Tópico do BTT

Boas,

estou indeciso entre estas duas bikes, e gostava da opinião dos experts daqui [:cool:]
Rockrider 5.1: Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 5.1 HOMEM B'TWIN - descobrir a prtica de BTT e passear em plena natureza por caminhos e trilhos.
Rockrider.jpg

Trailrock 0.1/1.0: http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=03885851&oid=5|25|107|&c=1027
Trailrock.jpg

A bike é so para dar umas voltas nada de muito intensivo, gosto muito de fazer estrada mas também gosto de off-road de vez em quando [;)], e como tal estava a pensar em depois arranjar uns pneus mais estreitos e mais adequados a longos percursos de estrada. Será fácil adapatar a bicicleta?
Parecem-me muito idênticas (a começar pelo preço), mas são mesmo?

Tanks

Lol

Lol

Nem de propósito, recomendei estas duas a um user do forumbtt, visto que ele perguntou informações sobre uma da mesma gama de preços mas com mola traseira.... [:D]

Digo-te o mesmo que escrevi lá.
Vê bem o que queres fazer com ela. Se dizes que queres fazer um pouco de terra não te "precipites" a comprar já uma dessas.
Vai ser só terra batida e "estradões" sem grandes desníveis ou pode ter subidas (conta para a utilização das mudanças e respectivo desgaste) e buracos com fartura, mesmo que não seja muito frequente?
Quando em passeio, "nunca" vais ser muito "agressivo" com o material ou vais ter "pouco cuidado" com ela (vais andar por lama, poeira, chuva)?

Se respondeste "sim" a alguma das segundas partes das perguntas, se calhar precisas de outra coisa.

Se estás a pensar em na estrada e em pneus mais finos e rolantes, então deve chegar.

Fica bem.

Obrigado pela resposta :)

Vou-me ficar mesmo por uma das duas para já. Em principio a trailrock que me pareceu ser mais estável, e mais agradável à vista [:cool:]

Dúvidas

Dúvidas

Boas,

Tenho aqui umas questões...

- Como disse aqui há uns post atrás o carreto traseiro passou-se e tive de ir colocar um novo, pois na oficina disseram logo q era preferível. O «problema» é q o mecânico meteu um carreto de 7V qd o selector é de 6 (o carreto anterior tb era de 6V, claro)... O gajo inutilizou o carreto mais pequeno.
Boa escolha ou nem p isso?

Para mim o gajo fez uma grande jogada de "marketing" pois qd em conversa sobre o problema ele disse logo q era melhor colocar uns selectores novos e o carreto de 7V.
Para uma bicla q vá, digamos q, custou 50€ o bacano apresentou um orçamento de qq coisa c/ 60€ p/ colocar carreto, selectores de patilhas, corrente de indexação e punhos.

- O carreto q colocaram é um Shimano MF-TZ07, mau, razoável ou bom? Custou +/- 12€.

- Ora bem, no carreto antigo tinha-mos 1ªV com 28 "espigões" e a 6ªV com 14.
No novo temos 1ªV com 28 "espigões", a 6ª com 16 e a 7ªV com 14, visto q a última ficou inutilizada, o q é q perco?

- Normalmente na 2x6 conseguia +/- 20km/h o q será q perco a nível de performance?

- Esta relação de 1 para 2 é norma ou apenas coincidência?

- A malta só fala em Shimano mas, n há mais material com uma relação preço/qualidade aproximada?

- Falam tb mt de Deore, XT, LX (ou qq coisa parecida) e assim, quais é q são melhores?

Espero q percebam alguma coisa e q consigam esclarecer tanta coisa! [:D] :sh)

Cumps,
Edd :)
PS: Desculpem o testamento e o monte de perguntas... [;)]

Last edited:
Se não queres gastar muito "guito", sim é melhor.
Se não das muito uso á bike os da imagem servem perfeitamente, agora se é para praticar BTT mais a serio vale mais esqueceres, tanto a bike de 50€ como os manípulos.

é bike para dar só umas voltas e nada de btt...
qualquer das formas vou optar por dar mais 25€ por uma que me parece ser bem mais fiavel...

- Como disse aqui há uns post atrás o carreto traseiro passou-se e tive de ir colocar um novo, pois na oficina disseram logo q era preferível. O «problema» é q o mecânico meteu um carreto de 7V qd o selector é de 6 (o carreto anterior tb era de 6V, claro)... O gajo inutilizou o carreto mais pequeno.
Boa escolha ou nem p isso?

