Tópico do BTT

Eu acho que muitas vezes a dificuldade nem é definir estilos (XC - Trail - eu estarei algures aqui no meio![:)] - AM - FR - DH)...

Quando comprei a bicicleta estava mais virado para o trail por isso comprei uma FS que punha facilmente nos 120mm, porque me permitia dar umas voltas em estradão (e mesmo em estrada, ora essa) com tudo bloqueado.
A verdade é que quanto mais ando no monte a sério mais me apercebo que preciso de qualquer coisa para os 140/150mm...simplesmente não sou um tipo pequeno (nem levezinho) e quero descer mais rápido, e na minha parece que vou em cima de andas e muito pendurado na roda da frente, e para quem sabe o tipo de mato que temos cá em Portugal (a típica bouça![:D]), descer aquilo a abrir pede confiança. Até agora bicicletas com esse curso eram um martírio a subir comparadas com as FS mais ligeiras, mas ultimamente, e muito devido às geometrias, a coisa está a melhorar... O peso, na verdade, é algo mais secundário, porque acaba por depender muito das pernas, e sinceramente, nunca me senti confortável em bicicletas com menos de 11Kg (acho que rolam de uma forma fantástica, e aceleram como foguetes, mas parece que se mexem debaixo de mim...parece que vai uma pipa cheia em cima de palitos![:)]), mas se calhar é mal das burras em que andei até aqui.

Quanto aos trilhos...não temos nada daquilo em Portugal, nem perto! Pessoal que quer um teleférico (fora subir a Penha em Guimarães e descer à bruta - aposto que devem haver trilhos) ou um grande parque para voltas mais agressivas fica a arder. Pelo menos na zona do Porto é um deserto. Valongo, basicamente é monte (mato, entenda-se, que é bem diferente de floresta...). Um tipo cai lá no meio (que é provável) bem que fica uma semana lá numa valeta ou num poço...não há trilhos minimamente fluídos e longos...e tens uma ou duas pistas de downhill de manutenção pela mãe natureza, com dois roadgaps (um deles um bocado assassino...), que não é propriamente a praia de todos, nem a minha, pois gosto de subir, e por ali perto é impossível...

Basicamente, cá não há investimento em actividades desportivas recreativas (nem nas de alta competição -fora o futebol- quanto mais nas outras!). E depois vemos esses vídeos...ou outros, que de certeza comoveriam muito mais o pessoal daqui, da whistler mountain e do mega parque que lá existe...e ficamos todos "ougados"...:sh)
Depois, vê-se o pessoal todo mais virado para o XC...e o XC no alcatrão (nada contra), enquanto que no estrangeiro o que se vê é bikes com 140mm+ em cima de carros, trilhos marcados, coisas bem feitas, lojas de bicicletas e importadores pujantes (mesmo face à Internet, porque as lojas suportam as comunidades locais). E os fabricantes começam a notar isso, começam a ver que a maioria do pessoal não quer uma bicicleta de competição XC ultra leve ou uma bicicleta de DH... Quer algo que se adapte ao que fazem, e isso nota-se no aumento dos cursos, e mesmo nos grupos de componentes cada vez mais virados para o AM (olá XTR trail, olá X.0)...

E desculpem o testamento, que não pude andar nos últimos dias, e hoje queria ir chafurdar na lama e também não pude...[s)] depois venho cá e vejo adolescentes na puberdade a desbundar (entenda-se que andar aos saltinhos também não é a minha praia) e fico logo rezingão...
Além disso o meu sigma avariou ou o caraças....[8b]

É mesmo como dizes, não existe ainda a bike perfeita, as all mountain são o mais parecido mas depois nem sobes como as de xc nem desces como as de DH/Fr.
Mas isso está a mudar e cada vez aparece bikes de Fr light que já dá para fazer muita coisa e sobe relativamente bem (pior que as AM)

Por aqui eu dantes ia para Sintra, havia malta que fazia trilhos tipo esses do video (mais soft) com shores, drops, dirts para FS etc etc.
Entretanto depois de parecer nos Morangos com Açúcar um serie sobre DH os putos começaram todos a fazer, meninos mimados com bikes novinhas prontas a ragar os trilhos, muita gente nos trilhos começam a destruir e ninguém arranjava, a malta começou só a querer DH e *****am para drops, shores etc e deixou de haver manutenção.
Os trilhos eram ilegais também mas como era poucos a andar não havia problema, com o tempo isso deu barraca.
Hoje em dia os trilhos famosos parecem um fantasma de tão maus que estão, tudo partido etc.

existe uns novos, mas poucos sabem onde são para não acontecer o mesmo.

