Tópico do BTT

Pessoal, eixos das rodas!
Penso que actualmente a norma é o Boost/Super Boost (!), certo?

A minha questão é: alguma "falha" técnica para se ter estes formatos mais recentemente?
Ou é apenas a evolução natural para gerar vendas e substituição de material?

A primeira versão eixo passante (15x100mm, à frente, 12x142mm atrás ??), ainda é usável imagino, ou não vale a pena arranjar rodas com essas medidas?
Se calhar a questão que vou ter é essa, a oferta existente de cada uma das medidas.

E os quadros, só permitem (ou aceitam) uma das medidas atrás, certo?

Ah, e estas dúvidas surgem porque vou ver de material usado. Que pode ser uma bike completa ou algumas partes a avulso, entre as quais as rodas.

São várias as questões no mesmo Post mas tentando responder.

Claro que os eixos não boost são mais que válidos e ainda é possível arranjar rodas para eles, se vale a pena ou não depende das rodas que tens e quais queres comprar, porque as rodas são um dos melhores upgrades que se pode fazer.

A questão do boost é em grande medida pelo que dizes, a criação de novos standards para poderem justificar a venda de novo material, novos quadros, etc, no entanto também tem vantagens, aumenta a rigidez do quadro/rodas, permite ter mais opções no desenho dos quadros com mais espaço para pneus mais largos, etc

Em termos de os quadros e as rodas aceitarem apenas um standard, sim, convêm comprar as rodas e os eixos de acordo com as medidas do teu quadro e rodas boost não cabem em quadros não boost, etc (podem haver kits para alterar mas é demasiado trabalho e nem todos têm disponivel)

Em termos de oferta claro que as rodas não boost serão cada vez menos porque deixaram de ser o standard e modelos novos a sair saem com os Standards, mas ainda arranjas muitas e muitos modelos por essa net fora, é uma questão de ter cuidado ao selecionar o tipo de eixo

Last edited:
Pessoal, questão sobre suspensões.

Situação de desgaste profundo no revestimento dos tubos/bainhas internas numa suspensão (imagem abaixo).
Será que implica substituição dessas bainhas? Ou dará para remediar de alguma forma para a suspensão ficar ok?

Sim, sei que assim à distância não me poderão dizer muita coisa 😄 mas é para ter uma ideia.

20251215_140603(1).jpg

Como estamos de medidores de frequencia cardiaca? Queria comprar um para as aulas de cycling, que agora as bikes permitem sincronizar e isso e tem um ecra com muita informaçao.
Nao queria estar a levar a Garmin que tenho e queria algo mais em conta, para deixar sempre no saco do ginasio.
O que acham destas? Tambem aberto a outras opçoes dentro destes valores dataurl074355.gif
Magene H303

Cycplus ( A duvida sera qual das 2 opçoes )​

Lisboa tens a loja das bicicletas, pelo menos eram muito fortes em suspensões.

Fui lá com uma Reba para manutenção "completa", troca dos vedantes, anilhas, óleo, etc.
Mas não fiquei impressionado.

Para o serviço completo que pedi, esperava que pelo menos limpassem na parte inferior o comando do rebound, por exemplo (pensava, e têm!, que o retiravam para tirar as pernas da suspensão e que acabam por limpar toda essa zona, mas não.
Fui a rodá-lo e senti logo os barulhos dos grãozinhos a roçarem.

Talvez seja eu que não tinha noção do que era um serviço completo. Ou este teria de indicar explicitamente cada limpeza que pretendia que fosse feita.

Fui lá com uma Reba para manutenção "completa", troca dos vedantes, anilhas, óleo, etc.
Mas não fiquei impressionado.

Para o serviço completo que pedi, esperava que pelo menos limpassem na parte inferior o comando do rebound, por exemplo (pensava, e têm!, que o retiravam para tirar as pernas da suspensão e que acabam por limpar toda essa zona, mas não.
Fui a rodá-lo e senti logo os barulhos dos grãozinhos a roçarem.

Talvez seja eu que não tinha noção do que era um serviço completo. Ou este teria de indicar explicitamente cada limpeza que pretendia que fosse feita.

Há muitos anos que não tenho suspensão Lefty, mas era lá que eram feitas as revisões e eram 5 estrelas. O serviço pode ter piorado, não sei.

Olhem lá 1 coisa, vale a pena pagar um bom extra para ter suspensão pneumática numa BTT?

