Tópico do BTT

Espigão, sem dúvida... Sente-se uma melhoria no conforto.

Qualquer um menos o avanço. Não ganhas nada em ser em carbono, até no peso.

Eu comecei pelo guiador... Mas tenho FS! :)

Já agora, edununo, o teu espigão Easton é mais confortável que o Token?

Ainda bem que falam nesse aspecto do avanço, estava a pensar mudar assim deixo-me estar quitinho nessa parte!
Estava a pensar num guiador low rise de 660mm, não queria ter menos do que tenho agora.
Que me aconselhavam de guiador e espigão carbónicos? Bom e barato claro [:p]

Pois... Eu imaginei que não fosse fácil pq, pelo menos, na net não há muita informação acerca de anos dos modelos.

Isto pq me surgiu um negócio que até acho interessante mas não sei se deva avançar.
ZTR alpine + raios sapim aero 424 + cubos novatec D712SB pelas minhas XT e 50€. As rodas ainda estão na garantia e pelas fotos que me mandou, parecem estar em muito bom estado... Mas não sei. :confused:

Nem pensava 2 vezes (só talvez pelos cubos). Eu tenho cubos Funn Works com aros Olympic e raios CN424 e são uma maravilha.

E já comprei para o projecto 29'' umas CREST com cubos Hope Pro II.

Nem pensava 2 vezes (só talvez pelos cubos). Eu tenho cubos Funn Works com aros Olympic e raios CN424 e são uma maravilha.

E já comprei para o projecto 29'' umas CREST com cubos Hope Pro II.

Os cubos? Então?
A "cena" é que as minhas XT tb são porreirinhas e n gostava da ideia de estar a trocar por trocar e p ficar com um conjunto mais ou menos equivalente.
Isto das rodas prende-se essencialmente com os meus cubos: estão impecáveis, mas se um dia derem para o torto, quase que aposto que tenho de comprar outras rodas, pq cubos de 24 furos (como é o caso), não se encontram. Ao menos os novatec têm uma furação que se encontra em todo o lado e nem que gripem um rolamento, a SKF tem-nos a venda. No entanto, não tenho razões de queixa das XT. Até hoje se revelaram fiáveis e por isso se calhar deixo-me ficar como estou.

http://www.youtube.com/watch?v=fKFD-SOs9DM&feature=relmfu

Last edited:
Eu comecei pelo guiador... Mas tenho FS! :)

Já agora, edununo, o teu espigão Easton é mais confortável que o Token?

Não noto diferenças nenhumas. [;)]

@allstarfabio

Para uma HT como a tua, acho 660mm muito largo. Eu colocaria um recto de no máximo 600mm.

Os cubos? Então?
A "cena" é que as minhas XT tb são porreirinhas e n gostava da ideia de estar a trocar por trocar e p ficar com um conjunto mais ou menos equivalente.
Isto das rodas prende-se essencialmente com os meus cubos: estão impecáveis, mas se um dia derem para o torto, quase que aposto que tenho de comprar outras rodas, pq cubos de 24 furos (como é o caso), não se encontram. Ao menos os novatec têm uma furação que se encontra em todo o lado e nem que gripem um rolamento, a SKF tem-nos a venda. No entanto, não tenho razões de queixa das XT. Até hoje se revelaram fiáveis e por isso se calhar deixo-me ficar como estou.

Maratona BTT B.V. Folgosinho - 11.nov.12 - YouTube

Desconheço os cubos, só por isso...

Eu andava com um de 580mm na BH e para mim fazia todo o sentido. Na Cannondale já faz mais sentido um guiador mais largo.

Tens o Easton EC90SL de 635mm semi-elevado como o meu a grande preço na Kompressor. 135g de peso (133g no meu) e com um aspecto fantástico.

Cintre relevé VTT - EASTON carbon EC90 635*31.8 Low rise 20mm - Kompressor Bike

Espigão tens o EC70 ou o EC90.

Tige de selle 31,6mm Route - EASTON EC70 ZERO 400*31,6 - Kompressor Bike
Tige de Selle 31,6mm VTT - EASTON EC90 zero 400mm 31,6 UD 2 vis - Kompressor Bike

Estes espigões são 5 estrelas e se trocares o aperto standard por uns yokes tipo KCNC, ficam na casa das 160g. Como o tubo do EC90 e do EC70 é igual, vai para o mais barato.

635 já é mais aceitável! Já está dentro das contas esse guiador [:cool:]
Já agora, dizem que o guiador deve ter o tamanho do diâmetro do aro, alguém confirma essa teoria?

Da roda, sem pneu... Foi um rapaz que faz a taça de XCM que me disse isto, ele tem uma 29 e diz que anda com o guiador da mesma medida que o diâmetro do aro.
Quanto mede um aro das rodas 29''? Por acaso já reparei que as Mondraker 29'' vêm com guiadores enormes, os modelos de 29'' vêm com guiadores de 710mm...Mas não sei se terá a ver com isso, por acaso nunca ouvir falar nesse assunto.

Da roda, sem pneu... Foi um rapaz que faz a taça de XCM que me disse isto, ele tem uma 29 e diz que anda com o guiador da mesma medida que o diâmetro do aro.

Uma roda 29 tem 622mm de diametro de aro e uma roda 26 tem 559mm. Já as 27.5 têm 584mm, por isso a seguir estes valores uma bike de roda 26 deveria usar guiadores com 559mm e tu já achas que 640 é o teu minimo. [;)]

Last edited:
esta imagem estava noutro tópico, mas para ficar tipo lembrete aqui fica também:

D1s-RFkAq0y37yzDu0Q9uQ2.gif

speccy

Já aconteceu isso ao meu cunhado ao entrar na garagem de casa. Como ia devagar, felizmente não estragou praticamente nada, nem no carro nem na bike.

Eu até ver tenho-me lembrado sempre e paro antes de entrar. [:D]

Parece um forcado na tourada!! [:D][:D]

Eu para não me esquecer que tenho a bike em cima do carro coloco o comando da garagem na porta do pendura, não me vá esquecer um dia! [;)]

Quanto mede um aro das rodas 29''? Por acaso já reparei que as Mondraker 29'' vêm com guiadores enormes, os modelos de 29'' vêm com guiadores de 710mm...Mas não sei se terá a ver com isso, por acaso nunca ouvir falar nesse assunto.

Uma roda 29 tem 622mm de diametro de aro e uma roda 26 tem 559mm. Já as 27.5 têm 584mm, por isso a seguir estes valores uma bike de roda 26 deveria usar guiadores com 559mm e tu já achas que 640 é o teu minimo. [;)]

Pois, e eu comentei isso por achar estreito de mais mas dizem que tem a ver com o ângulo de viragem não sei explicar muito bem. Tenho de ver o que há no mercado, mas tenho medo de trocar para algo mais estreito e arrepender-me.

Pois, e eu comentei isso por achar estreito de mais mas dizem que tem a ver com o ângulo de viragem não sei explicar muito bem. Tenho de ver o que há no mercado, mas tenho medo de trocar para algo mais estreito e arrepender-me.

Com guiador mais estreito, a frente fica mais nervosa nas descidas. Eu passei há coisa de um ano de um 620mm para 580mm e gostei, acho a bike mais ágil em algumas situações.

Nestes casos só experimentando, cada caso é um caso, varia muito do gosto e porte da pessoa.

Last edited:
Back