Tópico do BTT

Tal como já aqui tinha dito, nos últimos dias fiz um passeio de BTT com mais dois amigos, tal como tem sido hábito nos últimos anos. Desta vez optámos por ligar uma aldeia perto de Idanha-a-nova a Alcochete, com passagem por Vila Velha de Rodão, Castelo de Vide, Monforte e Évora. Isto implicou cerca de 408km's de BTT feitos nos últimos 4 dias em competa autonomia.

Algumas fotos:

As três bicicletas que fizeram esta aventura, que tiveram que levar com o peso do ciclista e mais o peso das mochilas, com pesos entre os 9 e os 11kg, visto que fomos em completa autonomia.
foto0535g.jpg

Aqui o aspecto da minha bicicleta mais a mochila, esta ia tão cheia que nem o impermeável (que foi utilizado quase todos os dias) cabia lá dentro. Visto que íamos em autonomia, optei por levar um pneu (Larsen TT), não fosse acontecer um azar que não chegou a acontecer.

foto0556p.jpg

O único azar foram os furos... Para o ano espero levar pneus tubeless com um bom liquido anti-furo....

foto0539.jpg

foto0541.jpg

foto0545.jpg

foto0547.jpg

foto0568.jpg

Os primeiros dois dias, apesar da chuva, tiveram paisagens e trilhos excelentes (vão ficar na memória aqueles km's depois de Vila Velha de Rodão e a chegada a Castelo de Vide), tal como a ligação entre Évora e Vendas Novas, muito boa esta parte.

Apesar de tudo, o carro vassoura não foi preciso
foto0566.jpg

Para o ano há mais [:blush:]

408km's é muita fruta. Falas de furos, levavas câmaras com líquido ou sem?

Rodas brancas ficam bem em bikes brancas como a tua MSC[;)]

air oh se estão [:D] E se reparares bem, são todas FS o que num passeio destes é quase essencial devido ao conforto extra que permite. Ainda ponderei levar a Titanol, mas fica para a próxima.

tonyV tal como o ano passado, levei câmaras de ar com liquido anti-furo. O ano passado foram 5 dias e cerca de 350km's feitos igualmente em BTT. Por sorte tinha tido zero furos apesar de alguns picos espetados nos pneus. Este ano optei por usar a mesma formula (câmaras de ar + liquido anti-furo), infelizmente não correu tão bem. No primeiro dia furei o pneu traseiro (1 remendo) e no segundo dia foi a vez da roda dianteira. Desta vez tive que usar 3 remendos :eek: e foram retirados um total de cerca de 7 picos do pneu dianteiro :eek: Está visto que a sorte tem muito influência nisto dos furos. A conselho de um amigo meu que também foi neste passeio, para o ano vou utilizar pneus tubeless e um bom liquido, segundo ele tem vantagens a nível de resistência aos furos, o que num passeio destes é muito importante...

Já agora alguns dados estatísticos da minha aventura:

Dia 1
100km percorridos
1650m de acumulado
18km/h de média

Dia 2
64km percorridos
1290m de acumulado
18km/h de média

Dia 3
110km percorridos
1300m de acumulado
19km/h de média

Dia 4
135km percorridos (apesar do no meu ciclometro ter marcado 145 [:D])
562m de acumulado
21km/h de média

E para não perder a prática de reparar furos, hoje a caminho do trabalho na BH espetei um vidro no pneu traseiro. Lá se foi mais um remendo [:D]

Muito eu gostaria de fazer uma volta dessas! [:cool:]
4 dias sem pensar em mais nada.

De facto tubeless é uma mais valia. Em mais de 1000kms não sei o que é furar ou perder ar.

Ora bem, a Vertex hoje fez mais uns km. Meti-a no carro e fui para o Castelo do Queijo, no Porto.

Fiz toda a marginal até à ribeira e voltei para trás, quase 18km (isto se o meu conta-km estiver bem calibrado :)). em piso quase sempre plano.

Conclusões:

1 - A minha forma física está ainda pior do que eu pensava [:)]

2 - Tenho de afinar o desviador sem falta. Neste tipo de percurso só se usa a cremalheira maior e quando os carretos começam a ficar pequenos, a corrente roça sempre no desviador... Há uns anos fiz isto em casa, mas a tecnologia evoluiu e não sei se actualmente ainda estou apto para aquelas tarefas :) É facil afinar aquilo? Basicamente, quando puxo o desviador para a cremalheira maior, ele não vai suficientemente para a direita, o que dificulta o "engrenar" da corrente e depois fica a roçar.

3 - Os travões são excelentes. Ainda bem que investi nuns hidráulicos ;)

4 - A suspensão cumpre.

5 - Pedalar contra o vento é f*da, principalmente se é no fim :)

6 - E o mais importante de tudo: aquela zona tá cheia de gajas boas a fazer exercício (jogging, btt, andar a pé)!! Impressionante. Só por isso, vale a pena.

Última edição:
essa zona é um consolo para encher a "barriguinha" de boas visoes.
Quando é o Circuito da boavista, ha tantas fotos de carros como de "paisagens":)

Um sitio porreiro na nossa zona é o Parque de Avioso. Já puxa mais do que a marginal do Porto.
Se um dia quiseres combinar é só mandar uma PM.

air oh se estão [:D] E se reparares bem, são todas FS o que num passeio destes é quase essencial devido ao conforto extra que permite. Ainda ponderei levar a Titanol, mas fica para a próxima.

