Tópico do BTT

é sempre bom saber que músculos da perna trabalham na pedalada:
Look Both Ways

Muito bom.
Eu como ainda não uso pedais de encaixe.... ou seja, só empurro os pedais (movimento das 12 às 6), faz com que efectivamente note que os músculos E e F (os que mais beneficiam do movimento das 6 às 12 em que deveria puxar os pedais) estão bastante menos desenvolvidos que qualquer um dos outros.

Atenção que o movimento das 6 às 12 serve para dar um "empurrãozito" extra! Não se deve fazer muita força pois os joelhos irão sofrer! [;)]

É um esquema interessante, mas não percebo porque é que quando ando de bicicleta os únicos músculos que me dão dor e por vezes cãimbras são os gémeos, que supostamente fazem menos esforço na pedalada no conjunto da perna.

EDIT: Já agora uma câmara de ar com líquido por 9€ é um roubo, uma roubalheira ou um assalto à minha carteira:confused:

EDIT: Já agora uma câmara de ar com líquido por 9€ é um roubo, uma roubalheira ou um assalto à minha carteira:confused:
as 3 coisas [:D]

agora a sério, eu uso as da decathlon: são mais baratas e têm feito o que se lhes compete (não andei a comparar pesos, btw)

Já usei da decathlon (5€) e da Slime (7.5€ na Bikespace em Braga e a ~8€ nas SportZones).

Ambas cumpriram a sua função. Nunca tive furos a não ser quando passei por uma barra de ferro e trilhei as duas câmaras.. [:D]

As da Slime andam nas 320g cada, as da deca não cheguei a pesar. [;)]

Que vos parece esta bike para oferecer a alguém que se quer iniciar no btt? O meu orçamento máximo são 350€.
Sport Zone

Pela diferença vale a pena. Só pela transmissão já se justifica.
Sport Zone
Estou também indeciso entre essas duas, e devo dizer que a Trailrock, ao vivo, é um bocadinho feia, na minha opinião.
Tirei uma fotografia, em que dá para ver melhor que no site:

20111130235026.jpg

Já usei da decathlon (5€) e da Slime (7.5€ na Bikespace em Braga e a ~8€ nas SportZones).

Ambas cumpriram a sua função. Nunca tive furos a não ser quando passei por uma barra de ferro e trilhei as duas câmaras.. [:D]

As da Slime andam nas 320g cada, as da deca não cheguei a pesar. [;)]

A decathlon em Viseu é muito fraca. Nem câmaras com válvulas presta para roda 26' encontrei, quanto mais com líquido.

A decathlon em Viseu é muito fraca. Nem câmaras com válvulas presta para roda 26' encontrei, quanto mais com líquido.

Muito fraquinha mesmo...
Em roupa (fora capacetes) safa-se mais ou menos. Em material mais técnico não tem quase nada. Acho que em bikes, a gama mais alta que têm por lá é a 8.1 :s.
O que vale é que lojas especializadas na cidade, ainda são algumas...

Novo selim para a Cube.

p1010273m.jpg

p1010274j.jpg

p1010272o.jpg

O Pai Natal da família veio mais cedo. Já não aguentava com o Fizik Tundra. Ontem fiz 70kms non stop com este Velo Wide:Channel e é muito mais confortável. Ainda falta afinar um pouco o recuo mas já deu para ver que é bem melhor.

Edununo/PC (malta com bikes híbridas)

Eu tenho aqui encostadas umas rodas/cassete/QR, decidi comprar uns pneus de estrada(Continental SportContact) e discos, para fazer alguma estrada, por aquilo que andei a ler, melhora em cerca de 25% o rendimento, confirmas?

A tua média horária, em estrada, melhorou quanto com os pneus de estrada em relação aos pneus TT??

TYC10502.jpg

edununo, esse espigão é exactamente igual ao que eu tinha na Trek.
Comprei-o um pouco à pressa para desenrascar mas nem me parecia nada pesado.

Em relação à bike cá comigo é cada coisa no seu sítio :P
Antes de comprar a bike de estrada também montei uns slicks numa Trek 6500 para andar na estrada e andei com ideias de a alterar. A boa hora desisti. Vendi essa bike e comprei a de estrada. Não tem comparação.

No domingo fui pedalar com os amigos para uma manhã fantástica de btt. Fizemos um percurso com muuuuuuuitos singletracks espectaculares e algumas descidas que me assustavam até um pouco. Passadas as primeiras, comecei a sentir confiança e a partir daí a Believe desceu quase tudo o que lhe apareceu pela frente :)

A geometria do quadro é muito boa. Na Fuel eu sentia uma grande dificuldade em passar percursos técnicos e em descidas acentuadas. Com este quadro, é um luxo :)

Hoje recebeu mais 2 (em 1) presentes, 2 grades de bidon.
Talvez receba uns manípulos xt. Os deore "servem" mas têm o defeito de deixar desafinar as mudanças. Só têm afinador nos shifters e eles rodam. De vez em quando tenho que lhes dar um toque, e talvez esteja na hora de mudar.

Eu tenho aqui encostadas umas rodas/cassete/QR, decidi comprar uns pneus de estrada(Continental SportContact) e discos, para fazer alguma estrada, por aquilo que andei a ler, melhora em cerca de 25% o rendimento, confirmas?

