Tópico do BTT

De certeza absoluta.
as únicas coisas além dos "tós" são um comprovativo de que o quadro foi feito tendo em conta as medidas de segurança e uma parte de borracha na parte inferior do tubo diagonal para protecção.

As medidas são:

Tubo superior (desde metade do orifício do tubo vertical, até metade do orifício da testa): 56,5cm

Tubo vertical (desde o topo do tubo até ao orifício do eixo pedaleiro): 44 cm

O meu Cube tem 55,6 cm no top tube e 45 cm de seat tube.

Pois, a montagem com que eu estava a "sonhar" é a mesma, com 28 furos e raios dt swiss revolution...e ficava ligeiramente abaixo de 480€, sem montagem. Daí, 350€ eram só para os cubos! [:D]
Quase que dá para maquinar uns a partir de um varão de alumínio, comprar rolamentos cerâmicos e o cepo à parte! [:)]

EDIT: E só com esta brincadeira, trocando de pneus, câmaras, discos e cassete tirava mais de 1200g de massa rotativa, que é onde se nota mais...mas esses cubos são mesmo muito fora do meu orçamento...

Não são nada baratos. Acredito que sejam fantásticos pelo que tenho lido.

O meu Cube tem 55,6 cm no top tube e 45 cm de seat tube.

É mto próximo...

Hoje vou mandar vir os travões. Avid juicy 5 mais discos G2. ;)
Amanha trato da pedaleira e no dia 4, como tenho de ir a Coimbra, vou ver da cassete e corrente SRAM, das protecções em carbono e das anilhas de direcção tb em carbono na deca.
Quanto as cassetes e correntes, alguém tem ideia do preço?

Última edição:
Os cubos são de longe o mais caro neste caso.

Uma montagem feita por mim na Chain.
Ver anexo 97889
Ver anexo 97890

São mais de 600 euros. [;)]

As minhas não são costum built pela chains (não estou a dizer que não têm qualidade na montagem...mas a montar rodas por encomenda que seja por quem tenha referências) e senão me engano ficaram mais baratas que isso.

Também me parece que os cubos andam mais caros do que antes. Isso bem procurado deve haver lojas a fazer preços mais baixos.

Última edição:
Pessoal, uma pergunta técnica:

Tenho uns travões M486, com os quais estou bastante satisfeito. Tenho feito de tudo com eles e nunca me deram razões para ficar desiludido.

Chegou, entretanto, a altura de trocar de pastilhas. Comprei dois pares na sportzone. Havia "d'orige", shimano, e também da marca clarks, que eu desconhecia. O funcionário lá mas apresentou e eu optei pelas segundas.
Acontece, então, que as mesmas são "sinterizadas" e não orgânicas. Devo depreender que são metálicas ao invés de resina, certo?
E assim sendo, tenho um problema não é? É que os discos têm a inscriçãozinha "resin pads only".
O que posso esperar num futuro próximo? Desgaste prematuro dos ditos? Empenos?

Por agora só posso dizer que a travagem está em alto nível, tanto em seco como em molhado.

Aguardo comentários.

Abraços.

Alguém?[;)]

Tenho Um Rocket Ron Evo 2.25 convertido com o kit da stans, sem problemas ate agora (tive apenas de mudar o liquido ao fim de 6 meses mais ou menos porque comecei a perder ar).

Por isso se ainda tens rasto nos pneus, acaba com eles convertidos...assim podes ver se preferes normais ou UST no futuro.

Pois, e é isso mesmo que vou fazer [;)] O rasto ainda está bom por isso faço a conversão e depois, no futuro, opto por uns UST. Lá está, em termos de peso total penso que estes TL ready convertidos ficam mais leves [:cool:]

As rodas vão ser as crossmax st. Espero que, para além da estética, me convençam nas características principais que me as fazem escolher em detrimento de outras mais leves e baratas...

O objectivo é tornar a Helga cada vez mais sexy mas com qualidade e fiabilidade em detrimento da mais "leve do bairro" [:D]
Preciso de polivalência pois tanto posso fazer estrada, estradão como single tracks e subidas/descidas com muita pedra mais apropriadas para uma AM. Quem conhece a Serra Algarvia saberá bem do que falo [kiss]
Penso que estas rodas encaixam bem na tipologia "Jack of all trades, master of none" que pretendo.

