Tópico do BTT

A aventura de sangramento dos travões não correu tão bem quanto queria... lol

Quando estava a colocar o óleo começou a jorrar pela tampa do reservatório, e descobri que a tampa de plástico está partida. Para além disso notei umas marcas de corrosão na ligação do tubo à pinça, o que pode querer dizer também uma fuga nessa zona. realmente o óleo teve que sair por algum lado, para não ter.

Entretanto deixei aquilo com óleo a ver se descubro se tem fuga também na pinça.

Existem kits para a parte da tampa, vou ver se consigo arranjar, mas se tiver fuga também em baixo se calhar vou ter que comprar um travão novo. Não me apetecia muito... :sh)

Uma imagem do sitio onde saía óleo, e da tampa. (a imagem não é minha)
DSC01844.jpg

th050.jpg

Hoje se tenho encontrado um buraco não saí de lá tão cedo...:sh)

Ora estando eu vendedor dos meus suportes/barras, tinha o negócio feito. Comprador lá foi a casa e ao verificar o estado geral dos ditos...não é que um dos fechos (iguais ao da imagem) parte-se! [8b]
Estava podre. Negócio cancelado na hora, óbvio. É que nem tinha dado por ela.:(

Onde posso comprar o fecho ou tenho que comprar a base também? Tentei tirar o fecho partido mas não consegui, tenho medo de forçar aquilo e partir a base.

Algum "técnico" que me explique o que/como fazer? Loja física em Lisboa para comprar esta peça, seja só o fecho ou o conjunto (base completa com fechos) ?

Vou ali auto suicidar-me e já venho...

A aventura de sangramento dos travões não correu tão bem quanto queria... lol

Quando estava a colocar o óleo começou a jorrar pela tampa do reservatório, e descobri que a tampa de plástico está partida. Para além disso notei umas marcas de corrosão na ligação do tubo à pinça, o que pode querer dizer também uma fuga nessa zona. realmente o óleo teve que sair por algum lado, para não ter.

Entretanto deixei aquilo com óleo a ver se descubro se tem fuga também na pinça.

Existem kits para a parte da tampa, vou ver se consigo arranjar, mas se tiver fuga também em baixo se calhar vou ter que comprar um travão novo. Não me apetecia muito... :sh)

Uma imagem do sitio onde saía óleo, e da tampa. (a imagem não é minha)
DSC01844.jpg

Eu quanto adicionei óleo aos meus (slx, depois de lhes cortar o excesso de tubo), andei durante uns dias com óleo a babar pela tampa. Parecia que não vedava bem. Abri voltei a fechar tudo igual. Ninguém me soube explicar porquê. Como travavam deixei andar. Deixou de deitar óleo e continuaram a travar bem com um curso normal do manípulo. Deve estar a fazer dois anos.

Eu quanto adicionei óleo aos meus (slx, depois de lhes cortar o excesso de tubo), andei durante uns dias com óleo a babar pela tampa. Parecia que não vedava bem. Abri voltei a fechar tudo igual. Ninguém me soube explicar porquê. Como travavam deixei andar. Deixou de deitar óleo e continuaram a travar bem com um curso normal do manípulo. Deve estar a fazer dois anos.

Mas os meus não babaram agora, quando a comecei a fazer mais pressão na seringa a inserir o óleo, ele saía quase de esguicho pela zona onde esses estão a babar. A foto não é minha, foi só um exemplo.

Mas nenhum dos sistemas deve deitar óleo para fora.

Todo o sistema tem de ser estanque. Desde os depósitos até aos bombitos.

Ainda por cima neste caso o óleo é DOT.

th050.jpg

Hoje se tenho encontrado um buraco não saí de lá tão cedo...:sh)

Ora estando eu vendedor dos meus suportes/barras, tinha o negócio feito. Comprador lá foi a casa e ao verificar o estado geral dos ditos...não é que um dos fechos (iguais ao da imagem) parte-se! [8b]
Estava podre. Negócio cancelado na hora, óbvio. É que nem tinha dado por ela.:(

Onde posso comprar o fecho ou tenho que comprar a base também? Tentei tirar o fecho partido mas não consegui, tenho medo de forçar aquilo e partir a base.

