Tópico do BTT

Numa "fininha" não é assim tão difícil, numa BTT pago para ver subires algumas subidas com o prato 44, ou até mesmo 42.

tenho uma btt, faz-me confusão fazer curvas em pneus esparguete [:D], tenho de ver se consigo saber as inclinações das subidas que faço

Confesso que do tou post só percebi a parte "minis"...[:D][:D][:D][:D][:D]

Pois...o mais normal é que nem eu perceba muito bem se for a ler noutro dia...escrevi como me veio à cabeça o raciocínio...e se for a explicar aqui o raciocínio mais pormenorizadamente precisava de meia página de tópico. Basicamente é...vão por mim (que eu fiz as contas [:D])!

boas!

ando a ver por onde posso reduzir peso, sem magoar a carteira lol.

tenho uma rodas alexrims dp17, vale a pena trocar?
qual sera o peso do conjunto?

cumprimentos

As rodas são alexrims? Não serão só os aros? (Eu tenho uns XD-Lite da mesma marca, muito baratos para 438g e têm sido à prova de toda a porrada)

De que marca são os cubos e os raios? Os teus aros anunciam 470g (cada), se souberes as outras coisas podes começar a somar e comparar com as hipóteses que tens para o que queres gastar...

boas!

ando a ver por onde posso reduzir peso, sem magoar a carteira lol.

tenho uma rodas alexrims dp17, vale a pena trocar?
qual sera o peso do conjunto?

cumprimentos

Coloca aí uma lista do material que tens. Assim é mais fácil.

Eu queria tirar cerca de 150g na minha mas não sei como. Trocando de pneus era fácil mas sem ser isso não tenho grandes alternativas. Sem essas 150g ficava abaixo dos 9kg!

ednuno. a tua bike ja esta num patamar muito elevado. longinqua da minha lol
e esta muito bonita por sinal.

respondendo, os aros nao teem qualquer referencia, assim como os cubos. foram as rodas que vieram com a bike de origem, uma merida matts tfs 100d se. nao faço ideia do peso, mas para os cubos nao terem marca visivel, aponto para algo fraco.

Acho que vou começar pelo pedaleiro.

Mas queria um com 42d no prato maior.
queria no pedaleiro 42-32-22 e na cassete 28-11. Assim já colocava a caixa média em perfeito uso. E como raramente uso o prato maior, nao sou de grandes velocidades nas descidas lol.
Tenho receio é dos 28d na cassete, talvez prejudique nas subidas ingremes. bem, ou 28-11 ou 32-11.

Agora ando a procura do pedaleiro, mas com 42d nao encontro quase nada.
Gosto dos race face deus, agora andam por 140 euros online.

Cumprimentos,
Miguel.

ednuno. a tua bike ja esta num patamar muito elevado. longinqua da minha lol
e esta muito bonita por sinal.

respondendo, os aros nao teem qualquer referencia, assim como os cubos. foram as rodas que vieram com a bike de origem, uma merida matts tfs 100d se. nao faço ideia do peso, mas para os cubos nao terem marca visivel, aponto para algo fraco.

As que substituí à pouco tempo também foram umas AlexRims, que ainda eram as de origem da minha Matts TFS XC 100D, por isso, as rodas devem ser muito idênticas, visto o modelo da bicicleta ser basicamente o mesmo.

O conjunto, sem apertos, mas com as fitas, pesa cerca de 2.2kg, por isso, se colocares umas boas rodas, podes tirar logo entre 400g a 500g, dependendo do que quiseres gastar.

Quanto à pedaleira, talvez uma SLX, é fiável, resistente, relativamente leve e já se encontram a menos de 100€ online. Eu não vejo a hora de substituir a minha, só me estou a conter por causa da nova gama XT que sai agora em Julho para me decidir, se compro a nova, ou então a ver se há baixas de preço na actual.

