Tópico do BTT

Não concordo com isso e penso que tal não acontece. Quando os componentes da transmissão estão bem afinados e em bom estado (neste caso, novos) o desviador traseiro XT vai funcionar tão bem com manípulos Deore como com manípulos XT ou XTR.

Falo pelo que me disseram em lojas de bikes e na Decathlon.Dizem que funcionar, funcionam, mas que é diferente. Que em iguais circuntâncias os componentes de certo grupo de transmissão funcionam melhor com os componentes desse mesmo grupo. Isto em termos de suavidade e precisão. Mas claro, que a afinação e oestado de conservação tb contam...
Mas a questão no meu caso, nem passa por aí. Passa mais pelo diferencial de preço entre um SLX (quanto mais XT) e o grupo que vou receber e pela diferença (e subida) de gama para o restante material que tinha e que entretanto já "despachei". :p

Last edited:
Já está tudo comprado para montar a bike? [:p] Se for a Folgosinho quero vêr a BH em acção! [;)]

Preciso das vossas opiniões:

Tenho um negócio em vista que não me parece mau: rodas SLX 6 furos de 2010 a 185€ novas e com garantia.

Pesam cerca de ~1800g (anunciadas)

Acham que deva avançar? :confused: Ou esperar e dar mais 100€ por umas Fulcrum RM3 ou outras semelhantes? :confused::confused:

HELP [:D]

Já está tudo comprado para montar a bike? [:p] Se for a Folgosinho quero vêr a BH em acção! [;)]

Preciso das vossas opiniões:

Tenho um negócio em vista que não me parece mau: rodas SLX 6 furos de 2010 a 185€ novas e com garantia.

Pesam cerca de ~1800g (anunciadas)

Acham que deva avançar? :confused: Ou esperar e dar mais 100€ por umas Fulcrum RM3 ou outras semelhantes? :confused::confused:

HELP [:D]

Digamos que a coisa se está a compor [;)]
Proximo passo é a pedaleira e depois travões e fico com tudo pronto a ser montado. A pedaleira deve ser esta semana. Já fiz negócio com os travões que tenho e o produto resultante reverterá directamente para ela.
Para os travões quero deixar chegar o meu dia de anos que está quase aí. Sempre entra mais algum [:D]

Em principio lava-la-ei ao passeio. A ver se apareces lá PMAT. Se quiseres acompanhar o tópico: Por trilhos de Folgosinho, Serra da Estrela..
Muitos dos trilhos das imagens vão ser percorridos no passeio.
Tenho é de melhorar a minha forma física. Já não ando de bike desde o dia 5 deste mês. Tenho de começar a correr ou algo do género pq se vou assim para os 50km estou lixado.

Quanto as rodas... é um bom negócio ;).

Não concordo com isso e penso que tal não acontece. Quando os componentes da transmissão estão bem afinados e em bom estado (neste caso, novos) o desviador traseiro XT vai funcionar tão bem com manípulos Deore como com manípulos XT ou XTR.
Concordo e confirmo [;)]
O meu XT trabalhou sempre com os shifters Deore.
Trabalhava mal, até que meti cabos e bichas em condições. Desde aí, não consigo ver vantagens em usar shifters xt. É que os Deore fazem absolutamente o mesmo [;)]

Falo pelo que me disseram em lojas de bikes e na Decathlon.Dizem que funcionar, funcionam, mas que é diferente. Que em iguais circuntâncias os componentes de certo grupo de transmissão funcionam melhor com os componentes desse mesmo grupo. Isto em termos de suavidade e precisão. ...

Isso do ser diferente tem a ver com a qualidade do material e do grupo em questão. Tal como disse umas páginas atrás, uns manípulos XT são diferentes em termos de feeling em relação a uns SLX. Se o desviador traseiro XT que tenho em ambas as bikes funciona de maneira diferente, não [;)]

100do se experimentares uns manípulos XT dos novos vais notar diferença [;)]

PMAT essas SLX por esse preço e sendo novas são uma boa compra e acabam por ser uma compra mais racional que as Fulcrum RM3 (olhando à diferença de preço entre elas).

Isso do ser diferente tem a ver com a qualidade do material e do grupo em questão. Tal como disse umas páginas atrás, uns manípulos XT são diferentes em termos de feeling em relação a uns SLX. Se o desviador traseiro XT que tenho em ambas as bikes funciona de maneira diferente, não [;)]

100do se experimentares uns manípulos XT dos novos vais notar diferença [;)]

PMAT essas SLX por esse preço e sendo novas são uma boa compra e acabam por ser uma compra mais racional que as Fulcrum RM3 (olhando à diferença de preço entre elas).
Diferenças no funcionamento? Penso que não, mas nunca experimentei, por isso posso estar errado.
Acredito que sejam mais suaves, mas isso nada tem a ver com o funcionamento do desviador.

Hoje o desviador traseiro começou a fazer saltar algumas mudanças...[8b]
A ver se durante a semana o afino.
Não me parece grande coisa, a cada 50km, tenho de o afinar...

É um Deore, mas talvez o troque...

Há algum a um valor acessivel que seja bom?

Há algum a um valor acessível que seja bom?

Tens SLX a 40€ na regia. Não sei se consegues mais barato. Dá uma vista de olhos no OLX. Fazem-se bons negócios por lá. Mtas vezes com material novo. Eu que o diga...

Por vezes a troca dos cabos/bichas fazem milagres nessas coisas [;)]

Afinas o desviador junto a ele ou junto ao shifter?