Talvez com este novo fôlego que o BTT está a ganhar as autarquias comecem a olhar com outros olhos para a modalidade. Parecendo que não, tem um enorme potencial e já que há hipótese de ligar o BTT à gastronomia, turismo de aventura, conservação da natureza, poderia ser um estimulo para a conservação e alteração do panorama silvícula, prevenção de incêndios e outros atentados à natureza, etc.
Pode ser uma aposta para ajudar a reavivar as zonas rurais do interior do país por ex.
Além de que o BTT é mais bem aceite pela comunidade que por exemplo o TT (jipes e motos) e, acaba por ser mais democrático devido ao menor preço comparativamente com a variante motorizada com a consequência de ter maior potencial de crescimento: hoje em dia já há muita malta em passeios organizados.
Se grande parte dos municípios tivessem trilhos assinalados para diferentes níveis de exigência e para diferentes disciplinas do desporto era muito bom.
O BTT pode ser o correspondente "terrestre" ao surf.

Já há alguns municípios a adoptar esta estratégia: Lousã que será o que mais se aproxima do que disse acima, Gouveia tem a pista de DH do Maxxis e, além disso, tem um enorme potencial para explorar, fruto da sua localização e, numa onda mais soft, Viseu com a ciclovia que liga a cidade a Sta Comba-Dão.

Pessoal tenho uma questão para vocês..

Normalmente uso os suportes das Bikes para as levar pa uns passeios e nunca precisei de ir a nenhum lado enquanto tava com elas em cima, ou seja nunca deixei o carro sozinho com elas, era só mesmo casa directamente para o sitio onde ia passear e vice versa..
A questão é que amanha vou de férias e talvez aproveite para parar em alguns sitios, a questão é..vocês deixam as bicicletas em cima do carro assim? É certo que os suportes têm chave, mas não sei se não será facil de alguem roubar..Algum procedimento que façam em especial?

Obrigado

Eu tenho o Proride 591 da Thule e mesmo com tranca se saio do carro na area de serviço para ir beber um café ....meto-lhe um cadeado à frente de toda a gente do parque para perceberem que se a quiserem levar vão ter muito trabalho. Sei de casos em que mesmo com as trancas da Thule, as bikes foram roubadas e mais não digo. Ainda este fim de semana que andei com a bike de um lado para outro, só parava para almoçar em restaurantes que tivesse lugar a porta e mesa com vista para a.......bike. Por isso o meu conselho é não te fies nas trancas e previne.

É mesmo como dizes, não existe ainda a bike perfeita, as all mountain são o mais parecido mas depois nem sobes como as de xc nem desces como as de DH/Fr.
Mas isso está a mudar e cada vez aparece bikes de Fr light que já dá para fazer muita coisa e sobe relativamente bem (pior que as AM)

Por aqui eu dantes ia para Sintra, havia malta que fazia trilhos tipo esses do video (mais soft) com shores, drops, dirts para FS etc etc.
Entretanto depois de parecer nos Morangos com Açúcar um serie sobre DH os putos começaram todos a fazer, meninos mimados com bikes novinhas prontas a ragar os trilhos, muita gente nos trilhos começam a destruir e ninguém arranjava, a malta começou só a querer DH e *****am para drops, shores etc e deixou de haver manutenção.
Os trilhos eram ilegais também mas como era poucos a andar não havia problema, com o tempo isso deu barraca.
Hoje em dia os trilhos famosos parecem um fantasma de tão maus que estão, tudo partido etc.

existe uns novos, mas poucos sabem onde são para não acontecer o mesmo.

Andam a recuperar os velhos trilhos (Dimas e Pontes). No ultimo Domingo andava lá uma "brigada" de pessoal a limpar e arranjar.

