Tópico do BTT

Hoje optei por ir fazer estrada sozinho, na prática Lisboa -> Guincho -> Colares -> Sintra -> Carcavelos -> Lisboa.

Notei nas pernas o facto de ter ficado uma semana sem pedalar. Foi interessante verificar o comportamento das pessoas conforme o tipo de bicicleta que levavam. Passo a explicar, talvez por se estar a aproximar a data do "famoso" Troia-Sagres vêem-se muitos ciclistas com bicicletas de BTT com pneus de estrada (muitos mais que o normal). Mas vê-se igualmente que nem todos estão "habituados" a andar na estrada, isto pelo comportamento que têm.
Atenção que não estou a generalizar, mas isto foi o que se passou hoje. Passei por um ciclista numa bicicleta de estrada ali na zona de Caxias. cumprimentei-o e vi que ele se meteu na minha roda, deixei-o ir e passados menos de 1000m ele passou-me para a frente. Desde aí até ao Guincho fomos sempre a revezar-nos na frente. Está visto que era um ciclista que sabe o que é andar na estrada e as claras vantagens de ir protegido sem ir a dar o peito ao vento. Assim, existiu um claro entendimento entre os dois com benefícios para ambos apr:)
Depois, na subida do Guincho até a Azoia passei por um de btt que também se colou na minha roda. Como era a subir e a velocidade era pouco, as vantagens de ir na roda são menos, pelo que me lixei para ele e fiz a subida ao meu ritmo. No entanto para o "testar", houve alturas onde reduzi a velocidade a ver se ele passava para a frente para "ajudar". Acham que o fez? Pois... No fim da subida parei para "libertar líquidos" e foi a única maneira de ele me largar a roda, só faltava ele ter parado também para "libertar líquidos" [:)]
E não fica por aqui, no regresso a casa em Carcavelos apanhei novamente outro com uma BTT que mais uma vez se colou na minha roda. Mais uma vez a técnica de reduzir a velocidade, mas ele não passava pelo que em Paço de Arcos parei mesmo para ele me largar. Eu sei que alguns de vocês não compreendem o facto de eu me importar com isto, mas só quem anda em estrada sabe a diferença que é ir de peito ao vento, ou na roda, pelo que na minha roda a aproveitar-se do meu esforço só vai quem eu quero.

No entanto estes pequenos episódios não chegam para estragar a bela manhã que passei, adorei a parte desde Colares até ao palácio da Pena com passagem por Monserrate. É simplesmente a estrada/subida mais bonita que já fiz até hoje em estrada apr:)

Aqui está a VN numa paragem no Guincho para ajustar o sensor do ciclometro, visto que tinha deixado de marcar.

Cópia de Foto0347.jpg

No entanto hoje também tive um pequeno problema técnico com as Crank, nas descidas quando não ia a pedalar por vezes o cepo deixava de rolar livremente dando um pequeno solavanco na corrente. Nunca chega a prender totalmente mas é desagradável. Estive agora a desmontar o cepo, a dar um limpeza e a meter umas gotas de óleo nos linguetes a ver se resolve o problema.

Aqui a zona do cubo onde encaixa o cepo. Interessante verificar que as rodas não são para quick-release, levando depois um adaptador para QR

Foto0350.jpg

O cepo com o detalhe dos lingetes

Foto0351.jpg

Foto0355.jpg

O cepo já montado no sitio com o adaptador para QR já no sitio

Foto0356.jpg

E aqui já com a cassete Dura-ace 11-21

Foto0357.jpg

Verifiquei igualmente os rolamentos do cepo e ambos estão em bom estado. Agora estou curioso para experimentar a roda para ver se resolveu o problema...

Hoje a meio de uma volta constatei que o meu conta quilometros nao funcionava. Experimentei outros imans e continua sem dar.
Penso que seja o sensor. Havera soluçao ou terei de comprar um novo?

pc, consigo compreender a tua situação. Eu já fiz btt e já fiz estrada (digo fiz porque dizer que faço é quase mentira, hehe). A ver se durante a próxima semana monto a Believe e vou tentar voltar (devagar) ao btt.

