Tópico do BTT

Se há!!!
Mais rendimento a subir e maior segurança a descer!
Há tempos, dei um voltinha dentro da cidade com sapatilhas normais, encaixei-lhe as plataformas e fui! Por várias vezes que me senti inseguro.
É como se diz, depois de se experimentar, não se quer outra coisa! [;)]

Concordo com essa opiniao.. Para a minha bike gastei 100 euros nisso (pedais+sapatilhas) e acho que foi o melhor que fiz. E fi-lo mal comprei a bike.

O meu irmao nao o fez e depois deu umas voltas com a minha e ficou maravilhado.

Ficamos com uma pedalada muito mais certa e com menos perdas, mas principalmente a descer da uma seguranca enorme.

Macavenco:
- de facto a Reba é melhor que a Tora, estão em níveis diferentes dentro da marca.
- O bloqueio não sei como funciona nas Rock Shox, mas na minha Axon, quando a bloqueio não mexe. Talvez seja uma regulação no cabo
- Pelo que vi no site da Avid, os Juicy 3 não têm nenhuma regulação que permitam alterar esse "comportamento", acho que só os Juicy 7 o permitem. Mas estou a dizer isto sem certezas.
- em relação aos pneus, depende da medida que vais comprar para os pneus de estrada. Nuns com medida 1,5 consegues utilizar camaras de ar que utilizas em pneus 1,95 ou 2,0 de BTT

Estive a ver as caracteristicas da 8.1 e da 8.2, com os preços actuais, acho que dificilmente compensa a 8.2, o equipamento de transmissão, suspenção e rodas é melhor, mas custa quase o dobro

Existem, basicamente, dois sistemas de encaixe para BTT.

O sistema SPD e o sistema da CB (CrankBrothers)...

Eu já experimentei os dois e prefiro de longe os CB nomeadamente quando pedalamos em zonas com lama...

Os SPD com lama simplesmente não funcionam... os CB não se queixam e encaixam sempre...

Em contrapartida os SPD tem regulação da força da mola (vantajoso para iniciantes) e os pedais são mais baratos do que o sistema da CB...

Resalvo que os CB possuem os cleats cujo ângulo de desencaixe é menor facilitando o desencaixe...

Mais informação aqui e aqui

Também sou utilizador de uns Shimano M540, até agora nada a apontar de negativo, exceptuando talvez o peso...

Exactamente por causa disso do peso, acabei de comprar uns Exustar PM25 que são um pouco mais leves que os M540. A ver vamos se são tão resistentes como os Shimano.

Sou utilizador dos M520 que vieram com a bike,mas mandei meter de um lado as plataformas devido á minha inexperiência!

Agora e ao fim de 500kms e 2 quedas,em que uma me fez um grande risco na suspenção,não quero outra coisa e também não tenho nada a apontar aos M520 que com certeza são inferiores aos M540!

Inveja, inveja.... [:cool:]

Aos fins-de-semana, quando for à minha terra também terei ambientes "parecidos" para admirar, muita geadinha branca... só não sei se o farei muito cedo (antes das 10 [:D])

Bem, a 8.1 não me sai da cabeça..... hoje lá fui "dar uma volta" pela decathlon.... e aquelas cores são cada vez mais do meu agrado.

Estive a admirá-la, a experimentar a suspensão, ver uns pormenores, no fundo a verificar as características na inocência da minha ignorância... e fiquei com umas dúvidas, que agradeço a quem me ajudar a entende-las.

Vi também a 8.2 com uma suspensão Reba (ao que parece melhorrrrrrr que a Tora) com umas indicações num dos "braços", uma grelha, e a Tora sem nada escrito!!! :sh)

Nas observações efectuadas, testei e puxei o manípulo de bloqueio das suspensões (nas duas) e "abanei"!
Com o bloqueio ligado, quando empurrei para baixo, as duas cederam no início do curso, poucos milímetros, mas cederam de todas as vezes que experimentei. Davam um solavanco.
A minha pergunta é se isto é normal?
E se o bloqueio no volante bloqueia totalmente a suspensão ou se deixa alguma margem (isto é, se puxasse o cabo à mão obteria o bloqueio "total")?

Outra, foi a diferente "afinação" para as manetes dos travões, já na 8.1, havendo variações de modelo para modelo exposto.
Pareceu-me que a manete tinha um grande "curso" e a mão teria de mexer muito para travar.
Isto pode ser afinado no manípulo quando se quiser/precisar ou estando assim inicialmente, ficarão assim até "morrer"..... ou estou a dizer alarvidades?!

Só mais uma, se quiser montar uns pneus com rasto mais liso para andar no alcatrão, terei de ter umas camaras de ar mais estreitas (pensando que o pneu será mais estreito que o normal para andar na terra) ou terá de ser visto caso a caso?
Aqui também espero que os colaboradores da decathlon saibam dar conselhos válidos.
Também não coloquei todas estas questões na loja porque estava com pressa e aquela hora estavam poucos assistentes na zona de bikes.