O ideal teria sido colocar uma cassete com 6v tal como tinhas, visto que não ias trocar os manipulos. Assim vai-te originar um "problema" que está na questão a seguir

- Ora bem, no carreto antigo tinha-mos 1ªV com 28 "espigões" e a 6ªV com 14.
No novo temos 1ªV com 28 "espigões", a 6ª com 16 e a 7ªV com 14, visto q a última ficou inutilizada, o q é q perco?

- Normalmente na 2x6 conseguia +/- 20km/h o q será q perco a nível de performance?

Sendo assim vais perder um pouco de velocidade, vais pedalar mais "leve"

- A malta só fala em Shimano mas, n há mais material com uma relação preço/qualidade aproximada?

- Falam tb mt de Deore, XT, LX (ou qq coisa parecida) e assim, quais é q são melhores?

As principais marcas neste nível de componentes são a Shimano e a SRam, tendo ambas uma qualidade semelhante (penso eu)

Em relação à ordem dos produtos Shimano (mais barato para o mais caro, ou do "pior" para o "melhor"), ela é: Deore, LX/SLX, XT, XTR

Tenho grip shift numa bicicleta de estrada e não quero outra coisa. O funcionamento é mais barulhento, mas a velocidade com que se muda de mudanças (principalmente se forem muitas seguindas) é outra.

Falando em travões a minha traz uns shimano SLX e tenho andado a pensar em trocar por uns HOPE, será que vale a pena o investimento ou este já são razoaveis ?

SLX travam que chega e sobra e têm pinta! Mais vale pegares nos euros e investires noutra coisa qualquer.

SLX travam que chega e sobra e têm pinta! Mais vale pegares nos euros e investires noutra coisa qualquer.

Como não tenho base de comparação ... Tive um pequeno problema, um vinha com falta de oleo e andava a travar muito em baixo mas fui comprar um bocado e atestei, agora está muito melhor e acho que para mim chega... por enquanto [;)]

Outra coisa por exemplo se forem dar umas voltas por monsanto andar lá nos trilhos e tal fazer á volta de 25 km qual é as vossas medias ????

Tenho grip shift numa bicicleta de estrada e não quero outra coisa. O funcionamento é mais barulhento, mas a velocidade com que se muda de mudanças (principalmente se forem muitas seguindas) é outra.

Se virmos bem é a mesma coisa...[:D]

Eu gosto mais dos quick shifters, não é preciso mexer o pulso para mudar de mudança.

é bike para dar só umas voltas e nada de btt...
qualquer das formas vou optar por dar mais 25€ por uma que me parece ser bem mais fiavel...
Vale sempre a pena comprar uma bicicleta melhor do que essas de 50€, falo por experiência própria. Tive uma bicicleta "jeitosa" (boa, mesmo para os padrões de uma boa BTT hoje) parada durante 4 anos e a única coisa que tive de substituir quando a voltei a por a andar foi os cabos, as "bichas", os pneus e as câmaras. Não tinha ponta de oxidação...A da minha mulher (que é dessas de 50€) esteve parada pouco mais de um ano, até a caixa de direcção oxidou, não se aproveitou quase nada.
E estiveram as duas paradas no mesmo sitio.

Se virmos bem é a mesma coisa...[:D]

Eu gosto mais dos quick shifters, não é preciso mexer o pulso para mudar de mudança.

Quantas mudanças colocas de cada vez com um quick shifter 2/3? Com um grip shifter passa-se de uma 1ª para a última mudança e vice-versa. Para mim parece-me que a grande vantagem é poder passar de velocidade baixa para uma alta e vice-versa num curto espaço de tempo.

Quantas mudanças colocas de cada vez com um quick shifter 2/3? Com um grip shifter passa-se de uma 1ª para a última mudança e vice-versa. Para mim parece-me que a grande vantagem é poder passar de velocidade baixa para uma alta e vice-versa num curto espaço de tempo.

Não sei quantas mudanças tem a tua bicicleta, mas deitar 9 mudanças abaixo (ou acima) com uma só rodada é preciso ginástica de pulso e braço...[:D]normalmente é feita em duas vezes, pelo menos eu faço isso.

