Tópico do BTT

Já que o pessoal anda a falar de pedais de encaixe, também me converti esta semana. Comprei uns shimano m520, BBBP (bons, bonitos, baratos, e pesados) As sapatilhas que tenho (umas da Decathlon) é que não parecem grande coisa, parecem-me pouco rijas por baixo.

Até não são muito pesados para o que custam.

Os 540 custam quase o dobro do preço e só pesam menos umas gramas.

Até não são muito pesados para o que custam.

Os 540 custam quase o dobro do preço e só pesam menos umas gramas.

E o mesmo raciocínio se aplica até aos XTR. Basicamente a concepção é idêntica em todos os modelos, apenas diminui o peso à medida que se sobe na gama. Só que diminui pouco. Podem consultar a página da shimano e observar as especificações dos pedais: a diferença é pouca no peso, mas muito no preço.

Para começar, os M520 são de longe o ideal.

Pelas specs que li deles, são de facto dos mais fiáveis que há no mercado, tendo em conta claro o preço que custam. Para já gostei da mudança, se bem que ainda estou em adaptação, mas ainda não caí... [:D]

Quanto aos sapatos, o efeito de serem muito moles que me tinha dado melhorou com a correcção da posição dos cleats. Mas agora vão ter que durar, já que quero fazer uma outra troca mais cara na bike.

E o mesmo raciocínio se aplica até aos XTR. Basicamente a concepção é idêntica em todos os modelos, apenas diminui o peso à medida que se sobe na gama. Só que diminui pouco. Podem consultar a página da shimano e observar as especificações dos pedais: a diferença é pouca no peso, mas muito no preço.

Para começar, os M520 são de longe o ideal.

Por acaso acho que o que menos varia até é o peso. Os materiais variam ao longo da gama, assim como os formatos. Os XTR devem ser de longe os pedais de encaixe mais fiáveis que se pode comprar...os rolamentos, os "spiners", tudo é melhor. Na prática para quem anda 20km por semana a diferença é pouca.

Os pedais shimano são pesados mas de guerra.

Os 520 pesam cerca de 380g. Custam +- 20 euros. Os 540 são mais leves. Pesam 350g mas já custam uns 34 euros online. Será que 30g valem os 14 euros? Para uns sim para outros não. O design é ligeiramente diferente nestes 2 pedais.
Os novos XT pesam 343g. Não sei é preços mas se forem como os antigos já devem custar uns 60-70 euros.
Por fim temos os novos XTR que pesam 310g mas já se mandam para os 90-100 euros nas lojas online.

Segundo sei, os novos XTR e XT têm um desenho melhorado que evita a acumulação de lama.

O que quero saber é como usar as mudanças de uma bicicleta quando ando nela. Deram-me uma SIRLA com mudanças, mas não sei usar aquilo e é preciso imensa força de pernas para pedalar.

E como é que depois meto isso na prática?
Estou a ver q a tua questão é + como é q se faz na prática....
Sugiro q coloques aqui o material q tens na bike e uma foto p/ nós entender-mos.

Mais umas sugestões: deves ter 3 pratos à frente (ao lado dos pedais), no prato + chegado à bike [o + pequeno] só deves usar os 3 ou 4 primeiros a trás (tb os + juntos à bike), no prato do meio podes usar quase todos e por último o prato maior [+ chegado ao pedal] podes usar o 3 últimos e + pequenos a trás.

Mas, explica melhor e coloca fotos q a malta ajuda!

Edd :)

Xiuuu...
N coloquem + confusão na cabeça do colega! [:D]

Já agora, andas de single speed, é isso?

Edd :)

eu só uso o prato maior à frente...

:eek: 44 dentes? E para subir subidas a sério? E cruzas assim tanto a corrente?

Eu muito, muito raramente uso o menor prato (tanto que mais dia menos dia tiro-o), mas mesmo quando estou em estrada faço subidas que não me vejo a fazer sem o do meio...

Estou de volta às pesquisas para a nova montada.

A LaPierre em que andava de olho e que referi aqui já não é opção, quando fui à loja já tinham vendido todas.

