Tópico do BTT

Provavelmente o parafuso plástico para afinar estou certo? É o ponto fraco dos desviadores (pelo menos dos shimano).

E quando sabem que vão estar muito tempo sem andar, tem algum tipo de cuidado em especial?

Deixar a corrente no prato mais pequeno da pedaleira e no mais pequeno também da cassete, assim o desviador traseiro não fica constantemente a fazer pressão na mola.

A bold...

Depende do estado dela. Eu lavo com máquina de pressão mas tenho cuidado para onde aponto a lança e a pressão com que sai a água. Por ex, para corrente, cassete e desviadores é pressão máxima. Idem para o quadro espigão e bainhas da suspensão Sai a porcaria toda. Para as zonas mais sensíveis (rolamentos das rodas e pedaleira, caixa de direcção que, embora sejam selados) limpo primeiro com um pano ou pincel e depois ou reduzo a pressão, ou afasto-me de forma a lá chegarem apenas as gotículas. Os retentores da suspensão, limpo-os sempre com um pincel para remover as areias e depois com a água que inevitavelmente lá cai, a porcaria sai toda.
No fim seco-a, lubrifico-a e passo um pano com limpa-tabelier por ela toda, retentores e pernas da suspensão inclusive.
Lava-a só com água. Sem detergentes malucos...

A sublinhado...

A melhor maneira, será guarda-la num sitio o mais seco possível.

Tinha ideia que não se podia lavar o conjunto em si todo. Assim o trabalho fica mais facilitado. Obrigado

Tinha ideia que não se podia lavar o conjunto em si todo. Assim o trabalho fica mais facilitado. Obrigado

Tem atenção as tais zonas sensiveis.
Eu, aproveitei a lavagem do carro e lavei a minha hoje. Apliquei o truque do spray limpa-tablier e ficou impecável. [:cool:]

Provavelmente o parafuso plástico para afinar estou certo? É o ponto fraco dos desviadores (pelo menos dos shimano).
não é essa, é dentro do desviador.
Quais são so deore e que peça é? Tenho uns deore do modelo antigo encostados. Posso-te desenrascar a peça.
são os deore de 2008 para a frente acho eu.
tem que se tirar a tampa dos manípulos, e lá dentro tem uma peça branca, redonda onde entra a ponta do cabo.
quando metes mudanças, essa peça roda por dentro.
mas daqui a pouco vou tirar fotos para verem a peça que se partiu
o manipulo é destes, mas é o de 3 velocidades
http://santiagodocacem.olx.pt/vendo-manipulo-deore-9-v-iid-140375389

aqui estão as fotos.
tive que tirar a tampa do shifter
DSC00001-2.jpg

aqui está a ponta do cabo dentro do shifter, que saiu
DSC00002-2.jpg

e a peça que partiu.
só tinha um buraco com espaço para passar o cabo, e aquela parte de chumbo ficava do lado de fora
DSC00003-1.jpg

Boas

Hoje voltei a andar. 5 semanas depois do entorse que me "encostou". Fiz um Padrão dos Descobrimentos - Ponte Vasco da Gama, e volta, ainda a medo com o rodar para desencaixar.....num ressalto ainda senti dor no pé, mas doi-me mais as pernas e o rabo do que o pé, o que são óptimas notícias. Para a semana vou arriscar Monsanto ou Jamor antes de regressar a Sintra!!!

Ui, isso duvido que dê para mudar. é o manípulo de 3 velocidades?

Manda-me PM com a tua morada que amanhã envio-te o manípulo de 3 velocidades (não é novo, mas funciona). Tenho que ir aos correios e aproveito e mando-te isso.

Abraço.

Ui, isso duvido que dê para mudar. é o manípulo de 3 velocidades?

Manda-me PM com a tua morada que amanhã envio-te o manípulo de 3 velocidades (não é novo, mas funciona). Tenho que ir aos correios e aproveito e mando-te isso.

Abraço.

sim, é o de 3 velocidades, mas não te vai fazer falta?

Estou a pensar em comprar uns shifters e um desviador tudo X9 que estão a venda no olx. Não para substituir já o meu conjunto X7, pq até ver estou satisfeito com eles. A ideia seria para ter de reserva, no caso de estes terem algum problema e necessitarem de ser trocados. Sendo que em lojas nacionais um desviador X7 nunca me fica a menos de 60€, sensivelmente o mesmo preço para o par de manípulos... Ficar-me-ia tudo a mais de 100€.
Já troquei uns emails com o vendedor e faz-me o conjunto por 60€ já com portes incluídos.

Ficou de me mandar mais umas fotos amanha mas o material parece estar em bom estado e pelo preço, parece ser um bom negócio...

As fotos do desviador:

Uploaded with ImageShack.us

60€ tudo? Eu comprava sem pensar e montava. Uso exactamente esse material há dois anos e até agora...à prova de bala. E o funcionamento é muito bom (não tem a suavidade de um xtr [:D]...mas é eficaz e resistente).

Ah...quer-me parecer que esse desviador pouco mato viu...ou então é da foto, mas acho que é bom negócio.[;)]

60€ tudo? Eu comprava sem pensar e montava. Uso exactamente esse material há dois anos e até agora...à prova de bala. E o funcionamento é muito bom (não tem a suavidade de um xtr [:D]...mas é eficaz e resistente).

Ah...quer-me parecer que esse desviador pouco mato viu...ou então é da foto, mas acho que é bom negócio.[;)]

Estou mesmo só a espera que o gajo me mande amanha as fotos do desviador. Se se comprovar o estado, avanço para a compra. Sim, 60 por tudo já com portes.
Um X9 no outlet da sz custa 94€.
Mas se o cmprar, não o irei montar logo. Primeiro quero "dar cabo" do X7 que tenho montado e de que gosto mto...

Estou mesmo só a espera que o gajo me mande amanha as fotos do desviador. Se se comprovar o estado, avanço para a compra. Sim, 60 por tudo já com portes.
Um X9 no outlet da sz custa 94€.
Mas se o cmprar, não o irei montar logo. Primeiro quero "dar cabo" do X7 que tenho montado e de que gosto mto...

Olha que é mais lógico montares já do que dar cabo de um desviador (que só vai à vida com pancada, por rolamentos gastos ou por mola sem tensão)...é que ficas com o teu x7 de reserva, para se tiveres um acidente não ficares com a bicla parada, ou para por numa bicla simples, um dia que precises dele...[;)]

Se gastas o x7 e depois tens um azar com o x9 ficas pendurado...e tens que compra um de imediato...

Back