Tópico do BTT

Bem....passados nem chegou a 90km tive o meu 1º furo!![8b][8b]
O engraçado e que andei 7 anos com a minha bike anterior e zero furos!!!!

Estes pneus são sem dúvida leves mas muito finos...bastou um espigo e um arbusto qq para o furar!!! Numa ciclovia!!!

Conselho: existe alguma câmara de ar que tenha maior resistência a furos? qual a melhor solução agora? Nova ou remendar? existem tb aquelas espumas que tapam o furo..

Thank´s[;)]

Se o pneu é leve, tem de ser fino...

Compra umas câmaras de ar com liquido anti-furo. Custam entre 7 e 12€ e há em qualquer loja de desporto. As mais caras geralmente são mais leves.
Vais aumentar o peso da roda, mas pelo menos não furas nessa situação.

Hoje estive com uns da Specialized q na sua composição possui kvelar, talvez possas começar p aí... e n eram nada caros: (-) de 13€

Podes smp remendar a câmara de ar e é provavelmente o mais indicado por agora até perceberes o q está errado.
As espumas n sei se funcionam nas bicicletas devido as câmaras de ar, é uma questão a ver.

Edd :)

Têem kevlar mas não são à prova de bala....

Simplesmente em vez da tradicional tela, tem uma membrana de kevlar.
Vantagens: mais leves e desmontam-se mais facilmente (maioria sai perfeitamente sem qualquer ferramente)
Desvantagem: mais caros e furam na mesma como os outros

Pode remendar, mas vai voltar a furar porque o pneu é fino, e isso deixa a câmara de ar mais exposta.

Existem espumas para pneus de bicicleta..

Podes explicar melhor sff...?
Quais as diferenças e como é q se distinguem (se possível) à vista?

Cumps,

Vou tentar...

Um carreto além das "rodas dentadas" tem o mecanismo de roda livre incorporado e é um bloco único.
É enroscado directamente ao cubo da roda, e está disponível em 6 ou 7vel.

Externamente, e estando já montado na bike não é muito fácil de distinguir, mas basicamente no lado da roda mais pequena vês uma abertura grande (relativamente) para o eixo e a junção da roda livre (desculpa se não consigo explicar melhor)
Estando desmontado, vês no lado da roda maior uma rosca.

A cassete, basicamente, é só as "rodas dentadas" e está disponível em 8/9/10vel. A de 7vel foi descontinuada, e ia ser lançada uma de 11vel.
O mecanismo de roda livre está directamente no cubo da roda, e chama-se cepo. Este no exterior tem "estrias/sulcos" que fazem o interface com a cassete. Esta encaixa no cepo, é mantida no lugar com o aperto de uma anilha específica.
Montada e junto à roda pequena vês uma abertura pequena para o eixo. Desmontada vês só as rodas e as "estrias/sulcos" que encaixam no cepo.
A cassete, regra geral, não é monobloco, sendo as 2/3 mais pequenas individuais, o que sendo as que mais se desgastam permite a sua substituação sem que se tenha que substituir toda a cassete. (No carreto, tem-se sempre de substituir tudo)

Para terminar, as próprias ferramentas específicas que permitem a manutenção/desmontagem/montagem são diferentes.

Para veres o que tentei explicar vai ao site da shimano e vê as imagens dos produtos (se não me engano carreto é sprocket e cassete é cassete) e/ou os manuais de manutenção

Last edited:
Sem dúvida que está bem equipada e com muito bom aspecto.....tens noção do peso total da bike?

Eu decidi ir para uma Specialized precisamente para ter um quadro com qualidade...este é utilizado em bikes até quase 3 mil €....o que não é de desprezar....o equipamento é médio baixo, mas lá está...tenho uma boa base para aumentar a qualidade do material e acima de tudo reduzir o peso (pesa 12kg).