Não sei quantas mudanças tem a tua bicicleta, mas deitar 9 mudanças abaixo (ou acima) com uma só rodada é preciso ginástica de pulso e braço...[:D]normalmente é feita em duas vezes, pelo menos eu faço isso.

A desbobrável tem 7 velocidades e de 7ª para a 1ª e vice-versa faço de uma só vez só com movimento do pulso por isso no trânsito da cidade, no para arranca dos semáforos, não quero outra coisa.

Vale sempre a pena comprar uma bicicleta melhor do que essas de 50€, falo por experiência própria. Tive uma bicicleta "jeitosa" (boa, mesmo para os padrões de uma boa BTT hoje) parada durante 4 anos e a única coisa que tive de substituir quando a voltei a por a andar foi os cabos, as "bichas", os pneus e as câmaras. Não tinha ponta de oxidação...A da minha mulher (que é dessas de 50€) esteve parada pouco mais de um ano, até a caixa de direcção oxidou, não se aproveitou quase nada.
E estiveram as duas paradas no mesmo sitio.

também tenho uma "parada", que na altura foi relativamente cara... já tem mais de 8 anos e não tem oxidação nenhuma... agora tem um carreto empenado e a corrente partida... amanha vou ver de orçamento pra a arranjar...

mas entretanto queria comprar outra pra aproveitar a fase que tou com "pica" pra andar de bike...

Last edited:
Malta,

Estive a consultar umas coisas e cheguei a umas máquinas, agora preciso q se possível me indiquem neste conjunto me indiquem qual a melhor relação qualidade/preço...

SCOTT Peak Disco [500€]
Quadro: Aluminio Hidroforme
Forqueta: Suntour XCM 100 mm LO
Série Direcção: A-Head Ritchey
Mudança Fr/ Tr: Shimano Ty10/Acera 24 V
Manípulos Mudanças: Shimano ST-EF50 24 Vel
Travões: Disco Mec.Shimano M416
Cubos: Formula/Shimano
Aros: Aluminio Rigida Cyber 10
Pneus: Scott Ozon 26*2.10
Jogo Pedaleiro: Shimano 42*34*24T
Pedais: Plataforma
Selim: Scott Aspect
Espigão Selim: Aluminio Scott 26,8
Tamanhos: XL
Peso [gr]: 14kgs

Obs.: Mod Exclusivo Sport Mtb

SCOTT Aspect 70 [290€]
Quadro: Aluminio Hidroforme
Forqueta: RST 191 75 mm
Série Direcção: 1 1/8
Mudança Fr/ Tr: Shimano Altus
Manípulos Mudanças: Shimano 21 Velocidades
Travões: V-Brake
Cubos: Formula/ Shimano
Aros: Rigida Cyber
Pneus: Scott 26*2.0
Jogo Pedaleiro: Shimano
Selim: Scott
Tamanhos: M
Espigão Selim: Scott
Peso [gr]: 13,65 kgs
Obs.: Utilização Ocasional Montanha

GT Outpost Disco [330€]
Quadro: GT Triplo triangulo
Forqueta: Suntour 2025 75 mm
Série Direcção: A-Head
Mudança Fr/ Tr: Shimano Acera 24 vel
Manípulos Mudanças: Shimano
Travões: Disco Promax
Cubos: Aluminio
Aros: Aluminio
Pneus: 26*2.1
Jogo Pedaleiro: Suntour XCC 42/32/22
Selim: GT
Tamanhos: L
Espigão Selim: Aluminio
Obs.: Utilização Lazer Sport Mtb

GT Avalanche 3.0 Disc [380€]
Quadro: Aluminio Avalanche
Forqueta: Suntour XCM 100mm
Mudança Fr/ Tr: Shimano 24 Vel
Manípulos Mudanças: Shimano 24 Vel
Travões: Disco Tektro IO
Pneus: Kenda 26*2.1
Jogo Pedaleiro: Suntour
Selim: WTB
Tamanhos: L
Obs.: Utilização Sport

GT Outpost Disc 09 [400€]
Quadro: Aluminio Triplo Triangulo
Forqueta: Suntour 2025
Mudança Fr/ Tr: Shimano Acera
Manípulos Mudanças: Shimano
Travões: Disco Mecanicos Promax
Pneus: 26*2.1
Jogo Pedaleiro: Suntour XCC
Selim: GT
Tamanhos: M e L
Obs.: Utilização Sport