Algum "técnico" que me explique o que/como fazer? Loja física em Lisboa para comprar esta peça, seja só o fecho ou o conjunto (base completa com fechos) ?

Vou ali auto suicidar-me e já venho...
Não sei se vendem os fechos em separado, mas pelo menos a base e os fechos vendem.
FUTURALINE
Para retirar as bases e os fechos basta retirar as peças de plástico pretas que estão na ponta do suporte. Depois é só deslizar a base até sair.

Last edited:
Mas nenhum dos sistemas deve deitar óleo para fora.

Todo o sistema tem de ser estanque. Desde os depósitos até aos bombitos.

Pois deve...mas os SLX que tenho babaram durante uns dias pelo parafuso/tampa. Mesmo depois de aberto e fechado várias vezes para ver se era mau encaixe. Funcionam como antes, com a devida pressão sobre a manete.

Pensava que os shimano só usavam óleo mineral...

Pois deve...mas os SLX que tenho babaram durante uns dias pelo parafuso/tampa. Mesmo depois de aberto e fechado várias vezes para ver se era mau encaixe. Funcionam como antes, com a devida pressão sobre a manete.

Pensava que os shimano só usavam óleo mineral...

E usam mineral, os avid é que usam DOT, e era aos meus que me referi, não aos teus.

Mas os meus avid também já aconteceu babarem em andamento.

Não sei se vendem os fechos em separado, mas pelo menos a base e os fechos vendem.
FUTURALINE
Para retirar as bases e os fechos basta retirar as peças de plástico pretas que estão na ponta do suporte. Depois é só deslizar a base até sair.

De facto foi fácil tirar. [;)]

Agora só me falta saber uma loja no centro de Lisboa que venda 1 fecho.

Também tenho uns Juicy Three na minha 8.1 e vê-se que têm uma pequena fuga algures aí por essa zona, nada de muita quantidade mas já se notam alguns efeitos corrosivos do óleo.
Mas já se estão a aguentar há seis anos [:cool:]

Entretanto na minha Camber Comp, comecei a mudar-lhe os manípulos de Alivio para XT. Comecei pelo esquerdo e, ao contrário do que temia, a coisa correu bem, rápida e eficazmente, ficando a funcionar impecavelmente à primeira. Mesmo numa zona mais chata de passar o cabo, correu tudo bem e à primeira.

O mais difícil foi mesmo tirar o punho esi grip.... Foi com óleo de lubrificar a corrente e uma chave sextava fina para ir separando o punho do guiador. Mesmo assim fiz borrada e risquei o guiador :sh), Não é tão mau porque fica sempre tapado pelo punho mas a ver se não faço o mesmo do lado direito:

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_T2cxU2Zub192T0U/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_aS1Nbmh3YUtvdzA/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_MEFhWmhQdHljcGs/edit?usp=sharing

No entanto, devido à zona onde passam as guias dos cabos de travão (por baixo do quadro/pedaleira), a guia parece acumular humidade/água no seu interior, o que fez com que o cabo antigo estivesse já com início de oxidação:

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_eThKZkdUSjlBdlU/edit?usp=sharing

No final, já apertado e "testado" no quintal

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_SFh1d2FIbTlwa2M/edit?usp=sharing

Realmente é outra louça!

Só troquei este para ver se ficava ok, tudo apertado como deve de ser e não correr o risco de ter as duas desafinadas ao mesmo tempo. Assim dá tempo de acamar com um voltinha e agora durante a próxima semana já ponho o direito.

Last edited:
A peça que partiu é esta tampa (exactamente igual a esta), quanto ao vedante não sei se está bom ou não, não consegui perceber.
84359.jpg

O problema é que não consigo nenhuma loja que tenha isto, mesmo online. Encontrei algumas com peças parecidas indicadas para os juicy 5 e 7, mas que supostamente servem para os 3.

