Tópico do BTT

hoje dei o meu 1º tralho e que nem teve nada a ver com os encaixes.
como hoje era o dia europeu sem carros, decidi ir com a minha esposa até à cidade, e à vinda para casa quando estava a subir um trilho bem inclinado cheio de pedras e valas de agua, desequilibrei-me e ao levar o pé ao chão, estava mais alto do que pensava e caí de lado.
a bike não sofreu nada e eu só tive um pequeno arranhão no braço esquerdo. acontece!

Tirem-me mais uma duvida.

Qual a diferença entre uma rodas 12 mm e umas 15 mm. Quando diz Center lock é a maneira que aperta o disco certo ?

Afinal eram 2 duvidas....

Estava a pensar algo deste genero.

SHIMANO Par de Rodas XT WH-M785 Center Lock 15mm - Probikeshop

Essas medidas é o diâmetro do eixo dos apertos rápidos, penso eu. Center lock é isso que referes: a alternativa aos 6 furos. Basicamente é uma espécie de roda dentada onde vão encaixar os discos ou adaptadores de depois são apertados com uma espécie de parafuso usando uma chave de cassete.

Tirem-me mais uma duvida.

Qual a diferença entre uma rodas 12 mm e umas 15 mm. Quando diz Center lock é a maneira que aperta o disco certo ?

Afinal eram 2 duvidas....

Estava a pensar algo deste genero.

SHIMANO Par de Rodas XT WH-M785 Center Lock 15mm - Probikeshop

Essas rodas não servem. A da frente é de eixo de 15mm e a tua suspensão é convencional, isto é usa o sistema de Quick Release de 9mm. Sei que há adaptadores de 15mm para 9mm. Pelo menos a Mavic tem. As minhas antigas Mavic Crosstrail eram de eixo de 15mm mas vinham com adaptadores para converter em 9mm já que a minha suspensão também é de 9mm.
A de trás é de eixo convencional e as tuas usam um eixo de 12mm mais robusto.
Se para a da frente poderá haver solução (reduzir de 15 para 9) atrás não estou a ver como aumentar de 10mm para 12.

As specs das tuas:

• Rims: EASTON EA50XC wheelset
• Front hub: EASTON EA50XC wheelset 9mm
• Rear hub: EASTON EA50XC wheelset X12

Contudo dá uma vista de olhos aqui e vê se há solução.

http://www.syntace.com/index.cfm?pid=1&pk=1314

Pelo que vi, para já só os cubos e rodas XTR é que dão.

Última edição:
Ontem quando fui levantar o kit à sede dos Amigos da Montanha disseram-me que já estavam confirmados 2600 bttistas, sem contar com os federados!

E confirmo que os tamanhos são BASTANTE pequenos. Tenho dois jerseys das Rotas do Marão de 2010 e de 2011 da Cofides que estão bem, mas o dos 5 Cumes fica apertado no troco e nos braços então.. [s)] É mais um incentivo para perder peso! [:D]

Confirma-se que os jerseys são apertadinhos. Dão pinta de ciclista... [:D]

Vai ser muita gente, acho que eles só atribuem os dorsais aos pagos, por isso esses 3400 e tal já devem ser pagos, logo confirmados, por isso vai ser muita gente mesmo.

Mas existem pessoas que fizeram a inscrição só pelo jersey, conheço mais que uma pessoa. [;)]

Essas rodas não servem. A da frente é de eixo de 15mm e a tua suspensão é convencional, isto é usa o sistema de Quick Release de 9mm. Sei que há adaptadores de 15mm para 9mm. Pelo menos a Mavic tem. As minhas antigas Mavic Crosstrail eram de eixo de 15mm mas vinham com adaptadores para converter em 9mm já que a minha suspensão também é de 9mm.
A de trás é de eixo convencional e as tuas usam um eixo de 12mm mais robusto.
Se para a da frente poderá haver solução (reduzir de 15 para 9) atrás não estou a ver como aumentar de 10mm para 12.

As specs das tuas:

• Rims: EASTON EA50XC wheelset
• Front hub: EASTON EA50XC wheelset 9mm
• Rear hub: EASTON EA50XC wheelset X12

Contudo dá uma vista de olhos aqui e vê se há solução.

Syntace

Pelo que vi, para já só os cubos e rodas XTR é que dão.

Obrigado pela explicação.

Então pelo que entendi, para ser mais facil tenho que procurar rodas 9mm à frente e 12 atrás.

Obrigado pela explicação.

Então pelo que entendi, para ser mais facil tenho que procurar rodas 9mm à frente e 12 atrás.

Estas dão: Crossmax ST - wheels - mountain bike - Mavic
Têm adaptadores para X12 (de série) e adaptadores opcionais para QR (9mm) ou 20mm. De origem são de 15mm.
Há versões para discos de 6 furos ou centerlock. É só escolher.

