Tópico do BTT

Bem, já cortei o guiador para 700mm, muito melhor.

Digam-me uma coisa, que travões recomendam?

Os shimano MT201 não me estão a satisfazer muito. Precisava de algo com mais power. Tenho outra bike com uns Magura MT5 e esses sim, são bem mais adequados ao meu uso...

Outra coisa: ontem fiz 80km na BH e continuo satisfeito. Mas atenção que, mesmo tendo eu apenas 26 anos, estando habituado a FS, é notório que fico com as costas bem mais amassadas numa semi-rígida.

Mas se agora anda quase tudo de semi-rígida, deve ser normal. Aliás ontem no meu grupo ia malta com gravel [:D]

Last edited:

Os shimano MT201 não me estão a satisfazer muito. Precisava de algo com mais power. Tenho outra bike com uns Magura MT5 e esses sim, são bem mais adequados ao meu uso...

Outra coisa: ontem fiz 80km na BH e continuo satisfeito. Mas atenção que, mesmo tendo eu apenas 26 anos, estando habituado a FS, é notório que fico com as costas bem mais amassadas numa semi-rígida.

Mas se agora anda quase tudo de semi-rígida, deve ser normal. Aliás ontem no meu grupo ia malta com gravel [:D]

Shimano XT ou XTR muito bom poder de travagem muito fácil retirar as pastilhas sem tirar a roda para ver a espessura das pastilhas ,e mais que tudo utilizam óleo mineral. Tenho em ambas as bicicletas e super satisfeito.
A trocar agora seria a altura ideal, para vender esses enquanto estão como novos.

Eu acho é que anda tudo de FS, no meu grupo só um não se mudou das HT para FS e ninguém tem ideias de voltar para trás.
Travões, XT claramente! Ótimo custo/benefício e super competentes.

Luzes para bike, alguém tem feedback?

É para uso esporádico, portanto não queria algo muito acima dos 30€. Queria no entanto potentes.

Vi umas sigma e chinesices....

Luzes para bike, alguém tem feedback?

É para uso esporádico, portanto não queria algo muito acima dos 30€. Queria no entanto potentes.

Vi umas sigma e chinesices....

As chinesas de 4000 lumens ou assim cumprem bem. Normalmente o que berra primeiro são as baterias, na minha experiência.

As chinesas de 4000 lumens ou assim cumprem bem. Normalmente o que berra primeiro são as baterias, na minha experiência.
Tenho umas dessas com 2000 lúmens (2 focus) com 3 anos e ainda duram (verdade que não uso muito). Ficaram por 20€ na altura.

Tenho é de ter cuidado para não as levantar em demasia senão cego quem vem de frente

Tenho umas dessas com 2000 lúmens (2 focus) com 3 anos e ainda duram (verdade que não uso muito). Ficaram por 20€ na altura.

Tenho é de ter cuidado para não as levantar em demasia senão cego quem vem de frente

Eu já tive dois conjuntos e funcionaram lindamente, a bateria de uma e que foi há vida. Mas usava aquilo sempre no modo mínimo e pouco levantado.

Vou comprar uma luz da sigma, não são caras e sempre é melhor que as do china [:D]

Outra coisa: por curiosidade, alguém ainda usa os tradicionais contra km nas bikes?

Nas minhas 26 tenho , porque são mais antigas. Nesta BH estou indeciso se compro um suporte para o tlm, se uso conta kms tradicional, ou ambos.

O suporte para o smartphone é fixe para poder monitorizar os percursos no strava e wikilock. Por outro lado, um conta kms simples acaba por ser fixe para ver a velocidade em tempo real e para contabilizar os kms totais que faço na bike.

Vou comprar uma luz da sigma, não são caras e sempre é melhor que as do china [:D]

Outra coisa: por curiosidade, alguém ainda usa os tradicionais contra km nas bikes?

Nas minhas 26 tenho , porque são mais antigas. Nesta BH estou indeciso se compro um suporte para o tlm, se uso conta kms tradicional, ou ambos.

O suporte para o smartphone é fixe para poder monitorizar os percursos no strava e wikilock. Por outro lado, um conta kms simples acaba por ser fixe para ver a velocidade em tempo real e para contabilizar os kms totais que faço na bike.

O strava faz isso da velocidade em tempo real e do contabilizador. O unico problema é mesmo o tamanho.

Mas preferia sempre o telemovel a um conta km simples, com um suport quadlock no avanço fica 5*

Eu tenho um tradicional na de estrada, conta igual ao strava.
Um dia vou comprar um Bryton Rider 320, a bateria dura mais que os garmin nesta faixa de preços.
Não acho interessante usar o telefone.

O strava faz isso da velocidade em tempo real e do contabilizador. O unico problema é mesmo o tamanho.

