Tópico do crime

Nas imagens que se vêem da GNR a procurá-lo no mato não compreendo como eles andam ali a passear de forma descontraída, parece tudo demasiado desleixado. Sabem que um homem armado e perigoso pode estar ali em qualquer canto e andam ali de forma negligente. Nos outros países, e nem é preciso ir muito longe, basta ir à Guardia Civil tudo é feito de forma muito mais profissional em casos deste tipo. A imagem que a polícia em Portugal passa é de desleixo.:(

Pelo que parecem viram o tipo 2x durante a manhã de hoje.

Não existe nenhuma equipa que consiga correr atrás do gajo a disparar tiros???

Para mim isto era facil nestes casos:

1º - Exercito atrás do tipo
2º - Ordem para abater
3º - Não havia informações para comunicação social. Depois da apreensão ou abate podia-se informar e contar todo o processo.

Isto de "caça" parece muito pouco, o que vê são tipos com coletes da GNR em amena cavaqueira a passear por ali.

Nem tudo o que reluz é ouro.

[;)]

Há muito quem se deixe iludir com as séries e filmes, na realidade, não sabem como se procede neste tipo de "acção".

... não têm a noção do número de efectivos envolvidos, nem da logística, nem dos meios, etc.

Uma coisa são "postos" de controlo, outra coisa... o que se desenrola sem que os meio de comunicação social e os espectadores vejam e lhes seja dado a observar.

Isto não é um filme. A área é muito grande, muito relevo, muita mata, etc. É um jogo de paciência e da tentativa de levar o "fugitivo" a errar e/ou a forçar uma jogada mais arriscada, na sua fuga, isto tudo... sem envolver os habitantes dessas zonas.

Um factor importante é tentar reduzir ao máximo a capacidade do "fugitivo" em se reabastecer e ter apoio (comida, roupa, etc).

É um cerco, que vai apertando... e nós não o vemos.

2º - Ordem para abater
3º - Não havia informações para comunicação social. Depois da apreensão ou abate podia-se informar e contar todo o processo.

Voltámos à Idade Média? Ainda estamos num estado de direito. Não só não podem abater antes de julgamento, como não podem abater depois (visto que não há pena de morte em Portugal) :confused::confused::confused:

É uma questão de competências e atribuições.

Este é um caso que é da competência da GNR, e com a coordenação da PSP e restantes grupos operativos que integram estas forças.

Só em casos muito extremos e com outra dimensão é que se recorre ás Forças Armadas.

Este tipo de comentário só pode partir de quem não tem noção da "hierarquia orgânica", se quiserem... das forças de segurança, e das suas competências e atribuições.

[;)]

2º - Ordem para abater

Continuam a não ter a noção da realidade.

[;)]

Não faz parte das suas competências nem a(s) sua(s) especialidade(s) são essas.

Podes ver isso nos filmes, mas na realidade, o exército não anda nas matas atrás de fugitivos.

Mesmo os "Rangers" ou "Comandos" não são treinados para tal. São treinados para missões com outras especificidades.

Para uma "caça" ao homem, são os meios que estão agora em acção! No limite... serão as forças "especiais" da GNR/PSP a entrar em acção, dependendo do contexto que se desenrole neste caso, por exemplo... o "fugitivo" barricar-se num edifício, fazer reféns.

Nem tudo o que reluz é ouro.

[;)]

Há muito quem se deixe iludir com as séries e filmes, na realidade, não sabem como se procede neste tipo de "acção".

... não têm a noção do número de efectivos envolvidos, nem da logística, nem dos meios, etc.

Uma coisa são "postos" de controlo, outra coisa... o que se desenrola sem que os meio de comunicação social e os espectadores vejam e lhes seja dado a observar.

Isto não é um filme. A área é muito grande, muito relevo, muita mata, etc. É um jogo de paciência e da tentativa de levar o "fugitivo" a errar e/ou a forçar uma jogada mais arriscada, na sua fuga, isto tudo... sem envolver os habitantes dessas zonas.

Um factor importante é tentar reduzir ao máximo a capacidade do "fugitivo" em se reabastecer e ter apoio (comida, roupa, etc).

É um cerco, que vai apertando... e nós não o vemos.

Nada tem a ver com filmes ou séries, eu estou apenas a comparar as nossas forças polícias com aquilo que se vê noutros países, os nossos parecem amadores.

Nas imagens que se vêem da GNR a procurá-lo no mato não compreendo como eles andam ali a passear de forma descontraída, parece tudo demasiado desleixado. Sabem que um homem armado e perigoso pode estar ali em qualquer canto e andam ali de forma negligente. Nos outros países, e nem é preciso ir muito longe, basta ir à Guardia Civil tudo é feito de forma muito mais profissional em casos deste tipo. A imagem que a polícia em Portugal passa é de desleixo.:(

Andas a ver demasiados filmes e series policias. Comparar a GNR à Guarda Civil é mesmo de quem não percebe nada do assunto. Só vês na tv o que as forças policias querem que se veja.

São fracos...
Ele não anda na cidade. Anda nas aldeias e montes. Ainda por cima aqui no douro. Tanto sitio para ir.
Costumo ver o 48 hours da cbs (é interessante). Andaram anos para encontrar um tipo num mato ( lol ). Foi um cidadão que se lembrou de ir para o mato procura-lo por causa da recompensa.
Gajos fugidos 50 anos! lol. Nos states... com aquela treta toda que têm.

Os canais de televisão estão a rezar para que não encontrem o "piloto"
Senão como é que conseguiam encher os noticiários?

