Tópico do BTT

Vou tirar isso a limpo, porque tenho todas as voltas registadas, +1 ano de dados registados com o Edge 800 e com antigo material Polar, frequência cardíaca, cadência, médias, distâncias, tudo e mais alguma coisa, vou poder verificar as diferenças entre ambos os tipos de pneus, terei é que fazer um desconto porque as rodas que vou utilizar nos slicks têm 2170g(Mavic) e as outras 1690g(RCZ).

O meu objetivo é ganhar endurance, andar mais, mais depressa, durante mais tempo, para poder participar no Troia-Sagres 2012 e nos seguintes, faço 40 para o ano...

A história do Tróia - Sagres

Quando fiz 40 anos, o que aqui entre nós, não foi assim há tanto tempo, estabeleci para mim próprio um teste anual para contrariar a sensação de velho que minhas filhas já adultas me faziam sentir.
Tinha de ser um teste duro e dificilmente ao meu alcance. Como por essa altura fazia atletismo de fundo e sobretudo ultramaratonas, não fazia muito sentido estabelecer objectivos no desporto para o qual estava bem treinado. Daí pensei na bicicleta que era algo que não praticava com regularidade.
Em cada Natal, com a reunião de toda a família, ficamos particularmente mais sensível ao tema da velhice e nesse mesmo ano de 1990 decidi que a viagem que invariavelmente fazia a Sagres para passar o fim de ano com a família passaria a fazê-la de bicicleta todos os anos até que pudesse. Este era o teste, ir de Tróia a Sagres de bicicleta num só dia e chegar antes de anoitecer.
Ora se por um lado com a minha devoção ao BTT, o que aconteceu logo no ano a seguir, isso tornou o objectivo a alcançar menos duro e fácil de conseguir, por outro lado a mudança da hora de Inverno para um hora mais cedo veio a tornar as coisas mais complicadas.
Nesse 1º ano de 1990 levei 10 horas e 25 minutos a chegar a Sagres depois de muito suor e lágrimas. Em 2003 no entanto gastei apenas 6 horas e 12 minutos.
Vários são os factores que podem contribuir positivamente para tornar a viagem mais: fácil:
Ir em grupo, o tempo colaborar, não haver vento de frente, a boa alimentação nos dias anteriores, dormir suficientemente nas noites anteriores, comer um farto pequeno almoço no dia, e ter um carro de assistência.
Felizmente todos os anos há uns quantos amigos que respondem afirmativamente ao meu convite para me acompanharem nesta loucura o que torna a viagem mais agradável e o convívio ao jantar nesse dia transforma-se num dos bons momento da minha vida.
A tomada de tempo na chegada a Sagres é feita na placa toponímia de entrada na vila e a concentração depois da chegada é junto ao Posto de Turismo de Sagres.

Hoje a minha tb recebeu uma prenda: um par de punhos bontrager x lite ou coisa parecida. Estes, ao contrário dos EVA, nem mexem. Os EVA era por demais... Para o assalto ao Caramulo, tive de lhes prender umas cintas.
Encomendei tb um pneu para trás porque o meu faz mais 100km e é para encostar.

Eu aplico os KCNC EVA com álcool ou com liquido de limpeza de travões que evapora rapidamente. Aquilo não roda 1mm. Aliás, cria-se uma película entre o punho e o guiador que só cortando-os é que eles saiem.

Eu aplico os KCNC EVA com álcool ou com liquido de limpeza de travões que evapora rapidamente. Aquilo não roda 1mm. Aliás, cria-se uma película entre o punho e o guiador que só cortando-os é que eles saiem.

Eu devo ter tido azar com os punhos. Nem era preciso aplicar nada que eles entravam na boa. Deviam ser mais largos. Não sei. Pus laca para cabelo...nada. Mesmo com as cintas giravam. Experimentei há pouco no guiador da do meu irmão... mesma coisa. Entram a seco perfeitamente e giram bastante.
O bontrager custaram a meter; tive de usar álcool. Mas uma vez metidos, não giram. O peso, não me parece ser muito diferente tb.

São iguais a estes:

Uploaded with ImageShack.us

A seco nos guiadores que tenho não entram. Mesmo com álcool tenho de fazer bastante esforço.
Eu costumo usar laca do cabelo para meter os punhos. Assim que seca ficam ligeiramente colados.

Actualmente tenho uns KTM que têm cinta de aperto e não entram á pressão. São um pouco mais pesados mas não dão trabalho a tirar. Para já estou a gostar.

O meu irmão está à procura de uma suspensão para a giant. A ideia dele é não gastar mais de 150€. Falei-lhe na Epicon mas ele torceu um bocado o nariz por ser suntour. Ele quer é rockshox e essas marcas da moda. Disse-lhe que por esse preço, pode ficar com a minha e eu arranjo uma Epicon das novas para mim. Já alguém a experimentou? Acham que uma branca ia ficar bem na bike?