Na estrada, apesar de saber das vantagens de andar na roda, nunca gostei de o fazer. Tenho medo que o da frente trave e quando dou por mim já vou ao lado do outro. Talvez por isso não goste muito de andar acompanhado na estrada. A maioria das vezes fui um solitário com a minha Trek fininha.

Finalmente consegui vender o meu Trek Fuel. Espero que o novo dono lhe dê um bom uso e que a leve de volta a bons trilhos.

Impressão minha ou fizeram bastante alcatrão? Aquela parte entre o ponto 31 e 33 deve de ter sido o pior em termos de lama, não?

Nesta volta fazemos sempre um misto com algum alcatrão à mistura. Sim entre os kms 31 e 33 a lama era mais que muita.

Hoje dei finalmente inicio à época dos nocturnos e verdade seja dita, foi uma sensação muito boa, sensações completamente diferentes de o andar de dia [:cool:]
Foi a altura indicada para igualmente estrear o novo farol que comprei. A minha busca por um novo farol dianteiro iniciou-se no ano passado, mas optei por adiar a compra para esperar por um novo farol da Sigma, nomeadamente o Karma Evo Karma Evo
Um agradecimento ao lpsimaof que o ano passado (xii como o tempo passa) me indicou a opção desta Karma Evo apr:)

Estou completamente rendido ao mesmo: aparenta boa qualidade de construção, gostei do sistema de suporte tanto para o farol (o kit trazia o suporte para guiador e um outro para o capacete) como para a bateria, já para não falar da quantidade de luz emitida.

Aqui fica o aspecto actual do guiador. Optei por manter a BBB Bls29 ao serviço, que vai sempre no modo de intermitente para me verem bem. Devido a esse facto vai ligeiramente mais levantada (ao nível dos olhos dos condutores [:p])
Foto0358.jpg

Optei por montar a bateria no avanço e até agora parece-me ter sido a melhor opção

Foto0359.jpg

Para completar o kit de nocturnos, montei a Cateye como luz traseira no espigão (e uma outra da Decathlon no capacete) e os reflectores da 3M nos raios.

Foto0360.jpg

Tirei igualmente algumas fotos ao foco dos farois, mas temos que dar o desconto de terem sido tiradas pelo telemovel. Aqui a BBB Bls29:

Foto0361.jpg

E no mesmo local a Karma Evo no mínimo:

Foto0362.jpg

Depois como foi a primeira vez que a estava a utilizar, reparei que estava a apontar muito para baixo, optei por a levantar ligeiramente e voltei a tirar fotos para comparar os três modos. Aqui no mínimo:

Foto0365.jpg

Médio:

Foto0366.jpg

Maximo:

Foto0367.jpg

Pelo que vi deste primeiro dia, o mínimo vai ser suficiente para 80% dos casos e o máximo quase que não o vou utilizar visto que o médio chega para os locais mais escuros por onde passo.

Aqui uma foto um pouco melhor do aspecto do guiador

Foto0369.jpg

E o meu meio de transporte [:cool:]

Foto0368.jpg

Para montar a Believe quero comprar nos próximos tempos:

- Espigão de selim 61.6 mm
- 2 suportes de bidon (1 vai ficar reservado para a ferramenta e câmara suplente)
- Guiador (só se aparecer 1 bom negócio, pois tenho 1 bontrager e 1 ritchey)
- Extensores de guiador (não tenho usado mas estou tentado a voltar a usar9
- Punhos

mais urgente são os punhos e o espigão. Quero comprar um que não seja demasiadamente pesado mas que também não seja caro. Alguma sugestão?

Chegou hoje.

lookquartzwhite2010.jpg

forquetakompressorcarbo.jpg

Pedais Look Quartz e forqueta rigida de carbono da Kompressor. Aproveitei os 10% de desconto e os portes grátis.
Montei tudo sozinho. Arrisquei. Cortei o tubo ao tamanho até foi bem simples. Amanhã irei testar.

