Tópico do BTT

Não houve uma alminha que se lembrasse de meter o "macaco" e erguesse o carro. Foi preciso o desgraçado lá ter ficado 30min à espera dos bombeiros...

Não houve uma alminha que se lembrasse de meter o "macaco" e erguesse o carro. Foi preciso o desgraçado lá ter ficado 30min à espera dos bombeiros...

Estava a pensar no mesmo, meia hora para levantar um carro? Um grupo de pessoas pegava naquilo e tirava-o de lá.

Estava a pensar no mesmo, meia hora para levantar um carro? Um grupo de pessoas pegava naquilo e tirava-o de lá.

Em acidentes deste tipo nunca se deve fazer isso sem antes avaliar os possiveis danos na pessoa, ou o resultado podia ser ainda pior. Retirar o carro de cima poderia abrir feridas, ou retirar pressão sobre alguma lesão e provocar hemorragias por exemplo.

Como se pode ver nas fotos os Bombeiros e os Paramédicos primeiro socorrem-no ainda debaixo do carro, e só depois é que o retiram.

Em acidentes deste tipo nunca se deve fazer isso sem antes avaliar os possiveis danos na pessoa, ou o resultado podia ser ainda pior. Retirar o carro de cima poderia abrir feridas, ou retirar pressão sobre alguma lesão e provocar hemorragias por exemplo.

Como se pode ver nas fotos os Bombeiros e os Paramédicos primeiro socorrem-no ainda debaixo do carro, e só depois é que o retiram.

Num caso destes , só se a vida da pessoa corresse um grande risco de vida, por exemplo , risco de explosão da viatura /incêndio/outras é que a mesma devia ser retirada. Caso contrário , é como diz o superveloce .

Se comprares também os pedais, não.

Pegas nos cleats que vem nos pedais, e colocas nos sapatos (isto se eu entendi bem a tua questão).

sh-m088le-mtb-shoes.jpg

Está pequena mas penso que dá para verem a minha dúvida.
Na sola onde se vê o vermelho é/serve para quê ?

http://www.retto.com/pt/ciclismo/det/sapatilhas_shimano_m088.aspx

Neste link vem do lado direito a pedir para adicionar umas travessas .

http://www.retto.com/pt/ciclismo/det/par_travessas_exustar_spd.aspx

Isto é o que aplica ali debaixo ?
Qual é a sua função ?

Last edited:
sh-m088le-mtb-shoes.jpg

Está pequena mas penso que dá para verem a minha dúvida.
Na sola onde se vê o vermelho é/serve para quê ?

Isso é a parte de baixo da sola. Aí leva uma chapa com 2 pares de furos, para poderes escolher a melhor posição para os cleats, que colocas por baixo da sola.
Vem com os sapatos.

EDIT: Olha os meus. As chapas são aquelas coisas pretas no saquinho.
sapatilha-shimano-m064-tamanho-41-brasil_MLB-F-4469364381_062013.jpg

Esse procedimento é obviamente correcto, mas, muito honestamente, eu não ficaria ali de braços cruzados, muito menos deixaria ali o homem em contacto com o motor e cano de escape. Em todo o caso, o que eu faria era colocar o macaco e, pelo menos, aliviar um pouco a pressão, não era remover totalmente o carro ou, muito menos, tentar erguê-lo com as mãos. Isso sim poderia ser catastrófico.
Já vi casos agravarem-se por falta de socorro imediato, só porque ninguém se chegou à frente para fazer algo...
Coisa bem diferente é, por exemplo, retirar o capacete a um motociclista acidentado.
De qualquer modo é fácil falar, não é fácil fazer, e nestes casos nunca "há médicos" nas proximidades.

já vi levantar carros à mão, sem grandes dramas, neste caso, pouco custava a um grupo de pessoas fazer o mesmo e afastar o carro para trás. Nem que fosse só meter um macaco por baixo e levantar um pouco.

Agora: fazer NADA durante meia hora?

Esse procedimento é obviamente correcto, mas, muito honestamente, eu não ficaria ali de braços cruzados, muito menos deixaria ali o homem em contacto com o motor e cano de escape. Em todo o caso, o que eu faria era colocar o macaco e, pelo menos, aliviar um pouco a pressão, não era remover totalmente o carro ou, muito menos, tentar erguê-lo com as mãos. Isso sim poderia ser catastrófico.
Já vi casos agravarem-se por falta de socorro imediato, só porque ninguém se chegou à frente para fazer algo...
Coisa bem diferente é, por exemplo, retirar o capacete a um motociclista acidentado.
De qualquer modo é fácil falar, não é fácil fazer, e nestes casos nunca "há médicos" nas proximidades.

Existe um ditado que diz: Não sabe não mexe.

A única excepção como já disseram é o risco de vida imediato.

[h=5]Já estou mentalizado para amanhã sair à chuva isto de ter bike nova motiva mais que qualquer suplemento eheh

p.s. eu sei que para domingo não dão chuva aqui na zona mas prefiro ter o domingo para acordar tarde e descansar [:D][/h]

São estes ?
Shimano SH-M064L - MTB Schuhe
Opinião sobre eles ?

Ainda só têm 80kms de estrada, mais umas 6 ou 7 aulas de spinning, e como foram os primeiros de encaixe que tive, não tenho referências para comparação, mas posso-te dizer o seguinte:
- adaptam-se bem ao pé, apesar de achar que 2 apertos é "curto", os de 3 devem adaptar-se melhor
- andei com frio, e os pés não sentiram nada (não sei se dos sapatos, se das meias ou ambas)
- gosto do facto dos cleats ficarem "dentro" dos "pitons" de borracha, para não andar no ginásio a fazer barulho entre o balneário e a sala das bicicletas
- calço o 41 de sapatilhas e tive de comprar o 43 porque o 42 apertava-me o dedo grande (mesmo com as unhas cortadas)

Mas:
- ainda não andei com eles off-road, pelo que não posso falar sobre a aderência na lama
- ainda não os experimentei com chuva, pelo que não posso falar de impermeabilidade

Se me esqueci de algo, pergunta.

Está complicado para pedalar... Desde o fim de Outubro que pouco tenho pedalado: primeiro por motivos de trabalho; segundo por causa de uma lesão no joelho; terceiro por causa da mer.. de tempo [8b]

Untitled.jpg

Amanhã vou, esperar que se aguente sem chover de manhã.

Back