Andas a ver demasiados filmes e series policias. Comparar a GNR à Guarda Civil é mesmo de quem não percebe nada do assunto. Só vês na tv o que as forças policias querem que se veja.

Tenho direito à minha opinião porque os polícias são pagos por todos nós e têm como dever proteger-me e mim a a milhões de portugueses. Ver muitos polícias em amena cavaqueira e desleixados numa caça ao homem não passa uma imagem de profissionalismo, ainda para mais este ano já com vários casos de polícias e cidadãos mortos em que os criminosos conseguiram escapar. Mas claro que os verdadeiramente profissionais (que acredito que sejam a maioria:confused:) não têm culpa. Espero que aprendam com os erros, e melhorem, porque eu como cidadão cumpridor espero contar com a polícia para me proteger, foi essa a profissão que escolheram. Ser polícia é uma profissão de risco e devem ter essa noção.

A mim nunca me desiludiram quando precisei dos serviços das forças polícias (felizmente nada de grave até hoje) e espero que aprendam com os erros, porque há sempre margem para melhorar.

Não existe por cá um helicoptero com uma câmarezita destas?

4262023.jpg

São fracos...
Ele não anda na cidade. Anda nas aldeias e montes. Ainda por cima aqui no douro. Tanto sitio para ir.
Costumo ver o 48 hours da cbs (é interessante). Andaram anos para encontrar um tipo num mato ( lol ). Foi um cidadão que se lembrou de ir para o mato procura-lo por causa da recompensa.
Gajos fugidos 50 anos! lol. Nos states... com aquela treta toda que têm.

Estás a comparar realidades muito diferentes, e mesmo assim... tens de ter a noção de que nos USA consegues mudar de identidade com "mais facilidade". E tens de levar em conta que a dimensão dos USA é outra, tal como o facto de os USA serem compostos por diferentes Estados. Tens zonas selvagens, do tamanho de países europeus.

Se alguém quiser fugir, cá, como lá... se tiver capacidade, foge. Por norma, seja onde for, um fugitivo é apanhado porque erra! Seja no imediato, seja numa qualquer linha temporal.

Nos USA têm muitas "ferramentas" e meios, mas isso só ajuda a reduzir as hipóteses... de um eventual fugitivo, que é o contexto que se discute.

Cá também desaparecem pessoas e nunca são encontradas, algumas fogem, outras...

Tenho direito à minha opinião porque os polícias são pagos por todos nós e têm como dever proteger-me e mim a a milhões de portugueses. Ver muitos polícias em amena cavaqueira e desleixados numa caça ao homem não passa uma imagem de profissionalismo, ainda para mais este ano já com vários casos de polícias e cidadãos mortos em que os criminosos conseguiram escapar. Mas claro que os verdadeiramente profissionais (que acredito que sejam a maioria:confused:) não têm culpa. Espero que aprendam com os erros, e melhorem, porque eu como cidadão cumpridor espero contar com a polícia para me proteger, foi essa a profissão que escolheram. Ser polícia é uma profissão de risco e devem ter essa noção.

A mim nunca me desiludiram quando precisei dos serviços das forças polícias (felizmente nada de grave até hoje) e espero que aprendam com os erros, porque há sempre margem para melhorar.

Infelizmente, não parece teres a noção do que dizes, nem do que vês.

Os que assinalas, como eu já vi... até de braços cruzados, são parte do esquema logístico e estão numa "posição" que podes considerar como... base de operações. Não estão directamente envolvidos na procura.

Estão ali a servir de apoio, sem obrigação de estar "aninhado" e de arma em punho, ou a andar de um lado para o outro, a olhar á volta, para tu e outros acharem que estão a fazer algo.

Mais uma vez, baseias a tua opinião num pressuposto errado!

É mas é meio coiso andar com este frio e chuva na rua, se é o que ele anda a fazer.
Em Dezembro não se safava aqui nos montes.
É frio que não se pode.

Segundo as ultimas noticias, parece que ele conseguiu escapar ao cerco outra vez. Foi visto por populares vestido de vermelho, mas quando a GNR chegou ao local já tinha escapado.
Este gajo deve ser o Houdini da tuga :sh).

Infelizmente, não parece teres a noção do que dizes, nem do que vês.

Os que assinalas, como eu já vi... até de braços cruzados, são parte do esquema logístico e estão numa "posição" que podes considerar como... base de operações. Não estão directamente envolvidos na procura.

Estão ali a servir de apoio, sem obrigação de estar "aninhado" e de arma em punho, ou a andar de um lado para o outro, a olhar á volta, para tu e outros acharem que estão a fazer algo.

Mais uma vez, baseias a tua opinião num pressuposto errado!

O que eu vi nas imagens foi polícias a entrar em casas completamente desprotegidos sem qualquer tipo de precauções, completamente descontraídos. Pareciam que estavam a fazer uma ronda normal. Se isso é normal numa caça ao homem, então ok.

Segundo as ultimas noticias, parece que ele conseguiu escapar ao cerco outra vez. Foi visto por populares vestido de vermelho, mas quando a GNR chegou ao local já tinha escapado.
Este gajo deve ser o Houdini da tuga :sh).

Há muitas informações contraditórias, duvido que tenha sido mesmo visto por populares. Numa reportagem disseram que ele tinha deixado o carro na aldeia de Constantim e fugido para o monte segundo os populares, noutra disseram que o carro dele estava na aldeia de Carro Queimado.

Last edited:
Back