VERSIONS - FRONT
6 bolts 15 mm (QR & 20 mm with optional adapters)
Centerlock 15 mm (QR and 20 mm with optional adapters)
6 bolts Lefty
VERSIONS - REAR
6 bolts QR & 12x135 & 12x142
Centerlock QR & 12x135 & 12x142
DELIVERED WITH
BX601 quick releases
UST valve and accessories
Front 15 mm adapters
Specific disc bolts
Computer magnet (front wheel)
Bearing adjustment tool (rear wheel)
Spoke wrench (rear wheel)
User guide
Rear 12x142mm adapters - cá estão eles! ;)

E são rodas à patrão. Leves e muito resistentes.

Traveller o que te leva a querer trocar de rodas? Seja o qual for o motivo, troca por umas melhores [;)] e a tua opção pelas XT não me parece ser nesse sentido... As Mavic que o edununo referiu parecem ser muito interessantes e devem de ser muito boas, mas a nível estético para mim as CrankBrohters Colbalt 2 estão noutro campeonato [br:)]

54174.jpg

Cobalt 2 Laufradsatz 9mm/X-12 schwarz

São ligeiramente mais pesadas que as Mavic, mas penso que sejam mais baratas.

As minhas Crossmax ST começaram a fazer um barulho estranho e bastante audível qd não estou a pedalar (não é constante, é momentâneo). [s)]

Pelo que já pesquisei, é o cepo/roda livre que está a precisar de lubrificação. O grande azar é que não as vou levar assim a Barcelos, levo as rodas de origem com as câmaras de gel. Parece que vou regressar aos 13kgs de bike por uns tempos! [:D]

Alguma estratégia para a malta se encontrar nos 5 Cumes? [:cool:]

Última edição:
Hoje foi o dia da p**@ da loucura [:D] Juntei-me novamente a um grupo de estrada do qual conheço alguns elementos, grupo esse que hoje era quase um pelotão de alguns 40 ciclistas pelo menos na parte em que era a rolar, visto que quando começou a subir passou para bem menos de metade.
Resultado, quase toda a estrada marginal entre Algés e Cascais foi feita nos 44/11 a velocidades acima dos 40km/h [:D] Ainda tivemos direito a dois prémios de montanha ao subir a serra de Sintra por duas vezes: 1ª Guincho -> Malveira da Serra -> Pé da Serra 2ª Colares -> Sintra.
Como eles são da zona de Tires, só me juntei a eles em Lisboa e quando chegámos a Tires novamente, foi o fim da volta para eles, mas eu ainda tinha mais uns km's até casa. Resultado final, cerca de 138km's feitos e uma velocidade média um pouco superior aos 32kms/h

foto0294b.jpg

foto0295x.jpg

No fim destas voltas com eles, a vontade de ter uma bicicleta de estrada é cada vez maior, visto que sinto as limitações da minha BTT com pneus de estrada 1,4:
- Peso superior, na configuração actual deve de estar nos 10,5kg
- Posição na bicicleta, que ao ir sempre mais "levantado" é menos aerodinâmica
- Relações, hoje como o ritmo a rolar foi "animado" fiz boa parte do percurso nos 44/11, mas se aumentarem um pouco mais o ritmo, não tenho hipótese de os seguir. Para minimizar isto, estou a pensar meter um prato de 46, vamos ver...

No fim destas voltas com eles, a vontade de ter uma bicicleta de estrada é cada vez maior, visto que sinto as limitações da minha BTT com pneus de estrada 1,4:
- Peso superior, na configuração actual deve de estar nos 10,5kg
- Posição na bicicleta, que ao ir sempre mais "levantado" é menos aerodinâmica
- Relações, hoje como o ritmo a rolar foi "animado" fiz boa parte do percurso nos 44/11, mas se aumentarem um pouco mais o ritmo, não tenho hipótese de os seguir. Para minimizar isto, estou a pensar meter um prato de 46, vamos ver...

Tenho andado com uma bike de estrada emprestada desde há uns tempos para cá, e também estou cada vez com mais vontade em comprar uma para mim, a diferença é abismal para uma de BTT.

Depois de se andar numa bike de estrada, é desesperante andar com uma de BTT no asfalto, ela parece que não anda.

E os treinos com uma de estrada fazem pequenos milagres, ganha-se muito pulmão. Eu depois que comecei a andar na de estrada, o meu rendimento no BTT subiu bastante, é o complemento ideal.

"Para minimizar isto, estou a pensar meter um prato de 46, vamos ver... "

Eu montei uma em que coloquei rodas 28, pedaleiro 48/36/26 e cassete 11/28, é mais pesada que uma de btt, mas compensa, eu no lugar do prato 46, montava umas rodas 28, aí notas mais a diferença que nos 2 dentes adicionais.

Voltar
Superior