Tópico do BTT

O rebound controla a velocidade de retorno da suspensão à sua posição inicial após um ressalto.
Se o rebound estiver para o lado rápido ela retorna rapidamente à sua posição inicial. Se estiver na posição lenta, retorna mais devagar.
Para XC em que as irregularidades são pequenas, é preferível um rebound rápido. Eu uso a uns 3/4 para o lado rápido.
Para uma utilização mais agressiva, drops, escadas etc..... é preferível ser um pouco para o lado mais lento para teres mais controlo.

Se o rebound for muito rápido, o efeito de retorno cria desequilibrios e não permite amortecer a totalidade da pancada.
Se for muito lento a recuperar, pode acontecer que na próxima lomba a suspensão ainda não tenha recuperado totalmente da anterior e daí, não use a totalidade do seu curso.

O melhor é ir para os trilhos e testar.

Continuo a ler que as rodas tubless podem andar com baixa "presao"...um grande erro. Os pneus tubless teem um limite de presao, tanto a "menos" como a "mais", normalmente estes limites veem indicados nos pneus. É mais seguro andar com baixa presao em pneu + camara do que com tubless... Quando apareceram esses pneus alguns "mecanicos" vinham com essa teoria pois bem, apos algumas quedas posso afirmar que nao é bem assim e foram causadas pelo mesmo motivo, baixa presao. Ou seja com uma torçao mais forte (tipo em pe em cima da burra) pode ser o suficiente para descolar o pneu e ele fazar por completo e irmos ao chao, aconteceu-me exctamente isso duas vezes. Leiam os limites das presoes nos pneus.

Que rodas tens? São UST Tubeless assim como os pneus? Ou são aros convertidos?
Os UST Tubeless em aros UST Tubeless podem efectivamente andar com menos pressão, mas há que respeitar obviamente os limites quer inferiores quer superiores.

Agora tenho umas Roval em carbono, na altura (das quedas) tinha as roval em aluminio e sim...eram ust assim como os pneus.

"Continuo a ler que as rodas tubless podem andar com baixa "presao"...um grande erro."

"É mais seguro andar com baixa presao em pneu + camara do que com tubless... "

A que pressões isso aconteceu?
É lógico que se tem que ler os limites, mas achas que se tens câmara não tens limites?

E como te aconteceu a ti vens contrariar o que me aconteceu a mim? E aos outros milhares que dizem o mesmo também o podes afirmar?
E sim podem utilizar pressões mais baixas que a probabilidade de furar ou de saltar é menor que num pneu + câmara com a mesma pressão, desde que dentro dos limites, embora eu já tenha feito muitos kms com pressões abaixo do recomendado e nunca ter acontecido nada. Então se utilizares liquido anti-furo, para mim à base de latex é o melhor, é sempre a andar.
Com pneu + câmara já trilhei pneus tubless o que nunca aconteceu utilizando apenas tubless fazendo exactamente o mesmo, no mesmo local. Atenção que foi pneu, não foi a câmara, por isso vê a diferença entre um e outro sistema, isto como é óbvio com as mesmas pressões também.

O peso das rodas também é um factor e aqui fui apanhado de surpresa quando mudei de rodas. As mais leves ganham mais velocidade nas descidas.

Uma pequena curiosidade: em conversa com um downhiller, neste desporto as rodas leves ajudam bastante a ganhar velocidade. Neste caso o tipo pesa cerca de 65kgs e tem umas rodas com aros ZTR Flow a pesar ~1850g!!

Esse peso é com pneus?

Também tenho boas experiências em andar com baixa pressão num convertido face a pneus com câmaras e das duas vezes que tive burps foram em singles mais agressivos e não tive problema algum, nem precisei de colocar mais ar.

Esse peso é com pneus?

Sem pneus. Com pneus era impraticável este peso tendo em conta que uns pneus 2.4/2.5 nunca serão leves. [;)]

Sobre as pressões baixas, um pequeno teste é ir diminuindo a pressão e testar umas travagens. Quando o pneu começar a dobrar é usar mais 0.1 ou 0.2 bar acima dessa pressão. Assim o risco de o pneu saltar fora é bastante reduzido. Com câmaras também se pode usar este método, mas não evita os snake bites. Daí ser usual dizer com câmaras se ter de usar maior pressão.