Já decidi que irá por 12 velocidades, aluminio, travoes disco hidraulico, roda 29, pneus queria nao mais que 2,20, faço percursos mistos.

Agora a cena é realmente se a suspensão convencional mesmo que ajustável , com ou sem bloqueador, serve bem.

Farei uns 30% alcatrão com "macadams" à mistura além de 70% em estradões de terra batida com poucas pedras mas valas/buracos largos, nada de muito agressivo mas....

Tenho uma Cannondale Scalpel 3 e uma Scott 30 Gravel. Quando quero conforto e "brincar" mais a sério levo a Cannondale. Quando quero só fazer km em terra batida e alcatrão levo a Scott. Se justifica uma suspensão? Para estradões de terra batida, não; se o terreno piorar muito, mas mesmo muito, então sim.

Já agora, porque não o carbono? Numa rígida nota-se bem o maior conforto.

Tenho uma Cannondale Scalpel 3 e uma Scott 30 Gravel. Quando quero conforto e "brincar" mais a sério levo a Cannondale. Quando quero só fazer km em terra batida e alcatrão levo a Scott. Se justifica uma suspensão? Para estradões de terra batida, não; se o terreno piorar muito, mas mesmo muito, então sim.

Já agora, porque não o carbono? Numa rígida nota-se bem o maior conforto.

Pois, eu nao irei para trilhos BTT mesmo hardcore, aquilo basicamente são estradas e caminhos de terra batida onde passam alguns carros para acesso a quintas e etc, basicamente caminhos agricolas alguns até com asfalto.

Alguns burancos grandes e umas pedritas , daí a minha duvida se a pneumatica dá jeito.

O carbono pensei que só fizesse ser 1 pouco mais leve. Nota-se no conforto como? mas sim é uma opçao se a diferença de preço nao for absurda.

Pois, eu nao irei para trilhos BTT mesmo hardcore, aquilo basicamente são estradas e caminhos de terra batida onde passam alguns carros para acesso a quintas e etc, basicamente caminhos agricolas alguns até com asfalto.

Alguns burancos grandes e umas pedritas , daí a minha duvida se a pneumatica dá jeito.

O carbono pensei que só fizesse ser 1 pouco mais leve. Nota-se no conforto como? mas sim é uma opçao se a diferença de preço nao for absurda.

Acho que devias investir numa boa suspensão. Vais começar a tomar o gosto e rapidamente começas a aventurar-te em trilhos mais técnicos.

Hmm, ok, entao boa suspensao = pneumatica ne? nao ha hipotese de uma "normal" ser boa , acredito, ou seja serve apenas para desenrasque.

Eu tinha aqui um de roda 26" acho, 24v suspensao tradicional, travoes vulgares sem disco, ou seja n era entrada de gama mas está bem abaixo do que eu queria.

Fiz algumas afinaçoes com sucesso por causa dos desviadores , entretanto partiu a corrente, comprei 1 nova porque era barata, acabei a quinar a corrente nova com a ferramenta que ela trazia, que acredito ser básica, mas entretanto o desviador traseiro ja estava muito na diagonal, os pneus ovalizados, bah, tá velha e foi po lixo, agora quero uma coisa decente.

Pensa assim: uma de BTT dá para o monte e para a estrada, é muito mais versátil; o contrário já não é bem verdade. Por outro lado, a de BTT em alcatrão arrasta-se muito mais. Além do mais, a de BTT tem uma maior e mais dispendiosa manutenção. Se for uma boa suspensão conta com cerca de 100 € anualmente.

Em relação ao carbono vs alumínio, o carbono tem uma maior flexibilidade, principalmente nas escoras. E sim, é mais leve. No que me diz respeito, atualmente uso muito mais a de gravel.

Fazendo uma analogia com os automóveis, existem os puros TT (BTT), os desportivos bike de estrada) e os SUV (gravel). É só fazer a escolha 😁

Ok eu fiz anteriormente algumas pesquisas que apontaram que para o meu uso, uma de cross country BTT ( XC ) seria o ideal, em torno dos 800 a 1200 euros.

Mas com pneus até máx 2.25 para evitar demasiado atrito em alcarão.

Se com esta config eu conseguir manter 25 a 30 km/h em plano em asfalto mesmo que já a queimar boas kcal, tá optimo.

Do que entendo, outras subcategorias de BTT é que vão mais para os trilhos dificeis, mas posso ter-me confundido, admito :D daí ter cá vindo ao topico.

