Tópico do BTT

Boa noite homens do pedal,

Estou a pensar em comprar uma bike para tirar barriga [:D] Hoje o mercado já não é o mesmo de há 25 anos e não faço a mínima ideia o que comprar.

Como não percebo um crl disto não vou comprar usada pois posso ser comido por lorpa.

Quero uma bike para fazer percursos de +- 2/3 horas em estrada/ alguns caminhos mais degradados /caminhos de terra batida. Não quero corridas nem saltos pois já não tenho cabedal para isso :sh)

Posso ir no máximo até aos 800 eur se valer mesmo a pena, o ideal seriam os 500 paus.

Tenho andado a ver coisas e falam bem disto : https://www.decathlon.pt/p/biciclet...iban-grvl-120/_/R-p-312397?mc=8575940&c=VERDE

Vale a pena? Recomendam algo melhor na mesma faixa de preço ?

Boa noite homens do pedal,

Estou a pensar em comprar uma bike para tirar barriga [:D] Hoje o mercado já não é o mesmo de há 25 anos e não faço a mínima ideia o que comprar.

Como não percebo um crl disto não vou comprar usada pois posso ser comido por lorpa.

Quero uma bike para fazer percursos de +- 2/3 horas em estrada/ alguns caminhos mais degradados /caminhos de terra batida. Não quero corridas nem saltos pois já não tenho cabedal para isso :sh)

Posso ir no máximo até aos 800 eur se valer mesmo a pena, o ideal seriam os 500 paus.

Tenho andado a ver coisas e falam bem disto : https://www.decathlon.pt/p/biciclet...iban-grvl-120/_/R-p-312397?mc=8575940&c=VERDE

Vale a pena? Recomendam algo melhor na mesma faixa de preço ?

Com esse valor o ideal seria uma BTT, o Gravel com a procura elevada, os preços que se pagam trazem algum equipamento duvidoso.

Por exemplo nessa que mostras, diria que os travões são fracos e propensos a dar "chatices". Não ficas sem eles, mas vai andar a roçar nos discos facilmente.

Como falas em estrada e alguns percursos de terra, presumo que o foco seja estrada, por isso o que apresentas acaba por ser a melhor opção.

Sim o foco é mais estrada. Pelo que percebi , o gravel está na moda . Que azar do caraças [:D]

Já agora que BTT recomendarias?

Nos valores que indicas, só dá decatlon.

Nos 500€

BICICLETA DE BTT ST 540 V2 AZUL 27,5" ROCKRIDER - Decathlon

No teu caso e sabendo que iria continuar a andar regularmente, ia para esta:

Bicicleta BTT semirrígida Rockrider XC 100 29'' Shimano Deore 1x11 ROCKRIDER - Decathlon

Mas se vais fazer mais estrada, nem sequer penses numa BTT.

Obrigado jolopes [;)]

Vou fazer mais estrada, sem duvida nenhuma.

Pelo que vejo a Triban 120 não se porta nada mal na terra! A não ser que esta esteja alterada [:D]

Obrigado jolopes [;)]

Vou fazer mais estrada, sem duvida nenhuma.

Pelo que vejo a Triban 120 não se porta nada mal na terra! A não ser que esta esteja alterada [:D]

Isso é a Triban 120 GRVL, para gravel, e não a 120 normal de estrada.

Ainda assim, muito trilho desse video não é de todo o mais indicado para uma bike de gravel. Já fiz coisas assim e arrependi-me sempre passado 100m[:D]

Sim o foco é mais estrada. Pelo que percebi , o gravel está na moda . Que azar do caraças [:D]

Já agora que BTT recomendarias?

Eu também ia para uma BTT.

Tenho uma Btwin Rockrider 900 e custou por volta dos 800€ e para quem não liga muito a cagança de marcas, é uma bike muito fixe.

Agora o novo modelo equivalente é a XC100, já de roda 29.

Last edited:
As Gravel são um compromisso e como qualquer compromisso não são ideais para nada. Não são boas bicicletas de estrada e não são boas bicicletas de montanha.

Também não consigo pensar numa gravel para mim por isso mesmo, dá um jeito em tudo mas não é excelente em nada...

Para um utilizador esporádico talvez seja mais versátil, mas é para esquecer coisas como esse vídeo.

É uma dor nos pianos, que nunca mais voltam a repetir! [:D]

A grande vantagem da gravel é fazer estrada e se quiser fugir a carros entrar pelo estradão dentro. E tem a vantagem também de não ter suspensão para fazer manutenção. Mas sim, é uma moda que agora pegou.

Se o homem tem barriga e quer ver-se livre dela, a BTT não é a melhor ideia. Pesa + 5 kgs que a gravel ou a de estrada e rola muito mais devagar. E se ele for pra offroad desiste logo no primeiro dia.
A não ser uma BTT rasca de supermercado, de preferência usada, 40 ou 50 euricos, pra ir todos os dias trabalhar, em vez de "sapatadas" de 2/3 horas ao FDS. Pra a barriga é o remédio santo.

A grande vantagem da gravel é fazer estrada e se quiser fugir a carros entrar pelo estradão dentro. E tem a vantagem também de não ter suspensão para fazer manutenção. Mas sim, é uma moda que agora pegou.

Já andei com BTT com forqueta de carbono, realmente era uma grande vantagem a manutenção a menos. A desvantagem era a conta do osteopata... [:)][:)]

Bons tempos, quando voltei a por a suspensão, parecia que tinha falta de travões, tal era a diferença de velocidade!

05d29873a0afc09aca650f5a091fcd0b.jpg

Velha e cansada como o dono!

Back