Só para terminar [kiss], esta é especialmente dirigida a quem já tenha negociado na decathlon, e outras lojas, de material deste género.
Se eu pedir para trocarem os pedais para uns também com plataforma, será que me vão levantar muitas questões, ou encarecer o valor?

Desculpem o testamento, mas tem de ser uma decisão consciente [:)].

A Reba é bem melhor que a Tora.

Essa grelha na Reba é de certeza a tabela de pressões, consoante o peso do rider, visto que é a ar. A Tora é de mola.
Atenção que relativamente ao desempenho a Reba é superior, mas também é mais exigente quanto à manutenção e uso.

Qto ao bloqueio, a rockshox normalmente actua sobre o hidraulico do rebound, mantendo alguns milimitros de curso para garantir um minimo de conforto e controlo, além disso costumam ter uma valvula blow-off que quando há uma pancada muito brusca liberta o bloqueio.

As suntour normalmente têm um bloqueio mecânico, que não disponibiliza nenhum curso, e não liberta em pancadas muito bruscas
As deste ano, se não me engano já usam um sistema semelhante ao da rockshox

Qto aos travões, alguns modelos têm um ajuste na manete que altera o tacto inicial, parecendo que fica a travar mais em cima.
Os Juicy 3 salvo erro não têm esse ajuste.
No entanto, todos têm auto-afinação para compensar o desgaste das pastilhas.
Nos shimano, que são os com que trabalho mais habitualmente se pressionares repetidamente a manete estando parado e tendo a certeza que estão bem afinados/centrados, esse excesso de curso da manete desaparece quase na totalidade. Se isso não acontecer e se estiver realmente a fazer contacto muito em baixo, podes adicionar um pouco de óleo no depósito de expansão.
Se quiseres adicionar óleo, porque razão for, ainda tens um truque, que é aumentar a distância da manete ao punho. Mas isso só resulta se tiveres mãos grandes.

Aproveitando a tarde de sol, fui dar uma voltinha com a BH para ir estrear as "prendinhas" de natal que lhe dei. Estrear no "monte" visto que já ando com elas "na cidade" à uma semana

Um selim novo:

img009vy7.jpg

Selle San Marco Ponza. Este veio para substituir o Selle Italia XO TransAm. O principal motivo para a troca foi a estética (adoro ver o selim branco na BH [br:)]).

img012jb2.jpg

Estava com algum receio por causa do conforto (ou falta dele), porque depois de um XO Trans AM tudo o resto é desconfortável, mas este Ponza foi uma surpresa nesse aspecto. Não é tão confortável como o XO Trans AM, mas é mais confortável do que pensava. Até agora não senti nenhum desconforto pela falta da "racha" (no selim [:p])

Troquei igualmente o suporte do bidon

img010az9.jpg

Este suporte vai ter bastante uso, visto que no dia-à-dia não utilizo o depósito de água na mochila, sendo bem mais prático o bidon. Neste caso o que me levou à troca, foi a cor do mesmo.

Aqui um aspecto global de como a BH está:

img007vc8.jpg

Nesta foto dá para ver o pouco piso que o pneu traseiro tem, o que foi motivo para alguma emoção [:D] nos trilhos um pouco húmidos do Jamor

img004ui0.jpg

Por agora em termos de mudanças, não vai haver mais nada. Gostava de lhe trocar a Marzochi por algo mais leve, com bloqueio e se possível de cor branca [br:)] mas antes disso se calhar ainda vai ter que levar com uma transmissão, esta já leva quase 7000km's e já começa a dar alguns sinais disso

img013bz4.jpg

Sim sr, bela volta. E uma máquina com v-brakes... pensava que o pessoal todo já se tinha convertido aos discos.... [:D]

E o selim é bem bonito, apesar de não aparentar ser muito confortavel.

Obrigado pelas opiniões.
Cada vez mais acho que é uma boa compra, que apesar de tudo não fica demasiado cara.

No entanto, na minha busca incessante por uma decisão informada "vi" num forum (devem conhecer o forumbtt.net) o site goodbikes.org e com o pessoal a comentar que tinha preços muito apetecíveis (pelo equipamento em causa) e que as entregas eram rápidas e de confiança. Pelo que parece existem vários possuidores de bikes wheelers deste site.

E lá reparei em 2/3 modelos que por terem peços semelhantes se poderão comparar à 8.1.
A saber os modelos
PRO 69 - 549€
PRO RIDE 59 - 499€
EAGLE COMP 2007 - 599€
que penso serem os modelos de 2008.

Aqui o site com as bikes:
http://www.goodbikes.org/nuevo/ver_familias.php?familia=00

Aqui o pdf com as especificações
2007 - http://www.wheeleriberica.com/bikecompanyES/files/f1_1.pdf
2008 - http://www.wheeleriberica.com/bikecompanyES/files/f0_1.pdf

Gostava, se tiverem 5 a 10 mins de paciência, de uma opinião sobre a comparação entre estes modelos com a 8.1.
Valerá a pena considerar estas hipoteses?
Ou tendo eu a decathlon aqui a 3 mins, mesmo que haja alguma diferença (pequena) a 8.1 continua a ser uma excelente opção?