A tua média horária, em estrada, melhorou quanto com os pneus de estrada em relação aos pneus TT??

TYC10502.jpg

25%?
Eu vou ser sincero, em plano noto melhorias mas nada que chegue a 25%. A subir não noto melhorias. Subo tão bem na Cube com pneus de estrada como subo com a BH com os Rocket Ron. Acho que tem a ver com as rodas. Os cubos das Prototype que tenho na BH são muito melhores que estes Shimano que estão na Cube. As rodas da BH também são bastante mais leves.
Em percursos mais ou menos planos devo ganhar uns 2 a 3kms de média horária face à BH.

edununo, esse espigão é exactamente igual ao que eu tinha na Trek.
Comprei-o um pouco à pressa para desenrascar mas nem me parecia nada pesado.

Em relação à bike cá comigo é cada coisa no seu sítio :P
Antes de comprar a bike de estrada também montei uns slicks numa Trek 6500 para andar na estrada e andei com ideias de a alterar. A boa hora desisti. Vendi essa bike e comprei a de estrada. Não tem comparação.

Este material Zeus é da Orbea. Tinha o Massi com recuo e não me adaptei. Na loja onde o comprei tinham este usado e foi troca por troca. Acho que pesa cerca de 260g.

TYC10502.jpg

Confirmo os cerca de 3km/h de ganho. A velocidades na casa dos 30km/h em plano a resistência do ar já é bastante forte, e a falta de posição aerodinâmica numa bicicleta de btt adaptada a estrada nota-se e bem. Daí que o ganho não seja dramático.

O que ganhas mais é em conforto. Antes de usar pneus de estrada usava uns de btt practicamente slicks, mas ainda sentia bastante vibração e era desconfortável andar mais de 2 horas seguidas. Com os pneus de estrada aguento 4 horas. Vale bem a pena.

Achas os pneus de estrada mais confortáveis? No ruído é verdade. Mal se ouvem. Nas vibrações como uso pressões mais altas acho-os menos confortáveis.
Com a actual combinação: Pneus 32-559 e forqueta rígida, o empedrado é um martirio......

Achas os pneus de estrada mais confortáveis? No ruído é verdade. Mal se ouvem. Nas vibrações como uso pressões mais altas acho-os menos confortáveis.
Com a actual combinação: Pneus 32-559 e forqueta rígida, o empedrado é um martirio......

Bem, depende da estrada. Se a estrada estiver em maus estado, então acaba por ser mais confortável um pneu de btt quase slick, devido ao maior volume. Mas melhor ainda, será um slick gordo (a continental tem um 1.6 desse modelo, e há outras marcas com medidas 2.0).

Mas se a estrada estiver em condições decentes, o slick é melhor devido à inexistência de vibrações causadas pelo cardado. Por muito gasto que o pneu de btt esteja, nunca chega a estar slick ao ponto de não causar vibrações (o de trás, o da frente é practicamente irrelevante). E ao fim de algum tempo, fica tudo dormente. Acho que vale a pena o investimento (e isto vindo de um forreta...).

PS: uso sempre a pressão máxima permitida pelo fabricante.

3 Km/h a mais já não é nada mau, o investimento já está feito, são os Continental 1.6 eu sou pesado(muuito) e pensei que seriam mais confortável que uns 1.2 ou 1.3 :)

Agora é esperar que a DHL faça a entrega para fazer a prova dos nove apr:)

Farang concordo com o Edununo quando ele diz que não nota diferença por aí além em termos de rendimento devido aos pneus slick. Em termos de exemplo, recentemente fiz a mesma volta de estrada tanto com a Believe com os Rocket Ron (o traseiro já bastante gasto, por isso quase slick [:D]), e na semana seguinte fiz com a VN com os pneus slicks 1,4, e em termos de média final o resultado foi quase igual. Talvez eu tenha feito a volta com a VN e para obter a mesma média me tenha esforçado menos, talvez, não te sei confirmar isso, mas desconfio que seja mais efeito placebo que outra coisa qualquer, mas uma coisa é certa, esquece esse incremento de 25% no rendimento [;)]

Concordo igualmente com o AB7 relativamente à questão do conforto extra em estrada boa, de facto o rolar com uns pneus slicks não tem nada a ver com uns de BTT

Não posso confirmar o que o 100do disse visto que nunca experimentei uma bicicleta de estrada, mas acredito que seja bem diferente em termos de rendimento. Com uma BTT mesmo híbrida ficamos a perder:
- posição em cima da bicicleta, que é sempre mais direita, logo menos aerodinâmica
- peso
- relações de transmissão. Aqui com algumas mudanças podemos minorar este facto e eu bem notei isso com a troca para o prato de 46.

Em resumo o que eu penso, para fazer estrada uma bicicleta de estrada. Para dar umas voltas, aproveitar material já existente e sem gastar muito, com uma BTT com pneus de estrada já dá para fazer umas boas voltas em estrada.

Hoje a minha tb recebeu uma prenda: um par de punhos bontrager x lite ou coisa parecida. Estes, ao contrário dos EVA, nem mexem. Os EVA era por demais... Para o assalto ao Caramulo, tive de lhes prender umas cintas.
Encomendei tb um pneu para trás porque o meu faz mais 100km e é para encostar.

Back