Tópico do BTT

citação:Originalmente colocada por Jota17

Pc, quando trocaste de corrente, devias ter montado uma daquelas de engate rápido e que não precisam de qualquer ferramenta! Mesmo com uma shimano, um elo rápido, que se aperta apenas com as mãos, resolvia esse problema rapidamente!

Boas,

essas com o engate rápido, são as da SRam. Eu também tinha preferido uma dessas, mas no site de onde encomendei o material, o material da SRam era mais caro que o da Shimano, daí a minha escolha. Mas brevemente vou encomendar de outro site, os elementos para a transmissão da outra bike, e vou mandar vir uma corrente Sram para meter na Coronas ;)

Hoje cheguei mais cedo do trabalho, e já resolvi o problema da corrente. Optei por retirar o elo estragado, pelo que a corrente ficou um pouco mais curta. Agora vamos ver se não me deixa enrascado outra vez [xx(]

Mas olha que mesmo com o elo de encaixe rápido da SRam, teria sempre que recorrer a um desmonta-correntes, para retirar este elo que ficou estragado (acho eu, que foi a primeira vez que fiz este tipo de serviço [8)])

Dentro de dias a minha mochila vai andar umas gramas mais pesada, com a adição de um desmonta-correntes ao kit de ferramentas :)

Cumprimentos

Hoje foi dia de mais um passeio, desta vez na companhia do edias.

Ontem ao fim do dia combinámos umm passeio de BTT, e por sugestão do edias repetimos o percurso do primeiro passeio aqui do fórum, ou seja, Expo-Stª Eulália [:X]

Apesar do frio, iniciámos o passeio em Frente ao C.C Vasco da Gama, e seguimos na direcção do caminho de Fátima. A juntar ao frio (6º) apanhámos um ventinho de norte que tornou esta primeira parte do percurso um experiência gelada.

Se o primeiro passeio do fórum, foi realizado num dos dias mais quentes do ano de 2006, este foi num dos mais frios :D

Chegados ao inicio do single track do Trancão e para demonstrar o frio que estava, aqui ficam umas fotos nossas rodeados de geada :)

pc230135oc3.jpg

pc230136fz1.jpg

pc230137mr6.jpg

Depois foi desfrutar os 3km de single track [8D] Pelo menos era esse o nosso objectivo, porque como já não chove à talvez duas semanas, pensámos que o trilho estivesse ciclável e com pouca lama (algo caracteristico nesta zona).

Assim foi durante grande parte do trilho, mas durante algumas dezenas de metros, o trilho tinha bastante lama e estava com regos profundos bem no meio, deixando alguns centimetros para passarmos com as rodas entre o rego e a "falésia" :D

Devido ao piso estar escorregadio, optámos por as levar à mão. Resultado: sapatos cheios de lama, bem como as rodas que duplicaram de
espessura.

A partir daí, seguimos em direcção ao topo da serra, sem registo de nada de especial, com a óbvia excepção da paisagem espectacular, bem como do frio sempre que levávamos com o vento de norte.

Aqui os dois conquistadores do topo :D

pc230140pu1.jpg

Atenção: Não sou nenhum terrorista, é certo que pareco um taliban com a cara tapada com o cachecol (que me deu bastante jeito nas descidas e sempre que o vento apertava) [:p] :D Mas só se "tava ali bem" assim [}:)]

Chegados ao topo, tivemos uns minutos a admirar a paisagem [B)]

Nesta primeira foto, dá para ver o vale do Trancão na direita da imagem
pc230138rd4.jpg

pc230139ua0.jpg

pc230141nb5.jpg

Depois foi fazer a descida, que em relação á ultima vez que lá tinha passado no nosso primeiro passeio, está com o piso mais degradado devido ás chuvas, apesar de estar ciclável em 90% da sua extensão.

Aqui fica o registo da altimetria do passeio

altimetria20061223py7.jpg

O gráfico, está dividido em dois, visto que o Edias deu uma voltinha na minha bicicleta, e o GPS perdeu a ligação por momentos, pelo que criou dois gráficos distintos

Depois da descida feita, ainda fomos juntos até apanharmos o caminho de Fátima, local onde o Edias seguiu para norte em direcção a casa, e eu segui para sul em direcção à Expo. Aqui mais uma vez, fui enganado pelas condições meteorológicas dos dias anteriores, visto que o terreno estava completamente enlameado (não tinhamos feito esta parte na ida). A lama era tanta no caminho que ao ver umas marcas de rodas de bicicleta pelo meio do campo, optei por seguir por aí.

