Tópico do BTT

Eu continuo em maré de furos. Na Terça em plena pedreira (Monsanto) la foi a camara com gel da roda da frente. Hoje fiz estrada cerca de 36 km para evitar furar:)

350g é um exagero...a não ser que tenham alguma cobertura de alumínio.
Eu uso marca Decatlhon com 100ml de liquido slime e não chegam a pesar 300g, e em 6000kms que as tenho NUNCA, repito, NUNCA tive um furo que me fizesse parar.

De facto de leves não têm nada e teria facilmente conseguido uma solução mais leve, mas como se costuma dizer "em equipa que ganha não se mexe" e pela experiência que já tenho, estas câmaras de ar com liquido da Decathlon são das melhores a prevenir os furos (cheguei a meter aqui fotos em tempos de pregos e parafusos espetados no pneu e o mesmo não perdeu o ar...).
Não me chateia andar com mais 100 ou 200grs em cada roda desde que isso me evite furar.
E antes que comece a época das chuvas a minha Believe vai levar com mais um upgrade de peso (e robustez), vou-lhe trocar as rodas Funworks pelas Blackjack Sniper FR. Assim evito estragar as Funworks com a chuva/lama. Estamos a falar de um upgrade de peso de cerca de 600grs [:D]

ElGamal as melhoras [;)]

edununo e as fotos do passeio? [:p]

Traveller mas isso é tudo furos de picos ou de andares com pouca pressão nos pneus (snake-bites)?

Traveller mas isso é tudo furos de picos ou de andares com pouca pressão nos pneus (snake-bites)?

Furos de picos...eu normalmente até ando com mais pressão..pois tanto faço mato como depois estrada. Isto é BTT...por vezes sai-se dos trilhos!!!

Travaller então o conselho que te dou é para trocares de câmaras de ar com liquido que utilizas, o liquido deveria evitar a maior parte desses furos. [;)]

mmao tenho lido no forum btt vários relatos de problemas com folgas e rolamentos nesses cubos RCZ... E acho estranho o sujeito estar a vender umas rodas em estado novo por metade do preço de em novas :confused:. Por pouco mais já consegues comprar umas rodas novas, mais fiáveis (supostamente) e tubeless http://www.bike-discount.de/shop/k644/a26663/wh-mt65-ust-disc-centerlock.html

Travaller então o conselho que te dou é para trocares de câmaras de ar com liquido que utilizas, o liquido deveria evitar a maior parte desses furos. [;)]

Eu acho que ela até aguentou bem tendo em conta o que sofreu e por onde andou Domingo, em especial quando perdemos o track e toca de abrir caminho ao bom estilo tractor! Em todo o caso já meti nova com liquido e vamos ver como se aguenta. Proxima vez que furar converto!

Provavelmente usas pneus pouco resistentes a furos, é preferível ter mais umas gramas em cada um deles e ter uns pneus mais resistentes.

Não só a qualidade das camaras de ar tem influência, os pneus também fazem diferença nesse aspecto.

Não estou a dizer que é o caso, mas a busca incessante pela redução de peso leva a que por vezes se metam os pneus mais leve que se encontra, quando por mais algumas gramas, que não afectam em nada o nosso desempenho, se podiam evitar alguma chatices.

Last edited:
Provavelmente usas pneus pouco resistentes a furos, é preferível ter mais umas gramas em cada um deles e ter uns pneus mais resistentes.

Não só a qualidade das camaras de ar tem influência, os pneus também fazem diferença nesse aspecto.

Não estou a dizer que é o caso, mas a busca incessante pela redução de peso leva a que por vezes se metam os pneus mais leve que se encontra, quando por mais algumas gramas, que não afectam em nada o nosso desempenho, se podiam evitar alguma chatices.

O Schwalbe são frágeis. Os RoRo estão fartos de furar e perder ar. Em termos de performance são muito bons mas depois da volta de ontem já tinha os 2 em baixo hoje de manhã.

edununo, vê este video.

NoTubes Tubeless Kit Installation 2/2 - YouTube

Este "shake-shake" acho que é a maneira de fazer com que o selante chegue a todas as partes dos pneus para o vedar mais eficazmente. Nos Rubena foi assim que fiz e precisei de mais liquido. Coloca mais algum para perfazer uns 80ml em cada pneu. [;)]

senhorpedro, já vais matar as saudades das pedaladas.

Infelizmente os montes aqui da zona estão a ser fustigados por incêndios. [s)]

O pneu da frente já está selado há bastante. Esse desde a montagem há uma semana não perdia ar. Mas entre a volta de ontem e hoje de manhã estava quase sem pressão. Furou seguramente.

Last edited:
Travaller
mmao tenho lido no forum btt vários relatos de problemas com folgas e rolamentos nesses cubos RCZ... E acho estranho o sujeito estar a vender umas rodas em estado novo por metade do preço de em novas :confused:. Por pouco mais já consegues comprar umas rodas novas, mais fiáveis (supostamente) e tubeless WH-MT65 MTB UST Disc-Laufradsatz Centerlock
eu antes de comprar vou ver o estado delas e o uso que vão ter não vai ser intenso, pois vão para a specialized myka da esposa, para ver se lhe consigo tirar algum peso.
eu já andei a ver essas rodas shimano, mas o pesso é quase o mesmo das que ela tem.
neste caso estas não chegam a pesar 1500gr.

Depois de já ter feito mais de 7300km's desde Dezembro com a Believe, comecei a sentir que a transmissão já não estava a 100%. Ainda fazia mais uns bons km's, mas para evitar desgastar em demasiado os pratos, optei por colocar uma outra cassete e uma corrente nova, no entanto o material que lá estava vai ser guardado e ainda vai rolar daqui a uns tempos assim que esta colocada agora chegar ao mesmo estado.
Sendo assim, lugar às fotos:

A cassete Shimano Deore 11-28 que saiu
foto0252m.jpg

O desgaste só se nota mais nos carretos de 12 e 13 dentes (cheguei a experimentar uma corrente nova com esta cassete e nessas relações "patinava")
foto0253u.jpg

As próprias roldanas do desviador, já apresentam algum desgaste.
foto0248d.jpg

Os pratos MSC da pedaleira, ainda aguentam bem uma corrente nova mas nota-se o maior uso do prato de 44
foto0250l.jpg

As rodas Funworks continuam a cumprir muito bem, até agora já fizeram os tais 7300km's na Believe e talvez mais uns 2000km's em outra bicicleta, folgas zero, empenos zero e continuam-me a surpreender pela facilidade com que rolam. O único problema a apontar é o facto do cepo ser em aluminio (para poupar peso...) pelo que já apresenta algumas "dentadas" da força feita pela cassete.
foto0251e.jpg

Para o lugar da cassete Deore 11-28 foi uma Suntour Axon 11-32 (sim, a Suntour não faz só suspensões...) já usada mas em aparente bom estado, e uma corrente Shimano XT nova com o power link da SRam. A cassete tem a particularidade de ter os três carretos maiores em alumínio e de cor preta.
foto0254f.jpg

Nos próximos dias já vou experimentá-la para ver se tudo funciona bem e sem problemas em acamar [:blush:]

Back