Bem, nos entretantos, ando a fazer uma lista com alguns acessórios que são necessários assim que comprar a bike.
Começa por:
- capacete
- luvas completas (o frio ataca forte nesta altura)
- umas mini-ferramentas
- porta-bidon

Remendos/cola já tenho, bomba idem, mochila da decathlon (do género camelbak) também já cá mora (mas a circulação de ar daquilo nas costas é uma valente treta!!!!!... das grandes!!!!!!) mas que deverá ser usada poucas vezes tendo o porta-bidon.

Mais um testamento mas o momento aproxima-se....

Aproveitando a tarde de sol, fui dar uma voltinha com a BH para ir estrear as "prendinhas" de natal que lhe dei. Estrear no "monte" visto que já ando com elas "na cidade" à uma semana

Um selim novo:

img009vy7.jpg

Selle San Marco Ponza. Este veio para substituir o Selle Italia XO TransAm. O principal motivo para a troca foi a estética (adoro ver o selim branco na BH [br:)]).

img012jb2.jpg

Estava com algum receio por causa do conforto (ou falta dele), porque depois de um XO Trans AM tudo o resto é desconfortável, mas este Ponza foi uma surpresa nesse aspecto. Não é tão confortável como o XO Trans AM, mas é mais confortável do que pensava. Até agora não senti nenhum desconforto pela falta da "racha" (no selim [:p])

img010az9.jpg

Este suporte vai ter bastante uso, visto que no dia-à-dia não utilizo o depósito de água na mochila, sendo bem mais prático o bidon. Neste caso o que me levou à troca, foi a cor do mesmo.

img007vc8.jpg

Nesta foto dá para ver o pouco piso que o pneu traseiro tem, o que foi motivo para alguma emoção [:D] nos trilhos um pouco húmidos do Jamor

img004ui0.jpg

Por agora em termos de mudanças, não vai haver mais nada. Gostava de lhe trocar a Marzochi por algo mais leve, com bloqueio e se possível de cor branca [br:)] mas antes disso se calhar ainda vai ter que levar com uma transmissão, esta já leva quase 7000km's e já começa a dar alguns sinais disso

img013bz4.jpg

Muito bonito o selim, deve ser levezinho não ?

Sim sr, bela volta. E uma máquina com v-brakes... pensava que o pessoal todo já se tinha convertido aos discos.... [:D]

E o selim é bem bonito, apesar de não aparentar ser muito confortavel.

Obrigado pelas opiniões.
Cada vez mais acho que é uma boa compra, que apesar de tudo não fica demasiado cara.

No entanto, na minha busca incessante por uma decisão informada "vi" num forum (devem conhecer o forumbtt.net) o site goodbikes.org e com o pessoal a comentar que tinha preços muito apetecíveis (pelo equipamento em causa) e que as entregas eram rápidas e de confiança. Pelo que parece existem vários possuidores de bikes wheelers deste site.

E lá reparei em 2/3 modelos que por terem peços semelhantes se poderão comparar à 8.1.
A saber os modelos
PRO 69 - 549€
PRO RIDE 59 - 499€
EAGLE COMP 2007 - 599€
que penso serem os modelos de 2008.

Aqui o site com as bikes:
http://www.goodbikes.org/nuevo/ver_familias.php?familia=00

Aqui o pdf com as especificações
2007 - http://www.wheeleriberica.com/bikecompanyES/files/f1_1.pdf
2008 - http://www.wheeleriberica.com/bikecompanyES/files/f0_1.pdf

Gostava, se tiverem 5 a 10 mins de paciência, de uma opinião sobre a comparação entre estes modelos com a 8.1.
Valerá a pena considerar estas hipoteses?
Ou tendo eu a decathlon aqui a 3 mins, mesmo que haja alguma diferença (pequena) a 8.1 continua a ser uma excelente opção?

Bem, nos entretantos, ando a fazer uma lista com alguns acessórios que são necessários assim que comprar a bike.
Começa por:
- capacete
- luvas completas (o frio ataca forte nesta altura)
- umas mini-ferramentas
- porta-bidon

Remendos/cola já tenho, bomba idem, mochila da decathlon (do género camelbak) também já cá mora (mas a circulação de ar daquilo nas costas é uma valente treta!!!!!... das grandes!!!!!!) mas que deverá ser usada poucas vezes tendo o porta-bidon.

Mais um testamento mas o momento aproxima-se....

Vou-te ser sincero, não cheguei a ver a fundo as características das bicicletas que seleccionaste na Goodbikes, mas pela foto, deu para ver que a suspensão por exemplo é pior que a da 8.1 (Dart vs Tora).

Mas tem atenção às compras na Goodbikes, se procurares bem no forum btt, também existem casos em que as compras lá não correram muito bem, e quando isso ocorreu, o pós-venda pura e simplesmente não existe [8b]

Só por causa disso, preferia a rockrider [;)]

Um selim novo:

img009vy7.jpg

img012jb2.jpg

img010az9.jpg

img007vc8.jpg

img004ui0.jpg

Boa bike Pedro, um abraço apr:)

Voltar
Superior