BURRICE :D

O terreno estava de tal forma empapado, que ainda andei alguns metros até as rodas da bike ficarem enterradas. Ao meter o pé no chão, começei a sentir o pé a enterrar na lama/água [}:)]. A solução foi pegar na bike e correr antes de os pés ficarem enterrados [}:)]

Só visto :D

Ao chegar a solo firme, o resultado desta incursão, foram uns sapatos com uma cor diferente, visto que tinham uma camada de lama :D e a bike com lama por todos os lados (principalmente nas rodas e travões).

A partir daí foi sempre a dar-lhe até chegar ao posto de abasteçimento na expo, onde tive 30minutos a lavar a bike e os pés [}:)]

Em resumo, mais um passeio memorável [8D]

PS: Devido a ter sido combinado na véspera, não deu para convidar mais ninguém, mas se houver interessados, podemos repeti-lo ;)

pois é, fomos enganados por estas duas semanas sem chover.

Mesmo assim o terreno ainda está saturado e nas zonas onde o sol nao bate ainda estão muito enlameadas.

De qualquer forma foi um bom passeio. Só nos falta arranjar descidas alternativas, que naquela zona existem bastantes.

citação:Originalmente colocada por arct

pc, excelente bike...quanto à falta de côr na forqueta é uma questão de hábito...daqui a nada já nem reparas...ta "five stars"...

tal como ja tinha dito fica aqui uma foto da minha "modesta" bike!

já tem a suspensão nova...eh um modelo modesto e barato...como de inicio não tinha a certeza se ia alinhar mto no btt, preferi na investir mto...no entanto tenho feito quase todos os fins de semana..[:X]

agora à semelhança do que fiz com a suspensão, vou fazendo alterações...a próxima sera a roda de trás...está a gripar o carreto...[xx(]

cpts!!! ;)

Download Attachment: Bike.JPG
54.78 KB

já alterei o nome do ficheiro...agora já aparece!!

cpts!!

boas!!

pois é...tenho continuado nos meus passeios aqui pelo norte...o último para já foi no dia de véspera de Natal..eheh...é o vício...
digo que será o último para já, porque estou com o eixo da roda de trás gripado...e agora vem a parte da pergunta...

eu consigo meter uma roda nova, da marca da que lá está, com cubos shimano (embora não saiba qual modelo) por cerca de 45 eur...no entanto posso (tentar) trocar o cubo em casa, e meter um bom (shimano deore Lx) por cerca de 20 e poucos eur...

será que é fácil de trocar o cubo? já andei lá a estudar aquilo...já tenho a chave para os raios...só não sei muito bem como tirar a cassete...alguém aqui sabe?

bigado pelas respostas!;)

ps: o relato do passeio de Natal está post(ado) no blog que mencionei numa resposta atrás!! vejam...é lá na minha terra!! paisagens e trilhos 5 stars!![^]

Boas,
para tirares a cassete, 1º sacas os apertos rápidos, 2º necessitas de uma ferramenta especifica para utilizares na parte interior da cassete, é igual ao do centerlock, também necessitas de uma outra ferramenta que é composta por uma corrente para "forçares" em sentido contrário ao da cassete. Em relação a esta última, com um pano enrolado na cassete e mais 2 mãos extra para segurar no pano consegue-se desapertar a cassete. Parece confuso, mas depois de começares a mexer até é intuitivo.
Cumps.

Boas,
aproveito para a malta que no primeiro passeio de BTT conheceu a minha "montada", tenho a informar que a despedi, é que ela era um pouco bruta com as minhas costas, agora adquiri um sofa, aqui fica uma foto, e até ao próximo passeio.

