Tópico do BTT

Grande galo que apanhei agora...
Estive a lubrificar os cubos e aproveitei na montagem das rodas para afinar os travões. Não sei como mas no apoio PM da reba, moí uma das roscas. Aliás, um bocado saiu agarrado ao parafuso. Não me parece que afecte a travagem e a pinça não mexe por estar aparafusada num dos lados mas tenho receio de estar a esforçar em demasia o "apoio" de cima.
Alguma dica que não envola leva-la a um torneiro?

Não estou a ver nada tirando fazer uma rosca nova. O melhor é ser feito por alguém competente.
Isso de só estar apertado num dos lados em casos de esforços vai ceder.

tenho um colega que tem uma! ele foi um dos responsáveis por ter apanhado o bichinho do btt (deixou-me dar uma volta na dele...).
tem uma niner há 4 anos, montada às peças. foi a primeira 29" que vi.

O próprio espigão não indica o torque máximo? Costumam ter...

Tem boa reputação lá por fora e senão me engano (e o nome também não) só vendem 29'

Por acaso os quadros tem mesmo boa pinta mas tambem devem ser carotas. Eu vi isto naqueles anuncios do facebook ate pensei que fosse banhada mas nao.

não aconselho andar com isso assim.

procura quem tenha um kit de reparação de roscas, algo deste tipo
http://img.alibaba.com/photo/491913182/M18_2_5_threaded_repair_kit.jpg

speccy

Grande galo que apanhei agora...
Estive a lubrificar os cubos e aproveitei na montagem das rodas para afinar os travões. Não sei como mas no apoio PM da reba, moí uma das roscas. Aliás, um bocado saiu agarrado ao parafuso. Não me parece que afecte a travagem e a pinça não mexe por estar aparafusada num dos lados mas tenho receio de estar a esforçar em demasia o "apoio" de cima.
Alguma dica que não envola leva-la a um torneiro?

cortar um guiador em alumínio é uma coisa simples de se fazer? Qual deve ser a largura de um guiador? Arranjei um sobre elevado de 685mm mas parece-me muito largo...

Boas companheiros do BTT. Comprei um Maxxis Ignitor para a roda da frente, visto a chuva não estar a dar tréguas e como o Racing Ralph já está nas últimas, não quero ir ao chão. Alguém já usou?

cortar um guiador em alumínio é uma coisa simples de se fazer? Qual deve ser a largura de um guiador? Arranjei um sobre elevado de 685mm mas parece-me muito largo...

A largura do guiador depende muito de quem o usa e para o que o usa. Para bicicletas ágeis e leves de XC, um recto de 580mm ou até menos poderá ser o ideal. Eu uso um de 580 e gosto bastante. Contudo para a C'dale que já permite abusar um pouco mais nas descidas é curto, daí ter optado por um de 635mm semi-elevado.
Testa esse como está e depois vê se te adaptas ou não, mas também menos de 630-640mm para um sobre-elevado é curto.

Boas companheiros do BTT. Comprei um Maxxis Ignitor para a roda da frente, visto a chuva não estar a dar tréguas e como o Racing Ralph já está nas últimas, não quero ir ao chão. Alguém já usou?

Eu uso esse pneu à frente todo o ano. É um pneu que dá confiança.

Tiras uns 2cms de cada lado. Cortar é simples mas o ideal é ser com um daqueles aparelhos de cortar tubos em que o corte fica certinho.

Edununo obrigado pela resposta. O rapaz da loja aconselhou-me o 1.95 mas a diferença para o Racing Ralph 2.1 é enorme. Aconselhas colocar o pneu mais largo atrás ou à frente?

Atrás não faz sentido. A ser mais largo é à frente.
Eu uso Ignitor 1.95 à frente e Larsen 1.9 atrás. O mais certo é quando gastar este colocar um 2.1 à frente.

Pois também tinha essa ideia. Vou trocar então. Não pensei que a diferença fosse tão grande, parece um pneu anorético [:D]

EDIT: Algo me diz que amanhã por esta hora vai estar um bocadito mais suja [:cool:]

online photo storage

Last edited:
Já fui levantar o dorsal para a Maratona de amanhã. Lá fui eu de fininha para o meio das rodas grossas. [:D] Ainda fiz um treininho de 21kms.

Problema resolvido...
Meteram um helicoidal que ficou a fazer de rosca. Não me perguntem pelo processo pq n assisti. Mas agora surge-me outra dúvida... Se me acontecer o mesmo, no mesmo sitio a aplicação de outro helicoidal da mesma medida (M6) continua a ser solução?

não me parece

portanto tem cuidado com a força que aplicas, na dúvida aplicas menos e verifica mais vezes, aquilo é aluminio, não é para apertar até doer os dedos

ou compra uma chave dinamometrica

speccy

Boas.
Tenho aqui mais uma duvidas para o pessoal mais "pro".[;)]
Eu tenho 1,90m de altura e o meu quadro é de 19 para a minha altura de perna está bom mas tenho alguma tendência a sentar muito atrás no selim mesmo estando todo puxado atrás.
Se trocar o avanço que tenho de 90mm por um de 105 ou 100 mm pode resolver o problema?E um avanço de 105mm muito comprido para btt?

Cumps

Back