Epá, sinto-me um bocado velho quando ando com a minha roda 26 no meio das 29, e já muitas eléctricas.
Mas sou, principalmente, mais lento!!!
![]()
As primeira bicicletas (Peugeot) de montanha eram roda 24. Isto há mais de 40 anos...
Epá, sinto-me um bocado velho quando ando com a minha roda 26 no meio das 29, e já muitas eléctricas.
Mas sou, principalmente, mais lento!!!
![]()
Pessoal, eixos das rodas!
Penso que actualmente a norma é o Boost/Super Boost (!), certo?
A minha questão é: alguma "falha" técnica para se ter estes formatos mais recentemente?
Ou é apenas a evolução natural para gerar vendas e substituição de material?
A primeira versão eixo passante (15x100mm, à frente, 12x142mm atrás ??), ainda é usável imagino, ou não vale a pena arranjar rodas com essas medidas?
Se calhar a questão que vou ter é essa, a oferta existente de cada uma das medidas.
E os quadros, só permitem (ou aceitam) uma das medidas atrás, certo?
Ah, e estas dúvidas surgem porque vou ver de material usado. Que pode ser uma bike completa ou algumas partes a avulso, entre as quais as rodas.

Lisboa tens a loja das bicicletas, pelo menos eram muito fortes em suspensões.
Fui lá com uma Reba para manutenção "completa", troca dos vedantes, anilhas, óleo, etc.
Mas não fiquei impressionado.
Para o serviço completo que pedi, esperava que pelo menos limpassem na parte inferior o comando do rebound, por exemplo (pensava, e têm!, que o retiravam para tirar as pernas da suspensão e que acabam por limpar toda essa zona, mas não.
Fui a rodá-lo e senti logo os barulhos dos grãozinhos a roçarem.
Talvez seja eu que não tinha noção do que era um serviço completo. Ou este teria de indicar explicitamente cada limpeza que pretendia que fosse feita.
Tenho uma Cannondale Scalpel 3 e uma Scott 30 Gravel. Quando quero conforto e "brincar" mais a sério levo a Cannondale. Quando quero só fazer km em terra batida e alcatrão levo a Scott. Se justifica uma suspensão? Para estradões de terra batida, não; se o terreno piorar muito, mas mesmo muito, então sim.
Já agora, porque não o carbono? Numa rígida nota-se bem o maior conforto.
Pois, eu nao irei para trilhos BTT mesmo hardcore, aquilo basicamente são estradas e caminhos de terra batida onde passam alguns carros para acesso a quintas e etc, basicamente caminhos agricolas alguns até com asfalto.
Alguns burancos grandes e umas pedritas , daí a minha duvida se a pneumatica dá jeito.
O carbono pensei que só fizesse ser 1 pouco mais leve. Nota-se no conforto como? mas sim é uma opçao se a diferença de preço nao for absurda.