Tópico do BTT

Bem vou adquirir uma nova montada e estou aqui com uma dúvida existencial.

Entre estas duas:

https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/trail-10-97-m-5595987 Usada por 250€

Ou esta:

https://olx.pt/anuncio/bicicleta-fuji-1-0-IDzhEOR.html

Qual as duas escolheriam.

Na segunda opção consigo um pequeno desconto, embora seja 26".

A Primeira é um modelo mais recente (modelo de 2016 com roda 29 á frente e 27.5 atrás). A segunda tem melhor equipamento mas é 26" e mais antiga.

Qual acham melhor opção?

Vamos por partes:

-Ambas as suspensões são a ar. A da Fuji é um modelo mais antigo de facto mas isso não significa que a XCR seja melhor.
São muito equivalentes. Não penso que devas decidir a bicicleta por isso.
Em ambos os casos, se as bicicletas tiverem mais de 1 ano, pergunta pelas revisões das suspensões. Com suspensões de ar, se não for feita a revisão anual, ao fim de algum tempo tens um bocado de ferro a fazer peso. Mesmo muito importante este ponto.

-Já vi que há por aqui uma grande confusão aos travões da Fuji. O que o vendedor quis dizer é que os travões são Trektro Draco e as manetes das mudanças são Shimano Deore.
No caso dos travões, ganha a Berg. Os Shimano são muito fiáveis. Basta pores pastilhas e andar.

-Na transmissão, a Fuji dá uma tareia na Berg. 10v da Fuji vs 8v da Berg. Desviador traseiro XT da Fuji vs uma treta de um Acera na Berg.
Em todo o caso, seria interessante avaliar o desgaste da transmissão de ambas.

-Aspecto negativo da Fuji: Não percebo o porquê de a roda dianteira ser diferente da roda traseira. A investigar.
-Aspecto negativo da Berg: Não gosto nada desses quadros que misturam dois tamanhos de roda diferentes. As marcas dizem que é para juntares os benefícios de ambos os tamanhos mas é puro Marketing, visto que o preço a pagar é uma geometria toda desconfigurada.

Em suma,
Se fosse eu, tentava perceber melhor como foi a vida da Fuji, talvez uma visita ao vendedor para ver a bicicleta sem compromisso ajude, e caso a bicicleta estiver como está anunciada, era a Fuji que escolhia.

Vamos por partes:

-Ambas as suspensões são a ar. A da Fuji é um modelo mais antigo de facto mas isso não significa que a XCR seja melhor.
São muito equivalentes. Não penso que devas decidir a bicicleta por isso.
Em ambos os casos, se as bicicletas tiverem mais de 1 ano, pergunta pelas revisões das suspensões. Com suspensões de ar, se não for feita a revisão anual, ao fim de algum tempo tens um bocado de ferro a fazer peso. Mesmo muito importante este ponto.

-Já vi que há por aqui uma grande confusão aos travões da Fuji. O que o vendedor quis dizer é que os travões são Trektro Draco e as manetes das mudanças são Shimano Deore.
No caso dos travões, ganha a Berg. Os Shimano são muito fiáveis. Basta pores pastilhas e andar.

-Na transmissão, a Fuji dá uma tareia na Berg. 10v da Fuji vs 8v da Berg. Desviador traseiro XT da Fuji vs uma treta de um Acera na Berg.
Em todo o caso, seria interessante avaliar o desgaste da transmissão de ambas.

-Aspecto negativo da Fuji: Não percebo o porquê de a roda dianteira ser diferente da roda traseira. A investigar.
-Aspecto negativo da Berg: Não gosto nada desses quadros que misturam dois tamanhos de roda diferentes. As marcas dizem que é para juntares os benefícios de ambos os tamanhos mas é puro Marketing, visto que o preço a pagar é uma geometria toda desconfigurada.

Em suma,
Se fosse eu, tentava perceber melhor como foi a vida da Fuji, talvez uma visita ao vendedor para ver a bicicleta sem compromisso ajude, e caso a bicicleta estiver como está anunciada, era a Fuji que escolhia.

A berg é um modelo de 2016 por isso é "semi-nova".

O equipamento também é ligeiramente diferente do original:

Não sei os nomes específicos mas tenho duas fotos:

Berg 2.jpgBerg 1.jpg

137034d1465904571-topico-do-btt-berg-2.jpg

137035d1465904575-topico-do-btt-berg-1.jpg

Essa Berg que mostras-te agora não tem quase nada a ver com a primeira que mostras-te no link.
Estou a ver nesta segunda manípulos Sram, o que implica a que toda a transmissão tenha sido mudada.
Travões Avid não me agradam. Os Shimano de origem eram muito melhores... A malta até custa dizer "com travões Avid, vais à vida" [:D]

Tenta lá saber mais uns pormenores sobre os componentes que foram alterados e depois vemos novamente.

Fiquei com ideia de que a Berg é que tem rodas diferentes, a Fuji é toda 26.

Acerca da XCR, pela minha experiência, já é um ferro pesado mesmo a trabalhar bem, devem ser quase 2.5kgs.

Fiquei com ideia de que a Berg é que tem rodas diferentes, a Fuji é toda 26.

Acerca da XCR, pela minha experiência, já é um ferro pesado mesmo a trabalhar bem, devem ser quase 2.5kgs.

Certo,

o que quis dizer com rodas diferentes na Fuji é o modelo é diferente. Se vires a foto da Fuji, o aro da roda da frente é branca e da traseira é preto [;)]

Em relação ás suspensões, ambas são um ferro. São muito equivalentes.
Mas uma suspensão a trabalhar mal pode começar a danificar outros componentes, inclusive o quadro.

