Tópico do BTT

Provavelmente usas pneus pouco resistentes a furos, é preferível ter mais umas gramas em cada um deles e ter uns pneus mais resistentes.

Não só a qualidade das camaras de ar tem influência, os pneus também fazem diferença nesse aspecto.

Não estou a dizer que é o caso, mas a busca incessante pela redução de peso leva a que por vezes se metam os pneus mais leve que se encontra, quando por mais algumas gramas, que não afectam em nada o nosso desempenho, se podiam evitar alguma chatices.

Mas deve ser mesmo o caso. Os shwalbe são bons de grip mas mais softs neste aspecto.

Volta de BTT com Edununo

Volta de BTT com Edununo

imag0016s.jpg

imag0015ym.jpg

Aqui estão elas! Já estavam cansadas e nós encosta-mo-las um pouco ao Meco junto a Vilar de Luz.
Uma boa voltinha por alguns trilhos desconhecidos e um prazer em conhecer o Edununo!

PS.: Os donos delas como são "exageradamente bonitos", não aparecem nas fotos, porque senão na próxima volta eram só "gaijas" a querer ir connosco!

Boas fotos pessoal!!!

Como andamos numa de furos (eu inclusive) já pensaram em usar uma solução deste tipo?

Parece que não introduz peso em demasia (muito menos que gel) e é eficaz contra as coisas que vulgarmente furam pneus para quem anda no monte: picos de silvas!

Vou pensar seriamente nisto...

Hoje "tirei peso" a Cube. Saquei-lhe os cornos, que nestas ultimas voltas não lhes tenho tocado :)

Don Juan1 , já me tinham mostrado essa solução.

Lá para o meio tinha trilhos muito interessantes[;)]

É uma pena que em termos de single tracks divertidos não se explore (ou pouco se explore) em Portugal. Temos muita montanha com muita pedra (quase desertificada) para fazer trilhos de todos os tipos e feitios.

É verdade.. e os que há são pistas de DH, se bem que na Penha há a chamada pista dos sonhos que é acessível a todos...

Adorava que se explorasse o conceito de bike park em Portugal como há no UK e na América do Norte! [br:)]

TonyV, por curiosidade, que pressões de pneus costumas usar nesse tipo de singles?

Tenho lido aqui as questões sobre os furos...os RoRo são assim tão frágeis Edununo? Qual é a versão que tens?

Eu tenho Noby Nic atrás e à frente, furei apenas uma vez porque me pus a brincar com as pressões, depois disso, em mais de ano e meio nunca mais furei (mesmo a passar por tojos secos, silvas, pedras, vidros. São é mais pesados...e mais virados para o all mountain. Mas agora estão lisos e preciso de trocar...

É verdade.. e os que há são pistas de DH, se bem que na Penha há a chamada pista dos sonhos que é acessível a todos...

Adorava que se explorasse o conceito de bike park em Portugal como há no UK e na América do Norte! [br:)]

TonyV, por curiosidade, que pressões de pneus costumas usar nesse tipo de singles?

A pressão costuma ser a olhómetro/palpação[:D] mas depende essencialmente do tempo (molhado ou seco) e da existência ou não de lama.

Piso seco 2,5bar atrás e à frente (mas acabo sempre por tirar ar à frente).
Piso molhado 2,1-2,3bar atrás 2bar (às vezes um bocado menos se não houver drops) à frente.

Tenho lido aqui as questões sobre os furos...os RoRo são assim tão frágeis Edununo? Qual é a versão que tens?

Eu tenho Noby Nic atrás e à frente, furei apenas uma vez porque me pus a brincar com as pressões, depois disso, em mais de ano e meio nunca mais furei (mesmo a passar por tojos secos, silvas, pedras, vidros. São é mais pesados...e mais virados para o all mountain. Mas agora estão lisos e preciso de trocar...

Tenho os Evolution Triple compount Tubeless Ready de 2011.

imag0016s.jpg

imag0015ym.jpg

Aqui estão elas! Já estavam cansadas e nós encosta-mo-las um pouco ao Meco junto a Vilar de Luz.
Uma boa voltinha por alguns trilhos desconhecidos e um prazer em conhecer o Edununo!

PS.: Os donos delas como são "exageradamente bonitos", não aparecem nas fotos, porque senão na próxima volta eram só "gaijas" a querer ir connosco!

Foi mesmo uma bela volta.
Temos de marcar mais algumas e se possível com mais malta do fórum.

Praí á um ano ou mais comprei o meu primeiro schwalbe,o Racing Ralfh Evo levezinho,foi um pesadelo.
Trilhei várias vezes a camara de ar,até que um dia rebentou.
A gama Evo é boa mas é para andar em terra batida sem pedras ou asfalto e mesmo assim cuidado com os saltos!
Muito fragil,eu nem dados os monto na minha bike!

