Tópico do crime

O gajo vai acabar por se suicidar.

Acho que será difícil de encontrar o tipo, o gajo tem experiência militar e isso também faz que a polícia tenha algum medo de avançar.

Têm que ter todas as cautelas , já demonstrou que é bastante perigoso.

Mas também te digo se o apanham na mira e com uma arma não lhe perdoam e acredito que mais cedo ou mais tarde isso aconteça.

No DN de hoje

Falta de coordenação entre polícias na caça ao homem preocupa governo

Passados nove dias dos homicídios em Aguiar da Beira, sem a captura do suspeito, surgem críticas à falta de estratégia operacional

A descoordenação das forças policiais envolvidas na "caça" ao suspeito dos homicídios de Aguiar da Beira está a causar crescente preocupação no governo.

Passados nove dias, o impasse mantém-se, com informações contraditórias a virem a público e um evidente fracasso operacional. Pedro Dias continua por capturar. Ontem à noite, a GNR realizava buscas em localidades do distrito de Vila Real, próximas do local onde o fugitivo abandonou um carro que tinha roubado.

O ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SG-SSI), juiz conselheiro Mário Mendes, avisa a sua sucessora, a procuradora Helena Fazenda, que "faz parte das suas competências promover mecanismos de coordenação" em casos "desta gravidade que são uma ameaça à segurança pública".

O magistrado sublinha que "o alarme público em causa, em que ainda estão vidas de pessoas em perigo, tendo em conta o nível de violência revelado pelo suspeito, exige medidas extraordinárias. Toda a ajuda é necessária". Fazenda tem estado em silêncio e não respondeu ao DN, quando questionada sobre a sua intervenção no caso.

Ministra preocupada

O DN sabe que a ministra da Administração Interna não tem escondido a sua preocupação. Contactado, o seu gabinete confirma que "diariamente a sra. ministra tem telefonado à PJ para colocar à disposição todos os meios e recursos das polícias sob a sua tutela".

Aparentemente sem resultado visível. No terreno, garantem ao DN fontes envolvidas, não tem havido coordenação entre a investigação da Judiciária e a GNR, que tem a sua própria operação em campo. Não tem havido sequer reuniões para definir táticas operacionais.

Quadros superiores da PJ, PSP e GNR, com experiência em incidentes tático-policiais graves - como pode ser este tecnicamente classificado -, ouvidos pelo DN, não entendem como "perante a gravidade do incidente, não foi criado um centro de coordenação e comando, ou um gabinete de crise, onde todas as polícias trocassem informações e afinassem estratégias".

Um desses peritos assinala que a "coordenação" devia ter em conta três objetivos fundamentais: "O primeiro é a salvaguarda da vida das pessoas, o segundo é capturar o suspeito, o terceiro é levá-lo à justiça." Para isso, sublinha, "tem de haver articulação e coordenação entre as autoridades".

Um oficial da PSP lamenta que esta força de segurança "esteja a ser colocada à margem das operações". Esta polícia remeteu à PJ todas as informações que tinha na sua base de dados sobre Pedro Dias, sabe o DN.

"Mas em troca, nada. Estamos às escuras, apesar de termos responsabilidade na segurança das zonas urbanas da região alvo da operação".

Falhas de coordenação grandes

Mário Mendes evidencia que "as falhas de coordenação são bastante grandes e que, pelo menos, a SG-SSI deveria reunir de urgência o Gabinete Nacional de Segurança (onde estão representadas as polícias e as secretas) e incentivar mecanismos de cooperação que não estão a ser realizados".

O ex-superpolícia admite e entende que "deveria ser a PJ a dirigir um eventual centro de comando e coordenação, tendo em conta que a investigação destes crimes é da sua responsabilidade".

A Lei de Segurança Interna diz que o SSI "tem poderes de articulação das forças e dos serviços de segurança no desempenho de missões ou tarefas específicas, limitadas pela sua natureza, tempo ou espaço, que impliquem uma atuação conjunta, de acordo com o plano de coordenação, controlo e comando operacional".

A tutela do SSI é do primeiro-ministro, cujo gabinete não respondeu ao DN.

Última edição:
Vinha cá colocar essa notícia. Basicamente é o normal em Portugal, é o laxismo tipico, o deixa-andar, ninguém é responsável por nada nem ninguém toma iniciativa para nada.

Isso explica porque é que ele aparentemente anda de aldeia em aldeia, e não lhe conseguem fazer um cerco de uma vez e capturá-lo.

O que me parece é que basicamente os polícias têm medo de o encontrar.

Por um lado já se percebeu que ele não hesitará em atirar a matar, e por outro lado, mesmo que seja o polícia a atirar a matar, ainda corre o risco de acabar condenado.