O problema é que se não encaixarem bem, como já li em algumas reviews na net fico a arder com 20€, que se somar à possibilidade de não conseguir sangrar dá para um travão novo...

No ebay ainda se arranja, mas com portes estupidamente caros na ordem dos 40€, está fora de questão.

Alguém conhece algum sítio onde se poderá arranjar isto?

Como quem tem amigos não morre na prisão, já tenho tampa nova e bem melhor que a original, em aluminio. [:cool:]

Para além disso, o sangramento está feito, não está a 100%, mas ja trava. [:D] Mas como tinha que correr alguma coisa mal, estraguei as pastilhas com óleo, por acaso estava a chegar a altura de trocar, até já as tinha cá em casa.

Tenho é que as abrir, porque ficaram muito apertadas nos discos. Vocês fazem isso com uma chave de fendas? É preciso fazer muita força? Das outras vezes ficaram logo boas.

A mochila do Lidl parece ser um bom acessório. Três compartimentos de tamanhos diferentes mas com algum espaço, dá para por um saco de água, tem uma rede exterior, levezinha, por 9€ se calhar trago uma. Vamos ver é as cores, só costumam ter cores mais garridas.

Como quem tem amigos não morre na prisão, já tenho tampa nova e bem melhor que a original, em aluminio. [:cool:]

Para além disso, o sangramento está feito, não está a 100%, mas ja trava. [:D] Mas como tinha que correr alguma coisa mal, estraguei as pastilhas com óleo, por acaso estava a chegar a altura de trocar, até já as tinha cá em casa.

Tenho é que as abrir, porque ficaram muito apertadas nos discos. Vocês fazem isso com uma chave de fendas? É preciso fazer muita força? Das outras vezes ficaram logo boas.

Sim é com uma chave de fendas ,mas com as pastilhas velhas ainda colocadas, caso contrário podes estragar as novas ou as bombas.

Sim é com uma chave de fendas ,mas com as pastilhas velhas ainda colocadas, caso contrário podes estragar as novas ou as bombas.

Obrigado, foi isso que eu fiz, mas tive que abrir a tampa do óleo, porque elas não abriam. Se calhar porque purguei o sistema com pouca abertura e com as velhas montadas. Está o problema resolvido, já rola... [:cool:][kiss]

Obrigado, foi isso que eu fiz, mas tive que abrir a tampa do óleo, porque elas não abriam. Se calhar porque purguei o sistema com pouca abertura e com as velhas montadas. Está o problema resolvido, já rola... [:cool:][kiss]

Para a proxima, na manete tens aquele pequeno parafuso (torx)é esse que deves abrir ligeiramente ,para ir saindo o óleo, e não a tampa. Vai limpando ,para não corroer nada .

E selins o que recomendam? Tenho uma Berg Cycles Trailrock Ltd 9ER e nas voltas maiores noto que o selim de origem mesmo com calções proprios não é o mais confortavel!

Que recomendam para poder fazer 50km seguidos sem dores ou assaduras no dito?!

Estou tambem com a ideia de ir a sportzone, escolher 1 e experimentar e se não gostar ir la trocar (penso que não devem-se opor!)
Obrigado
Flávio

E selins o que recomendam? Tenho uma Berg Cycles Trailrock Ltd 9ER e nas voltas maiores noto que o selim de origem mesmo com calções proprios não é o mais confortavel!

Estou tambem com a ideia de ir a sportzone, escolher 1 e experimentar e se não gostar ir la trocar (penso que não devem-se opor!)
Obrigado
Flávio
Como se costuma dizer cada rabo é diferente. Não há soluções certas...
Muitas vezes a solução passa por uns calções com uma boa carneira.

Obrigado
Flávio
Como se costuma dizer cada rabo é diferente. Não há soluções certas...
Muitas vezes a solução passa por uns calções com uma boa carneira.

Back