Agora ando com RoRon á frente e RaRalfh atrás,mas da Performance line!
já com mais de 1000kms em cima de pedras,em todo tipo de terreno sem os poupar,e sem qualquer furo ou outros problemas!
Em minha opinião os schwalbe performance estão ao nivel dos Maxxis que tanto gosto!!

Antes de comprar o RaRa Performance comprei um Smart Sam mas nunca vi um pneu tão dificil de montar ou retirar do aro.Não gostei do pneu e troquei-o!

Eu digo o mesmo do Kenda Nevegal (paredes laterais frágeis) e há muita gente que diz que não, que é um pneu de excelência para AM:confused:

A verdade é que com o meu RR Evo convertido a tubeless só tive o problema de trocar de líquido.

Ando em maré de azar no que toca a pneus.

Hoje está a decorrer uma resistência de 3 horas na minha cidade e ao final da tarde fui experimentar o percurso. Estava a desfrutar até que na última descida entrei um bocado depressa, travei mais forte e não consegui fazer um "esse" indo embater num tronco. Não foi nada de especial, mais uns 15cm e tinha conseguido parar, mas foi o suficiente para o pneu da frente descolar do aro e perder o ar por completo.. :(

Rider, bela review!
Se a linha performance é mais resistente comparativamente com a Evo por poucas gramas mais é uma opção no futuro, porque gosto bastante do RR e do Nobby Nick na frente em conjunto com o RaRa atrás. [;)]

Last edited:
PMAT utilizas pneus/rodas tubeless? É que a gama Performance da Schwalbe não é tubeless [;)] Essa gama Performance é capaz de ser mais resistente também por ser mais pesada, mas mesmo assim não deixam de ser pneus com as paredes laterais frágeis. O estado de um dos meus RoRo Performance com um rasgão lateral (meti um bocado de câmara de ar por dentro para reforçar um pouco o local).

foto0238x.jpg

Entretanto hoje foi dia da Koncept apanhar sol [:cool:]

foto0255p.jpg

Hoje dei a volta mais longa e mais dura desde que ando neste desporto. Nunca apanhei um empeno assim.

Foram 65km, e cerca de 1500m de acumulado. Tudo para ir ver a volta.
Saímos de Folgosinho e acabamos na Lagoa Comprida, com paragem no Vale do Rossim para almoço. 80% por caminhos de terra.
Quanto ao acumulado, não tenho a certeza mas segundo dados de GPS, deverá ter andado á volta disso.
A crónica será feita e postada no FBTT.

Quanto ao material mais recente, funciona tudo muito bem. Os elixir 3 são muito competentes embora ainda façam barulho a "abrandar" só em velocidades baixas.
A roda, parece manteiga...

pc, sim uso rodas tubeless (mavic crossmax ST) e depois dos rubena tubeless supra estou a usar um conjunto de pneus maxxis kevlar advantage e crossmark em que tenho total confiança, quer em termos de grip quer em fiabilidade quanto a furos. Este encontro com o tronco é que não estava programado.. [8b][:D]

Praí á um ano ou mais comprei o meu primeiro schwalbe,o Racing Ralfh Evo levezinho,foi um pesadelo.
Trilhei várias vezes a camara de ar,até que um dia rebentou.
A gama Evo é boa mas é para andar em terra batida sem pedras ou asfalto e mesmo assim cuidado com os saltos!
Muito fragil,eu nem dados os monto na minha bike!

Agora ando com RoRon á frente e RaRalfh atrás,mas da Performance line!
já com mais de 1000kms em cima de pedras,em todo tipo de terreno sem os poupar,e sem qualquer furo ou outros problemas!
Em minha opinião os schwalbe performance estão ao nivel dos Maxxis que tanto gosto!!

Antes de comprar o RaRa Performance comprei um Smart Sam mas nunca vi um pneu tão dificil de montar ou retirar do aro.Não gostei do pneu e troquei-o!

Pois eu ando com Racing Ralph Evo atras e Rocket Ron Evo à frente. Provavelmente ando a furar como um louco pelos motivos que mencionas.

Boas pessoal! Sei que não é bem o assunto do tópico, mas tenho aqui por casa um quadro de bmx com pedaleira, uns travões com cabos, manetes e tudo, espigão do selim e selim, punhos e pedais. Será que fica caro arranjar uma forqueta, guiador, rodas, corrente e roda dentada para a roda de trás, para por a bike a andar, só para umas voltinhas? Tenho uma forqueta por aqui mas é para roda 24, não sei se dá para montar naquele quadro...

Back