Confesso que ainda andei a ver as da decathlon e uma de 600€ (em promoção) vinha melhor equipada que a minha...mas o aspecto tb conta e não me convenceu minimamente!!!

se a memoria nao me falha a bike está com 14,7kg mais coisa menos coisa. como estou a pensar trocar a minha tora por uma Epicon vou emagracer cerca de 500gramas. pelo que deve-se aproximar dos 14kg.
contudo eu nao valorizo o peso, prefiro fiabilidade e resistencia. o meu quadro é em aluminio 7005 com geometria all montain. pelo que é feito para levar porrada... :)

Last edited:
Pessoal do pedal, venho aqui dar conhecimento de um passeio que um 'teimoso' grupo de amigos, BTTEIXO, teima[:D] em levar avante.... e vai conseguir[;)]

Flyer.JPG

Inscrições: 12€ geral e para sócios 9.50€
http://www.btteixo.com

Participem [kiss]

Boas,

1) Têem kevlar mas não são à prova de bala....

(...)

2) Existem espumas para pneus de bicicleta..

1. Eu n disse q era à prova de bala nem de furos, disse apenas q seriam mais dificeis de furar numa utilização normal.

2. N sabia... o princípio de funcionamento é o msm da dos carros?
(presumo q sim)

Vou tentar...

Um carreto além das "rodas dentadas" tem o mecanismo de roda livre incorporado e é um bloco único.
É enroscado directamente ao cubo da roda, e está disponível em 6 ou 7vel.

Externamente, e estando já montado na bike não é muito fácil de distinguir, mas basicamente no lado da roda mais pequena vês uma abertura grande (relativamente) para o eixo e a junção da roda livre (desculpa se não consigo explicar melhor)
Estando desmontado, vês no lado da roda maior uma rosca.

A cassete, basicamente, é só as "rodas dentadas" e está disponível em 8/9/10vel. A de 7vel foi descontinuada, e ia ser lançada uma de 11vel.
O mecanismo de roda livre está directamente no cubo da roda, e chama-se cepo. Este no exterior tem "estrias/sulcos" que fazem o interface com a cassete. Esta encaixa no cepo, é mantida no lugar com o aperto de uma anilha específica.
Montada e junto à roda pequena vês uma abertura pequena para o eixo. Desmontada vês só as rodas e as "estrias/sulcos" que encaixam no cepo.
A cassete, regra geral, não é monobloco, sendo as 2/3 mais pequenas individuais, o que sendo as que mais se desgastam permite a sua substituação sem que se tenha que substituir toda a cassete. (No carreto, tem-se sempre de substituir tudo)

Para terminar, as próprias ferramentas específicas que permitem a manutenção/desmontagem/montagem são diferentes.

Para veres o que tentei explicar vai ao site da shimano e vê as imagens dos produtos (se não me engano carreto é sprocket e cassete é cassete) e/ou os manuais de manutenção

Ou seja, a nível de distinções já montados temos:
Carretos - maior distância do carreto ao eixo da roda
Cassete - distância inferior e sem rosca

Em utilização quais os ganhos da K7?
Ainda agora tive q trocar os meus (penso q carretos) e há uma coisa q n percebi ainda mt bem se é problema ou feitio.
O q se passa é o seguinte:
P vezes, qd pedalo com mais força mas a bike n consegue desenvolver, o pneu devia derrapar ou assim mas n, sinto é o carreto em si a derrapar... é normal?
Haverá algum problema?

Logo se colocar aqui o modelo consegues saber se é carretos ou K7?
{Edit} Achei:
- O carreto q colocaram é um Shimano MF-TZ07, mau, razoável ou bom? Custou +/- 12€.

Cumps,

Last edited:
Bem já há algum tempo que não post imagens da minha menina

Portanto aqui vão elas :

A bike em geral

foto083z.jpg

O novo Cokpit ( Punhos Pro , Guiador Ritchey Comp , Barends BBB )

foto086.jpg

Pedais de encaixe ( Wellgo )

foto092.jpg

Os novos pneus ( Scwable Rocket Ron )

foto093o.jpg

E agora a minha nova menina

Specialized Stumpjumper FSR Pro

foto089h.jpg

O amortecedor AFR

foto088u.jpg

Transmissão Deore ( Apenas desviador dianteiro XT )

foto090w.jpg

Pedais de plataforma e encaixe

foto091.jpg

E por fim as duas juntas

foto081w.jpg

A Specialized ainda está a espera de material , em principio irá levar uma Fox a frente ( modelo 2010 ) e guiador, avanço, bar ends Ritchey WCS e o resto irei trocar conforme o material se for desgastando

Espero que gostem das minhas meninas

Bem já há algum tempo que não post imagens da minha menina

Portanto aqui vão elas :

A bike em geral

foto083z.jpg

O novo Cokpit ( Punhos Pro , Guiador Ritchey Comp , Barends BBB )

foto086.jpg

Pedais de encaixe ( Wellgo )

foto092.jpg

Os novos pneus ( Scwable Rocket Ron )

foto093o.jpg

Essa BH era igualzinha a minha, apenas lhe troquei algumas coisas [;)]
Boa maquina .. em tempos

Olá boa tarde!
Eu tenho um e só posso dizer bem!
Alias eles fazem justiça à sigla da marca...

