Tópico do Dakar

Não tirando mérito a nenhum dos grandes pilotos, mas as grandes equipas têm máquinas brutais montadas no Dakar, desde reconhecimento dos stages via satélite até road books personalizados e cheios de avisos.
Por isso é que há uns anos começaram a fazer uns dias com road book surpresa. para não haver tempos de edição e estudo pelas equipas mais fortes.

E há anos e anos que há imensas histórias de manhosices e coisas mal contadas.
Mas é o normal. [:D]

Há tempos estive a ler uma "Revival" que tinha para ali, praí de 2019, sobre a história do Dakar (em motos). Muito interessante.

As manhosices e histórias sempre existiram, talvez muito mais que agora, inclusive uma época gerida pelo pai do Thiery Sabine onde houve muitas decisões de prova extremamente discutíveis.
as "estórias" fazem parte do encanto da prova.

Relativamente ao Carlos Sainz, é muito bom e experiente, mas apesar disso volta e meia também tem paragens cerebrais, outras parte o carro todo.
Lembro-me há uns anos na América do Sul que sofreu um acidente parvo porque irritou-se e arrancou sem cinto [:D]

Relativamente aos furos nos pneus, pilotos como o Loeb e o Nasser costumam ser mais fustigados porque abusam mais na condução onde não devem

O Dakar é muito especifico, só assim é possível o Sainz com 61 anos andar na frente, a leitura do terreno é fundamental, isso é que determina a probabilidade de furar, capotar, partir qualquer coisa no carro.

Quem faz isto bem, consegue ser competitivo mesmo com uma idade mais avançada.

As provas mais prolongadas favorecem a experiência e resiliência.

Repara que mesmo nas provas de atletismo de fundo, tipo maratona, são mais as pessoas com 40 do que com 20.

No automobilismo o nec-plus-ultra é a F1 com corridas relativamente curtas e aí os pilotos têm que ser como que cavalos pro-sangue de corridas, extremamente rápidos na capacidade de reacção e com grande controlo da máquina e de todas as situações no momento. Têm que ter um processador de alta performance e estar no máximo das suas capacidades.

Nas provas de maior duração, já há outras gestões a fazer, não se anda sempre a 100%, é diferente.

Lembro-me há uns anos que o piloto finlandês Timo Salonen da peugeot (205 turbo 16), do campeonato do Mundo de Rallies, pediu aos técnicos para lhe instalarem um cinzeiro, porque nas longas classificativas do Rally Safari fumava.

Última edição:
As provas mais prolongadas favorecem a experiência e resiliência.

Repara que mesmo nas provas de atletismo de fundo, tipo maratona, são mais aspessoas com 40 do que com 20.

No automobilismo o nec-plus-ultra é a F1 com corridas rlativamente curtas e aí os pilotos têm que ser como que cavalos pro-sangue de corridas, extremamente rápidos na capacidade de reacção e com grande controlo da máquina e de todas as situações no momento. Têm que ter um processador de alta performance e estar no máximo das suas capacidades.

Nas provas de maior duração, já há outras gestões a fazer, não se anda sempre a 100%, é diferente.

Lembro-me há uns anos que o piloto finlandês Timo Salonen da peugeot (205 turbo 16), do campeonato do Mundo de Rallies, pediu aos técnicos para lhe instalarem um cinzeiro, porque nas longas classificativas do Rally Safari fumava.
O Salonen passava a vida a fumar. Aliás, era aparentemente a antítese dos pilotos de hoje em dia... Gordo e fumador.

Mas em resumo, essa geração tinha as suas particularidades, impensáveis hoje em dia.
- Salonen fumava;
- Rohrl recusou-se a correr nos 1000 lagos com 037, porque alegava que não era piloto de aviões, devido aos muitos saltos
- Toivonen chegou a fazer um rali com uma entorse

Para mim bastam os 10 minutos diárias que metem aqui, 90% é narração, 9% são as belas imagens, 1% é o interesse real por quem ganha 😂

Para mim bastam os 10 minutos diárias que metem aqui, 90% é narração, 9% são as belas imagens, 1% é o interesse real por quem ganha 😂

Uma pena que a Eurosport este ano não tenha dedicado parte do 1º episódio aos reconhecimentos dos percursos. Acho que mais que fazer o Dakar como competição, adorava participar nas equipas que definem o traçado e fazem os reconhecimentos.

O Peterhansel diz que parou 5 minutos, para não abrir pista amanhã...depois levou mais uns minutos de penalização.

João Ferreira perdeu uns 17 minutos hoje.

Voltar
Superior