Last edited:
Prato 22 com carreto 28 atrás, é equivalente ao prato 26 e carreto 34 que é o mais leve que tenho. Dá para subir quase tudo.
Uma cassete 11-28 SLX é bastante leve. São 230g, isto é semelhante à XTR 11-32. [;)]
A pedaleira, iria para a SLX e trocava o prato 44 por um TA de 40 ou 42d.
Se a tua cassete for a Deore HG50 11-32 (que pesa 380g) e a pedaleira um Alivio ou similar, com esta troca ganhas umas 350g.

Edununo, não ficará mais leve tirar o prato 22 e comprar uma cassete mais convencional (11-34)? Tenho ideia que as 11-28 são mais caras, mas se calhar estou enganado.

Não deve ficar mais leve. O prato 22 é bastante leve e uma cassete SLX 11-34 pesa para cima de 300g. Não sei ao certo mas deve rondar as 340g já que a XT 11-34 pesa 300. Logo da cassete 11-28 para a 11-34 (ambas SLX) há uns 100g de diferença e o prato 22 pesa bem menos que isso. ;)
Depois há a questão do tirar o prato 22. Andava só com o de 32 e 44? Se sim isso era para homens de barba rija!!!!! É que 32 à frente e 34 atrás é bem pesado nalgumas situações.

Pois, a diferença de peso nas cassetes ainda é grandita...mas os pratos seriam 26 e 40 ou algo semelhante...32 e 44 para subir era capaz de ser complicado...[:D]

Isso é quase o que eu uso. Pratos 26 / 38 e cassete 11-34. Mas como a minha cassete é uma 11-34 XTR (que pesa apenas 240g) poupei bastante peso - e custou-me 25 euros!!!! Quase nova.

Numa "fininha" não é assim tão difícil, numa BTT pago para ver subires algumas subidas com o prato 44, ou até mesmo 42.
pois, em BTT há subidas que são impossíveis de fazer se não for a avozinha!
o piso é tão íngreme e escorregadio (basta que seja um pouco duro com alguma areia por cima) que ir de pé está fora de hipótese.

boas pessoal!

obrigado pela ajuda!

ora as rodas, nao sei que modelos em conta poderei colocar para poupar as 500g,@umas fulcrum red5?

quanto a cassete vai mesmo uma 11-28 que em conjunto com uma slx com 42d no prato maior ja me da para a caixa media.

agora ajudem-me a encontrar uma slx barata que de na minha menina.

comprei hoje uns sidi sierra, ja fui dar a volta da praxe, so posso dizer que andei enganado ate hoje lol. pedala-se muito melhor. e os crankbrothers parecem-me muito bons.

agora o proximo passo e a 11-28 e a pedaleira, talvez a slx ou uma deore xt...qual a diferença de peso?

cumprimenros

ola ednuno

o problema e que depois nao tenho corrente para andar no prato maior e carreto maior.
mas de qualquer das formas tambem nao se pode andar com corrente cruzada.

o pedaleiro slx compensa em relaçao ao xt?

ola ednuno

o problema e que depois nao tenho corrente para andar no prato maior e carreto maior.

Nem deves andar com a corrente assim.
Porque é que escolheste um desviador de caixa média?

ola ednuno

Se tens orçamento limitado, sim, o peso não é muito diferente (+/- 30g~35g), a qualidade é muito boa também e com o preço só da pedaleira XT, dá para comprar a SLX e uma cassete XT.

Mais uma volta brutal na Estrela.
Foram cerca de 45km desde Folgosinho ao Vale do Rossim. Tivemos um encontro com uma equipa de XC ( team altimetria ou qlq coisa do género). Isto porque hoje se realizou lá uma etapa do campeonato nacional de XC. Andavam a fazer reconhecimento a zona.
Não tirei fotos, mas o meu colega de viagem, sim. O não ter tirado fotos, deve-se a dificuldade do terreno, ao ritmo que o meu colega imprime (anda muito) e ao final do dia que se aproximava terrivelmente depressa e a consequente descida da temperatura.
Foi a primeira vez que fiz o percurso em BTT e adorei simplesmente.

Amanhã, em principio, a Carmen vai levar os acessórios novos.

Back