Para montar a Believe quero comprar nos próximos tempos:

- Espigão de selim 61.6 mm
- 2 suportes de bidon (1 vai ficar reservado para a ferramenta e câmara suplente)
- Guiador (só se aparecer 1 bom negócio, pois tenho 1 bontrager e 1 ritchey)
- Extensores de guiador (não tenho usado mas estou tentado a voltar a usar9
- Punhos

mais urgente são os punhos e o espigão. Quero comprar um que não seja demasiadamente pesado mas que também não seja caro. Alguma sugestão?

RFR Pro Sattelsttze 31,6 x 400 mm blau

285g em 400mm. Se necessitares de apenas 350mm cortas o restante e fica na casa das 250g.

O de 300mm pesa 235g - RFR Pro Sattelsttze 31,6 x 300 mm rot

Parece-me uma boa opção.
Vou ter em conta.

Mas acho que vou preferir comprar em mão ou por cá. Se a maria sabe de mais compras, mata-me, lol

P esses pesos q vocês apresentam aí de espigões, 1 carbono de 27.2 c 217g parece-me algo pesado...! Certo?

Edd :)

Um de carbono com mais de 200g não deve ser grande espingarda. Digo eu..
Pelo menos a Ritchey e a Easton têm espigões de 175g.

Last edited:
Hoje de manhã, com a chuvinha, fui testar a forqueta. No alfalto, mesmo que irregular, ou até no empedrado, é bastante confortável. Nem se notam grandes diferenças para a DT, que é bastante mais rigida que uma SID ou FOX.
No fora de estrada a coisa já muda de figura e nos ressaltos maiores já se sente a falta das "molas".
Montei o guiador Mortop de estava cá por casa mas como devido a uma pancada tive de cortar as extremidades, ficou só com 52cms de largura. Para uma utilização estradista chega e sobra mas para BTT é muito estreito, tornando a direcção bastante nervosa. Com 52cms pesa apenas 92g!!!!

Os Shimano Deore estão cada vez melhores. Estou impressionado com a sua capacidade de travagem, já que são um travões de gama bem inferior aos meus R1.

Sobre os pedais Look, tenho a versão de 2008 e agora estes brancos na versão de 2010. Nota-se o aumento da tensão nas molas. O reforço efectuado melhorou o encaixe mas agora é mais difícil desencaixar. Nada do outro mundo mas que os pés estão mais presos, lá isso estão.
É uma asneira de todo o tamanho comprar os Look Quartz Carbon ou os Quartz Carbon TI. Os normais Quartz pesam 287g (280 anunciadas) e custam 39.90 (35 euros com o desconto que tive) na Kompressor. Já são bem mais leves que uns XTR por exemplo. Os Quartz Carbon custam 69.90 e pesam 260g. São 30 euros por 20g. O resto é igual. Os Carbon TI custam 139.90 e pesam 240g. São 100 euros por 40g!!!!!

Uma foto dos de 2010 e dos de 2008 para verem o reforço extra das molas:

quartz-grey_1.png

lookquartz1.jpg

Fotos da Cube.

56002199.jpg

14631673z.jpg

Finalmente chegou a encomenda da Chain.

Aqui ficam os up grades que comprei

2011-11-08193212.jpg

Capacete Met Kaos UL
Manipulos Travões XT 2012
Pedais XT

Amanhã já levo os manípulos à loja para serem montado. A "burra" está por lá a recuperar do tratamento do ultimo Domingo.

Traveller, esses manípulos são para substituir quais?

edununo, a minha experiência com travões não é grande, mas tenho uns shimano e não tenciono mudar. Atrás tenho uma pinça LX e à frente tenho uma XT. As manetes eram iguais (as Deore, LX e XT). Estou a falar de modelos prai de 2007 ou 2008. Não tenciono mudar. Só gostaria de fazer um upgrade às manetes (por exemplo para as de 2010 ou 2011), só por uma questão de estética.

Back