Tópico do BTT

Já tenho GPS.
Usei-o para navegar para Coimbra e foi impecável. Ganha sinal com muita rapidez.
Não tem um risco. Está muito bem estimado. Pelo preço acho que foi um negócio porreiro.

Agora é arranjar mapas e entender-me com isto. Onde é que posso arranjar mapas para isto? Só tem mesmo o básico das estradas.

Quais sao as reais vantagens de ter uma bicicleta de BTT leve? (Pergunto mesmo por não saber)
Não salta mais no monte quando não queremos?

Uma diferença enorme a ganhar velocidade, menos esforço como é óbvio e é algo que surge normalmente pela evolução de componentes. Acho que basicamente é isto.
Agora, há pessoal que a emagrece cada vez mais para mostrar apenas aos amigos e dizer que tem uma sub. "x" e que se for preciso não a tira da garagem. Além disso, o preço de algumas peças light é proibitivo e injustificado pelo peso que se perde. Pelo menos a meu ver.

E por aqui igual. [s)]

Mas este fds já vou aproveitar para fazer alguns quilómetros. Vamos lá ver se as pernas não estão muito enferrujadas. [:D]

Alguém vai participar neste passeio? Secção 4 Vila Boa do Bispo: Percurso

Eu nem neste FDS lhe posso pegar. Estou a 100km dela. :(. Só no próximo.
BBaixo, obrigado. Tb já tinha andado pelo topolusitanea mas ainda ando a ver se me familiarizo com o equipamento e com o mapsource.
Já agora, não é "seu" é "teu".

A descer quanto mais pesada mais embala não?

A ideia que tenho é que quanto mais leve mais salta nas pedras etc..

Não necessariamente. Há muitos "ses" na minha opinião.

O peso do ciclista influencia e penso que aqui não haverá dúvidas - quanto mais pesado mais embala (eu que o diga [:cool:]).

O peso das rodas também é um factor e aqui fui apanhado de surpresa quando mudei de rodas. As mais leves ganham mais velocidade nas descidas.

Uma pequena curiosidade: em conversa com um downhiller, neste desporto as rodas leves ajudam bastante a ganhar velocidade. Neste caso o tipo pesa cerca de 65kgs e tem umas rodas com aros ZTR Flow a pesar ~1850g!!

Sobre o "saltar nas pedras" penso que o peso da bicicleta não terá grande influência. Influenciará mais o facto de ser fullsuspension (traseira quase sempre no chão) ou hardtail (traseira bem mais saltitona), a pressão dos pneus, e as suspensões e amortecedores correctamente ajustados. [;)]

Não noto isso. O menor peso pode é implicar uma maior fragilidade. Nem sempre é assim mas há um limite em que para se baixar ainda mais algo (fiabilidade, robustez etc) é sacrificado.
A subir, a acelerar, uma bike leve é outra coisa. Contudo onde se nota bastante o menor peso é nas rodas.

Depende do que vais descer. Este tipo de bikes (leves) a rondar os 8 a 10 kg são bikes viradas para Maratonas (70-80km). Ora passado 3 horas a pedalar, qualquer meio kilo é importante e pode fazer a diferença.

Bikes mais pesadas são bikes de DH ...e não sobem...só descem....As carrinhas carregam nelas monte a cima.

Deixo para teres uma ideia uma frase retirada do blog do 2º classificado da Maratona de Pinhal Novo realizada este ultimo fds. O 1º classificado deu-lhe 15 min de avanço. De realçar que o 2º classificado fez os 80 km com 1800mts de acumulado em 3h41 min.

"Cheguei então na 2ª posição a cerca de 15m do Pedro Melitão que não deu qualquer hipótese aqui ao je. São menos 11 anos de idade, menos 20kg no corpo, menos 3kg na bike…"

Quanto ao saltitar, o carbono aliado a rodas tubeless (com menos pressão) absorvem tudo.

Vai subir o peso final. Quero colocar uma forqueta rígida e aí devo tirar umas 400g à DT Swiss que está montada. Por outro lado quero colocar rodas de estrada 28" com cubos de disco e aí devo aumentar 1kg, até porque não vou comprar rodas muito caras. Se no final ficar na casa dos 10.5 ~ 11kg já fico satisfeito.

Boas!!
Tenho andado a dar umas pequenas voltinhas com o meu novo brinquedo (sepecialized enduro) e na verdade é outra liga em relação a minha berg. A bike é mesmo consistente, agora uma coisa que nunca liguei muito. nem na mota foi a regluação das suspensões. Estas novas suspensões tem tantas hipoteses de regulação que ainda ando meio aos papeis!! A da frente tem três modos de curso. Com curso menor da bem para fazer umas tiradas em estrada ou estrada de terra sem problemsa sinto-me bastante confortável. Até tenho a hipotese de trancar a suspensão. Agora o que ainda não percebi bem foi o ajuste do rebound ao tipo de terreno. Gostava que alguém me desse umas dicas, por exemplo rebound rápido é melhor para que situações??
Ajudem-me

Boas!!
Tenho andado a dar umas pequenas voltinhas com o meu novo brinquedo (sepecialized enduro) e na verdade é outra liga em relação a minha berg. A bike é mesmo consistente, agora uma coisa que nunca liguei muito. nem na mota foi a regluação das suspensões. Estas novas suspensões tem tantas hipoteses de regulação que ainda ando meio aos papeis!! A da frente tem três modos de curso. Com curso menor da bem para fazer umas tiradas em estrada ou estrada de terra sem problemsa sinto-me bastante confortável. Até tenho a hipotese de trancar a suspensão. Agora o que ainda não percebi bem foi o ajuste do rebound ao tipo de terreno. Gostava que alguém me desse umas dicas, por exemplo rebound rápido é melhor para que situações??
Ajudem-me

Basicamente um ajuste rápido do rebound serve para situações de piso muito irregular e o rebound lento para o piso oposto.
Eu gosto da recuperação rápida. Qualquer que seja o piso.

Posta aí umas fotos da bicha...

Voltar
Superior