Cumps.

boas!!

pois é...tenho continuado nos meus passeios aqui pelo norte...o último para já foi no dia de véspera de Natal..eheh...é o vício...
digo que será o último para já, porque estou com o eixo da roda de trás gripado...e agora vem a parte da pergunta...

eu consigo meter uma roda nova, da marca da que lá está, com cubos shimano (embora não saiba qual modelo) por cerca de 45 eur...no entanto posso (tentar) trocar o cubo em casa, e meter um bom (shimano deore Lx) por cerca de 20 e poucos eur...

será que é fácil de trocar o cubo? já andei lá a estudar aquilo...já tenho a chave para os raios...só não sei muito bem como tirar a cassete...alguém aqui sabe?

bigado pelas respostas!;)

ps: o relato do passeio de Natal está post(ado) no blog que mencionei numa resposta atrás!! vejam...é lá na minha terra!! paisagens e trilhos 5 stars!![^]

O vício do BTT é lixado, no dia 1 Jan ás 9h da manhã já eu estava a sair de casa para uma voltinha no monte :D

Em relação à roda, o trocar a cassete é fácil, tal como o Rasteirinho explicou, e se tiveres as ferramentas, ainda melhor. O problema poderá ser o enraiar a roda novamente com o novo cubo. Eu nunca fiz isso, mas penso que não seja fácil.

Se quiseres, podes dar uma vista de olhos neste link http://www.amigosdelciclismo.com/mecanica/radiarycentrar/ que explicam em Espanhol o procedimento.

Já te informaste quanto te levam na loja para enraiar a roda?

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

Boas,
aproveito para a malta que no primeiro passeio de BTT conheceu a minha "montada", tenho a informar que a despedi, é que ela era um pouco bruta com as minhas costas, agora adquiri um sofa, aqui fica uma foto, e até ao próximo passeio.

Cumps.

Pssst, não se vê a foto ;)

Se não existe experiência a enraiar rodas, é melhor que alguém o faça! É a parte mais complexa de montar uma bike!;)

Enraiar rodas é obra![xx(]
Também partilho das opiniões que foram aqui dadas. Mas se te sentires à vontade, melhor:)

citação:Originalmente colocada por RTC

Enraiar rodas é obra![xx(]
Também partilho das opiniões que foram aqui dadas. Mas se te sentires à vontade, melhor:)

Já agora acrescento cravar correntes! As que tentei, acabei por fazer uma valent m****! O resto faço eu mesmo...

:)

lol...

já estou a ver...é capaz de ser boa ideia estar quietinho....lol[}:)][}:)]

bem, parece que vou ter que começar a sondar o mercado...

é que foi-me dito, que ficava mais barato comprar a roda nova, do q estar a "enraiar" (é assim q se escreve/diz?)...e dados os preços que falei....[8)]

obrigado pelas opiniões pessoal!!![^]

cpts!

citação:Originalmente colocada por pc

Boas,

Cumps.

Pssst, não se vê a foto ;)
Boas,
estou com alguns problemas no imageshack
já está

Boas,

Cumps.

Grande máquina ;)

Se com a outra eu já deixava de ver o pó da tua roda nas descidas, faço ideia com esta :)

lol...

já estou a ver...é capaz de ser boa ideia estar quietinho....lol[}:)][}:)]

bem, parece que vou ter que começar a sondar o mercado...

é que foi-me dito, que ficava mais barato comprar a roda nova, do q estar a "enraiar" (é assim q se escreve/diz?)...e dados os preços que falei....[8)]

obrigado pelas opiniões pessoal!!![^]

cpts!

Realmente, foi essa a ideia que eu sempre tive, e por vezes compensa mais comprar uma roda completa do que trocar só o cubo [xx(]

Vê também os preços desta loja online portuguesa, o meu irmão comprou lá umas rodas. Na práctica as rodas foram "á la carte" visto que ele escolheu os aros, raios e cubos, tudo por um preço muito bom ;)

http://biketarget.com/loja/index.php

Mas pergunta na loja quanto te levam para trocar o cubo. Pode ser que compense ;)

Aproveitando o facto do trabalho ser pouco nesta primeira semana de Janeiro, e visto que tinha companhia do meu irmão, e que o nosso "patrão" compreende perfeitamente esta nossa paixão pelo BTT [8D] saímos um pouco mais cedo e fomos até ao Jamor.

Infelizmente, logo no inicio do passeio nos trilhos do Jamor, tivemos uma surpresa desagradável.