Pesando bem as coisas, acabam por ter uma atitude passiva, a ver se o dito cujo se cansa e se entrega ou se mata.

Que incompetência, valha me Deus, claramente das mais fracas da UE.
Também não se pode esperar muito de uma força policial que permitiu ao Palito ir cumprimentar um amigo a uma aldeia e dias depois comprar pão ao padeiro na mesma aldeia.[8b]
Este é como o Palito só apanhado se quiser, porque pela a nossa policia nunca será apanhado.

Esta historia esta muito mal contada... o excesso de mediatismo para mim ja diz tudo...lança-se umas farpas para a imprensa, barro á parede e vamos ver se pega...eu náo vi ele matar ninguem! Eu vi foi a imprensa contar que ele matou...mas ele andar fugido e náo assumir é seguramente algo que náo bate certo, e para mim a história é outra!

Náo se esqueçam que o MP e & ( juízes ) mentem muito e refugiam-se em suposiçoes! Art. 127, por exemplo e sem haver necessidade de se provar o que quer que seja, basta inventar...

vendo a orografia da região, vendo o rendilhado de caminhos que por lá há, acho que se ele não cometer erros será muito difícil de apanhar
se tiver algum apoio então só mesmo com muita sorte e persistência

um homem mete-se por um pinhal com kilometros de lado, anda 5km por hora, numa tarde fica a 30 km de distancia, em qualquer direção

que cerco pode fazer efeitos nestas circunstancias?

se ele arranjar aonde se esconder, se tiver comida para umas semanas, parece-me extremamente difícil de encontrar, seria necessária um enorme numero de pessoas para fazer um cerco minimamente eficaz

parece-me a mim que não percebo nada disto, mas conheço um pouco a região

Esta historia esta muito mal contada... o excesso de mediatismo para mim ja diz tudo...lança-se umas farpas para a imprensa, barro á parede e vamos ver se pega...eu náo vi ele matar ninguem! Eu vi foi a imprensa contar que ele matou...mas ele andar fugido e náo assumir é seguramente algo que náo bate certo, e para mim a história é outra!

Náo se esqueçam que o MP e & ( juízes ) mentem muito e refugiam-se em suposiçoes! Art. 127, por exemplo e sem haver necessidade de se provar o que quer que seja, basta inventar...

[FONT=&quot]http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=item_id&value=1202580[/FONT]

Não acredito que este homem se suicide, e se for confrontado vai querer levar mais algum com ele. Só não o fará se for apanhado desprevenido ou se estiver no modo ZEN.
É gente a mais no terreno, menos homens e mais descrição dariam mais resultados, este alegado homicida está a ser ajudado para além de conhecer bem o terreno que pisa.

As nossas forças de segurança especializaram-se na caça à multa e em perseguir cidadãos cumpridores, não criminosos.
É natural que tenham medo de espreitar em qualquer buraco de onde pode sair uma bala, de sujar-se na lama e de se arranhar nas silvas. Revistam os carros de quem passa para aparentar que estão a fazer alguma coisa e desenvolvem uma "caça ao homem" passiva sem sair das estradas.

vendo a orografia da região, vendo o rendilhado de caminhos que por lá há, acho que se ele não cometer erros será muito difícil de apanhar
se tiver algum apoio então só mesmo com muita sorte e persistência

um homem mete-se por um pinhal com kilometros de lado, anda 5km por hora, numa tarde fica a 30 km de distancia, em qualquer direção

que cerco pode fazer efeitos nestas circunstancias?

se ele arranjar aonde se esconder, se tiver comida para umas semanas, parece-me extremamente difícil de encontrar, seria necessária um enorme numero de pessoas para fazer um cerco minimamente eficaz

parece-me a mim que não percebo nada disto, mas conheço um pouco a região

Como é que caçam raposas? Não há cães na GNR?

Enganaste-te no tópico [;)]

[:D]

Ontem, uma senhora de uma aldeia, diz para um jornalista que se visse o fugitivo, que lhe oferecia uma sopinha, porque afinal ele é um ser humano.
Mais uma vez a fé na humanidade foi restaurada.[:cool:]

Ontem, uma senhora de uma aldeia, diz para um jornalista que se visse o fugitivo, que lhe oferecia uma sopinha, porque afinal ele é um ser humano.

E o melhor é dar-lhe cama e roupa lavada. E se tiver carro, também deve lhe emprestar o carro para o homem poder fugir para Espanha.

Se o Manuel Palito que apenas tinha a escola da aldeia, andou 34 dias a pastar, imaginem quantos dias irá andar o Pedro Piloto, que tem treino militar….

Epah, se ele me pedisse, eu fazia o mesmo... Antes isso que negar e levar um tiro.

Voltar
Superior