Notas diferenças significativas no conforto de um quadro de alumínio, carbono ou titânio?
Felizmente tenho/já tive quadros HT dos três materiais, e para mim foi isto que senti a comparar um HT de aluminio com um HT de:
Carbono: a principal diferença que notei na utilização foi no peso. Em termos de conforto a melhoria foi muitoooooo ligeira (quase que não a senti) e em termos de rigidez não notei nada de diferente.
Titânio: Aqui sim, notei as diferenças de conforto. A primeira vez que andei com o meu Tuareg, passei numa rua de empedrado (ou
pavé, assim dá mais estilo) onde passava todos os dias com a BH, e com o de titânio o conforto notou-se, não se sentia tanto as pancadas. Ultimamente só tem andado em estrada e com pneus de estrada na medida de 1,4 pelo que não posso fazer grandes comparações.
Na altura em que troquei o BH pelo Believe foi principalmente pela estética e pelo peso, não meti o conforto como uma prioridade nessa troca (para isso tinha optado por um FS), e de facto o Believe cumpriu nesse aspecto, bem mais leve que o BH e mais bonito (relativo). Mas vou ser sincero, apesar de não ser uma prioridade, estava à espera de sentir melhorias no conforto depois do que já tinha lido no Forum BTT, mas na realidade em termos de conforto achei que o meu Believe está mais perto de um rígido de alumínio.
A justificação para isto pode estar no facto de eu ter pouca sensibilidade para estas coisas, ou então visto ser um quadro low-cost as prioridades foram outras no fabrico do mesmo... ou então no ForumBTT alguns falam maravilhas para tentar justificar a eles próprios os gastos €€€... [

]