Estão a destruir os trilhos [xx(] [8]

Penso que devido ao facto de brevemente, ir ser realizada uma prova de duatlo (BTT + corrida) no Jamor http://www.clubeolimpicodeoeiras.com/duatlojamor/ estão a "preparar" os trilhos para essa prova. Só que a "preparação" que eles fazem, na práctica é destruir [xx(]

Vejam as fotos

Parte final da subida inicial do nosso passeio. Aqui o trilho tinha talvez 1 a 1,5m de largura com um piso excelente.
Na práctica andava lá uma máquina que pura e simplesmente deu cabo do trilho que existia e abriu uma auto-estrada [8]

imag0007mx3.jpg

Aqui podemos ver o local até onde fizeram os estragos, ou seja, praticamente todo o trilho

imag0008em5.jpg

Só para terem uma ideia dos estragos (que estão feitos por agora, vai na volta ainda vão alcatroar aquilo), comparem o mesmo local na semana passada :(
0035ht8.jpg

É triste que para a realização de uma prova, destruam trilhos com a beleza que este tinha. Mais, este trilho tinha todas as condições para a prova que eles querem, volto a frisar,o piso estava excelente , estamos a falar de BTT, não de ciclismo de estrada.

Adaptem as provas aos locais e não o contrário [8]

Visto que por agora só aquele trilho está destruido, ainda demos mais uma voltinha, mas fica aqui o meu conselho, não façam BTT em descidas técnicas com pneus slicks [:p]

imag0002yq0.jpg

Visto que não sabia que ia ter esta sessão de BTT, tinha a bike preparada para o uso que lhe dou normalmente durante a semana, e para isso um pneu slick, careca ou gasto (como queiram lhe chamar :D) é o ideal. Mas para BTT, não obrigado. Só para terem uma ideia, na descida da capela, só parei no meio da vegetação [}:)]

Já agora, o motivo pelo qual equipei a minha Coronas com a Rock Shox, é porque o meu irmão optou por substituir a Rock Shox por uma Pace [^]

Não é um Honda TypeR, mas é quase :D

imag0004yq7.jpg

Nos pequenos detalhes é que se vê a qualidade do material. Imaginem se tudo tivesse assinalado a localização do ponto G :D [}:)]

imag0005lx8.jpg

Já a caminho de casa, ainda tive a oportunidade de ver de perto (bem perto) os veiculos do Dakar

imag0009kr5.jpg

Impressionantes estes "bichos"

Agora é esperar que aquelas bestas não destruam a totalidade dos trilhos onde se vai desenrolar a prova de duatlo. O meu proximo e-mail vai ser uma reclamação para eles

É realmente impressionante o que estão a fazer a esse trilho! Como é possível uma coisa dessas? O pessoal na prova de btt vai com bikes de estrada?!

edias estamos em Portugal, tudo é possivel [8]

E-mail que enviei para os organizadores da prova:

From: Pedro Costa
Sent: quarta-feira, 3 de Janeiro de 2007 21:50
To: 'secretaria@federacao-triatlo.pt'
Subject: Duatlo no Jamor
Importance: High

Boa noite,

como utilizador assíduo dos trilhos do Jamor para a práctica do BTT, fiquei bastante satisfeito ao saber que nesse espaço se iria realizar uma prova que englobava uma componente de BTT.

Mas ao ir lá hoje para um pequeno passeio, qual não foi o meu espanto ao ver que os trilhos estão a ser DESTRUIDOS. Penso que essa "preparação" esteja relacionada com esta prova que por vós vai ser organizada. Se tal for verdade é pena que assim seja. Penso que as provas se têm que adaptar aos locais e não o contrário. Aquele pequeno trilho, que assinalei com um rectângulo amarelo na imagem em anexo, estava com as condições ideais para o tipo de prova que pretendem realizar, não havia necessidade do o mesmo ter sido destruido.

Se é assim que pensam incentivar a práctica de desporto, valia mais estarem quietos e organizarem esta mesma prova nos jardins de Belém ou no passeio marítimo de Oeiras.

Só espero que esta "preparação" dos trilhos, não seja efectuada na totalidade do percurso de BTT.

Cumprimentos

Mapa com o percurso da prova de duatlo, e assinalado com um rectângulo amarelo, está a área afectada hoje.

ciclismoqp2.jpg

Não vai dar em nada, eu sei, mas que mais se pode fazer?

É triste ser Português [xx(]

Back