Tópico do BTT

Provavelmente é só uma questão de voltares a apertar. A mim aconteceu-me o mesmo há uns tempos. Desapertas o avanço e apertas a tampa da caixa para eliminar a folga.

Mas já que estás com a mão na massa, desmonta mesmo tudo e limpa a caixa por dentro (deve ter alguma sujidade acumulada) e vê se os rolamentos estão a rodar livremente. Se não estiverem, abre o selo dos rolamentos, limpa a massa antiga com diluente, seca, e volta a meter massa nova, que ficam (quase) como novos. Já agora, se depois de limpares a massa antiga com diluente rodares os rolamentos e sentires que tem lá areia, passa por água corrente com pressão ao mesmo tempo que rodas os rolamentos para limpar. Desde que seques tudo depois (eu à falta de compressor sopro) e ponhas massa, não há problema em dar-lhes banho.

Se levares a bicicleta a uma oficina, não me admirava que saísses de lá no mínimo com rolamentos novos. Já ninguém arranja nada.

Se calhar é mesmo isso.
Eu desmontei-a para colocar massa nova e deve ter ficado alguma coisa mal apertada... Vou ver disso.

Então nesse caso concerteza que não te apercebeste e deixaste logo um bocado de folga na caixa, ou que apertaste pouco o avanço e ganhou folga.

Quando estive comprador de uma luz, essas também estiveram na lista das opções, mas rapidamente saíram por não me darem confiança na qualidade.
Optei por comprar uma mais cara e que ilumina menos, mas "tenho" a garantia de facilmente resolver possíveis problemas. A que comprei foi esta:

Karma Evo Pro K Set

Apesar de parecer pouco os 320 lumens a comparar com as outras, para mim a capacidade de iluminação dela chega e sobra, tanto para a vida diária que lhe dou bem como para puro BTT no meio do monte.
A ligação da bateria ao farol é excelente e sem protecções extra já andou à chuva sem problemas.

Esta deve ser a melhor mesmo, e eu além desta (sem ser a EVO) tenho o Powerled, tenho mais a magicshine, umas mais económincas, a Sigma Mirage EVO PRO X, e em tamanho/duração bateria, facilidade de utilização e tudo o resto aconselho o KARMA EVO PRO.

Obrigado pelas opiniões[;)]

EDIT: Só explorei a zona da Torre (a pé) para andar lá futuramente. Mas pelo que vi ao longe e pelo amigo google terrain/earth essa zona de Manteigas tem potencial para dar mais uns kms valentes fora de estrada.

Uploaded with ImageShack.us

Last edited:
Obrigado pelas opiniões[;)]

EDIT: Só explorei a zona da Torre (a pé) para andar lá futuramente. Mas pelo que vi ao longe e pelo amigo google terrain/earth essa zona de Manteigas tem potencial para dar mais uns kms valentes fora de estrada.

Uploaded with ImageShack.us

Tem sim senhor e já estamos a delinear outro empeno mas apenas por caminhos de terra. Mas antes, temos de ir as Penhas Douradas fazer uns singles que por lá há. Não sei é quando. Mas o pessoal já começou a desbravar caminho por lá.

Tem sim senhor e já estamos a delinear outro empeno mas apenas por caminhos de terra. Mas antes, temos de ir as Penhas Douradas fazer uns singles que por lá há. Não sei é quando. Mas o pessoal já começou a desbravar caminho por lá.

Mas andam a construir trilhos?

Estou a pensar em trocar as bichas e os cabos da transmissão e pôr daquelas ponteiras que servem de enchimento para os cabos, em vermelho. Alguém sabe por que valores costuma rondar isso? Tenho ideia que não deve ser muito caro, mas...
Já agora, antes estava a pensar em bichas brancas mas gostava de manter um aspecto mais ou menos discreto e estou agora a pensar em pretas com as tais ponteiras em vermelho. O que dizem?

Em preto é mais fácil de arranjar, barato e mantêm melhor aspecto. Duvido muito que as brancas se mantenham brancas por muito tempo. Para além disso, e aqui já é gosto pessoal, em branco fica feio. As ponteiras vermelhas parece-me bem.

Estou sem bikes! [s)]

A Cube tem um rolamento da roda de trás a gripar. Vai ter de levar esferas novas (cubo shimano) e lubrificação.
A BH descolou do carbono um reforço de aço junto ao drop-out traseiro. Vamos ver o que vai sair daqui.......

Fonix, logo as duas.. [s)]

As melhoras para as bikes! [;)]

PS: quando li a primeira linha pensei que tivesses sido roubado.. ufa.. :sh)

A cube não me preocupa. Amanhã ou no Sábado estará pronta. É só abrir, trocar as esferas e lubrificar. O pior é a BH. Tenho garantia mas vamos ver. Não está nada partido. Apenas descolou um pequeno reforço onde o eixo encaixa. Não dá para andar sem aquilo. Colar deve dar mas com cola própria até porque a peça não está danificada.

Estou sem bikes! [s)]

A Cube tem um rolamento da roda de trás a gripar. Vai ter de levar esferas novas (cubo shimano) e lubrificação.
A BH descolou do carbono um reforço de aço junto ao drop-out traseiro. Vamos ver o que vai sair daqui.......

É por isso que eu tenho 3 bikes [;)] Mesmo com 3, já cheguei a ter que andar com a pior, com as outras 2 no estaleiro.

Deixar chegar o cubo da roda a esse estado é mau. Se danificares as pistas do cubo, tem que ser um cubo novo o que, dado o trabalho que representa, acaba por resultar numa roda toda nova. Eu abro os cubos todos os anos e troco as esferas todas. Não dá muito trabalho e são só 2€. Nem de propósito, foi o que fiz hoje.

Boa sorte com isso Edununo.
Os meus cubos já foram abertos, limpos e lubrificados duas vezes desde que tenho as XT. Embora seja excessivo, faço questão de os preservar o melhor possível.
Tenho de arranjar as chaves de cones para depois dar um aperto aos cones como deve ser mas nem sei onde as há a vender.

Amanhã devo levar a minha a por as bichas e um novo selim anda a ser negociado. Tenho dois candidatos: selle smp TRX por 35€ e um selle italia SLR XC por 50€ estou à espera de fotos dos dois, sendo que o SMP tem 3 meses de uso e ainda não foi negociado.

Se comprar pela internet for uma opção, tens na chainreactioncycles. Mas qualquer loja decente deveria ter chaves de cones. A não ser que não queiram incentivar o cliente a trabalhar nas suas bicicletas.

As rodas da Cube foram compradas usadas à coisa de 2 meses. Infelizmente o cubo estava em pior estado do que parecia. Em principio as esferas são o suficiente.

Há uma ou duas lojas em Coimbra que emprestam as ferramentas que se queira. É uma alternativa.

E quanto ao selim? Alguém tem experiência com SMP? Ainda não terminei a busca, mas dos que até agora tenho em cima da mesa, parece ser o melhor negócio. O selle italia é bem mais giro e deve ser bem mais leve mas o SMP parece ser mais confortável e mais barato mesmo sem negociação. Já tenho fotos do SLR mas estou à espera das do SMP.
Além disso, há o tal da toke no ITT em Viseu à venda por 60€.

O SLR é bem mais confortável do que aquilo que parece.
Atenção que se é o XC é um pouco mais rijo do que o XC Gel Flow
Não te esqueças de que nos selins tamanho não significa conforto.
Um SLR por 50€ se estiver em bom estado é negocio...

Back