Tópico do BTT

Um 18 para a maioria dos fabricantes é um M.
A minha BH é um 18. A minha Cube é um 18 também. O L é um 20 e um XL um 22, embora para algumas marcas que usam nº ímpares, o L é o 19 e o XL o 21.

O teu tem de ser mais de um 18.

Mede o top tube na horizontal. A medida B na imagem. Mede do centro do tubo de selim ao centro da caixa de direcção.

geometria_mtb.jpg

attachment.php

A minha BH tem 575mm. A minha Cube tem 572mm.
A BH Ultimate RC em L tem 593mm a Cube L (Tamanho 20) tem 596mm. A BH Zennith L tem 605mm.

senhorpedro, quanto medes?

Eu tenho 1,84cm e uso um 20 da Cube (o meu Top Tube é de 605) e penso que é o ideal.

Já andei na Cube Acid de 18 do meu irmão (1,76cm) e para mim é curtinha. Teria de usar um espigão de 400 porque o de 350 não chega e ando mais encolhido..

Medi agora.
entre esses dois pontos, distam aproximadamente (mais mm menos mm) 57cm.
Medi em linha recta, isto é, pela imagem dá a sensação de que a medição deve ser na diagonal. Eu poisei mesmo a fita no tubo e medi assim.

PMAT, meço cerca de 1,72m.

Medi agora.
entre esses dois pontos, distam aproximadamente (mais mm menos mm) 57cm.
Medi em linha recta, isto é, pela imagem dá a sensação de que a medição deve ser na diagonal. Eu poisei mesmo a fita no tubo e medi assim.

PMAT, meço cerca de 1,72m.

A medição é feita paralela ao chão. Se o tubo deu 57cms então paralelo ao chão dará perto de 60cms o que é semelhante a um L na Cube que é um 20".

senhorpedro se puderes troca de quadro por um mais pequeno, esse é grande para ti. Tinha ficado com essa ideia (e penso que tinha dito isso aqui) assim que mostraste as primeiras fotos dele montado. A minha Believe tem as seguintes medidas:

Geometry:
Top tube: 550 mm
Seat tube: 440 mm
Chainstay: 425 mm
Head tube: 110 mm

Uso com um espigão de 400mm e um avanço de 100mm e está perfeita (tenho 1,74m), e é mesmo de todas as que tenho a bicicleta onde me sinto melhor.

Entretanto hoje a minha Believe faz hoje um ano que viu a luz do sol pela primeira vez. 11.800 km's feitos e nada a apontar.

Foto0374.jpg

Neste momento precisa de trocar as pastilhas dos travões e a transmissão mostra sinais dos km's.

O quadro não é do tamanho ideal para mim. É um facto. Não obstante, sinto-me bem em cima da bike. Dores de costas ou outras sem ser das pernas, não existem.
O único ponto contra é mesmo o conforto mas em relação a isso não posso fazer nada pq é feitio.
Eu penso assim: se me sinto bem com este que não é adequado, com um adequado vou-me sentir muito melhor; no entanto como me sinto bem com este, só trocarei por um semelhante em características e se a retoma me convencer. Caso contrário, ficarei com este porque, apesar de tudo, é um bom quadro e sinto-me bem com ele.

Por ex. dando como retoma por, vá lá, um matts quanto acham que valeria?

senhorpedro, mede isso novamente para ter mais certezas.

O top tube mede-se desde o centro da tubo de direcção até ao centro do espigão na horizontal! [;)]

Pessoal, não me recomendam um software para análise dos dados mais a nível de performance?

Estou na dúvida entre arranjar uma fita de frequência cardíaca para o telemóvel e exportar os ficheiros do My Tracks, Endomondo ou outro programa qualquer para o software de análise (solução mais barata) ou comprar um gps dedicado com medição de frequência cardíaca tipo garmin edge 500 ou 200 ou mesmo um 605 ou 705 talvez até usados.

As funções que me interessam são as do costume mais viradas para a performance...estou realmente interessado é numa boa análise dos dados, não faço questão que tenha mapas (se bem que depois aquelas características do estilo "beat yourself" dão ajuda porque pedalo 90% do tempo sozinho - mas não uso phones, por isso pode até nem valer a pena).

Atirem aí uns bitaites que estou mesmo desorientado! :rolleyes:

senhorpedro, mede isso novamente para ter mais certezas.

O top tube mede-se desde o centro da tubo de direcção até ao centro do espigão na horizontal! [;)]

Tudo me leva a crer que seja, efectivamente, um 18.
Medidas de merceeiro:

DSC00328.jpgDSC00327.jpgDSC00329.jpg

Isto é, aproximadamente, 56cm de top tube (mais mm menos mm). A giant tem medida igual, sendo um 17.

Brown, o sportstraker tem a possibilidade de fazer isso, usando uma fita da polar. Eu não ligo muito a essas coisas mas dá uma olhada ao site deles.

Brown, o sportstraker tem a possibilidade de fazer isso, usando uma fita da polar. Eu não ligo muito a essas coisas mas dá uma olhada ao site deles.

SENHORPEDRO essas fitas da Polar tens a certeza de serem compatíveis. Eu utilizo o Sportstrack,er mas não utilizo a fita deles, é muito cara ( 60 € ) . se essa for compatível, e mais barata será um caso a pensar .Cumps

Eu não uso tb. Nem nunca usei pulsómetros.
Apenas me lembrei de ter visto a referência à polar no site do sports-tracker.
Quanto a preços e se funciona ou não, não faço a mínima ideia.

Back