Um dia, no futuro, vou ter de fazer esse upgrade. Mas tenho pena de encostar o meu quadro hardtrail.. Tem uma história por trás! [;)]

Um sitio porreiro na nossa zona é o Parque de Avioso. Já puxa mais do que a marginal do Porto.
Se um dia quiseres combinar é só mandar uma PM.

Tenho de ir dar uma vista de olhos nesse parque :)

Quanto à voltinha, é melhor esperar mais algum tempo, até que eu ganhe mais alguma resistência, ou então nem vais suar de tanto esperar por mim [:)]

Última edição:
Ora bem, a Vertex hoje fez mais uns km. Meti-a no carro e fui para o Castelo do Queijo, no Porto.

Fiz toda a marginal até à ribeira e voltei para trás, quase 18km (isto se o meu conta-km estiver bem calibrado :)). em piso quase sempre plano.

Conclusões:

por outro lado, se treinares de forma regular e cuidadosa, consegues sentir a evolução. aquela subida tramada fica mais fácil de se fazer, aguentas mais tempo, notas os músculos a desenvolverem-se.
no início, eu era o carro vassoura. agora, há alturas em que tenho que puxar pelo pessoal... e comecei só em fins de Setembro.

Conclusões:

2 - Tenho de afinar o desviador sem falta. Neste tipo de percurso só se usa a cremalheira maior e quando os carretos começam a ficar pequenos, a corrente roça sempre no desviador... Há uns anos fiz isto em casa, mas a tecnologia evoluiu e não sei se actualmente ainda estou apto para aquelas tarefas :) É facil afinar aquilo? Basicamente, quando puxo o desviador para a cremalheira maior, ele não vai suficientemente para a direita, o que dificulta o "engrenar" da corrente e depois fica a roçar.

4 - A suspensão cumpre.

6 - E o mais importante de tudo: aquela zona tá cheia de gajas boas a fazer exercício (jogging, btt, andar a pé)!! Impressionante. Só por isso, vale a pena.
Estou a ver q a marginal do Porto é a "Expo" aí do sítio...!

Aqui tb é um regalo às vistas e o vento de frente é uma constante... é realmente mt difícil de pedalar contra ele, em especial se for com rajadas.

Vais ver q c o tempo a coisa melhora, começa a ir p/ la de bike... [:D] [;)]

Edd :)

Desde que comprei a minha fininha que o btt tem ficado um pouco para segundo plano.
Ando quase sempre a horas em que não tenho companhia, e por isso opto pela estrada.

Na quinta-feira é que me fiz aos trilhos com 8 colegas (quase profissionais [:cool:]). Assim, lá fui atrás deles em esforço. Fiz 50 km com média de 18,5 km/h, mas em trilhos bem difíceis.
A meio da serra notei que tinha qualquer coisa anormal no pneu da frente. Parei e tinha um corte com quase 3 cm na lateral do pneu. O Schalbe Nobby nic 2.25 cortou deste o piso até ao aro [8b][8b]
Tive muita sorte não ter rebentado a câmara de ar interior [;)] Digo isto porque a lateral do pneu consegue ser tanto ou mais fina que a câmara de ar.

Nunca me tinha acontecido tal coisa e deu para me assustar. Se a câmara de ar tivesse rebentado era eu que ficava cortado. O trilho tem um sitio com cerca de 20 metros em que só há pedras...

Deu para chegar a casa e para perceber que pneus destes não compro mais.
Este já tem um remendo e vai rolar até gastar [:p]

Eu como sou muito burro e ando desatento vou perder isto:

Passportes VTT - RandonnXe VTT entre France et Suisse dans le domaine des Portes du Soleil

:sh)

75 km environ - 13 remontées mécaniques
7000m de dénivelé négatif / 1000 m de dénivelé positif
8 stations de départ au choix :
- En France : Avoriaz, Châtel, Les Gets, Morzine et Montriond/Les Lindarets
- En Suisse : Champéry, Morgins et Les Crosets
7 ravitaillements
Départs libres de 8h à 9h dans chaque station
Plusieurs options disponibles : "montée à vélo", possibilités de couper.
Tarif unique : 40 €

[8b]

Tenho de ir dar uma vista de olhos nesse parque :)

Quanto à voltinha, é melhor esperar mais algum tempo, até que eu ganhe mais alguma resistência, ou então nem vais suar de tanto esperar por mim [:)]

Também não é para fazer corridas. [;)] Além do mais, eu estive quase 20 anos sem andar de bike e só comecei em Dezembro passado.

Já agora alguns dados estatísticos da minha aventura:

Dia 1
100km percorridos
1650m de acumulado
18km/h de média

Dia 2
64km percorridos
1290m de acumulado
18km/h de média

Dia 3
110km percorridos
1300m de acumulado
19km/h de média

Dia 4
135km percorridos (apesar do no meu ciclometro ter marcado 145 [:D])
562m de acumulado
21km/h de média

E para não perder a prática de reparar furos, hoje a caminho do trabalho na BH espetei um vidro no pneu traseiro. Lá se foi mais um remendo [:D]

Tu não descansas, andas de bike mais de 400km´s e ainda vais para o trabalho de bike, isso é paixão pelo desporto. Só em furos, já pagava a gasolina para ir trabalhar de carro (ou não). [:D]

Conclusões:

4 - A suspensão cumpre.

Um concelho, se és da Maia, porque não vais da Maia á Foz e depois voltas a casa?

Voltar
Superior