Eu acho que muitas vezes a dificuldade nem é definir estilos (XC - Trail - eu estarei algures aqui no meio![:)] - AM - FR - DH)...

Quando comprei a bicicleta estava mais virado para o trail por isso comprei uma FS que punha facilmente nos 120mm, porque me permitia dar umas voltas em estradão (e mesmo em estrada, ora essa) com tudo bloqueado.
A verdade é que quanto mais ando no monte a sério mais me apercebo que preciso de qualquer coisa para os 140/150mm...simplesmente não sou um tipo pequeno (nem levezinho) e quero descer mais rápido, e na minha parece que vou em cima de andas e muito pendurado na roda da frente, e para quem sabe o tipo de mato que temos cá em Portugal (a típica bouça![:D]), descer aquilo a abrir pede confiança. Até agora bicicletas com esse curso eram um martírio a subir comparadas com as FS mais ligeiras, mas ultimamente, e muito devido às geometrias, a coisa está a melhorar... O peso, na verdade, é algo mais secundário, porque acaba por depender muito das pernas, e sinceramente, nunca me senti confortável em bicicletas com menos de 11Kg (acho que rolam de uma forma fantástica, e aceleram como foguetes, mas parece que se mexem debaixo de mim...parece que vai uma pipa cheia em cima de palitos![:)]), mas se calhar é mal das burras em que andei até aqui.

Quanto aos trilhos...não temos nada daquilo em Portugal, nem perto! Pessoal que quer um teleférico (fora subir a Penha em Guimarães e descer à bruta - aposto que devem haver trilhos) ou um grande parque para voltas mais agressivas fica a arder. Pelo menos na zona do Porto é um deserto. Valongo, basicamente é monte (mato, entenda-se, que é bem diferente de floresta...). Um tipo cai lá no meio (que é provável) bem que fica uma semana lá numa valeta ou num poço...não há trilhos minimamente fluídos e longos...e tens uma ou duas pistas de downhill de manutenção pela mãe natureza, com dois roadgaps (um deles um bocado assassino...), que não é propriamente a praia de todos, nem a minha, pois gosto de subir, e por ali perto é impossível...

Basicamente, cá não há investimento em actividades desportivas recreativas (nem nas de alta competição -fora o futebol- quanto mais nas outras!). E depois vemos esses vídeos...ou outros, que de certeza comoveriam muito mais o pessoal daqui, da whistler mountain e do mega parque que lá existe...e ficamos todos "ougados"...:sh)
Depois, vê-se o pessoal todo mais virado para o XC...e o XC no alcatrão (nada contra), enquanto que no estrangeiro o que se vê é bikes com 140mm+ em cima de carros, trilhos marcados, coisas bem feitas, lojas de bicicletas e importadores pujantes (mesmo face à Internet, porque as lojas suportam as comunidades locais). E os fabricantes começam a notar isso, começam a ver que a maioria do pessoal não quer uma bicicleta de competição XC ultra leve ou uma bicicleta de DH... Quer algo que se adapte ao que fazem, e isso nota-se no aumento dos cursos, e mesmo nos grupos de componentes cada vez mais virados para o AM (olá XTR trail, olá X.0)...

E desculpem o testamento, que não pude andar nos últimos dias, e hoje queria ir chafurdar na lama e também não pude...[s)] depois venho cá e vejo adolescentes na puberdade a desbundar (entenda-se que andar aos saltinhos também não é a minha praia) e fico logo rezingão...
Além disso o meu sigma avariou ou o caraças....[8b]

A grande questão é que as estancias de montanha por essa Europa fora perceberam que podem rentabilizar a sua estação baixa, com desportos de montanha virados para o Verão (BTT, trecking) . Cá no Burgo unica coisa parecia é na estrela ......Se fores a Senabria já tens as cadeiras abertas o verão para ajudar na subida!

A grande questão é que as estancias de montanha por essa Europa fora perceberam que podem rentabilizar a sua estação baixa, com desportos de montanha virados para o Verão (BTT, trecking) . Cá no Burgo unica coisa parecia é na estrela ......Se fores a Senabria já tens as cadeiras abertas o verão para ajudar na subida!