Bom, Bonito e Barato!!!

Eu recomendo!

[;)][;)][;)]
obrigado pela resposta
eu tenho um bassano com uns anos, mas já perdeu as qualidades, ou seja é rijo como o raio[8b]
vou ver se consigo arranjar um desses

Se o pneu é leve, tem de ser fino...

Compra umas câmaras de ar com liquido anti-furo. Custam entre 7 e 12€ e há em qualquer loja de desporto. As mais caras geralmente são mais leves.
Vais aumentar o peso da roda, mas pelo menos não furas nessa situação.

Tal e qual!!![;)]

Hoje aproveitei a 1ª revisão gratuita e coloquei duas câmaras com gel...sei que o ideal era que os pneus fossem tubeless, mas teria que mudar tudo!!! Espero que esta solução dure!!!

Já está outra vez como nova!!![;)]

Obrigado a todos!!!

Whitebtt grandes máquinas apr:) Mas parece-me que acabaram os upgrades e talvez os passeios com a BH [;)]

Com a mudança da suspensão que vais fazer na Specialized, vai ficar no ponto [:cool:]

Whitebtt grandes máquinas apr:) Mas parece-me que acabaram os upgrades e talvez os passeios com a BH [;)]

Com a mudança da suspensão que vais fazer na Specialized, vai ficar no ponto [:cool:]

Em principio irei continuar a andar na BH , mas será em volta mais curtas entre os 20 e os 30km [;)]

Espero bem que sim , hoje dei a minha primeira volta com os pedais de encaixe gostei mas sentia-me um bocado esquesito em cima da bike , deve ser por não estar habituado [;)]

Isso dos pedais é uma questão de hábito, depois vais achar estranho quando andares numa bike que não os tenha [;)]

Boas,

1. Eu n disse q era à prova de bala nem de furos, disse apenas q seriam mais dificeis de furar numa utilização normal.

2. N sabia... o princípio de funcionamento é o msm da dos carros?
(presumo q sim)

Ou seja, a nível de distinções já montados temos:
Carretos - maior distância do carreto ao eixo da roda
Cassete - distância inferior e sem rosca

Em utilização quais os ganhos da K7?
Ainda agora tive q trocar os meus (penso q carretos) e há uma coisa q n percebi ainda mt bem se é problema ou feitio.
O q se passa é o seguinte:
P vezes, qd pedalo com mais força mas a bike n consegue desenvolver, o pneu devia derrapar ou assim mas n, sinto é o carreto em si a derrapar... é normal?
Haverá algum problema?

Logo se colocar aqui o modelo consegues saber se é carretos ou K7?
{Edit} Achei:

Cumps,

Quanto aos pneus, furam os dois com a mesma facilidade. A vantagem do kevlar é o peso e a facilidade de montagem.

MF-TZ07 é um carreto de 7vel.

Entre carreto e cassete a distância ao eixo é a mesma. A aparência da abertura onde encaixas a ferramenta especifica é que é diferente, e aparenta ser maior no carreto.

Quanto a diferenças é só pensar que no carreto a roda livre está integrada neste, é monobloco e enrosca directamente no cubo.

A cassete são vários blocos que encaixam no cepo (onde está a roda livre).

Ganhos com a cassete: tem um feeling mais directo, é mais leve, tem mais possibilidades de combinações de dentes.

Quanto ao problema que descreves, isso não é normal.
Faz em todas as rodas dentadas ou só numa?
Pode ir desde o carreto estar mal apertado, passar por teres a corrente com desgaste grande, até ao pior que é teres o engates da roda livre avariados.

Se montaste isso à pouco tempo leva ao loja/oficina onde te fizeram o serviço e eles que avaliem essa situação.

Back