Tópico do BTT

Ainda 27,5. Mas se vier substituta será certamente 29 mas mais trail e provávelmente quadro em aço ou alumínio para levar porrada e algum bikepacking... Nada à lá "Weight weenie" [:D]

Fazes muito bem. É um mundo de divertimento que acho que não se consegue ter com as normais XC e nem mesmo com FS mais capazes e quanto a isto eu sei do que falo (obviamente que muito depende do terreno).

Se estiveres mesmo para aí virado, dá uma olhadela aos Cotic, especialmente ao solaris max ou ao mais radical BFE max. Já são em reynolds 853 que é mais leve e dizem ser mais elástico que os vulgares 4130 cromoly e o preço é jeitoso. Têm uma geometria bastante progressiva portanto és capaz de estranhar um bocado nas primeiras voltas. Há outra marca de que gosto bastante pelo menos em termos de design e geometria que é a Pace. Tem também hardtail em reynolds 853 muito catitas.
Pessoalmente tenho também sempre em atenção o facto de os quadros terem geometria e folga suficiente para levar 27.5 plus. Hoje não compraria nenhum quadro que não fosse compatível com este setup.

BTT?

Em caso de duvida e estar entre tamanhos? escolher o mais pequeno sempre

Isso não é líquido. Depende da geometria da bike que hoje não tem nada a ver com a de há 10 anos.
Por ex, o meu quadro é um M. Tem um reach de bike L dessa data e me sinto nada desconfortável. É necessário saber ler as tabelas de geometria (geometria, essa, que é um dos fatores mais importantes numa bike) mas que mais muitas vezes são descuradas.

Pelo que das a entender gostas de conforto, a Epic é a FS menos confortável do mercado. Já experimentei e odiei, parece um pau! O brain é excessivamente duro. Aquilo é ótimo para XCO, agora para fazer horas é muito dura mesmo.
O brain tem inúmeros ajustes, tanto atrás (brain) como no amortecedor. Talvez não estivesse ajustado para o teu peso. O amortecedor é afinado da seguinte maneira: colocar 230 psi ou mais no amortecedor, o utilizador senta -se na bike, carregasse num" botão" que está no amortecedor e fica ajustada ao utilizador. Só assim podemos ter uma ideia correta.

Fazes muito bem. É um mundo de divertimento que acho que não se consegue ter com as normais XC e nem mesmo com FS mais capazes e quanto a isto eu sei do que falo (obviamente que muito depende do terreno).

Se estiveres mesmo para aí virado, dá uma olhadela aos Cotic, especialmente ao solaris max ou ao mais radical BFE max. Já são em reynolds 853 que é mais leve e dizem ser mais elástico que os vulgares 4130 cromoly e o preço é jeitoso. Têm uma geometria bastante progressiva portanto és capaz de estranhar um bocado nas primeiras voltas. Há outra marca de que gosto bastante pelo menos em termos de design e geometria que é a Pace. Tem também hardtail em reynolds 853 muito catitas.
Pessoalmente tenho também sempre em atenção o facto de os quadros terem geometria e folga suficiente para levar 27.5 plus. Hoje não compraria nenhum quadro que não fosse compatível com este setup.

É um pouco nessas linhas. Mas nada de demasiado radical no curso e ângulos porque a ideia é também ser confortável a fazer kms na serra. Portanto, 120/130mm de curso (fox 34 ou a nova sid 120mm), quadro robusto mas nada de aço "premium" ou então um alumínio versátil como a santa cruz chameleon... Dropper, borracha "plus" e calções largos por cima da carneira [:D]

Deixo os dias de lycra justa para a de estrada (deve ser coisa da idade) [:D]

Edit, a portuguesa Nordest está com umas coisas jeitosas e a bons preços ;)

Last edited:
É um pouco nessas linhas. Mas nada de demasiado radical no curso e ângulos porque a ideia é também ser confortável a fazer kms na serra. Portanto, 120/130mm de curso (fox 34 ou a nova sid 120mm), quadro robusto mas nada de aço "premium" ou então um alumínio versátil como a santa cruz chameleon... Dropper, borracha "plus" e calções largos por cima da carneira [:D]

Deixo os dias de lycra justa para a de estrada (deve ser coisa da idade) [:D]

Edit, a portuguesa Nordest está com umas coisas jeitosas e a bons preços ;)

Antes de comprar o Kingdom, andava a namorar o Nordest bardino ti, mas 1400€ custavam-me a dar. O meu com portes e uma caixa cane creek saiu a menos 400€ que o nordest e com garantia vitalícia, coisa que a nordest não oferece.

Eu só ia para alumínio se fosse mesmo muito bom negócio em termos de preço e se a garantia fosse vitalícia ou bastante alargada. HT, ou aço ou TI.

Os cotic não são nada caros. Tens, por ex, um solaris nova geração, reynolds 853 a 750€ + portes. O BFE max a 600€ + portes. Para estes a marca certifica a compatibilidade de 650b+. O problema é o periodo de entrega: dezembro 2020 e janeiro 2021. A pace anda +- nos mesmos preços mas acho que a marca não certifica a compatibilidade com 650b+. Tens também a Stanton, mas a ideia que tenho deles é que já é mais puxado a nível de preços. Vê a Stanton Sherpa, por ex.
A kingdom lançou agora a nova Vendetta X3. É em tudo igual à minha (Vendetta X2 LE) exceto o tubo de selim que na X3 é mais curto. Costumam fazer promoções muito interessantes.

