" 52 linguetes! [:D] Um abuso. Daí aquele ruído estilo carreto de pesca! [:cool:]

Por acaso não sei quantos têm as Fulcrum, mas se o barulho for proporcional ao n° de linguetes, então têm muitos [:cool:]

e poderá ser isso que está estragado?
é fácil de desmontar?
se calhar é só lubrificar, não?
Tens aqui um tópico onde se explica como se desmonta um cubo. Não percebi a marca, e como disse depende da marca que é. Mas não pode ser muito diferente. Pode é ser mais difícil arranjar peças caso seja necessário.

(Edit)
Convém meter o link, lol
http://www.projectobtt.com/forum/index.php?topic=11166.15

Last edited:
Back