Sim, dentro do BTT existem outras vertentes: XC, All Mountain, Freeride, Enduro, Downhill...

De todos o XC é o menos radical, sendo as bicicletas mais "agressivas" e mais "racing" e, supostamente, mais leves. Dentro do XC ainda existe o XCO e o XCM. Opta por estas de XC.

Nesse nível de preços a Decathlon é quase imbatível.

Pois acho que vou mesmo para isso, as tais XC.
Como referi será 12v, 29" cassete traseira 10-51 e prato dianteiro T32 acho eu
Suspensao coil normal preferencialmente de boa marca ( ? ) , quadro de aluminio visto que carbono já fica mais puxadote.
Carretos e comandos da shimano penso eu, ou da SRAM.

E sim a decathlon tem preços muito bons. Tem também algumas usadas tipo a 1100 euros em vez de 2400 segundo o parceiro deles no site da decathlon.

Agora questaozinha, eu terei de encomendar online pois não vivo perto de uma loja de biclas para ir lá, comprar e eles ajustarem aquilo ao detalhe.

Quando entregarem, aquilo vem inteiro e só preciso de montar os pedais e assim? Quanto ás afinaçoes de travao e mudanças é tranquilo nos afinadores do guiador ( ou eventualmente desapertar/apertar os parafusos da pastilha junto ao disco para acertar caso esteja a raspar ou é alguma ciencia aeroespacial?

convem tambem aplicar óleo na corrente? Se sim, já cá tenho em casa.

EscapeLivre, vou tentar ajudar-te naquilo que puder!

Alguns bitaites iniciais:

- escolher com calma, pois a oferta é imensa e dentro dessa oferta há muita variabilidade;

- ter bastante cuidado com a escolha do tamanho pois uma bike em que vai-se desconfortável é meio caminho andado para encostar a carroça;

- deixar orçamento para comprar equipamento decente, como calções, capacete, etc;

- nas gamas mais "baixas" há por vezes um ou outro detalhe que borra a pintura - como por exemplo os pneus ou selim - logo deixar algum orçamento para eventuais trocas;

- a tendência actual no gravel e BTT é pneus largos*;

- dar uma olhadela na geometria das bikes e comparar ... se precisares de ajuda apita ;)

* é uma tendência que faz todo o sentido e eu já o faço há muitos anos ... o pessoal há uns anos ria-se por eu montar pneus "de trator" nas minhas bikes :D

Vai dando notícias e nós tentamos ajudar-te ;) ... e bem-vindo ao clube!
Não apanhes o gosto que isto lixa-te a carteira :D

Se a cassete é 10-51 em princípio é Shimano 12spd.

Na Sram tens 10-50 ou 10-52. Em algumas gamas de entrada tens o pinhão mais pequeno de 11 dentes ao invés dos 10 dentes.

Thanks, a todos aliás.

Eu até ao inicio já estava a pensar em mudanças electricas, porque fiquei saturado de biclas de baixa gama smp a desafinar aquela merd [:D]

Sempre andei de bicla em pequeno mas era uma zona cheia de declives e pouco entusiasmante, depois deixei-me dissoe voltava esporadicamente em algum turismo rural.

Agora que me mudei para o interior, estou numa aldeia junto a muitos KM de estradões e zonas de campo alentejano e finalmente posso pedalar como gosto, agora só preciso é de escolher a bicla porque nunca me aventurei pra lá das de gama baixa.

Tinha ali uma de BTT ou assim que desenrascava mas agora morreu ou eu matei-a de vez [kiss]

O tamanho acho que vai ser L, adequado para a minha altura, 1.82m ou assim.

https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-btt-cross-country-rockrider-race-740-quadro-em-carbono-azul-recon/323483/c166m8615562

https://www.decathlon.pt/p/biciclet...arbono-race-900-nx-branco/354360/c227m8881424

https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-btt-cross-country-rockrider-race-740-quadro-em-carbono-azul-recon/323483/c166m8615562

A nível de suspensão a Rockshox Reba é boa. Transmissão de preferência SRAM GX ou Shimano XT. Travões preferiro Shimano (XT) aos travões SRAM (na Cannondale tenho Magura M4 e são muito bons).

Óleo na corrente não uso; uso cera (Squirt chain wax). O óleo deixa a corrente toda suja, principalmente nesta altura com o pó. A cera tem o contra da duração, tem que ser aplicada com regularidade.

Quanto à montagem não te sei informar.

Last edited:
Back