As minhas rodas pesam sem pneus cerca de 1.600g e peso 74kg. Não sei se é bom, se é mau.
O peso das rodas pode-se jogar muito com os pneus que se tem certo? Sei que há pneus ultra-leves, com esses a bike ganha mais velocidade a descer? Os que tenho actualmente, tenho ideia que são bastante pesados. (Kenda Nevegal DTC 2.10)
Além dos Nevegal venderam-me a bike com uns Kenda Kozmik Lite II L3R 2.00. Mas nunca os usei. São melhores que os Nevegal? Não são tão agradáveis à vista pelo menos.

1600g é um valor bastante interessante para umas rodas.
Já agora qual o modelo?

São as Sun Ringlé Disc O Flea.

img0731jx.jpg

Last edited:
Não sei como consegui hoje a façanha de perder o conta quilómetros, só sei que, ia a meio de uma volta curta que fiz hoje e quando quero ver as horas, o gajo já lá não estava.

Não rebentou nenhum elástico, estava tudo direito, simplesmente o conta quilómetros deve ter saltado ou coisa que o valha.

Não é que a despesa seja imensa, mas custa ver 30€ a desaparecer.

enduro.jpg

Não estou habituado a pôr fotos no forum mas cá vai. Para já é a única foto que tenho. O modelo é specialized enduro de 2009 expert!! Prefiro este quadro ao dos modelos mais recentes.

Reiszink,
E foi numa volta calma, imagino uma coisa + agressiva! N terás tirado o conta-km do lugar e dps saltou?
Voltaste a atrás? Eu p vezes desencaixo o meu p/ n estar a gastar pilha e a contar e às vezes esqueço-me de o voltar a encaixar. Já voou diversas vezes mas, consegui smp reparar e apanha-lo, nunca deixou de funcar p isso. [:D]

iAndrec,
É uma bike fixe mas numa cor q eu n compraria, a n ser q fosse mt bom negócio. É diferente c tudo o de bom e mau q isso traz!

Edd :)

Eu por acaso foram mesmo as cores que me chamaram a atenção hehehe!! Gosto dos tons mornos e suaves,contrastam muito com as cores fortes e berrantes que vi pelas lojas.
Tinha a proposta para uma specialized do mesmo modelo mas em preto do ano de 2008 mais ou menos a mesma coisa, era até um pouco mais barata!! Mas pelo que li da suspensão dianteira dava alguns problemas. E era dupla coroa que não gosto muito.
E sim pelo que tive a ver estas bikes de anos anteriores vendem-se a muito bons preços, acho que fiz um bom negócio.

Agora é arranjar tempo para andar na máquina, ainda só dei umas voltitas mas nada de mais.

Hoje fui "a banhos". Volta matinal a solo por Sintra com 2 aguaceiros que me molhou por inteiro. Depois os trilhos molhados fizeram o resto. Parecia um pinto quando cheguei ao carro.

Fui na roda de uma van nicholas ...quando reparei era single speed. Anda um gajo a gastar euros com pratos..e aquele sobe em single speed. :)

A AMS na Peninha

Foto1484.jpg

Depois foi sempre a descer.......

Nesta epoca é normal chegar a casa com a bike xeia de lama... O que aconselham para lavar a cassete, corrente e dropout?
Quando chego da volta, passo na bomba de gasolina aqui ao pé de casa, seja de verão(pó) ou inverno(lama), dou uma mangueirada("sem pressão") por toda bike, fica limpinha, é só chegar a casa e aplicar lubrificante na corrente e está pronta para a próxima :)

Conclui-se que, só água, é suficiente para limpar o pó e a lama acumulados nas voltas :)

Reiszink,
E foi numa volta calma, imagino uma coisa + agressiva! N terás tirado o conta-km do lugar e dps saltou?
Voltaste a atrás? Eu p vezes desencaixo o meu p/ n estar a gastar pilha e a contar e às vezes esqueço-me de o voltar a encaixar. Já voou diversas vezes mas, consegui smp reparar e apanha-lo, nunca deixou de funcar p isso. [:D]

Ainda voltei para trás algum tempo, mas não vi nada, era complicado encontrar, ainda por cima sem me ter apercebido onde ele caiu.

Já comprei outro, um Sigma 1609, a ver se este fica no lugar. [:D]

Back