Mas preferia sempre o telemovel a um conta km simples, com um suport quadlock no avanço fica 5*
O quadlock custa 50euros, um Bryton Rider 320 que dá para sensores custa 84€ e a bateria dura tres dias.

O quadlock custa 50euros, um Bryton Rider 320 que dá para sensores custa 84€ e a bateria dura tres dias.

Embora não tenha, para uso mais ludico vale o €€. Até porque o telemovel convem levar sempre, se tiver utilidade durante a viagem, melhor ainda!

Estava a ver aí a conversa dos guiador e é engraçado o ponto de vista de um gajo de XC para outro de montanha a sério!

Um guiador com menos de 740 é para ir ao chão todas as descidas, não há estabilidade possível que se consiga manter na roda da frente!
Eu uso 770 e menos do que isto nem pensar, não conseguia ter controlo nenhum. Já andei com um de 720, hardtail, e confesso que aquilo só da para estradão, entra-se no primeiro singletrack mais técnico e perdeu-se completamente o divertimento.

Claro que há prós que o conseguem, basta ver as provas de XCO

Eu cortei 8cm no meu , está agora com 700mm e está bem melhor a meu ver.

Apesar de ser entroncado qb, com 780mm ia a andar todo aberto, parecia que ia numa mota chopper [:D]

E em “manobras” (viragens de grande amplitude a baixa velocidade), o de 780mm não me dava jeito nenhum.

Agora com 700 acho que está no ponto, ainda estou a ponderar se tiro mais 1cm de cada lado, mas acho que não.

Eu cortei 8cm no meu , está agora com 700mm e está bem melhor a meu ver.

Apesar de ser entroncado qb, com 780mm ia a andar todo aberto, parecia que ia numa mota chopper [:D]

E em “manobras” (viragens de grande amplitude a baixa velocidade), o de 780mm não me dava jeito nenhum.

Agora com 700 acho que está no ponto, ainda estou a ponderar se tiro mais 1cm de cada lado, mas acho que não.

Pelo que disseste terei mesmo de te perguntar, há quantos anos andas nisto?

Não faz qlq sentido dizeres que um guiador maior não é um auxilio superior nas manobras, é contrariar a fisica mais elementar e os princípios de alavancagem.

Ando em BTT há uns 10 anos.

Mas nada de provas. Estou ali a meio caminho entre um domingueiro e um expert.

Atenção , no entanto, ao facto de morar na margem sul e 90% dos meus percursos serem em estradões. Daí que tenha comprado uma semi rígida 29 para rolar.

Se andasse mais pela serra de sintra ou algumas zonas mais a norte, provavelmente o meu setup seria algo diferente.

É um auxílio maior, é certo. No entanto, faz com que inevitavelmente tenhas de mover muito mais o braço que fica do lado exterior da curva. É esta amplitude maior de movimentos que não aprecio e que no meu uso não sinto grande necessidade.

Last edited:
Ando em BTT há uns 10 anos.

Mas nada de provas. Estou ali a meio caminho entre um domingueiro e um expert.

Atenção , no entanto, ao facto de morar na margem sul e 90% dos meus percursos serem em estradões. Daí que tenha comprado uma semi rígida 29 para rolar.

Se andasse mais pela serra de sintra ou algumas zonas mais a norte, provavelmente o meu setup seria algo diferente.

É um auxílio maior, é certo. No entanto, faz com que inevitavelmente tenhas de mover muito mais o braço que fica do lado exterior da curva. É esta amplitude maior de movimentos que não aprecio e que no meu uso não sinto grande necessidade.

Entendido o ponto de vista, mas continua a não fazer muito sentido relativamente à amplitude dos movimentos, porque o que terás de aumentar na amplitude, ganharás de forma exponencial a nível de pilotagem e segurança da roda da frente.

Podes é ser um weight weenie e eu estar aqui a tentar perceber!

A razão pela qual a maior parte do pessoal do XC corta os guiadores abaixo dos 720 é o peso, e não há outra razão que possa ser evidenciada. A partir daí, a perda de controlo é brutal.

Ah, ou para passar no meio de arvores a descer! Por vezes borro-me todo, mas "quem acredita vai". Já arranquei casca a bastantes arvores!

As vezes é assim: https://www.youtube.com/watch?v=6ikZFpox24k

O peso neste caso foi irrelevante até.

Ia mesmo demasiado aberto para o meu gosto. Até esteticamente ficava desproporcional a bike, com um guiador daqueles.

700-720 para o meu uso está top. Para downhill, mais para os 800mm já aceito.

Mas em termos de peso não tive ganho nenhum de substância. Tenho ali as pontas que cortei e se pesarem 50g é muito. Em peso vou ganhar bem mais quando sacar as câmaras de ar do que no que cortei do guiador.

Back