GT Transeo 3.0 Disc [400€]
Quadro: Aluminio, geom. Sport Fitness
Forqueta: Sr NEX-4610 50 mm c/bloq
Série Direcção: A-Head 1 1/8
Mudança Fr/ Tr: Shimano Alivio
Manípulos Mudanças: Shimano Rapid Fire 8*3 Vel
Travões: Disco Tektro Aquila
Aros: Aluminio Alex parede dupla
Pneus: 700*35 all terrain
Jogo Pedaleiro: Shimano Acera Octalink
Pedais: Aluminio Trekking
Selim: WTB
Obs.: Utilização Sport Fitness

GT Avalanche 2.0 Disc [470€]
Quadro: Aluminio Triplo Triangulo
Forqueta: Suntour 100 mm c/bloqueio
Série Direcção: A-Head 1 1/8
Mudança Fr/ Tr: Shimano Deore
Manípulos Mudanças: Shimano 8*3 Vel
Travões: Tektro Auriga Hidraulicos
Pneus: Kenda Nevegal 26*2.1
Selim: Wtb Pure V
Obs.: Utilização XC

SPECIALIZED Hardrock XC Disc [380€]
Quadro: A1 Premium
Forqueta: Rst Capa 80 mm
Mudança Fr/ Tr: Shimano TX70/Altus
Manípulos Mudanças: Revo shift Shimano
Travões: Trektro IO
Cubos: Specialized
Aros: Alex
Pneus: 26*2.00 Specialized
Selim: Specialized
Tamanhos: 21 polegadas
Espigão Selim: Aluminio 30.9
Obs.: Iniciação/Sport

SPECIALIZED CrossTrail Sport [445€]
Quadro: Alumínio A1 Premium
Forqueta: Rst Neon com Lock Out
Série Direcção: 1 1/8 integrada
Mudança Fr/ Tr: Shimano Deore
Manípulos Mudanças: Shimano Deore
Travões: V-Brake
Cubos: Specialized/Shimano
Aros: Alex aluminio
Pneus: Spz Borough 700*45
Jogo Pedaleiro: Sugino Rd Comp
Pedais: Alumínio anti deslizante
Selim: Spz BG Sport
Espigão Selim: Alumínio
Tamanhos: 52
Obs.: Conforto Sport Urbana

Obrigado,

Up... :)

Up... :)

Boas,

Então mas onde é q foi a malta do pedal?
Foi tudo para os trilhos e abandonaram o tasco?

Ninguém tem nada a comentar? :( :( [:blush:]

Estive a ver a GT Avalanche 2.0 e parece-me ser a q possui a melhor relação qualidade/preço, o q dizem? :confused:

Last edited:
Boas,

Estive a ver a GT Avalanche 2.0 e parece-me ser a q possui a melhor relação qualidade/preço, o q dizem? :confused:

A GT que referes parece ser a melhor proposta, sobretudo pelos travões hidráulicos que são umas mais valia.

Tens aí coisas bastante distintas! E com uma variedade de preços bastante assinalável. Estás disposto a gastar até 500€?
Dessas todas, mesmo a mais cara tem travões de disco mecânicos. O que se pode arranjar melhor, inclusive por menos €€€.

=> Rockrider 5XC
459€
Tem suspensão XCR, que não deve diferir muito de uma XCM.
Discos hidráulicos Juicy 3 e 9 velocidades. Isto falando dos componentes "principais".

Pelo contrário a GT 2.0 só tem 8 velocidades e mais cara.

Claro que nestas coisas a estética também conta (eu sei) e as rockrider não têm propriamente um "apuro estético" brilhante!
Mas eu tenho uma rockrider! [:cool:]

E na loja Decathlon da Amadora as 5.3 e 5.2 estão com promoções ficando ainda mais baratas (cerca de 30 a 40€, já não me recordo bem) do que o preço actual.

Queres mais opções? Acho que deves definir um valor máximo que estás disposto a gastar e qual vai ser o tipo de utilização (ok, já deu para perceber que vai ser cross country).

Ajuda?

Boas,

A malta do pedal foi....pedalar [;)]
Por cá também se pratica BTT á noite as distancias não são as mesmas que de dia mas sempre a rolar no mato,
Estou de acordo com a proposta do "Macavenco".

Eu também tenho uma Rockrider [:cool:]

Back