É bem visto...mas na verdade nós nunca tivemos tradição de estâncias de montanha para desportos de inverno.

Modéstia à parte (por ser português) temos um clima espectacular, paisagens brutais que deixam qualquer um a sentir-se pequenino pequenino (mesmo os que estão habituados aos fundos de ecrã do windows)...não temos é mais nada.

Acho um pouco o reflexo da falta de associativismo em Portugal (para tudo, não é só para os desportos). Por exemplo, não há clubes (a sério, mas amadores, claro) a dinamizar o desporto pelas regiões...grupos esses que deviam ser impulsionados pelas lojas de bicicletas. Mas não são, porque o pessoal das lojas das bicicletas investe pouco nas "relações públicas" a meu ver...depois começam a perder na única vantagem que têm para a net.

A minha experiência, antes de comprar uma canyon, foi andar pelas 3 principais lojas de bicicletas da minha zona. Abri o jogo com os vendedores e disse quais eram as minhas hipóteses (onde falei da canyon), perguntei o que tinham a acrescentar, ou o que sugeriam. Apenas um (e foi a opinião menos agreste) me falou que não tinha grandes informações nem experiência, mas que já tinha visto uma ou duas no monte, que se eu achasse melhor...força, que ele dava assistência na mesma, disse também que se eu arranjasse as peças mais baratas (na net, pois claro) que ele fazia o que era preciso e não ia dar nem mais nem menos valor por isso. E convidou-me para ir pedalar com eles no fds seguinte.
Obviamente são tipos destes que conseguem ter alguma influência, por gente a andar de bicicleta e a rir-se com isso. E às vezes não me custa dar mais uns euros (mas que sejam poucos vá) para ajudar a suportar este tipo de atitudes. Atitudes essas que abrem os olhos dos importadores...que por sua vez abrem os olhos das marcas, que podem (ou não...) trazer eventos à nossa terriola, e por sua vez abrir um sem fim de oportunidades de investimento ou simplesmente de bem estar das pessoas em geral (sim...porque a consciência ambiental e o desporto são bens essenciais de uma população que se quer saudável - até mentalmente).

Claro que não estou a falar do nível de outros países, onde as próprias fabricantes têm carrinhas e camiões de indivíduos mais ou menos freelancers com bicicletas para emprestar ao pessoal que queira ir dar uma volta em conjunto. Mas isso são outros mercados, de outras dimensões (ai ai...importadores ibéricos...) e realidades completamente diferentes...

De qualquer forma, aqui fica a foto (mais uma vez fanhosamente tirada com o telemóvel) de uma volta há uns dias atrás aqui pelo meu "jardim"! [:)]

Belo "jardim" Brown. ;)

Algo que me faz um pouco de confusão, é a nossa desorganização florestal. Aqui nesta zona é pinheiros bravos, giestas, giestas, pinheiro bravo. Não a mínima preocupação em aproveitar a limpeza proporcionada pelos incêndios para reflorestar com espécies típicas do país (carvalhos, castanheiros, sobreiros pinheiro manso, etc). Não... ou pura e simplesmente não se faz nada e no ano seguinte a coisa está igual ou pior ainda, ou então, quando reflorestam é só com pinheiro bravo e eucalipto (que devia ser pura e simplesmente proibido no nosso país).
Vamos ao centro da Europa (ou aqui ao lado) e são raras as matas apenas destas duas árvores. Passo-me com aquelas florestas de carvalhos inglesas. Ainda mais com as da América do norte. As vezes ponho-me a pensar no que será pedalar lá no meio.

Última edição:
Belo "jardim" Brown. ;)

Algo que me faz um pouco de confusão, é a nossa desorganização florestal. Aqui nesta zona é pinheiros bravos, giestas, giestas, pinheiro bravo. Não a mínima preocupação em aproveitar a limpeza proporcionada pelos incêndios para reflorestar com espécies típicas do país (carvalhos, castanheiros, sobreiros pinheiro manso, etc). Não... ou pura e simplesmente não se faz nada e no ano seguinte a coisa está igual ou pior ainda, ou então, quando reflorestam é só com pinheiro bravo e eucalipto (que devia ser pura e simplesmente proibido no nosso país).
Vamos ao centro da Europa (ou aqui ao lado) e são raras as matas apenas destas duas árvores. Passo-me com aquelas florestas de carvalhos inglesas. Ainda mais com as da América do norte. As vezes ponho-me a pensar no que será pedalar lá no meio.