Espero que no sábado já estejam a calçar a Helga [:cool:]

http://www.mavic.com/en/product/wheels/mountain-bike/wheels/Crossmax-ST-Disc

cumps

Sem certeza penso que as diferenças entre as orgânicas e as sinterizadas é que as primeiros são ligeiramente superiores em termos de travagem, gastam-se mais depressa ou mesmo muito depressa (dependendo das condições, local e ciclista, já tive colegas que me disseram que limparam pastilhas num ou dois dias....). As sinterizadas perdem ligeiramente no poder de travagem, mas duram mais.

Nunca ouvi falar em diferenças na durabilidade dos discos.

EDIT: Dizem também que com as orgânicas se ganha mais "tacto" nos travões.

Última edição:
Sem certeza penso que as diferenças entre as orgânicas e as sinterizadas é que as primeiros são ligeiramente superiores em termos de travagem, gastam-se mais depressa ou mesmo muito depressa (dependendo das condições, local e ciclista, já tive colegas que me disseram que limparam pastilhas num ou dois dias....). As sinterizadas perdem ligeiramente no poder de travagem, mas duram mais.

Nunca ouvi falar em diferenças na durabilidade dos discos.

EDIT: Dizem também que com as orgânicas se ganha mais "tacto" nos travões.

Em relação ao edit sou capaz de concordar. Depois de montar as sinterizadas, o comportamento ficou algo mais brusco, um pouco menos progressivo. Quanto à potência de travagem parece que está no mesmo patamar.

O que me preocupa mesmo é a inscrição nos discos "resin pads only".

Já encomendei travões e pedaleira...
Amanha, já cá devem estar. apr:)

Fico assim com o grosso das peças compradas, faltando-me só "pintelhices" tipo punhos cassete e corrente.

Pois, e é isso mesmo que vou fazer [;)] O rasto ainda está bom por isso faço a conversão e depois, no futuro, opto por uns UST. Lá está, em termos de peso total penso que estes TL ready convertidos ficam mais leves [:cool:]

As rodas vão ser as crossmax st. Espero que, para além da estética, me convençam nas características principais que me as fazem escolher em detrimento de outras mais leves e baratas...

O objectivo é tornar a Helga cada vez mais sexy mas com qualidade e fiabilidade em detrimento da mais "leve do bairro" [:D]
Preciso de polivalência pois tanto posso fazer estrada, estradão como single tracks e subidas/descidas com muita pedra mais apropriadas para uma AM. Quem conhece a Serra Algarvia saberá bem do que falo [kiss]
Penso que estas rodas encaixam bem na tipologia "Jack of all trades, master of none" que pretendo.

Espero que no sábado já estejam a calçar a Helga [:cool:]

http://www.mavic.com/en/product/wheels/mountain-bike/wheels/Crossmax-ST-Disc

cumps

Boa escolha. [;)] Não te vais arrepender.

Em termos de ambas...
Já viram alguém assim? Em termos práticos, não me parece má ideia, já que as escoras devem der das partes da bicicleta que mais porradinha levam.
Sei de um tipo que usava protecção nas 2 escoras. Tenho a ideia que ele dizia que batia com o pé esquerdo na escora.
Não sei se batia ou não, mas no meu entender não faz sentido nenhum usar 2 protecções.

Aliás, no meu entender os quadros deviam trazer um autocolante transparente que protegesse toda a zona onde a corrente pode bater. Há muitos quadros que têm a escora bonita, com decorações, que depois fica escondida pela protecção [:p]

Em termos de ambas...
Já viram alguém assim? Em termos práticos, não me parece má ideia, já que as escoras devem der das partes da bicicleta que mais porradinha levam.

Acho que não há necessidade.
Pela minha experiência as zonas que mais porrada levam são os pedais, cranks e o quadro na parte do movimento pedaleiro. O Tubo diagonal também leva com muita pedra a saltar.

Sei de um tipo que usava protecção nas 2 escoras. Tenho a ideia que ele dizia que batia com o pé esquerdo na escora.
Não sei se batia ou não, mas no meu entender não faz sentido nenhum usar 2 protecções.

Aliás, no meu entender os quadros deviam trazer um autocolante transparente que protegesse toda a zona onde a corrente pode bater. Há muitos quadros que têm a escora bonita, com decorações, que depois fica escondida pela protecção [:p]

e maior parte dos quadros trazem mas caso a corrente bata no quadro faz imenso barulho, logo opta~se por por uma protecção. por muito bom que seja o esticador e normal em descidas com alguns buracos e pedras bater a corrente

Voltar
Superior