Vou tirar isso a limpo, porque tenho todas as voltas registadas, +1 ano de dados registados com o Edge 800 e com antigo material Polar, frequência cardíaca, cadência, médias, distâncias, tudo e mais alguma coisa, vou poder verificar as diferenças entre ambos os tipos de pneus, terei é que fazer um desconto porque as rodas que vou utilizar nos slicks têm 2170g(Mavic) e as outras 1690g(RCZ).

O meu objetivo é ganhar endurance, andar mais, mais depressa, durante mais tempo, para poder participar no Troia-Sagres 2012 e nos seguintes, faço 40 para o ano...

Boas,

Para treinar para o Troia-Sagres tanto podes usar BTT como estrada. Mas depende muito de como o queres encarar. O espírito original da coisa é fazer do Tróia-Sagres um desafio de superação pessoal e para isso o António Malvar usou uma bike de BTT. Claro que com o passar dos anos muitos quiseram-se juntar e para isso começaram a usar btt com rodas finas, com outros pratos, e ultimamente também bicicletas de estrada. Se realmente quiseres encarar com esse espírito então é usar bike de btt seja original seja modificada. Se o espírito for de mais uma volta de fim de semana mas com um convívio diferente do habitual, então a de estrada galga kms com uma facilidade monstruosa.
Na minha opinião, com rodas finas na bike de btt tiras mais rendimento do que com penus de btt, mais não seja pelos pneus serem slicks e os de btt terem cardamento o que provoca bem mais atrito. Isto provoca que consigas chegar a uma velocidade alta mais rapidamente, mas também esgotas mais rapidamente visto que o diâmetro da roda fica mais pequeno devido à pouca altura do pneus fino. Agora também concordo que não chega a 25%, nem pouco mais ou menos...
Eu vou lá estar no sábado com a de BTT com rodas finas para tentar chegar a Sagres antes de anoitecer. :)

cumps

Tal como o António Malvar, eu quero participar no Troia-Sagres num espírito de superação pessoal, de convívio e camaradagem, pelo que, pretendo participar com a minha BTT, apenas mudando de rodas/pneus, o mais aproximado possível do desafio original, gostaria também de fazer, um dia, o Caminho de Santiago, a caminhar ou de bicicleta, são dois desafios que gostaria de concretizar, antes de deixar de respirar :)

Quando um gajo chega a esta idade, olha para trás e pensa, da-se, já gastei metade da esperança média de vida de homem(+-), isto agora é sempre a decrescer...

Dizem que um homem durante a sua vida deve fazer três coisas, plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

Já tenho uma filha, já plantei várias árvores, falta-me escrever um livro, como não tenho talento para a escrita, vou substitui-lo por estes desafios :)

P.S.- Desejo-te tudo de bom para sábado e que chegues a Sagres bem antes do anoitecer :)

Last edited:
senhorpedro, copiando directamente do facebook da https://www.facebook.com/regiabike?ref=ts:

"Lamentamos informar que as entregas das Epicon 2012 foram atrasadas sine die devido a problemas na produção do novo cartucho de amortecimento/bloqueio. Ainda conseguimos arranjar uma quantidade muito limitada do modelo 2011 em preto, com apoios para discos e v-brakes, em Dezembro. Os interessados devem fazer uma reserva quanto antes.

O peso é de 1660g e é bastante mais suave que o modelo de 2011. Os apoios para os discos são PM."
___

Penso que resolvidos estes problemas, a Epicon 2012 parece-me estar melhor em funcionamento e em peso! Penso que será um bom upgrade. [;)]

senhorpedro, copiando directamente do facebook da https://www.facebook.com/regiabike?ref=ts:

"Lamentamos informar que as entregas das Epicon 2012 foram atrasadas sine die devido a problemas na produção do novo cartucho de amortecimento/bloqueio. Ainda conseguimos arranjar uma quantidade muito limitada do modelo 2011 em preto, com apoios para discos e v-brakes, em Dezembro. Os interessados devem fazer uma reserva quanto antes.

O peso é de 1660g e é bastante mais suave que o modelo de 2011. Os apoios para os discos são PM."
___

Penso que resolvidos estes problemas, a Epicon 2012 parece-me estar melhor em funcionamento e em peso! Penso que será um bom upgrade. [;)]

Eu já entrei em contacto com eles. Disseram-me o mesmo.
Eu contentava-me bem com o modelo "antigo" na versão só para disco. Há algumas novas a vender nos usados. Isto ainda está tudo e "águas de bacalhau". Por enquanto, a Recon ainda há-de bombar muito nas minhas mãos.

Olha outro q deve ter deixado o "material" na partida!
Tem algumas passagens espectaculares mas, tb se nota q há ali mt trabalho profissional. Ainda assim há 1 momento em q me parece q ele se espalha a fazer uma curva já na aldeia.
Outra coisa q me faz impressão é a "falta de amor" c o material! Eu sei q qd se chega aquele nível, o material é coisa q pouco importa, tal n devem ter sido os gastos até ali.

Edd :)

Back