Pois amigo mas quem sofre com os incendios quando re-floresta quer é ganhar dinheiro o mais rapidamente possivel. Plantar Carvalhos, Azinheiras, Nogueiras, Sobreiros, planta para os filhos colherem.....ou seja nem sequer pensam nisso. Já para não falar que muitos terrenos são propriedade ou arrendados às celuloses.

Limpar as matas....isso levava-nos a outra conversa. Deixo apenas uma questão.....como posso eu pagar a alguem para me limpar a mata quando a minha reforma é de 200€ por mês? Esta é a realidade de muitos proprietários. Passar a gestão da floresta neste tipo de situações para as Camaras ou mesmo o Ministério da Agricultura deveria ser o mais óbvio....acontece que o país está falido ...e alguns continuam a lucrar e muito com os incêndios.

Sorry pelo off-topic.

No dia 21 tenho um compromisso. Mas ainda vou ver se consigo ir ao up and down. Difícil, mas vou tentar
No dia 4 há o Dão-Nelas. Dizem que tb é muito bom.
Como é que se chama o teu amigo?

Sim no dia 4 há o Dão-Nelas,mas também há o upanddown em Seia que ser for como no ano passado,irá ser excelente!

O meu amigo chama-se Tómané!

No outro dia gabei aqui o RR performance,mas hoje traíu-me,camara de ar trilhada numa zona de pedras soltas,enfim são coisas que acontecem!
Acabei de fazer 50kms e agora vou comprar umas camaras de ar e liquido Slime!

Câmara de ar trilhada não é culpa do pneu. Isso é pouca pressão. Atenção que as câmaras de ar com liquido são uma boa opção para minorar os furos mas não são imunes a snake bites. Não deves andar com pouca pressão.

Câmara de ar trilhada não é culpa do pneu. Isso é pouca pressão. Atenção que as câmaras de ar com liquido são uma boa opção para minorar os furos mas não são imunes a snake bites. Não deves andar com pouca pressão.

Eu acho que é culpa do pneu e também da pouca pressão!!
Nos Maxxis crossmark e monorail kevlar,em 5 ou 6 mil kms,furei mas nunca trilhei,só trilhei quado meti os RR evo e hoje com o performance!
Mas hoje acho que tinha uma fuga de ar pela valvula,talvez tivesse com pouca pressão,talvez!!
Sim, o liquido em caso de snake bites não vale nada!

As camaras e o liquido Slime estavam esgotados nas sportzone,amanhã vou fazer a ecopista Viseu-Santa Comba Dão-Viseu sem camara de ar suplente e a de trás sem liquido,pode ser que não tenha azar!!

senhorpedro,deste mais 60 em asfalto ou em terra?
Em asfalto hoje dei mais de 70 e sem roupa interior!!!

Eu acho que é culpa do pneu e também da pouca pressão!!
Nos Maxxis crossmark e monorail kevlar,em 5 ou 6 mil kms,furei mas nunca trilhei,só trilhei quado meti os RR evo e hoje com o performance!
Mas hoje acho que tinha uma fuga de ar pela valvula,talvez tivesse com pouca pressão,talvez!!
Sim, o liquido em caso de snake bites não vale nada!

As camaras e o liquido Slime estavam esgotados nas sportzone,amanhã vou fazer a ecopista Viseu-Santa Comba Dão-Viseu sem camara de ar suplente e a de trás sem liquido,pode ser que não tenha azar!!

senhorpedro,deste mais 60 em asfalto ou em terra?
Em asfalto hoje dei mais de 70 e sem roupa interior!!!

Em asfalto.
Digo que perdi a cabeça pq não gosto de altas velocidades.
Rider, és de onde? Na sexta a noite fui ao inicio da ciclo via. Ao pé da loja da merida em Viseu. Já vi imagens na net e parece-me bastante porreira.

Voltar
Superior