Quem aqui usa regularmente suportes daqueles que se agarram à traseira do carro? Que tal é ?
Não há o perigo de partir o vidro, por exemplo em mau piso ?

Estava a pensar experimentar, já que os de tejadilho são uma desgraça. Aquilo rebenta com os consumos todos do carro !

Quem aqui usa regularmente suportes daqueles que se agarram à traseira do carro? Que tal é ?

Estava a pensar experimentar, já que os de tejadilho são uma desgraça. Aquilo rebenta com os consumos todos do carro !

Por acaso, nunca experimentei. Mas também devem ser maus para os consumos.
Aquela zona do vidro da traseira do carro, parece que não mas é muito importante para a aerodinâmica do carro porque há ali remoinho qualquer...

Eu não uso nenhum, deito os bancos e lá vai ela [:D]

Certo,

o que quis dizer com rodas diferentes na Fuji é o modelo é diferente. Se vires a foto da Fuji, o aro da roda da frente é branca e da traseira é preto [;)]

Em relação ás suspensões, ambas são um ferro. São muito equivalentes.
Mas uma suspensão a trabalhar mal pode começar a danificar outros componentes, inclusive o quadro.

Já percebi. [;)] Pode ter trocado a da frente para poder ter aperto para aquela forqueta. Mas é uma questão a colocar.

A Raidon pesa 2kgs vs os 2.5Kg da XCR.

Sim, mas a XCR tem a zona da coroa reforçada para ser mais rígida...
É um pau de dois bicos. Ainda assim, ambas deixam muito a desejar para uma FOX ou Magura.

O facto das rodas serem diferentes intriga-me porque o sujeito pode ter tido problemas com o cubo da roda traseira e mudou a roda para solucionar. O problema aqui é para isso acontecer são precisos uns bons Km's...

É um pau de dois bicos. Ainda assim, ambas deixam muito a desejar para uma FOX ou Magura.

O facto das rodas serem diferentes intriga-me porque o sujeito pode ter tido problemas com o cubo da roda traseira e mudou a roda para solucionar. O problema aqui é para isso acontecer são precisos uns bons Km's...

Ele mandou mais umas fotos. A verdade é que a bicicleta nota-se que está em muito bom estado.
A verdade é que me deixam ainda mais confuso. Sram x3 é entrada de gama certo?

Estou mais inclinado para esta por ser muito recente e estar a metade do preço de nova. Mas este equipamento mais fraco deixa-me com um pé atrás.

image_2.jpgimage_1.jpgimage_0.jpg

137040d1465920199-topico-do-btt-image_2.jpg
137041d1465920201-topico-do-btt-image_1.jpg
137042d1465920203-topico-do-btt-image_0.jpg

Last edited:

Estas a comparar uma XCR com Magura e principalmente FOX. São suspensões de um campeonato diferente e para esses preços que ele quer pagar é quase impossível alguma vir com uma boa suspensão

Por acaso, nunca experimentei. Mas também devem ser maus para os consumos.
Aquela zona do vidro da traseira do carro, parece que não mas é muito importante para a aerodinâmica do carro porque há ali remoinho qualquer...

Sim , mas não deve ser tão mau como em cima !?

Eu não uso nenhum, deito os bancos e lá vai ela [:D]

Também faço isso quando é só uma.
Agora com 2 e com malas já a coisa complica [:cool:]

Estas a comparar uma XCR com Magura e principalmente FOX. São suspensões de um campeonato diferente e para esses preços que ele quer pagar é quase impossível alguma vir com uma boa suspensão

Não foi essa a intenção. A intenção é igualar a XCR com a Raidon. Ambas são entrada de gama e não se pode esperar delas o que se espera de um FOX ou Magura.

Ele mandou mais umas fotos. A verdade é que a bicicleta nota-se que está em muito bom estado.
A verdade é que me deixam ainda mais confuso. Sram x3 é entrada de gama certo?

Estou mais inclinado para esta por ser muito recente e estar a metade do preço de nova. Mas este equipamento mais fraco deixa-me com um pé atrás.

View attachment 137040View attachment 137041View attachment 137042

Sram X3 equivale a Shimano Altus, entrada de gama portanto.

Continuo a dizer: A Fuji dá uma tareia em transmissão a essa Berg.
Agora, tudo vai depender do uso que lhe vais dar. O que estás a pensar fazer com a bike?

Sram X3 equivale a Shimano Altus, entrada de gama portanto.

Continuo a dizer: A Fuji dá uma tareia em transmissão a essa Berg.
Agora, tudo vai depender do uso que lhe vais dar. O que estás a pensar fazer com a bike?

Pelo que parece afinal a suspensão da berg não é a ar.

O uso é para umas voltas ao fim de semana, por vezes com umas boas dezenas de km´s.

Já sei que terei sempre de investir um pouco para melhorar as bikes independentemente da escolha.

A minha dúvida é se opto por um modelo mais antigo e de roda 26, mas ao mesmo tempo bem equipada e a necessitar de menos upgrades.
Ou então comprar algo muito mais recente, de roda maior, mas menos equipada.

A Raidon está acima da XCR, é um degrau, mas sempre são menos 500gr.

Se a XCR é de mola, mais vale nem lá estar.

Mas é o único aparte, a Berg parece não ter tantas incógnitas como a Fuji, já descobriste porque é que tem rodas diferentes?

Back