O meu XT não tem afinação nele, e por isso só o posso afinar junto ao shifter. E é aí que tenho um problema no shifter Deore, pois o afinador vai rodando e desafina. Mas é tão pouco que quando dou conta afino mesmo em andamento [;)]

A maioria das vezes se desafina, a culpa é dos tensores/afinadores, e não do desviador.

obrigado a todos[;)]

o objectivo e gastar estes para por tudo xt ou slx mas nem sei o que é caixa longa curta etc.
a ver se durante a semana dou uma olhadela aquilo e vejo se há algo que o faz desafinar. mas tenho um outro ruido numa roda nao sei se foi o disco que empenou. ou se é sujidade junto das pastilhas.

quando fazemos um encontro autohoje btt?[;)]um genero de prova.

cumprimentos

Eu hoje fiz mais uma volta quase exclusivamente por estrada...:sh)

É agradecer o mau tempo e a falta de vontade para dar banho à burra depois da volta...além de que sempre poupo um bocado o material! [:D]

Fiz de Gondomar ao S.João e depois desci até à Ribeira, e voltei a Gondomar pela marginal (depois a subida...uiui), porque também estava curioso se seria possível usar a bina no dia-a-dia dentro da cidade, como o Air veio cá falar esta semana...

E a minha conclusão é que acho que não...
É verdade que fiz o percurso no sentido "descendente", é muito fácil e rápido (mais rápido que de carro na verdade!). Também me entusiasmei e andei para lá numas manobras mais "agressivas", mas mesmo aí, e com pouquíssimo trânsito, suei pelo caminho, não me estou a ver a sentar-me calmamente e a fazer o meu trabalhinho depois de uma volta destas.

No final foram mais 35km, e começo a ficar farto de andar sozinho e em estrada! [:D] (também não tenho muitas saudades da lama, para ser sincero!)...se continuo assim ainda tiro o preto pequeno da pedaleira, a corrente já não vai lá há quase um ano!

E não consigo encontrar os sapatos que procuro (shimano SH-M077) em lado nenhum no tamanho 43 ou 44! Alguém tem uma ideia?

Eu hoje fiz mais uma volta quase exclusivamente por estrada...:sh)

É agradecer o mau tempo e a falta de vontade para dar banho à burra depois da volta...além de que sempre poupo um bocado o material! [:D]

Fiz de Gondomar ao S.João e depois desci até à Ribeira, e voltei a Gondomar pela marginal (depois a subida...uiui), porque também estava curioso se seria possível usar a bina no dia-a-dia dentro da cidade, como o Air veio cá falar esta semana...

E a minha conclusão é que acho que não...
É verdade que fiz o percurso no sentido "descendente", é muito fácil e rápido (mais rápido que de carro na verdade!). Também me entusiasmei e andei para lá numas manobras mais "agressivas", mas mesmo aí, e com pouquíssimo trânsito, suei pelo caminho, não me estou a ver a sentar-me calmamente e a fazer o meu trabalhinho depois de uma volta destas.

No final foram mais 35km, e começo a ficar farto de andar sozinho e em estrada! [:D] (também não tenho muitas saudades da lama, para ser sincero!)...se continuo assim ainda tiro o preto pequeno da pedaleira, a corrente já não vai lá há quase um ano!

E não consigo encontrar os sapatos que procuro (shimano SH-M077) em lado nenhum no tamanho 43 ou 44! Alguém tem uma ideia?

Obrigado, acho que vou mesmo de autocarro... [s)]

Obrigado, acho que vou mesmo de autocarro... [s)]

Eu tinha dito que se calhar me dava na telha, e deu.[;)]

Não sei exactamente de onde sais, nem conheço muitas linhas de autocarro, mas se calhar o metro também não é mal pensado. Além de que, em certas horas até consegues levar a bicicleta se precisares (tens que ir na 1ª ou na última carruagem, não me recordo).

50% do trajecto até é completamente plano, mas se o sentido de manhã é da ribeira para o S.João há ali umas subidas de algum respeito. [;)] De qualquer forma, também é uma diferença muito grande sair da ribeira ou dos leões (aqui, acho que já considerava ir de bicla...mas só alguns dias...).

Eu tinha dito que se calhar me dava na telha, e deu.[;)]

Não sei exactamente de onde sais, nem conheço muitas linhas de autocarro, mas se calhar o metro também não é mal pensado. Além de que, em certas horas até consegues levar a bicicleta se precisares (tens que ir na 1ª ou na última carruagem, não me recordo).

50% do trajecto até é completamente plano, mas se o sentido de manhã é da ribeira para o S.João há ali umas subidas de algum respeito. [;)] De qualquer forma, também é uma diferença muito grande sair da ribeira ou dos leões (aqui, acho que já considerava ir de bicla...mas só alguns dias...).

Mas eu não vou para a Ribeira, fico-me pelo Bolhão! [:p]

Autocarro já vi o 305!

Mas eu não vou para a Ribeira, fico-me pelo Bolhão! [:p]

Autocarro já vi o 305!

Então tens ali uma subida inicial até ao Marquês...mas depois é mais ou menos plano. O trânsito no dia-a-dia não é "amigável" mas é possível (vai na volta até demoras menos se calhar! [:D]).
[;)]

Diferenças no funcionamento? Penso que não, mas nunca experimentei, por isso posso estar errado.
Acredito que sejam mais suaves, mas isso nada tem a ver com o funcionamento do desviador.

Há diferenças. Os shifters XT são mais precisos e têm uma coisa chamada instant release que torna as passagens entre carretos mais rápidas. Basta empurrar a manete e já está. Nos Deore e SLX a passagem só fica completa após o retorno da manete à posição inicial.

Back