Bansheefreak
New member
Eu acho que muitas vezes a dificuldade nem é definir estilos (XC - Trail - eu estarei algures aqui no meio![] - AM - FR - DH)...
Quando comprei a bicicleta estava mais virado para o trail por isso comprei uma FS que punha facilmente nos 120mm, porque me permitia dar umas voltas em estradão (e mesmo em estrada, ora essa) com tudo bloqueado.
A verdade é que quanto mais ando no monte a sério mais me apercebo que preciso de qualquer coisa para os 140/150mm...simplesmente não sou um tipo pequeno (nem levezinho) e quero descer mais rápido, e na minha parece que vou em cima de andas e muito pendurado na roda da frente, e para quem sabe o tipo de mato que temos cá em Portugal (a típica bouça![]), descer aquilo a abrir pede confiança. Até agora bicicletas com esse curso eram um martírio a subir comparadas com as FS mais ligeiras, mas ultimamente, e muito devido às geometrias, a coisa está a melhorar... O peso, na verdade, é algo mais secundário, porque acaba por depender muito das pernas, e sinceramente, nunca me senti confortável em bicicletas com menos de 11Kg (acho que rolam de uma forma fantástica, e aceleram como foguetes, mas parece que se mexem debaixo de mim...parece que vai uma pipa cheia em cima de palitos![
]), mas se calhar é mal das burras em que andei até aqui.
Quanto aos trilhos...não temos nada daquilo em Portugal, nem perto! Pessoal que quer um teleférico (fora subir a Penha em Guimarães e descer à bruta - aposto que devem haver trilhos) ou um grande parque para voltas mais agressivas fica a arder. Pelo menos na zona do Porto é um deserto. Valongo, basicamente é monte (mato, entenda-se, que é bem diferente de floresta...). Um tipo cai lá no meio (que é provável) bem que fica uma semana lá numa valeta ou num poço...não há trilhos minimamente fluídos e longos...e tens uma ou duas pistas de downhill de manutenção pela mãe natureza, com dois roadgaps (um deles um bocado assassino...), que não é propriamente a praia de todos, nem a minha, pois gosto de subir, e por ali perto é impossível...
Basicamente, cá não há investimento em actividades desportivas recreativas (nem nas de alta competição -fora o futebol- quanto mais nas outras!). E depois vemos esses vídeos...ou outros, que de certeza comoveriam muito mais o pessoal daqui, da whistler mountain e do mega parque que lá existe...e ficamos todos "ougados"...:sh)
Depois, vê-se o pessoal todo mais virado para o XC...e o XC no alcatrão (nada contra), enquanto que no estrangeiro o que se vê é bikes com 140mm+ em cima de carros, trilhos marcados, coisas bem feitas, lojas de bicicletas e importadores pujantes (mesmo face à Internet, porque as lojas suportam as comunidades locais). E os fabricantes começam a notar isso, começam a ver que a maioria do pessoal não quer uma bicicleta de competição XC ultra leve ou uma bicicleta de DH... Quer algo que se adapte ao que fazem, e isso nota-se no aumento dos cursos, e mesmo nos grupos de componentes cada vez mais virados para o AM (olá XTR trail, olá X.0)...
E desculpem o testamento, que não pude andar nos últimos dias, e hoje queria ir chafurdar na lama e também não pude...[s)] depois venho cá e vejo adolescentes na puberdade a desbundar (entenda-se que andar aos saltinhos também não é a minha praia) e fico logo rezingão...
Além disso o meu sigma avariou ou o caraças....[8b]
É mesmo como dizes, não existe ainda a bike perfeita, as all mountain são o mais parecido mas depois nem sobes como as de xc nem desces como as de DH/Fr.
Mas isso está a mudar e cada vez aparece bikes de Fr light que já dá para fazer muita coisa e sobe relativamente bem (pior que as AM)
Por aqui eu dantes ia para Sintra, havia malta que fazia trilhos tipo esses do video (mais soft) com shores, drops, dirts para FS etc etc.
Entretanto depois de parecer nos Morangos com Açúcar um serie sobre DH os putos começaram todos a fazer, meninos mimados com bikes novinhas prontas a ragar os trilhos, muita gente nos trilhos começam a destruir e ninguém arranjava, a malta começou só a querer DH e *****am para drops, shores etc e deixou de haver manutenção.
Os trilhos eram ilegais também mas como era poucos a andar não havia problema, com o tempo isso deu barraca.
Hoje em dia os trilhos famosos parecem um fantasma de tão maus que estão, tudo partido etc.
existe uns novos, mas poucos sabem onde são para não acontecer o mesmo.