Mas como não tenho pressa vou aguardar por um bom negócio....

oXavier, tu tens pernas homem.... Eu ainda sou dos que se a subida for muito íngreme uso o pequeno, isso e quando estou muito cansado, e se tivesse mais, mais ia.... [:blush:]

Eu ando agora numa dúvida, mais semana, menos semana vou finalmente trocar de rodas, o meu cubo está mesmo a morrer, e só falta decidir.
Como não quero passar dos 150€, reduzi a escolha a 2 rodas, as mavic crossride, e as blackjack xc400.

Em termos de estética prefiro as blackjack, pois acho que ficariam a matar na minha bike. As crossride tem a favor apenas os raios achatados, estéticamente falando claro. Mas são mavic, se é que isto quer dizer alguma coisa. [;)]

As mavic costumam andar pela fizz a 110€, ou estão cá por 120€ depois tenho que as levar para montar a cassete.
As xc400 ficam-me numa loja por 140€ já com montagem.....

confused.... :confused:

esta tarde o pessoal amigo foi dar uma volta.
foram 30km um pouco puxados ao inicio, com subidas curtas mas muito acentuadas
Novaimagem.jpg

Novaimagem1.jpg

há subidas tão íngremes que se já teoricamente são muito difíceis de subir num prato de 42, então na prática são impossíveis.

Basta pensar que o binário máximo no eixo da pedaleiro é equivalente ao peso que o ciclista consegue por no pedal (sei lá, na melhor das hipóteses deve ser 2/3 ou 3/4 do seu peso se pedalar em pé...) vezes o braço da pedaleira....depois converte-se de acordo com as mudanças seleccionadas...42/34 seria a mais leve neste caso (estou aqui a saltar uns passos importante que diminuiriam o rendimento pois não estou a equacionar diâmetros dos pratos nem nada)...imagina-se esse binário aplicado na roda traseira...e a respectiva força tendo em conta o raio da roda (compara-se com a força necessária...mais ou menos) e chega-se muito facilmente (e muito por alto) à conclusão que seria quase impossível mover a bicicleta (sem inércia) numa subida com um declive acima dos 20%...(isto mesmo muuuuuuuuuuuito por alto, estava aqui a fazer as contas de merceeiro para o meu peso - 82 - e o peso do meu conjunto com a bicla e equipamento - 95/97)

Mas há uma boa solução, um dia que se faça uma volta do Fórum, apostam-se minis! Eu aposto que faço a subida no sentido inverso e no prato mais pequeno (de trás...)! [:D] [;)]

Last edited:
boas!

ando a ver por onde posso reduzir peso, sem magoar a carteira lol.

tenho uma rodas alexrims dp17, vale a pena trocar?
qual sera o peso do conjunto?

cumprimentos

há subidas tão íngremes que se já teoricamente são muito difíceis de subir num prato de 42, então na prática são impossíveis.

Basta pensar que o binário máximo no eixo da pedaleiro é equivalente ao peso que o ciclista consegue por no pedal (sei lá, na melhor das hipóteses deve ser 2/3 ou 3/4 do seu peso se pedalar em pé...) vezes o braço da pedaleira....depois converte-se de acordo com as mudanças seleccionadas...42/34 seria a mais leve neste caso (estou aqui a saltar uns passos importante que diminuiriam o rendimento pois não estou a equacionar diâmetros dos pratos nem nada)...imagina-se esse binário aplicado na roda traseira...e a respectiva força tendo em conta o raio da roda (compara-se com a força necessária...mais ou menos) e chega-se muito facilmente (e muito por alto) à conclusão que seria quase impossível mover a bicicleta (sem inércia) numa subida com um declive acima dos 20%...(isto mesmo muuuuuuuuuuuito por alto, estava aqui a fazer as contas de merceeiro para o meu peso - 82 - e o peso do meu conjunto com a bicla e equipamento - 95/97)

Mas há uma boa solução, um dia que se faça uma volta do Fórum, apostam-se minis! Eu aposto que faço a subida no sentido inverso e no prato mais pequeno (de trás...)! [:D] [;)]

eu só sei que a bicicleta que eu tinha antes desta, foi para a garantia porque eu lhe estraguei o eixo da roda pedaleira (sei que deve ter um nome mas eu não o sei) e quando me dirigi à loja e lhes disse que andava sempre no prato grande, o gajo da loja quis-se desresponsabilizar do arranjo da bicileta [:D]

Back