Quanto a suspensões, vê se consegues arranjar uma RS dual position. A minha pike é dual position e altera entre 110 e 140, apesar de 90% das vezes andar sempre com 140. Acho que 140 é o máximo que uma HT deveria ter.

Dropper, sem dúvida. Quem experimenta, dificilmente volta atrás. No mínimo dos mínimos com 125mm.

Depois calção largo e... flanela :p

O brain tem inúmeros ajustes, tanto atrás (brain) como no amortecedor. Talvez não estivesse ajustado para o teu peso. O amortecedor é afinado da seguinte maneira: colocar 230 psi ou mais no amortecedor, o utilizador senta -se na bike, carregasse num" botão" que está no amortecedor e fica ajustada ao utilizador. Só assim podemos ter uma ideia correta.
Do pessoal que conheço que tem Epics Sworks, todos andam com o Brain o mais aberto possível e dizem que é bastante dura, mesmo anulando a experiência que tive e que não tivesse ajustada ao meu peso. Mas mesmo assim andei numa em que o dono tinha aí uns 8kg a menos que eu.
230 psi isso de pois de acertado fica em quanto? É que eu na Scalpel a trás cheguei a andar com 90psi.

Pelo que das a entender gostas de conforto, a Epic é a FS menos confortável do mercado. Já experimentei e odiei, parece um pau! O brain é excessivamente duro. Aquilo é ótimo para XCO, agora para fazer horas é muito dura mesmo.

Podes sempre controlar o Brain. Desde o fechado, até ao totalmente aberto.

Isso não é líquido. Depende da geometria da bike que hoje não tem nada a ver com a de há 10 anos.
Por ex, o meu quadro é um M. Tem um reach de bike L dessa data e me sinto nada desconfortável. É necessário saber ler as tabelas de geometria (geometria, essa, que é um dos fatores mais importantes numa bike) mas que mais muitas vezes são descuradas.

O que eu disse era para os casos em que se analisava a geometria, que se analisava os tamanhos e continuasse a haver duvida.

Em caso de depois de analisar tudo, estar ali na duvida então ir pelo mais pequeno, que foi o que me pareceu do post, depois de verificar e testar deu ali entre o M e o L, caso esteja nessa situação escolher o mais pequeno

Do pessoal que conheço que tem Epics Sworks, todos andam com o Brain o mais aberto possível e dizem que é bastante dura, mesmo anulando a experiência que tive e que não tivesse ajustada ao meu peso. Mas mesmo assim andei numa em que o dono tinha aí uns 8kg a menos que eu.
230 psi isso de pois de acertado fica em quanto? É que eu na Scalpel a trás cheguei a andar com 90psi.

Isso é muito estranho. Com o Brain totalmente aberto o amortecedor está sempre a trabalhar. Até a pedalar ele se mexe!
Eu uso sempre totalmente fechado e comporta-se como tem que ser. Só abre quando encontra um obstáculo, seja uma pequena pedra ou uma depressão no terreno!
O teu amigo deve ter isso mal afinado.

Isso é muito estranho. Com o Brain totalmente aberto o amortecedor está sempre a trabalhar. Até a pedalar ele se mexe!
Eu uso sempre totalmente fechado e comporta-se como tem que ser. Só abre quando encontra um obstáculo, seja uma pequena pedra ou uma depressão no terreno!

Eu não ando com ele todo aberto, é uma máquina de XC isso não existe duvidas mas não a considero muito dura.

O sistema Brain requer alguma habituação, nem é uma questão de ser duro ou não é mais a parte inicial mas é normal nem todos gostarem ou estarem habituados a outras coisas,

Mas para isso existe solução, EPIC EVO, uma epic sem sistema brain

Mesmo com tudo muito bem afinado, Epic é tendencialmente menos confortável, dada a geometria e o brain. Com isto não digo que seja assim tão desconfortável como HT, mas um Epic vs Scalpel por exemplo é certinho que a Scalpel é mais confortável. Ou mesmo uma Spark.
Contudo também considero que uma Epic é mais eficaz em provas.

não precisa de haver oficialmente. na capelinha do moinho do pisco ha sempre gente a chegar. Ontem so fui as eólicas. a subida de malhapão fica para a proxima.

Em relação aos psi depois de acertado não faço ideia, porque nunca coloquei a bomba no amortecedor no final.

Last edited:
Malta, Garmin edge 130 plus ou 520 plus?

Os 520 tinham a fama de serem lentos, alguém sabe se a versão do plus melhorou?

Last edited:
Devo optar pelo 520 plus, algums recomendação de loja ou é melhor esperar pelo black friday?

Só para responder à questão anterior.

Não, o plus não resolveu a lentidão em relação ao 520, é exactamente o mesmo processador o que foi adicionado foi basicamente a questão dos mapas, mais espaço.

Se conseguires ir mais um bocado aconselho de longe o 530, muito mais evoluído, melhor processador, mais funcionalidades por mais cerca de 60/70€

Na minha opinião vale a pena, se usares a navegação então nem se compara, tens o climb pro, analises em termos de BTT, etc

Só para responder à questão anterior.

Não, o plus não resolveu a lentidão em relação ao 520, é exactamente o mesmo processador o que foi adicionado foi basicamente a questão dos mapas, mais espaço.

Se conseguires ir mais um bocado aconselho de longe o 530, muito mais evoluído, melhor processador, mais funcionalidades por mais cerca de 60/70€

Na minha opinião vale a pena, se usares a navegação então nem se compara, tens o climb pro, analises em termos de BTT, etc
Um 530 novo com factura por 200€ é bom negócio? Ou o BF costuma trazer melhores negócios?

Back